sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Jovens de classe média que amarraram infrator em poste são presos por tráfico de drogas.

Ouça a matéria da Rádio Globo

Arraial do Cabo

O secretário de Assistência Social, Trabalho e Renda de Arraial do Cabo, Wagner Lima, recebeu a informação, nesta semana, de que está entre os 50 melhores gestores municipais da pasta em território brasileiro e receberá um prêmio no 7º Congresso Nacional de Assistência Social. O evento é uma realização da Premium Brasil Group e acontecerá entre os dias 7 e 10 de dezembro, na Costa do Sauipe, na Bahia.

De acordo com os organizadores, o congresso contará com palestras dinâmicas e fórum de ideias para a troca de experiências. Durante a festa de encerramento, que acontece no dia 09 de dezembro, os 50 gestores selecionados receberão o “Prêmio de Responsabilidade Social 2014”. 

São Pedro da Aldeia: Escolas municipais recebem teste de aceitabilidade para novos itens do cardápio

As escolas municipais de São Pedro da Aldeia estão passando por um teste para inclusão de novos itens alimentares no cardápio escolar. O teste de aceitabilidade, em cumprimento a determinações do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, está sendo acompanhado pela Diretoria de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Maria José, e pelas nutricionistas da equipe.
Durante o teste de aceitabilidade, os alunos da rede municipal provam o alimento e, em uma urna, depositam o voto a favor ou contra a introdução do novo item ao cardápio escolar. O resultado do trabalho, que será encerrado hoje, dia 31 de outubro, sairá na próxima semana. Todas as escolas passam pelo teste, que é uma exigência do PNAE. Em novembro, novo teste de aceitabilidade será realizado em toda a rede municipal de ensino.
Em São Pedro da Aldeia, os alunos da rede recebem diariamente desjejum, almoço e lanche. Ao todo, 11.682 alunos da rede recebem as refeições diárias, além da orientação e acompanhamento de três nutricionistas da SEMED: Sheila Cunha, Vanessa Ribeiro e Grace Ajambuja, orientadas pela Diretora de Nutrição, Maria José. O trabalho da equipe de nutrição consiste, além da produção do cardápio, na fiscalização da higiene e armazenamento de alimentos, avaliação do estoque e o cumprimento do cardápio estipulado nas escolas. Nas Creches, são realizadas ainda avaliações nutricionais e antropométricas nas crianças, em três visitas realizadas em cada creche durante o ano.

Búzios: Trasnporte Público em Foco

Confira a nota em O Perú Molhado dessa semana ou na página do Vereador Messias Carvalho.

Saquarema: Cidadania para todos

A Prefeitura de Saquarema, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Educação e Cultura e da Procuradoria Geral do município, realizará mais um Cidadania para Todos. A Escola Municipal Amália da Costa Melo, que fica na Trav. Amália da Costa s/n°, Sampaio Correia será o próximo ponto de parada do projeto. A ação vai acontecer no dia 01 de novembro (sábado), das 09h às 12h. 

No projeto são oferecidos serviços gratuitos de atendimento médico e jurídico, vacinação, isenção de taxa para emissão de segunda via de documento de identidade e certidões, fotos 3x4 para documentos, corte de cabelo, orientação de serviço social, aplicação de flúor, verificação de pressão arterial e atividades para as crianças, entre outros. 

Araruama: Guarda Municipal de carreira é o novo Secretário de Segurança e Ordem Pública

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, realizou nesta quarta-feira, dia 29, a cerimônia de formatura da Guarda Municipal e durante a solenidade foi anunciado o novo gestor da Secretaria.
Com cerca de 22 anos atuando na Guarda Municipal de Araruama, o atual subsecretário de Segurança, Márcio Ricardo de Oliveira Silva, será nomeado no dia 31 de outubro o novo secretário da pasta. Neste mesmo dia, o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, nomeará o ex-secretário de Segurança, Alexandre Antunes, como o novo secretário Municipal de Transporte.
Em discurso, Márcio Oliveira, disse que a Guarda Municipal de Araruama é referência em toda Região dos Lagos e tem se destacado no serviço colaborativo para a melhoria da segurança dos cidadãos araruamenses. 
“Além do cuidado com o patrimônio público e da patrulha feita na orla e ruas do Centro, os guardas têm sido decisivos na solução de alguns crimes no município. Os próprios guardas têm se destacado também em ações de própria iniciativa. A Prefeitura tem investido em cursos de capacitação com o objetivo de melhorar cada vez mais a ação da Guarda Municipal na segurança da população”, disse.
Durante a cerimônia, o novo secretário apresentou a nova identidade visual da Guarda Municipal de Araruama.

Macaé - Ações de infraestrutura urbana na Nova Holanda

Quem visita hoje a comunidade da Nova Holanda já pode constatar as mudanças que as obras vêm trazendo. O local se transforma a cada dia, pronto a oferecer uma vida melhor aos que vivem no local, com ruas mais largas, pavimentadas, com redes de escoamento e calçadas. Um dos grandes benefícios é impedir os alagamentos das ruas, quando chove mais forte na cidade. Os alagamentos no bairro eram constantes, prejudicando e trazendo transtornos aos moradores.


A Nova Holanda, situada no Setor Administrativo 06, na zona norte da cidade, distante menos de três quilômetros do Centro e com cerca de 28 mil moradores, continua recebendo obras da Prefeitura de Macaé e é mais uma localidade de periferia a receber obras de infraestrutura urbana, visando oferecer melhor qualidade de vida aos moradores. Essas melhorias acontecem no Lagomar, no Barramares, na Nova Esperança, na Ajuda, entre outras.

A fonte de recursos das obras na Nova Holanda são os royalties e as obras estão sob a responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, que fiscaliza as ações. As intervenções compreendem serviços de drenagem de águas pluviais (água de chuva), rede de distribuição de água potável, rede de coleta de esgoto sanitário, pavimentação das ruas com construção de calçadas. As obras estão atendendo a todas as ruas da Nova Holanda.

De acordo com a Prefeitura, está sendo feita a instalação da rede de água potável até o ponto de ligação nas residências e pontos comerciais, mas a ligação da água será feita pela Cedae, órgão do governo do Estado responsável pelo abastecimento de água em Macaé.

Nas principais ruas, Rua Aurélio Cristiano, ruas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 até a 13, as redes já foram instaladas. A maioria já recebeu a pavimentação e calçadas. Está sendo concluída a pavimentação da Rua 5 e de trecho da Rua Medeiros. Essa rua, com grande fluxo de veículos e que começa na ponte nova, próxima ao Estádio Claudio Moacyr de Azevedo e dá acesso à Linha Azul, está pronta no trecho da Rua 7 à Rua 11, sendo inclusive alargada. O restante da Medeiros recebe agora as redes de drenagem e será pavimentada com paralelos.

Em relação à pavimentação das ruas da Nova Holanda, a engenheira Ana Paula Paiva, da Secretaria de Obras e que fiscaliza as ações na localidade, informou que os paralelos só serão instalados na Medeiros. A rua 1, que margeia o canal, será asfaltada e as demais ruas recebem pavimentação com intertravado.

O prazo de conclusão das obras é de um ano e os números das ações da Prefeitura na localidade, onde são investidos mais de 35 milhões de reais, são:


  • Rede de Drenagem de águas Pluviais: 3.700m de tubulação, 80 poços de visita, 230 caixas de ralo, 6.900m de meio fio sarjeta;

  • Rede de Esgoto sanitário: 6.550m de tubulação, 190 poços de visita, 1.500 ligações;

  • Rede de Água Potável: 5.750m de tubulação, 1.150 ligações com seus respectivos abrigos;

  • Pavimentação de ruas e travessas: 25.000m²;

  • Calçadas: 15.700m².


Além da rede coletora de esgotamento, o contrato de obras que acontecem na Nova Holanda também contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em terreno localizado depois do Estádio. Segundo informes da Secretaria de Obras, está em estudos empregar nesta ETE a mesma tecnologia da ETE do Mutum. Será uma estação com tratamento terciário, com capacidade para atender a mais de 40 mil pessoas, sendo 28 mil residentes na Nova Holanda. Esta ETE vai atender também ao esgotamento sanitário da Nova Esperança.

Búzios - Hoje tem festa de Halloween no TAO


Rio das Ostras - Cedae e Prefeitura levam água para 20 mil moradores


Os moradores do Âncora, Village e Atlântico já começam a receber água. Nesta sexta-feira, 24, foi realizado o teste da rede de abastecimento de água que vai atender os três bairros, com a presença do prefeito Sabino, do diretor para o interior da Cedae, Heleno Silva, e do gerente regional, Fernando Arruda. A obra que vai beneficiar mais de 20 mil moradores foi realizada em parceria com a Prefeitura. De acordo com a Cedae, o abastecimento será regularizado em até o final do ano. 

O prefeito Sabino destacou a parceria com a Cedae e o impacto na vida dos moradores. “A gente sabe o que significa água na vida das pessoas, sobretudo para a melhoria da qualidade de vida, para as crianças e as pessoas que estão doentes. Sabemos que ainda há muito a ser feito, já que a cada ano aumenta o número de moradores da cidade e, por consequência, o consumo de água. É preciso levar água de qualidade aos nossos moradores e, ao mesmo tempo, incentivar o consumo consciente desse recurso”, disse. 

O diretor para o interior da Cedae, Heleno Silva, lembrou a importância da chegada da água no Município e destacou a parceria entre a empresa estatal e a Prefeitura. “Colocar água em Rio das Ostras foi uma luta. Aquele investimento feito na primeira gestão do Sabino, de R$ 30 milhões pela Prefeitura, tornou possível trazer água para o Âncora hoje, foi a pedra fundamental do que estamos realizando hoje aqui. A retomada da parceria entre o Município e a Cedae é importantíssima. Com a participação da prefeitura ficou muito mais fácil e mais rápido a realização dessa obra. Até 2016 vamos universalizar a distribuição de água em Rio das Ostras”, afirmou. 

Celi Lopes Gonçalves acompanhou de perto a chegada da água em Rio das Ostras. “Morava em Nova Esperança e há 10 anos a água chegou no bairro. Quando me mudei para o Village, há um ano, contava com a chegada da água, pois sabia do compromisso assumido pela Prefeitura em trazer água para aqui. 

Morador da Rua Chuva de Prata, no Âncora, Flávio Rafael de Souza. comemora a chegada da água. “Até hoje tínhamos que comprar a água. Gastava cerca de R$ 100 por mês. Moro aqui há 10 anos e nesse tempo todo não tive água. Acho que tudo vai melhorar. Estou muito feliz”, comemorou. 

Na segunda fase da obra, a água vai chegar até os bairros Colinas, Costazul, Recreio, Ouro Verde, Jardim Bela Vista, Mar y Lago, Terra Firme, Verdes Mares, Enseada das Gaivotas, Floresta, Praiamar, Bosque da Praia, entre outros. 

De acordo com o gerente regional da Cedae, Fernando Arruda, os problemas no início da operação são esperados. “Na primeira fase foram instalados cerca de 10 Km de tubulações, que estão permitindo levar água a estes bairros. Na segunda fase serão instalados pouco mais de 1 Km de tubos e um booster (elevatório) para levar água ao reservatório de Costazul, o que vai permitir que a água chegue as demais localidades previstas e melhorar a qualidade de abastecimento a quem já recebe”, explicou. Os vereadores Ademir Andrade, Aluisio Viana, Alcemir Jóia, Vanderlan Moraes, Elói Dutra e diversos secretários municipais acompanharam os testes. 

PARALISAÇÕES – De acordo com a Cedae, paralisações no fornecimento de água são esperadas durante a pré-operação. Ao ser identificado um vazamento ou problemas na rede que necessitem de reparo, o sistema é fechado, interrompendo temporariamente o fluxo de água até o conserto. Este processo deve durar até o final do ano, quando a distribuição será regularizada. 

INVESTIMENTOS – O prefeito Sabino destacou outras melhorias para o bairro. “Daqui a cerca de 2 meses vamos inaugurar mais uma uma unidade de Saúde, a UPA, que é um esforço enorme da Prefeitura. A UPA vai demandar um investimento de cerca de R$ 30 milhões ao ano, quase o mesmo custo de nosso Hospital Municipal, com internações, ambulâncias, plantões, corpo médico. Inauguramos a Clínica da Família, no Âncora, e vamos abrir mais uma unidade de saúde e duas creches municipais no Cláudio Ribeiro”, destacou. 

DESPERDÍCIO – O prefeito Sabino pediu a ajuda da população no combate ao desperdício. “Estamos vendo a situação de estados como São Paulo, onde falta água. A água que é desperdiçada faz falta para outra pessoa e esse é um recurso mais fundamental do que o petróleo. É preciso ter controle”, alertou. Sabino solicitou ainda que os moradores informem sobre vazamentos nas suas ruas pelo telefone da Cedae: 2771 1513.a

Capa do Perú Molhado dessa semana


Cabo Frio - Cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura começam na próxima semana

A Prefeitura de Cabo Frio encerra nesta quinta-feira (30/10) as inscrições para dois cursos de capacitação profissional oferecidos à população de forma gratuita, através de uma parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). 

A Secretaria Municipal de Turismo está responsável pelas inscrições, já que os dois cursos (garçom e camareira em meios de hospedagem) são de qualificação profissional na área. Restam seis vagas no curso de garçom (em um total de 28) e quatro no de camareira em meios de hospedagem (em um total de 12 vagas). 

 A carga horária dos cursos é de 252 horas para o de garçom e 200 horas para o de camareira, com duração aproximada de quatro meses. Para ambos os cursos, é necessário ter o ensino fundamental completo. A idade mínima para se inscrever é de 16 anos, para o curso de camareira; e 18 anos, para o de garçom. 

As aulas começam na próxima semana. O curso de garçom tem início na segunda-feira (3/11) e o de camareira, na terça-feira (4/11).

Búzios - Obras do CVT são iniciadas

A Prefeitura de Búzios em parceria com o Governo do Estado realizaram na última segunda-feira, dia 20, a inauguração das obras do Centro Vocacional Tecnológico, o CVT, no bairro Marina. Em cerimônia realizada com a presença de autoridades, foi apresentado o projeto completo da escola técnica que ficara pronta antes do fim deste ano.
O Centro Vocacional Tecnológico é uma unidade de ensino profissionalizante, que formará alunos, para integrarem diretamente o mercado de trabalho em áreas que exigem conhecimentos técnicos, científicos ou tecnológicos.O CVT de Búzios contará com 24 cursos de qualificação profissional nas áreas de Gastronomia, Construção Civil, Gestão e Negócios, além de Idiomas.
O Prefeito André Granado acredita que com este novo centroem Búzios, a população estara qualificada para melhores empregos. “Nós vamos ter a primeira escola técnicadessa cidade, com professores especializados e equipamentos de ponta. O nosso povo irá conseguir uma especialização profissional com diploma, sem precisar procurar cursos em outras cidades, geralmente longe de casa. Aqui, serão preparados para o mercado de trabalho e terão uma profissão comprovada”.
A criação desta escola técnica irá proporcionar a capacitação de milhares de alunos buzianos, abrindo novas perspectivas e agregando valor a mão de obra local. Com esta pedra fundamental, a Prefeitura de Buzios dá mais um passo rumo ao desenvolvimento profissional sustentável da população, melhorando a cada dia a qualidade de vida das famílias da cidade.

MANCHETES DO DIA


JORNAIS NACIONAIS

Folha de S.Paulo:  Claro, Vivo e OI fecham acordo para comprar a TIM.

Estado de São Paulo: Bolsa sobe e dólar cai após BC elevar os juros.

O Globo: Governo age para acalmar base rebelde no Congresso.

Extra:  Beltrame fica na linha de fogo.

Meia Hora: Mangueira teu cenário é uma tristeza.

O Dia: Tráfico desafia UPP e mate cinco na Mangueira.

Brasil Econômico: Câmbio e minério levam Vale a ter prejuízo de 3,38 bi.

Correio Braziliense: Uma bolada à espera de advogados do GDF.

A Zero Hora: Podia cair e caiu.

 Estado de Minas: Juros encarecem o Natal.


JORNAIS INTERNACIONAIS

The New York Times (EUA):  A crise do Ebola na Liberia põe o presidente sob holofotes.

THE GUARDIAN (Grã-Bretanha): Miliband: Trabalho enfrenta luta dura na Escócia.

LE MONDE:  Na Hungria, o polêmico projeto "imposto Internet" removido.

Clarín: A oposição no Congresso disse que vai rejeitar a Lei de Telecomunicações.

EL PAIS: Bruxelas acusa Espanha de violar as regras de fronteiras européias.