quarta-feira, 22 de junho de 2016

Paulo Dames e Alcebíades Sabino ainda não desistiram das eleições municipais



Os dois pré-candidatos estariam sendo aconselhados por seus advogados a não desistir ainda


 Mesmo sem saber se continua no cargo até o fim do mandato, o prefeito cassado de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino (PSDB), estaria tentando coligação com Zezinho Salvador (PRB) para as próximas eleições municipais

Tunan Teixeira
 
Não é de hoje que a situação política do ex-prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames (PSB), e do Prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino (PSDB), anda para lá de complicada junto à Justiça Eleitoral.


Considerados inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa, os dois pré-candidatos às prefeituras de suas respectivas cidades, porém, ainda não “jogaram a toalha” sobre a chance de disputar o pleito de outubro deste ano.


Pelo menos é o que revela o jornalista Elizeu Pires. Em seu site, ele conta que apesar de serem considerados “fichas sujas”, os dois estariam sendo aconselhados por seus advogados a não desistir da disputa. Pelo menos, não ainda.


Com os direitos políticos recém recuperados em abril deste ano e perdidos novamente um mês depois, Paulo Dames já anunciou que pretende voltar a governar o município de Casimiro de Abreu.
O ex-prefeito, inclusive, aparece liderando uma pesquisa de intenções de voto no município, feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas de Pernambuco (Ipespe). Na pesquisa, realizada entre os dias 14 e 16 de maio, Dames 43% das intenções de voto contra apenas 17% do candidato da situação, Fabio Kiffer (PSC).


Já o Prefeito Sabino sofre com problemas mais urgentes, já que a condenação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) por superfaturamento na compra de combustíveis na gestão 2000-2004 pode não apenas impedir sua tentativa de reeleição, como também pode tirá-lo do cargo – e do páreo – bem mais cedo.


Apesar dos advogados do atual mandatário de Rio das Ostras se mostrarem esperançosos, Sabino já perdeu 3 recursos por 7 a 0 no TJ-RJ e sua cassação parece mais próxima do que sua pré-candidatura.
Segundo Elizeu, aliados mais concentrados de ambos acham que dificilmente Dames e Sabino conseguirão registrar uma candidatura ao pleito deste ano, mas os dois têm dito que ainda não “jogaram a toalha”, aconselhados por seus advogados a seguirem em frente.


Enquanto a decisão definitiva não sai, em Casimiro de Abreu, os adversários do ex-prefeito se aproveitam para espalhar boatos nas redes sociais, dando conta de que Paulo Dames já desistiu da disputa e procura um nome para apoiar. Há algumas semanas, a imprensa da cidade ventilou que, caso não concorresse, Dames apoiaria Wagner Heringer (PR), único adversário que restaria a Kiffer e ao atual Prefeito de Casimiro, Antônio Marcos (PSC) nas disputas municipais. Entretanto, conforme Elizeu revelou, “os mais chegados ao ex-prefeito trataram logo de desmentir o que chamaram de balela”.


Já em Rio das Ostras, o Prefeito Sabino teria voltado a se animar com uma possível composição entre o PSDB do atual prefeito e o PRB, de Zezinho Salvador, que foi derrotado por Sabino nas últimas eleições.


Com o desacordo entre ele e o atual Vice-Prefeito, Gelson Apicelo (PDT), que deve passar a rival e vir candidato à prefeitura em outubro, “a tendência seria uma aliança com Salvador, que também estaria sendo ‘paquerado’ pelo pré-candidato a prefeito do PMDB, o deputado estadual e ex-prefeito por dois mandatos, Carlos Augusto Balthazar, que recém retornou ao páreo depois de recuperar seus direitos políticos graças a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


A assessoria do pré-candidato do PRB, entretanto, nega qualquer intenção de uma coligação que coloque Zezinho Salvador como vice, já que a intenção do partido e do empresário é a de concorrer às majoritárias municipais. A assessoria ressalta, porém, que o prazo para essa definição ainda está em aberto.



O tal prazo, determinado pelo TSE para a realização de convenções partidárias com intuito de deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, termina no dia 5 de agosto deste ano. Até lá, façam suas apostas.