quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Macaé: Demissão de cobradores é debatida na Câmara






Após o prefeito vetar projeto que proíbe dupla função motorista/cobradores, denúncia alerta sobre massa de demissões na SIT

Câmara de Vereadores de Macaé 
Baseado em denúncias, o vereador Marcel Silvano fez um alerta na Câmara Municipal de Macaé, na sessão desta terça-feira, 11, sobre a possível massa de demissão de funcionários da empresa que detém a concessão do serviço de transporte público da cidade, a SIT.

O alerta vem logo após o veto do prefeito Dr. Aluízio sobre o Projeto de Lei que proíbe a dupla função motorista/cobrador, que já diminui em grande escala, o número de trabalhadores na empresa e, ao mesmo tempo em que prejudica e põe em risco a vida dos usuários do transporte.

Esta é uma pauta levantada pelo vereador Marcel desde 2013 e defendida em debates pelos próprios vereadores que compõe a bancada governista, mas que foram coniventes com a decisão do governo e aprovaram o veto ao projeto de lei.


Marcel Silvano é vereador reeleito 
Segundo denúncias ao parlamentar, a justificativa da empresa é crise econômica. “Estamos buscando a confirmação disso. Dizem que é uma lista de três folhas com nomes de funcionários, em especial cobradores, que serão demitidos, com uma falsa argumentação de crise econômica. Queremos reforçar que a empresa de transporte é uma das que, no momento de oscilações da economia, mantém uma margem de lucro linear, como nenhum outro setor. Muito disso é por garantia do subsídio que recebe, por mais que haja atraso, o pagamento é feito”, disse Marcel.

Por tratar-se de uma concessão pública, na opinião do vereador, o governo não pode permitir que a empresa tome essa decisão. “A empresa que explora o serviço de transporte detém uma concessão pública e não é dona do serviço. Num momento de crise que atinge nossa região, não é possível permitir que o governo seja omisso perante essa possibilidade de mais demissões. O que precisa mudar é a atual relação de subserviência que acontece historicamente com uma empresa que se torna cada vez mais poderosa”, criticou Marcel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário