terça-feira, 31 de maio de 2016

É reaberto o aeroporto de Búzios



No último sábado, dia 28, às 11h, foi reaberto o Aeroporto Umberto Modiano, em Búzios, após quatro anos fechado. Estavam presentes ao voo inaugural os prefeitos André Granado, o deputado Simão Sessim (PP), vereadores, secretários e moradores da cidade. No 1° dia de funcionamento da pista pousaram 12 aeronaves. A capacidade é para 17 aeronaves de até 15 passageiros. A reabertura do Aeroporto Umberto Modiano é considerado um salto de capacidade no turismo do balneário.



“Mais um passo dado. Mais uma ação que visa garantir um futuro melhor para os moradores de Búzios. Com a abertura do aeroporto teremos mais turismo e com isso temos mais oportunidades pra nossa gente”, comentou o prefeito André.


O Vereador Zé Marcio esteve presente a inauguração lembrou que a pista foi fechada em 2012, por conta das condições irregulares de funcionamento. “Viabilizar a reabertura do aeroporto foi um compromisso que assumi enquanto secretário de Turismo e que mantenho como vereador”, disse. Após a vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA), o então Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, deu a partida para a reabertura do aeroporto após reunião com a presença do prefeito André e o vereador.



São 1300 metros de pista com 30 metros de largura. O aeroporto implantará um condomínio aeronáutico com 267 hangares para aviação, com toda a estrutura apropriada. Os hangares terão 12x12m; 14x17m; 18x20m; 25x27m e 30x40m. Ainda terá táxi aéreo, oficinas e uma escola de aviação.



O local, inicialmente, vai receber aviação executiva e desportiva, ou seja, será privado. Mas recebeu autorga e tramita para ser civil público. E será operado em VFR Diurno (Regras Visuais de Voo). A empresa responsável pelo Aeródromo pretende programar 20 condomínios aeronáuticos no país, fazendo ligação de norte ao sul do Brasil.



O vereador Henrique Gomes ao lado do deputado Simão Sessim (PP), os dois são do mesmo partido,também comentou sobre a abertura do aeroporto: “É de suma importância para Búzios, em especial para o turismo, já que possibilita pessoas em empresas que tem aeronaves pousarem em Búzios, o que era impossível na situação de abandono que estava antes”.



As aeronaves serão controladas pelo controle do Rio de Janeiro ou Macaé e de acordo com a rota, passarão pelo controle de São Pedro D’Aldeia. Segundo o gerente de projetos e implantação, Alexandre Mauricio da Silva, Búzios se desenvolverá não só no turismo, mas também na economia, “esse empreendimento junto como aeroporto vem de encontro ao desenvolvimento econômico do município trazendo para a cidade de Búzios um salto de qualidade”, disse.