segunda-feira, 24 de outubro de 2016

(Região) “Chega de ser esquecida por Cabo Frio” – Maria Joaquina quer voltar a ser Búzios




A Maria Joaquina totalmente inserida no dia a dia de Búzios muito mais que em Cabo Frio 
O sonho dos  moradores do bairro Maria Joaquina, hoje 2º distrito de Cabo Frio, de tornar-se novamente parte de Búzios não acabou e nem perdeu a força, mas está tendo que aguardar mais um pouco pra se realizar. A campanha eleitoral ainda não acabou de vez, O Rio de Janeiro está em campanha para segundo turno.

Montangem  demostrando com humor a revolta dos moradores 
O pleito continuar na Capital obriga o movimento de reanexarão da Maria Joaquina a  ter de esperar até  o dia 30 de outubro para ver  o processo, que está em tramitação, seguir para uma das comissões para emitir o Parecer das Emendas. O processo já deveria ter sido votado mas na última votação foram incluídas mais três emendas, o que adiou a votação. Cabe agora a essas comissões decidirem se vão considerar essas três emendas ou levar à votação o processo original. Depois de dado este parecer o processo volta a votação pelos deputados, e se aprovado segue para o governador do estado, que pode aprovar ou vetar.

Em caso de veto retornará a ALERJ que decide se obedece ou derruba o veto do chefe do executivo do estado do Rio.

Vera Meire  é uma lideres da MJ 






“Estamos em contato direto com a Alerj a respeito do Processo da Maria Joaquina, só esperando o final das eleições no Rio para ver a continuidade de nossa luta”, disse a estudante universitária de Gestão Pública,Vera Meire, que é uma das lideranças do movimento “Maria Joaquina Pertence à Búzios”.




A Luta é antiga 

Não é de hoje que a comunidade está lutando pra sair da situação de abandono em que se encontra ao fazer parte de Cabo Frio. O sonho começou lá atrás com a luta do Sr. Manoel Francisco Rangel Barreto, conhecido por todos como "Seu Chico da Pipa". Seu Chico é um dos moradores mais antigos da localidade e um dos fundadores da Associação de Moradores e  nunca desistiu. Chico, que mora na Maria Joaquina desde 1995- quando Búzios foi emancipada, continua ativo no movimento. 








Um exemplo que deu certo

Há os que não acreditam que a Maria Joaquina possa conseguir realizar a façanha de voltar a ser parte do território de Búzios, mas é possível sim.  Há exemplos como o da anexação do bairro Califórnia, que pertencia à Barra do Piraí e conseguiu  passar a fazer parte do município de Volta Redonda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário