segunda-feira, 18 de abril de 2016

Plenário de Búzios terá Exposições Permanentes de Artes Plásticas e Fotografia


Obras e Artefatos Indígenas Estreiam o Espaço


Índios Fulni-ô, artistas, vereadores e organizadores da Exposição da Câmara

A Câmara Municipal de Búzios adaptou o espaço do plenário para exposições permanentes de artes plásticas e de fotografia. No mês de abril, a exposição organizada por Luciana Fajardo e Flory Menezes, reúne obras de artistas plásticos da cidade e de artefatos da tribo indígena Fulni-ô, de Águas Claras – Pernambuco.


"Alguns artistas plásticos da cidade, como Beth Medeiros, Lela Mendes, Flory Menezes, Fernando Naxcimento e Vera Verne estão com obras de seu acervo na exposição, sendo uma delas- a do Fernando - feita especialmente pra essa exposição.", informou a produtora cultural Luciana Fajardo.


Obras e Artefatos Indígenas da Exposição "Olhares sobre o indígena- da referência à crítica"
Na abertura da exposição, no dia 12 de abril, quatro índios da etnia Fulni-ô participaram da sessão legislava.Quebrando o protocolo, o grupo apresentou alguns elementos de sua cultura como a dança, o canto e o idioma materno, chamado Yaathe. Segundo o índio Xowa Fulni-ô, das cerca de 280 tribos do nordeste, a etnia Fulni-ô é a única que preserva sua língua. Todo mês de abril, quando se comemora o Dia do Índio, o grupo vem para o estado do Rio de Janeiro para difundir sua cultura e vender seus artesanatos; na Câmara pediram apoio para visitar escolas.


O artista Fernando Naxcimento parabenizou o novo espaço de exposição: "A Câmara de Búzios se posicionou na vanguarda das ações culturais da cidade. Espero que ela continue assim para o bem da cidade e dos artistas."


A exposição "Olhares sobre o indígena- da referência à crítica" está aberta ao público de segundas as sextas-feirasde abril, das 8 às 17h, no plenário da Câmara de Búzios.