quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Série Perfis: Claudio Chumbinho o prefeito de São Pedro da Aldeia




Chumbinho (PMDB), que teve 20.478 votos,  promete ampliar o transporte escolar, com maior afinco nas zonas rurais da cidade. Firmar mais parcerias com o MEC e o SEEDUC e SECTI – reduzir a taxa de analfabetismo funcional entre os alunos do 4º ao 8º ano.  Valorização dos profissionais de educação e cursos de qualificação e inclusão de pessoas com deficiência.

Também faz parte dos seus planos ampliar o apoio aos pescadores através de parcerias firmadas entre federal e estadual e governo e iniciativa privada.

Chumbinho vem se destacando pela criação de uma área de implantação de empresas, a Nova São Pedro, visando aquecer a economia local e gerar novos empregos para o município.

Mantendo  a pegada na imagem que o elegeu em 2012  na tarde da última terça-feira, 04, Chumbinho já começou a semana dando seguimento ao seu trabalho. Na segunda pela manhã, o prefeito reeleito, já estava fiscalizando as obras realizadas pelo governo e afirmou que honrará os votos recebidos.
“Acordei bem cedo. Junto a equipe da prefeitura, estamos nas ruas de São Pedro da Aldeia, verificando obras e dando andamento ao nosso trabalho. Vou honrar cada voto recebido, vou continuar trabalhando muito pela nossa cidade”, publicou em sua rede social.
 Veja também o perfil do prefeito de Búzios 
 Veja também o perfil do prefeito de Arraial do Cabo 

Série Perfís: André Granado o prefeito de Búzios




Reeleito em Búzios com 6772 votos de uma população votante de 26 mil pessoas, André Granado (PMDB) se consolida definitivamente como personagem forte da politica na Região dos Lagos. Vitorioso em 2012  recebeu dos adversários a afirmação e  de parte da população a desconfiança de que seria apenas fruto do acaso  e que não se sustentaria para um  novo mandato, a realidade foi bem diferente.

André logo no inicio do mandato enfrentou a força da natureza, em 2013 um tempestade sem precedentes atingiu a Cidade causando danos materiais de proporções catastróficas.  Durante um tempo pareceu que não haveria como reafirmar sua imagem, mas ao que parece ele conseguiu e foi reconhecido, mesmo com uma sistema de comunicação  deficiente,  pela transformação que fez na cidade nos últimos quatro anos.

Surpreendeu seus adversários, que o  julgavam sem  capacidade de articulação política, ao conseguir formar uma grupo coerente e fiel em torno de si. No entanto, foi determinante  o apoio do presidente da Câmara de Vereadores da Cidade, Henrique Gomes (PP), que compôs como candidato a vice-prefeito na mesma chapa. Henrique somou com sua popularidade e permitiu a entrada de André Granado em setores e realidades que ele ainda não havia conseguido penetrar ou que se mostravam resistentes à mudança. 

Foram 150 obras entregues mesmo em período de crise, em que os municípios da região  buscaram usar esse mote como desculpa  para a  falha administrativa das cidades vizinhas.  A estratégia usada para as obras foi a formação de uma equipe técnica  que montava projetos que se adequavam as normas federais possibilitando com isso a captação de recursos que estavam disponíveis para a execução das mesmas. Realizou mais obras em quatro anos que os outros prefeitos realizaram ao longo da primeira década de emancipação de Búzios. Um dos marcos dessa realidade foi a construção do Espaço de Artes Zanini, que  ao longo dos governos de seus antecessores figurou no centro da cidade como uma obra inacabada.

Voltando as chuvas de 2013 o bairro mais atingido, Cem Braças, recebeu uma atenção especial onde foi refeito e ampliado todo o sistema de drenagem que não permitirá que mesmo diante de uma chuva épica como aquela o bairro volte a encher.

“Aquela chuva de 2013 em um espaço de duas horas caíram 170 milímetros de água sem trégua. Foi um volume de chuva incomum, algo que não se via há cerca de 30 anos. E até por isso que demoramos naquele período a resolver o problema pós-chuva: porque foi uma coisa atípica, não tínhamos bombas suficientes. Mas conseguimos com aquela experiência aprender o que fazer para não deixar aquela situação de repetir. Hoje nos já temos essas bombas para resolver de forma mais rápida. Ali no DPO já estão prontas as quatro bombas que  bombeiam 33 milhões de litros de água por dia. São 33 mil caixas d’águas de mil  litros. Uma caixa d’água para cada morador de Búzios praticamente” , explicou o prefeito na ocasião da reinauguração da Casa de Bombas,


A Saúde foi marcada pela inauguração de equipamentos médicos em diversos bairrosAndré ainda tem mais propostas para o município, como por exemplo, sede  própria  para centro de Convivência do Idoso, construção  da sede própria para o Posto de Saúde da Família do bairro Capão.


“Nós estamos realizando um trabalho continuo com planejamentos, projetos e obras. A cidade vem passando por uma transformação, está progredindo, avançando. Nós precisamos consolidar esse projeto e, principalmente, esse paradigma que nós quebramos uma nova forma de administrar e gerir o munícipio. São 150 obras, algumas ainda não estão terminadas e outras  ainda vão começar. Nós temos R$20 milhões para obras em 2016, já empenhados, só estavam esperando passar a eleição para começar. Nós temos a AV. José Bento Ribeiro Dantas, trecho da Barbuda  até Tartaruga. Obras para Pórtico, Balneário da Rasa, Arpoador. Tem creche de São José, que acreditamos  que até o final  do ano esteja pronta. Nós saímos de 213 crianças em creches para quase 600 crianças em creches. Vamos oferecer mais 188 vagas e precisamos  terminar a creche do Arpoador, que era parceria com o Governo do Estado, que está parcialmente pronta, e vamos terminar a obra para atender mais 80 crianças”, finalizou.



André segue na cadeira de prefeito deixando para traz Alexandre Martins, com 4.738, seguido do ex-prefeito Mirinho Braga, com 4172, Felipe Lopes 3.675, e Claudio Agualusa com 863.

Veja também o perfil do prefeito de São Pedro da Aldeia 
Veja Também o perfil do prefeito de Arraial do Cabo