quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O turismo de negócios aquece a economia de Búzios

As ações do Búzios Convention & Visitors Bureau  gerando frutos para o balneário 

Esse último final de semana surpreendeu os comerciantes de #Búzios. O número de turistas foi além da expectativa e movimentou a economia da cidade.  Dois fatores foram determinantes para esse êxito econômico ligado ao turismo. Uma das razões foi o "feriadão"  no estado de Minas Gerais, a chamada "Semana do Saco Cheio", período em que  o turista mineiro costuma emendar feriado e recesso escolar para visitar as praias do litoral fluminense.  No entanto esse fluxo é divido com os outros municípios da Região dos Lagos como Cabo Frio e Arraial do Cabo.  O segundo fator, mais concreto,  de alta movimentação econômica deste final de semana está ligado ao  turismo de negócios e convenções que finalmente parece estar dando resultado ao município. Durante o final de semana o Hotel Atlântico Búzios recebeu o Congresso Brasileiro de Imunologia  que trouxe para Búzios 850 pessoas distribuídas nos hotéis e pousadas da cidade.

Essa ação mais efetiva na geração de uma demanda de turismo de negócios e convenções é fruto do trabalho desenvolvido pelo Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB) como conta o presidente da instituição, o empresário Luis Guedes: "O Convention vem batalhando há algum tempo, através de ações de divulgação, inclusive o estado de São Paulo, de Búzios como uma altaernativa para a realização de grandes eventos. Os frutos já começaram a ser colhidos. O que se viu nesse último final de semana é o retorno econômico deste turismo para a cidade.  Estes profissionais estão hospedados nos hotéis associados ao Convention e, como a demanda é grande, enviamos até para os não associados. Além do consumo em restaurantes, bares, passeios até a aquisição de souvenires".
O congresso que termina nesta terça-feira (21)  não  significará a diminuição do aquecimento econômico porque já se inicia um novo congresso, desta vez de cardiologistas, que irá até o próximo sábado (25) e trará para Búzios cerca de 600  médicos, juntamente com suas famílias.
Ainda sobre o  último final de semana o proprietário do "Barco Dico Mar", em João Fernandinho, conhecido como Mar, elogiou o movimento e se declarou surpreso com o alto poder aquisitivo do turista que visitou o balneário neste final de semana.a

Amvisa Macaé recebe visita de fiscal da Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes

Com um trabalho pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) em Macaé, criada este ano, segue os moldes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já é referência para algumas cidades, por ser um importante passo para saúde pública.

O diretor presidente, Ângelo Luz Martins, explicou que a partir da sanção da Lei 228/2014, que cria o órgão, as ações realizadas no município se fortaleceram e ganharam mais autonomia em seu exercício de papel regulador e imparcial nas ações e políticas de saúde desenvolvidas, conforme definido pelo  Ministério da Saúde, Anvisa e Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Este mês a fiscal de Saúde Pública da Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes, Marilzete Teles, fez uma visita técnica ao órgão, com o objetivo de adquirir e aprimorar conhecimentos junto a Diretoria de Resíduos, no que se refere a fiscalização do Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.

Acompanhada dos profissionais da Amvisa, o biólogo José Kalil Carvalho e o fiscal sanitário Roberto Moacyr, ela percorreu os estabelecimentos de saúde no intuito de conhecer mais de perto os procedimentos operacionais utilizados na fiscalização.

A fiscal ressaltou que a ação é um trabalho de qualidade baseando-se na orientação inicial e acompanhamento do Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) no cumprimento das Leis, utilizando mecanismos de Referência e Contra Referência, no intuito de obter como produto final o enquadramento dos estabelecimentos dentro das Normas Sanitárias. “Foram de suma importância as informações obtidas dos processos administrativos e práticos, agregando conhecimentos que servirão de propostas para melhoria das ações sanitárias do município de Campos dos Goytacazes referente a Resíduos de Serviços de Saúde”, disse Marilzete.

Segundo a diretora de Resíduos da Amvisa, Viviane Barreto, o setor atua em conjunto com as demais diretorias especializadas do órgão, realizando a fiscalização sanitária de forma complementar, e a análise prévia dos PGRSS.

- A análise é baseada na legislação vigente, que preconiza a elaboração do PGRSS dos resíduos gerados por estabelecimentos de saúde. Estes procedimentos são importantes para garantir que as atividades geradoras de resíduos dessa natureza lhes deem a destinação final adequada, buscando a preservação da saúde pública e ambiental através de medidas de controle da produção, tratamento e um encaminhamento seguro. A prefeitura de Macaé, através Secretaria Municipal de Limpeza Pública, realiza gratuitamente a coleta e o transporte dos RSS dos Estabelecimentos cadastrados - , declarou Viviane.

O diretor presidente da Amvisa ressalta, que hoje, Macaé é um dos poucos municípios capacitados a efetuar todas as ações descentralizadas pelo Estado, e que  a Vigilância Sanitária Estadual tem instruído outros municípios a procurarem o órgão para que possam se qualificar e aprimorar seus conhecimentos técnicos. "Uma das diretorias que tem se destacado em suas ações é a Diretoria de Resíduos, devido ao avanço em seus procedimentos de fiscalização e do Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde", frisou Ângelo.

Prefeitura de Araruama modifica Lei Complementar sobre cobrança do IPTU para avançar na arrecadação municipal

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Fazenda, encaminhou à Câmara Municipal projeto de Lei Complementar nº 85/2014 que altera a LC 23/2001, que estabelecia a alíquota do IPTU, para se adequar à Planta Genérica de Valores, aprovada ano passado através da Lei Complementar nº 75. Com a modificação, volta a ser cobrada a mesma alíquota aplicada em 2013, adequando-se à determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

“Desde o início de 2014, tivemos a cobrança do IPTU suspensa por conta de uma liminar que questionava aumentos gerados a partir da nova Planta Genérica de Valores. Apesar de mais da metade dos contribuintes terem tido redução do valor venal de seus imóveis, ou reajuste ínfimo, e uma pequena parte ter contestado os aumentos, ficamos impedidos de manter a arrecadação, o que gerou impacto nos cofres públicos. A partir da segunda quinzena de novembro já estaremos disponibilizando no site a emissão das guias, normalizando a arrecadação municipal”, informou Rafael Corsi, secretário de Fazenda.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, os carnês para o pagamento do IPTU de 2015 também já estão sendo adequados para atender à nova Lei Complementar.

“Os contribuintes já poderão pagar o IPTU 2015 sem qualquer restrição a partir do final de janeiro, de acordo com o calendário tributário do município”, informou o secretário.

Programa de bolsas do Estado oferece oportunidades para cursos do Ibmec

Inscrições para o vestibular estão abertas até a próxima quinta-feira (23/10)

Estudantes da rede estadual que estejam concluindo o Ensino Médio ou que tenham se formado em 2012 e 2013 podem concorrer a uma bolsa de estudo integral para os cursos de graduação do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais). As inscrições para o vestibular estão abertas até a próxima quinta-feira (23/10) no site www.ibmec.br/vestibular-rj. As avaliações acontecem nos dias 30 e 31 de outubro. As vagas são oferecidas por meio do Programa de Bolsas de Estudo em Instituições de Ensino Superior (Prossiga), uma parceria do Governo do Estado com instituições privadas de educação superior.

A Secretaria de Educação já firmou parceria com renomadas universidades como Estácio de Sá, PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), UniCarioca e Universidade Veiga de Almeida, totalizando aproximadamente 100 vagas ofertadas em 2013 e 2014. 

– Este programa é um exemplo importante de como as parcerias podem funcionar. Muitos estudantes da rede estadual estão tendo acesso a universidades conceituadas graças a esses convênios – explicou o secretário de Educação, Wilson Risolia.

No Ibmec, são disponibilizadas 13 vagas nas graduações de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo, Propaganda e Marketing, Engenharia de Produção, Relações Internacionais e Engenharia Civil. As oportunidades para o primeiro semestre de 2015 são para as unidades do centro do Rio e da Barra da Tijuca.

A lista dos beneficiados será divulgada no site da Secretaria de Educação (www.rj.gov.br/web/seeduc). O instituto também entrará em contato com os alunos aprovados via SMS, mala direta e telefone. 

MANCHETES DO DIA

JORNAIS NACIONAIS
Folha de S.Paulo: Otimismo com economia dispara e beneficia Dilma.
Estado de São Paulo: Agência Federal e SP trocam acusações sobre crise da água.
O Globo: TSE diz que campanha virou a do “vote no menos pior”.
Extra: TSE recua e mantém 60 sessões eleitorais na Vila Aliança.
Meia Hora: Pimenta da PF no ouro do rabicó é refresco.
O Dia: Personal fantasma é demitida e poderá devolver 53 salários.
Brasil Econômico: 100 bilhões no exterior á espera do novo governo.
Correio Braziliense: Agência internacional  rebaixa a Petrobrás.
A Zero Hora: Com o peso da eleição.
Estado de Minas: Preparados para a chuva, ou não?

JORNAIS INTERNACIONAIS
The New York Times  (EUA): O legado do titular: Mudar casos de Terror para os tribunais civis.
THE GUARDIAN (Grã-Bretanha): Reino Unido tem "sangue nas mãos" sobre os criminosos estrangeiros.
LE MONDE:  Ebola: Por que a Libéria está perdendo a batalha.
Clarín: Kristina reapareceu e disse que a insegurança tem muito marketing.

EL PAIS: Espanha vai implantar 300 soldados em uma missão no sul do Iraque.