terça-feira, 25 de agosto de 2015

SÃO PEDRO DA ALDEIA - Escolas municipais aldeenses escolhem livros didáticos para o triênio 2016, 2017 e 2018

Dentro do Programa Nacional dos Livros Didáticos – PNLD 2016, supervisores e diretores das escolas municipais de São Pedro da Aldeia reuniram-se na última sexta-feira, dia 21 de agosto, no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, para uma reunião que teve como objetivo a unificação dos livros didáticos a serem utilizados no triênio 2016, 2017 e 2018 para o primeiro segmento do ensino fundamental em toda a rede municipal de ensino. Todo o processo foi acompanhado por equipes da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

Para facilitar a escolha, foi elaborado um calendário com momentos distintos. A primeira etapa, realizada antes mesmo do recesso escolar, foi a recepção aos representantes de e
ditoras na SEMED, seguida da análise dos livros por eles enviados. Os representantes das escolas analisaram todo o material do dia 10 ao dia 20 de agosto, fazendo as pré-escolhas, e no dia 21 participaram do encontro para a unificação dos livros didáticos. A última etapa será o preenchimento da escolha unificada no portal do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – pelos representantes das unidades escolares acompanhados pela equipe pedagógica da SEMED.

O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.

Um edital especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) que elabora o Guia do Livro Didático, composto das resenhas de cada obra aprovada, que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário