quinta-feira, 29 de setembro de 2016

População paga mais do que deveria por água e esgoto em Macaé





Vereador Marcel Silvano 
Vereador Marcel Silvano afirma que Governo do Estado e os que o apoia deveria ser cobrado e pagar a conta


No período da campanha eleitoral para o pleito municipal macaense, há reprise de uma novela que já não conquista telespectadores. Os finais infelizes e as incógnitas sobre o desfecho, já viraram conto de gaiato quando o tema é abastecimento de água e saneamento assunto foi duramente questionado pelo vereador Marcel Silvano na sessão desta quarta-feira, 28.

Durante seu mandato, o parlamentar vem fiscalizando e cobrando as conclusões das obras de saneamento realizadas pela empresa Odebrecht e a falta d’água no município, principalmente nas regiões mais carentes. Marcel criticou a forma irresponsável como esse assunto vem sendo tratado e diz que a transferência de responsabilidade pode ser uma ilusão do que seria solução.

“O debate da água se arrasta durante muito tempo e no que diz respeito ao saneamento como um todo, o acesso à água de qualidade para consumo pra todos, diz respeito a isso também. Estamos vendo um domínio pleno, completo e irresponsável da Odebrecht para tratamento do esgoto em bairros que ela chega, deixa marcas e feridas. Também não tenho dúvida alguma que se a gente for para o debate de romper o contrato com a Cedae, que é uma empresa pública, vai acabar entregando de mãos beijadas para a Odrebrecht de novo. Ela já faz a cobrança da conta e a população vai pagar mais caro”, comentou.

Marcel disse que essa é uma discussão delicada e que é preciso entender que a água é um direito pra todos, assim como o tratamento de esgoto, pelos quais a população paga mais do que deveria, uma vez que esta já paga seus impostos para ter esse serviço.

“Quando privatiza entregando pra Odebrecht, quando a água começa nessa discussão de que “não atende vamos entregar”,  o erro é que não conseguimos a partir daí ver que a floresta é maior do que a árvore. Quem apoia e vota no Governo do Estado nos últimos anos, tem responsabilidade pela falta de água no Lagomar, na Nova Holanda e Nova Esperança. Temos que denunciar isso e mudar a relação e deixar de ter prefeito e bancada subservientes a Pezões, Cabrais”, alertou o vereador.

Marcel ressalta que o Governo do PMDB e os que de Macaé são seus aliados são os responsáveis pelos serviços público de qualidade que não chegam em Macaé, como a segurança, professores e manutenção nas escolas e água.

“Todo mundo já está vendo o resultado. Ande no São Marcos, no Novo Cavaleiros, ande onde a Odebrecht já foi para você ver o resultado da insatisfação da população. É um alerta, na verdade, uma precaução que tenho no meu discurso quando discutimos água e municipalização e empresa pública, discutir Parceria Público Privada e depois entregar”, concluiu Marcel. 

TRE intensifica fiscalização em Búzios




Ao longo do périodo eleitroal  diversas apreensões já foram realizadas


Thaiany Pieroni
               
                O trabalho dos agentes fiscalizadores de Búzios não para e tende a ficar ainda mais rigoroso com a proximidade das eleições. Novas apreensões foram realizadas e o combate a poluição sonora, em desacordo com a portaria 06 e resolução federal sobre propaganda, foi priorizado pelo Dr. Juiz Marcelo Villas, após diversas denúncias de populares na Rasa, Cem Braças e Manguinhos.

                Com relação aos comícios, todos os candidatos realizaram o evento de forma tranquila e não foi registrada nenhuma ocorrência policial, além disso, todos terminaram no tempo previsto. Os únicos contratempos registrados foram com os candidatos Felipe Lopes e André Granado, que foram proibidos de utilizarem baterias de escola de samba em seus comícios.

                Em contrapartida, os problemas ligados a material gráfica continuam ocorrendo. Já foram apreendidas mais de meia tolelada de propagandas irregulares de diversos candidatos e durante as averiguações desta semana, a equipe de fiscalização realizou apreensões de mais materiais gráficos irregulares dos candidatos Gugu de Nair, Josué, Hermenegilda, e do PDT.

                Além disso, após a denúncia de mães da creche publica em Cem Braças , a equipe de fiscalização,  realizou a apreensão de um carro de som da coligação PDT, este foi conduzido para o depósito do DETRAN.

Cabo Frio recebe 7º edição do Festival Infantil de Capoeira



Programação começa nesta quinta e oferece atividades culturais e esportivas
Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, recebe de hoje até sábado (1º) a 7º edição do  Festival Infantil de Capoeira. O evento, realizado pelo Grupo Capoeira Brasil, vai oferecer debates, roda livre, batizado infantil e oficinas em diversos pontos do município.

De acordo com o organizador, Wellington Bueno, conhecido como Instrutor Mora Mal, além de incentivar a prática da modalidade pelas crianças, pelos jovens e adultos, o objetivo do festival é promover a valorização da cultura afro-brasileira na região.

"Queremos realizar a integração de crianças de várias faixas etárias e de várias camadas sociais em um só elo que é a capoeira. Além disso, temos o objetivo de promover junto com a sociedade a difusão das tradições folclóricas da capoeira. É muito importante a participação da comunidade no evento, pois será um momento de confraternização e reflexão sobre a cultura negra”, afirma.

A programação terá início nesta quinta-feira (29), a partir das 21h, com aula para adultos ministrada pelo professor Formado Aritana, do Rio de Janeiro, no Espaço Cultural Círculo de Criação, na Estrada da Usina, nº 179, no Centro de Armação dos Búzios.

Na sexta-feira (30), às 18h30, as crianças irão participar de aulão infantil com o professor Charada, no Espaço Capoeira, localizado na Praça da Cidadania, em Cabo Frio.  Em seguida, às 19h45, os capoeiristas vão participar de aula para adultos com o Formado Ilson, de São Paulo.
Dando continuidade as atividades, no sábado (1º) acontece debate com o tema ‘A mulher na Capoeira’ com a participação da professora Longui, de São Paulo, às 9h30, no Teatro Municipal de Cabo Frio. Logo depois, às 10h30, será a vez de mais uma aula para adultos com o Mestre Paulinho Sabiá, no Espaço Capoeira, e a partir das 11h45, acontece roda de capoeira, na Roda dos Ventos, na orla da Praia do Forte.

Encerrando o Festival, às 17h, será realizado a cerimônia de troca de cordas das turmas infantis, no Teatro Municipal de Cabo Frio. Os interessados em participar das atividades devem comparecer aos locais das aulas e preencher uma breve ficha de inscrição. A entrada é franca.

Grupo Capoeira Brasil

O Grupo Capoeira Brasil é um dos maiores grupos que pratica capoeira em mais de 1.300 núcleos, com aproximadamente 40.000 adeptos, e está presente em diversos países. Em Cabo Frio, o grupo realiza atividades desde 1997 e é coordenado pelo Mestre Paulinho Sabiá e Wellington Bueno.
O Capoeira Brasil também oferece aulas de capoeira, às segundas e quartas, das 20h às 21h, para adultos e terças e quintas, das 18h30 às 19h30, para crianças.

A sede do grupo está localizada na Aquarium Sports, na Rua Maninha Carriço, no Jardim Flamboyand. Mais informações pelo telefone (22) 9 9771-2405.