quarta-feira, 6 de julho de 2016

Secretário de Turismo de Búzios esclareceu na Câmara sobre o uso da Escola de Artes Zanine

O secretário de turismo de Búzios, Alexandre Raolino, compareceu à convocação na Câmara de Vereadores da cidade, após solicitação, do presidente da comissão de turismo da Casa, vereador Zé Marcio.

O objetivo da sabatina era saber do secretário informações importantes relacionadas ao novo patrimônio público da cidade, a Escola de Arte Zanine: planejamento de uso, destinação e definição da ocupação desse espaço; organograma do corpo funcional fixo; quais áreas artísticas e culturais serão contempladas na utilização do espaço; quais os critérios para análise e aprovação dos projetos a serem desenvolvidos na Escola de Artes Zanine e quem é o responsável pela aprovação; quais os critérios para seleção dos trabalhos artísticos a serem expostos na Escola de Artes Zanine e quem é o responsável pela sua aprovação e qual a participação do conselho Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico na organização e planejamento de uso da Escola de Artes.

Na sessão, o vereador Zé Márcio foi enfático nas perguntas e foi bastante direto. No começo, o secretário Raolino fez um pronunciamento de 20 minutos e exemplificando a Escola Zanine. No pronunciamento, Raolino falou sobre cinco curadores que ficarão responsáveis pela organização do espaço. Zé Márciof ez duas principais perguntas: “Como será feita as escolhas dos curadores?” e “Quem ficará responsável pela segurança das obras e do local?”.

O secretário de turismo começou respondendo as perguntas sobre os curadores: “Temos em Búzios muitos artistas e pessoas capacitadas para curadores. A ideia é selecionar, convidá-los, e vermos a disponibilidade deles, pois não haverá remuneração para o cargo. O prefeito é quem vai convidar eles. Tem que ser pessoas competentes, para auxiliar as coisas”, disse Raonlino. 

No segundo questionamento, Raolino disse que a Guarda Municipal é a responsável pela segurança: ”Convocado a Guarda Municipal, ela é oficialmente responsável pelas obras expostas e também pelas instalações. Serão 24 horas de vigilância”, respondeu.
 A Escola de Artes Zanine terá funcionamento de segunda à quinta-feira, das 8h às 17h, e de sexta-feira a sábado, das 12h às 20h. Os eventos organizados serão feitos nas sextas-feiras e sábado, das 17h às 22h. Os horários de funcionamento ainda passarão por ajustes conforme as exposições acontecem.