sábado, 15 de agosto de 2015

BÚZIOS - "Sarau de Quinta" relembrará o Folclore Buziano

O lobisomem da lua cheia, o boitatá da Ilha Feia e o bezerro malhado da Ferradura! É o folclore buziano no próximo Sarau de Quinta!

A última edição do Sarau de 5a , em julho, foi uma grande festa. Teve como tema a poesia nordestina, a literatura de Cordel, Luiz Gonzaga - o Rei do Baião e contou com a participação do cantador Marcus Lucenna e de Hamber Carvalho, editor da publicação buziana “A Península em Cordel”.

Neste mês de agosto as atividades continuam. Pela proximidade com a comemoração do Dia do Folclore, acontece uma homenagem especial ao folclore buziano. Relembraremos a história do lobisomem que uivava pela cidade em noites de lua cheia, o boitatá da Ilha Feia, o bezerro malhado que trazia a ventania da Praia de Ferradura, o Caboclo de 3 metros de altura da Armação e a jabuticabeira encantada. Tudo isso permeado de muita poesia.

O Sarau de 5a é um espaço aberto da sociedade buziana, onde qualquer pessoa, morador ou turista, pode declamar seus versos e recitar seus poemas preferidos. O cenário é a Biblioteca Pública Municipal Francisca Maria de Souza, um dos espaços mais acolhedores da cidade, comandado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios.

Traga seus versos preferidos e venha compartilhar com a gente! Nesta quinta-feira, dia 20, às 15h.

RJ - Detro fiscaliza itens de acessibilidade em ônibus intermunicipais em Niterói

Agentes também realizaram nova edição da Ouvidoria Itinerante no terminal João Goulart


Equipes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, estiveram nesta sexta-feira (14/08) no terminal João Goulart, em Niterói, para verificar os equipamentos de acessibilidade nos ônibus intermunicipais. Simultaneamente, agentes promoveram mais uma edição da Ouvidoria Itinerante no local. Ao todo, 32 reclamações foram registradas, oito veículos, recolhidos e 29 multas aplicadas, somando R$ 54.979,96.


Do total de infrações flagradas, 13 foram relacionadas à acessibilidade, como plataforma, campainha e cinto de segurança para cadeirantes inoperantes. A multa para este tipo de infração é de R$ 2.400,87. Durante a ação, os fiscais ainda encontraram veículos sem documentação obrigatória, quadro tarifário e selo de vistoria, com dupla função do motorista em veículo urbano (com espaço para trocador), limpador de para-brisas e iluminação inoperantes, roleta inapropriada e paralisação de linha.


Esta é a quarta vez que o Detro realiza operação especial com foco na acessibilidade somente este ano. Desde janeiro, já foram aplicadas 270 multas por plataforma, campainha e cinto de segurança para cadeirantes inoperantes. Em 2015, o Detro intensificou as fiscalizações na frota regular e, como resultado, 3.454 coletivos regulares foram multados, dos quais 1.001 foram retirados de circulação.


Lançada em março, a equipe da Ouvidoria Itinerante recebe as reclamações dos usuários de ônibus intermunicipais e as direciona para a fiscalização. Já foram retirados de circulação 188 coletivos em situação irregular e 480 multas, aplicadas.


Além da operação de inteligência, o Detro também se baseia em denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração por meio do telefone da Ouvidoria (21-3883-4141) ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br.



Também é possível enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular, ou pelo WhatsApp Fale Detro, pelo número 21-9-8596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro onde mora. Um sistema coleta os dados do reclamante e gera um protocolo de atendimento.

VESTIBULAR - UVA realiza vestibular para o preenchimento de vagas remanescentes

Prova será aplicada neste domingo, 16 de agosto, em Cabo Frio, a partir das 9 horas

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) realiza processo seletivo para o preenchimento das vagas remanescentes deste semestre nos cursos presenciais e para os cursos de graduação e graduação tecnológica na modalidade de educação a distância. As provas serão aplicadas neste domingo, 16 de agosto, a partir das 9h, no campus Cabo Frio. As inscrições podem ser feitas diretamente no site www.uva.br.

A prova, formada por uma redação e 30 questões de múltipla escolha, deve ser respondida em até três horas. Para fazer a prova, é necessário que o candidato apresente um documento oficial com foto. O preenchimento das questões e a redação devem ser feitos com caneta esferográfica preta (preferencialmente) ou azul.

Mantendo a tradição, o candidato não precisa pagar taxa de inscrição em espécie, mas deve contribuir com duas latas de leite em pó ou um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas geriátricas para serem doados a instituições sem fins lucrativos.

Excelência

A UVA oferece mais de 40 opções de cursos de graduação e graduação tecnológica, além de dez formações na modalidade de ensino a distância (EaD). O IGC (Índice Geral de Cursos), determinado pelo Ministério da Educação, pelo terceiro ano consecutivo coloca a UVA entre o seleto grupo das universidades particulares que tem conceito 4. A Universidade é a segunda melhor do estado do Rio de Janeiro.

AMPLA - COMUNICADO

A Ampla informa que irá retomar os serviços de manutenção na linha de transmissão de Arraial do Cabo a partir da próxima segunda-feira (dia 17) até o dia 02 de Outubro. Em função disso, moradores de alguns bairros de Cabo Frio e Arraial do Cabo poderão sentir oscilações ou breves interrupções no fornecimento de energia das 4h às 5h e das 16h às 16h30, de segunda à sexta, devido as manobras necessárias na rede. A distribuidora esclarece que a manutenção realizada trará melhorias para região, principalmente durante o período do verão.

MACAÉ - Mobilidade articula ações para maior segurança viária na Linha Azul

Um grupo formado por membros da Mobilidade Urbana esteve na Linha Azul para, a partir desta verificação no local, alinhar definições sobre as ações de melhoria na segurança para ciclistas e pedestres que circulam e fazem a travessia em alguns trechos da via. A secretaria já estava projetando estas medidas, tanto a curto quanto a longo prazo, para atender às necessidades viárias no local e pretende, agora, dar prioridade a implantação de algumas delas.

O primeiro local em que estiveram foi a região próxima ao prédio do Senai, no Novo Botafogo, por onde circulam muitos estudantes diariamente. Outro trecho visitado foi a região em que está a localidade conhecida como Piracema. E por último, o grupo esteve no trecho próximo aos prédios do Loteamento Bosque Azul, na região da Ajuda.

Entre as primeiras medidas a serem adotadas para o local está a instalação de lombadas eletrônicas na via, além do radar que já está instalado no local, na altura do Km 4. Assim, em trechos mais críticos da Linha Azul os motoristas serão obrigados a reduzir a velocidade ou estarão sujeitos às punições previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além disso, outra medida que busca resultados mais imediatos também está sendo projetada pela Mobilidade Urbana. Trata-se da solicitação, durante a revisão do Plano Diretor de Macaé, da alteração na hierarquia da via, de trânsito rápido (limite de 80 km/h) para arterial (limite de 60 km/h). Desta forma, além da velocidade controlada por meio dos radares e lombadas eletrônicas, exista ainda a possibilidade da instalação de semáforos e faixas nos locais de intensa travessia de pedestres. Além disso, os pontos de ônibus poderiam ser reposicionados e colocados próximos a estes locais com presença de sinalização e considerados mais seguros, sem a necessidade dos usuários atravessarem em outros trechos menos seguros das pistas.

- Estamos projetando uma série de melhorias para garantir a segurança também para os pedestres e ciclistas na Linha Azul. No entanto, não há como simplesmente implantar faixas de pedestres sem levar em consideração aspectos técnicos e legais que garantam a segurança para a realização desta travessia. Por isso, necessitamos que os motoristas colaborem, respeitando os limites de velocidade, em especial ao se aproximar destas localidades em que as pessoas mais circulam – explica o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Situação atual - De acordo com o Código de Urbanismo Municipal, atualmente a Linha Azul é classificada como sendo uma via de trânsito rápido (limite de 80 km/h), caracterizada pela não travessia de pedestres em nível (pela pista). Mas, devido ao crescimento desordenado no entorno da via, para fluidez do trânsito com segurança para todos, se faz necessária a colaboração dos condutores em respeitar os limites de velocidade definidos por lei para evitar acidentes, além de diminuir a velocidade ao se aproximar de pontos em que há travessia de pedestres.

Aos pedestres cabe também, mesmo que tenham que se deslocar mais alguns metros, não fazer a travessia próximo aos trechos de mais críticos, como próximo às pontes, por exemplo. E antes de realizar a travessia tenham certeza se a distância para o veículo é suficiente, sem correr e, de preferência, evitando o uso de celulares e fones de ouvido, pois eles tiram a atenção com relação ao trânsito.