quinta-feira, 11 de agosto de 2016

[Crônica] Os velhinhos sabem das coisas





por Eduardo Almeida*
É meus amigos, o Woody Allen sabe das coisas. Ele, que hoje tem oitenta anos, disse que encarou a crise dos quareta anos numa boa, a dos cinquenta também e a dos sessenta idem, mas quando chegou na crise dos setenta não saiu mais.

Por que vão perguntar os leitores?  Simples: quando você chega aos setenta anos duas coisas podem acontecer: ou você esta derrubado com problemas de saúde, locomoção, diabete, gordura e o cacete a quatro ou, inteiraço como as poderosas Elba Ramalho, Vanderleia ou a Cher ou como os ‘boa pinta’ Caetano Veloso, Pelé, Jorge Benjor, Gilberto Gil e o próprio Michel Temer, todos já passando da casa do setenta indo para os oitenta.  

Mas nos dois casos você esta ferrado pois, se a saúde vai bem, você vai ser invejado e admirado e mesmo assim, quando te elogiarem vão dizer: nossa você tem 75 anos? nossa!, está muito bem, parece um cara de 65 anos. Ou seja, é elogiado mas continua um ‘velho’. Se a vida te maltratou e  você esta velhinho, já descendo a ladeira, tua família vai querer que você fique quietinho em casa, deitadinho vendo TV. E, não existe caminho mais curto para a depressão do que ficar ‘deitadinho vendo TV’.

Desta forma digo aos meus leitores: não fiquem em casa, vão para a rua. Não tem o que fazer? Entrem num banco, para o idoso tem cadeiras estofadas e por lá você vai encontrar um monte de gente que você supunha que já havia morrido e ficar sabendo de outros que, ao contrário,  já morreram. Lá tem água gelada e você fica sabendo das últimas novidades da política. E, se bobear, com certeza, terão muitos candidatos a puxarem teu saco e fazendo promessas que não cumprirão.

Ali, nos Bancos, você vai saber que não é o único que tem problemas de grana, de saúde, problemas com a nora sacana que vive querendo mais é que você se dane; problemas com os filhos que não ligam para você; outros que tem saudades dos netinhos que morando longe de você são proibidos, pelos pais malvados, de falar com você pelo Zap. 

Bem, ai você vai ver que a vida não é uma droga apenas para você, que você não é o único, e isso é um grande consolo.

Por isso amigo idoso, sai de casa, vá dar uma volta na rua, respirar um arzinho, passear. E se não tem um clube, vá para o Banco lá você será muito mais bem tratado do que em casa, especialmente, se morar com a nora, com o cunhado ou com o filho ingrato.

Encerrando essa matéria, colocamos como setentões em forma, o Gilberto Gil, pois bem ele foi internado com problemas renais, para mostrar que na crise dos setenta, você vai dormir, na ala dos inteiraços e acorda na ala dos caidinhos.  Mas a reciproca é verdadeira, ele já ficou melhor e foi canta abertura das Olimpíadas enquanto isso o Pelé esta meio caído e não foi levar a tocha na abertura das Olimpíadas. A diferença entre você estar em ótima forma e passar a fazer parte dos 'inspirando cuidados' é o resultado de um exame de laboratórios. 

*Presidente da Comissão de Segurança Publica da OAB/Búzios; Vice Presidente da Comissão Municipal de Segurança Publica e Vice Presidente da Comissão HomoAfetiva da OAB/Buzios

Nenhum comentário:

Postar um comentário