terça-feira, 1 de novembro de 2016

[Casimiro de Abreu] Universitários são abandonados pela Prefeitura




 Nesta terça-feira, 1 de novembro, os universitários de Casimiro que estudam em Macaé, Rio das Ostras, São Gonçalo, Rio Bonito, Niterói e Cabo Frio, e que tanto vinham sofrendo com o serviço de transporte da prefeitura, receberam a notícia de que ficarão mesmo sem o serviço.

“Muitas prefeituras do Estado do Rio estão a ponto de decretar estado de calamidade financeira por causa da queda contínua na arrecadação. Para tentar evitar que chegue a isso, a Prefeitura de Casimiro de Abreu continua sendo obrigada a cortar investimentos que não são obrigatórios.

 O agravamento da crise econômica fez com que a Prefeitura de Casimiro de Abreu tenha que suspender temporariamente o Transporte Universitário, a partir deste mês (novembro)”, diz a nota da prefeitura.

O anúncio foi feito através da página da prefeitura, onde o governo justifica a decisão do corte culpando a perda de arrecadação do município devido às quedas dos royalties, ICMS e Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Em abril, o serviço quase chegou a ser suspenso. Na época, o poder público apertou o orçamento para manter o projeto, pois sabemos da importância desse transporte para cada um dos universitários atendidos. Contudo, diante dessa acentuação na crise, não dá mais para continuar. Levamos até onde o financeiro permitiu”, justificou o Secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Cezar Magalhães.
O transporte gratuito oferecido em ônibus alugados pela prefeitura tinha custo de 2 milhões de reais por ano, custo esse que teria ficado inviável de manter com a perda de arrecadação que, segundo a prefeitura, pode chegar a 37 milhões de reais até dezembro.

[Búzios] Henrique Gomes finaliza sua atuação como presidente da Câmara criando a Escola Legislativa





Nesta quinta-feira, dia 3, às 15h, a Câmara de Vereadores de Armação dos Búzios, por iniciativa do seu presidente, o vereador e vice-prefeito eleito Henrique Gomes, inaugurará a Escola do Legislativo  que disponibilizará   cursos abertos a toda a sociedade.   O primeiro curso de abertura da escola será de formação e capacitação para gestão do dinheiro público.  Uma oportunidade única pra quem quiser compreender como funciona a administração e gestão da Coisa Pública.

“Estamos vendo uma retomada do interesse da população, o que é muito bom, em participar mais ativamente da politica e das atividades do Legislativo. Para que não se limite apenas as participações nas sessões estamos, eu e os demais vereadores da Casa,  a Escola Legislativa para dar acesso ao conhecimento da Coisa Pública a todos os membros de nossa comunidade”, explicou o presidente Henrique Gomes.

A Escola, que tem como coordenador o auditor da Câmara, Marcelo Valverde, além de aulas presenciais, terá módulos disponíveis online através de vídeo aulas que poderão ser acessadas por pessoas de qualquer lugar do mundo, o que possibilitará, além da  transparência na informação,  o fomento e formação de estudantes nas atividades de suporte técnico-administrativo ampliando a sua formação em assuntos legislativos, desenvolver programas de ensino objetivando a formação e a qualificação de lideranças comunitárias e políticas, tendo sempre como foco principal o conhecimento sobre gestão e finanças publicas.

“Isso é importante para o cidadão vai entender melhor sobre isso e poder acompanhar com mais clareza a gestão do dinheiro publico”, finalizou Valverde.