quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Cabo Frio: Dr. Adriano prefere esperar decisão da justiça, enquanto Marquinho Mendes já age como prefeito

Quando se fala em política e eleições o clima continua bem tenso no município de Cabo Frio. Apesar do resultado de quem será o próximo prefeito da cidade continuar sendo uma incógnita, até que a justiça, enfim, encerre esse processo, o atual Deputado Marquinho Mendes não perde a confiança e já se posiciona como o novo chefe do Executivo, enquanto Adriano afirma que prefere aguardar o resultado antes de começar a atuar.


Prefeito de fato e de direito até o momento, Adriano afirma que já tem a equipe de transição montada, mas que aguarda a decisão do TRE para começar a agir, e por isso, se negou a fazer a transição de Governo neste momento, como o atual prefeito Alair Corrêa (PP) anunciou.

O então vereador, apesar de afirmar que confia na justiça, tem optado por permanecer fora dos holofotes, com o intuito de evitar os comentários negativos, como já ocorreram sobre a possível aliança dele com Alair Corrêa.

Enquanto isso, Marquinho Mendes luta é para ficar cada vez mais à frente dos holofotes. Através das suas redes sociais já anunciou conversa com o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior para tentar reabrir a UPA do Parque Burle, uma promessa da sua campanha, e até um jantar com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), além de ministros, deputados e outras autoridades, em busca de verbas e parcerias com o governo federal.

            Há quem diga, que o então Deputado Federal, já chegou até a anunciar o nome de três possíveis secretários: Clésio Guimarães (Fazenda); Laura Barreto (Educação) e Deodoro Azevedo (Administração).

            Mas, independe da atitude de cada um, a palavra final ainda é da justiça, e a expectativa é que esse imbróglio seja resolvido no início da próxima semana. 

Macaé: Demissão de cobradores é debatida na Câmara






Após o prefeito vetar projeto que proíbe dupla função motorista/cobradores, denúncia alerta sobre massa de demissões na SIT

Câmara de Vereadores de Macaé 
Baseado em denúncias, o vereador Marcel Silvano fez um alerta na Câmara Municipal de Macaé, na sessão desta terça-feira, 11, sobre a possível massa de demissão de funcionários da empresa que detém a concessão do serviço de transporte público da cidade, a SIT.

O alerta vem logo após o veto do prefeito Dr. Aluízio sobre o Projeto de Lei que proíbe a dupla função motorista/cobrador, que já diminui em grande escala, o número de trabalhadores na empresa e, ao mesmo tempo em que prejudica e põe em risco a vida dos usuários do transporte.

Esta é uma pauta levantada pelo vereador Marcel desde 2013 e defendida em debates pelos próprios vereadores que compõe a bancada governista, mas que foram coniventes com a decisão do governo e aprovaram o veto ao projeto de lei.


Marcel Silvano é vereador reeleito 
Segundo denúncias ao parlamentar, a justificativa da empresa é crise econômica. “Estamos buscando a confirmação disso. Dizem que é uma lista de três folhas com nomes de funcionários, em especial cobradores, que serão demitidos, com uma falsa argumentação de crise econômica. Queremos reforçar que a empresa de transporte é uma das que, no momento de oscilações da economia, mantém uma margem de lucro linear, como nenhum outro setor. Muito disso é por garantia do subsídio que recebe, por mais que haja atraso, o pagamento é feito”, disse Marcel.

Por tratar-se de uma concessão pública, na opinião do vereador, o governo não pode permitir que a empresa tome essa decisão. “A empresa que explora o serviço de transporte detém uma concessão pública e não é dona do serviço. Num momento de crise que atinge nossa região, não é possível permitir que o governo seja omisso perante essa possibilidade de mais demissões. O que precisa mudar é a atual relação de subserviência que acontece historicamente com uma empresa que se torna cada vez mais poderosa”, criticou Marcel.

Búzios: Câmara de Vereadores transmitirá sessões pelo Facebook




A Câmara de Búzios transmite suas sessões plenárias e audiências públicas, ao vivo, no site oficial da instituição, possibilitando que a população acompanhe e se informe sobre as ações do Legislativo e sobre assuntos de interesse da cidade.  Buscando ampliar a participação popular e aumentar o acesso às sessões, a Casa Legislativa fez um teste no dia 27 de setembro para que as transmissões também sejam feitas no Facebook. No dia do teste foram 40 interações na rede social e 200 visualizações.

Para assegurar que as transmissões pelas redes sociais continuem no próximo período legislativo, o vereador e membro da Mesa Diretora Gugu de Nair encaminhou um projeto de resolução que obriga a transmissão no facebook. O projeto de resolução foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça para análise.

“Além de assistir às sessões, a população vai poder interagir, comentar e questionar no momento em que as sessões estão acontecendo. Isso além de trazer transparência, estimula para que mais pessoas assistam às sessões. Com a ferramenta, o vereador também acaba tendo um retorno sobre o que a população pensa.”, comentou Gugu.

O presidente do Legislativo, Henriques Gomes parabenizou o projeto de resolução. “Fizemos o teste aqui foi muito bem sucedido, mas precisa do projeto de resolução para legitimar a transmissão no facebook.”