quarta-feira, 19 de agosto de 2015

SÃO PEDRO - Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza exames em alunos da rede pública para implantar o NutriSUS


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de saúde, realizou  exames para a implantação do NutriSUS, do programa federal Saúde Escolar. O exame detecta doenças como anemia falciforme, hemocromatose e talassemia. A ação foi realizada com crianças da Creche Municipal Dona Chica, na Unidade de Saúde do bairro Fluminense. Cerca de trinta alunos já passaram pelo teste e a ação terá continuidade nesta sexta-feira (14). A próxima unidade a receber a mobilização será o posto de saúde do bairro Poço Fundo, atendendo às crianças da creche Tia Márcia.
Os exames realizados tem o objetivo de identificar a presença das doenças citadas, a fim de possibilitar a inclusão dos micronutrientes na alimentação infantil, por meio do NutriSUS. A ação faz parte do programa federal Saúde Escolar, realizado pelo Ministério da Saúde. Em cerca de uma semana os resultados estarão prontos.
“Fizemos os exames em 30 crianças, para saber se as mesmas podem receber inclusão dos micronutrientes. Caso o teste aponte positivo a criança não pode passar pela inclusão. O programa federal auxilia no combate da anemia falciforme e também no reforço na primeira infância, de 1 a 5 anos, com um melhor desenvolvimento cognitivo. Nossa ação passará na próxima semana pela creche Tia Márcia, no Poço Fundo”, afirmou a Coordenadora de Programas da Secretaria de Saúde, Janete Rangel.
O NutriSUS tem como objetivo potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção, o controle das deficiências nutricionais e a fortificação da alimentação infantil. A ação foi lançada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, consistindo na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches municipais.

BÚZIOS - Comissão de Educação Faz Relatório Sobre Visitas às Escolas

A Comissão de Educação, Esporte e Lazer da Câmara de Búzios está documentando as visitas que tem feito às escolas da rede pública do município. Segundo o presidente da Comissão, vereador Messias Carvalho (PDT), o relatório das primeiras visitas já foi encaminhado aos vereadores e à Secretaria de Educação. " A partir dos relatórios, nós vamos agendar visitas às mesmas escolas para verificar se os problemas apontados estão sendo solucionados", explicou.

Na reunião da Comissão de Educação, realizada na quinta-feira (13), Messias encaminhou à Comissão a resposta do Executivo a dois requerimentos de sua autoria. Um deles solicitava esclarecimento, com documentação comprobatória, referente à ocorrência da falta de merenda escolar nas escolas da rede pública de Búzios. De acordo com o ofício, o problema aconteceu devido à necessidade de cumprimento de determinações que atrasou a licitação, impossibilitando a aquisição dos alimentos até a decisão conclusiva do TCE/RJ. Ainda conforme o documento, a situação foi regularizada em 30/06/2015.

Já o outro é para esclarecer sobre a suposta divergência no texto final do Plano Municipal de Educação em relação ao que teria sido discutido anteriormente com a comunidade escolar. "A comissão vai analisar toda a documentação para saber se de fato houve mudança no texto final do Plano Municipal de Educação, elaborado pela Secretaria de Educação.", disse Messias da tribuna, na sessão de quinta-feira. A Comissão também vai produzir um relatório com as conclusões sobre o assunto.

CABO FRIO - Teatro Municipal comemora 18 anos de fundação

A comemoração dos 18 anos do Teatro Municipal de Cabo Frio Inah de Azevedo Mureb foi um sucesso. O teatro fez aniversário nessa sexta - feira, (14/08). A comemoração da data aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto, com apresentações voluntárias de dança, teatro, circo e música.

Os artistas estavam reunidos em prol da arte para participar da festividade. “OFICENA – Curso Livre de Teatro do TMCF” apresentou a esquete temática sobre conto de fadas, satirizando a história da “Chapeuzinho Vermelho” e “Branca de Neve”. A Oficina Livre de Circo Aéreo com a Trupe “Meu Vizinho Trapezista” apresentou números de Lira, Trapézio e tecido.

            O lema é a “União pela Arte” promovendo o encontro das principais escolas e oficinas de teatro e dança da cidade, dando espaço para novos artistas e também aqueles que já abrilhantam nosso palco há anos. As escolas/oficinas de Teatro de Cabo Frio: OFICENA, Curso de TV e Teatro Marcelo Pires, Ensina Encena, Espaço Cultural LD e núcleo de Teatro da Liber'Art também participaram do evento.

             Associação PRODANÇA Cabo Frio com diversas escolas do município e a Banda “Tchau Laryssa” ocuparam também o palco do Teatro Municipal.

            A entrada para o evento foi à doação de um kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para entidades de promoção social.

BÚZIOS - Limpeza da praia de João Fernandes

Uma parceria entre a Prefeitura de Búzios, o Hotel La Plage e a Cooperativa COCARE, vai promover na próxima quarta-feira, dia 19 de agosto, a partir das 8h, a limpeza da praia de João Fernandes, em Búzios. Intitulado “Nossa Praia Sempre Limpa”, o evento acontece todo ano na praia, visando a conscientização da comunidade buziana, além de turistas e visitantes, sobre a importância da qualidade ambiental da areia e do mar.
Todos estão convidados a participar deste evento, que é aberto a todas as idades. Os participantes estão convidados a degustar um café da manhã oferecido pelo Hotel La Plage, antes de iniciar a limpeza da praia. Todos receberão luvas, sacos plásticos e camisetas.
A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca vai disponibilizar funcionários para auxiliar na limpeza e na conscientização ambiental, além de um barco de apoio para coletar o material recolhido no fundo do mar. Salva-Vidas da Secretaria de Ordem Pública vão mergulhar para efetuar a limpeza do fundo do mar no Parque dos Corais. A coleta dos rejeitos será realizada pela Secretaria de Serviços Públicos, e o material reciclável será coletado pela Cooperativa de Catadores, COCARE. Participe!