terça-feira, 21 de outubro de 2014

Rejeição a voto obrigatório atinge 61% e alcança taxa recorde entre brasileiros

Pesquisa Datafolha mostra que 57% dos brasileiros, entre 18 e 70 anos, não votariam nas próximas eleições caso o voto fosse. Quatro a cada dez entrevistados (42%) declararam que votariam mesmo que o voto não fosse obrigatório e 2% não souberam responder.

A taxa dos brasileiros que não votariam caso o voto não fosse obrigatório é a maior já registrada pelas pesquisas Datafolha. Na primeira pesquisa da série em 1989, 44% não votariam. Em 1994, chegou a 49% e se manteve igual até 2006, e agora atingiu o recorde: 57%.

Nesse levantamento, realizado entreos dias 07 e 08 de maio de 2014, o Datafolha fez 2.844 entrevistas em 174 municípios do país. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando os resultados para o total da amostra.

Na análise das variáveis, observa-se que o grau de satisfação com a situação política e econômica do país, com o governo Dilma Rousseff e com o partido do governo influem na adesão ao voto nas próximas eleições.

A taxa dos que não votariam nas próximas eleições é mais elevada entre descontentes com o governo federal (72%) e entre os mais pessimistas com a situação econômica do país (70%) e pessoal (71%). A taxa dos que não votariam nas próximas eleições, caso o voto fosse facultativo, também fica acima da média entre os moradores de municípios com mais de 500 mil habitantes (62% - entre os moradores de municípios com até 50 mil habitantes o índice cai para 50%), entre os que não têm nenhum partido político de preferência (62%) e entre aqueles que pretendem anular o voto na próxima eleição presidencial (80%).

Por outro lado, a adesão ao voto nas próximas eleições é mais alta entre os moradores de cidades com até 50 mil habitantes (48%), entre os mais escolarizados (52%), entre os simpatizantes do PT e do PSDB (respectivamente, 52% e 53%), entre os mais ricos (54%), entre os que pretendem votar em Dilma Rousseff (56%), entre os otimistas com a situação futura da economia do país e pessoal (respectivamente, 56% e 51%) e entre os que avaliam positivamente o governo Federal (59%).

O Datafolha também perguntou a opinião dos brasileiros sobre a obrigatoriedade do voto. Seis a cada dez brasileiros (61%) são contra a obrigatoriedade do voto e 34%, são favoráveis. Uma parcela de 4% é indiferente e 1% não soube responder.

Em comparação com pesquisas Datafolha anteriores, a taxa dos brasileiros contrários ao voto obrigatório vem crescendo desde 2010, e atualmente, alcançou o patamar mais elevado da série. Em 1994, 53% eram contrários, o índice caiu para 48%, em 2010, e agora chegou a 61%.

O índice dos que são favoráveis à obrigatoriedade do voto fica acima da média entre os menos instruídos (40%), entre os que moram nas cidades com até 50 mil habitantes (41%), entre os mais otimistas com a situação econômica do país e pessoal (respectivamente, 45% e 41%), entre os simpatizantes do PT (44%), entre os eleitores de Dilma (45%) e entre os que avaliam positivamente o governo federal (48%).

Já, dos que são contra o voto obrigatório, o apoio é maior entre os moradores de capitais e regiões metropolitanas (67%), entre os moradores de cidades com mais de 500 mil habitantes (68%), entre os segmentos dos mais escolarizados (71%), entre os que têm a expectativa que a situação econômica do país e pessoal irá piorar (72%, cada um), entre os que avaliam negativamente o governo federal (76%) e entre os que pretendem anular o voto nas próximas eleições (79%).

Veja também detalhes sobre a pesquisa de intenção de voto para a corrida presidencial matéria publicada na Folha.

ATENÇÃO > AJUDEM O LOBÃO!


Rio das Ostras inicia testes na rede de abastecimento de água

Mais de 20 mil pessoas serão atendidas na 1ª fase da obra

A Prefeitura de Rio das Ostras e a Cedae iniciaram nesta terça-feira, 21, os testes na rede de água que vai abastecer Âncora, Village e adjacências. O prefeito Sabino, representantes da Cedae, vereadores e secretários municipais acompanharam a operação. O início da pré-operação do novo trecho será no dia 24, às 11h, em frente ao Centro de Cidadania, no Âncora, com a presença do prefeito, do Secretário Estadual de Obras, José Iran Peixoto Junior, e do presidente da Cedae, Wagner Victer, além de outras autoridades.
No Âncora, cerca de 20 mil pessoas passarão a receber água limpa e tratada. O prefeito Sabino destacou o compromisso de ampliar o atendimento da Cedae no Município.
“Vamos continuar trabalhando. O próximo passo será levar água para Enseada das Gaivotas, Colinas e áreas próximas, além de concluir a outra linha em Nova Cidade e abastecer o reservatório de Costazul, até o final do ano”, disse.
Nesta terça, foram realizados dois testes, o de descarga, para a limpeza da tubulação, e de estanqueidade, para identificar possíveis vazamentos. De acordo com o coordenador operacional da Cedae de Rio das Ostras, Álvaro Andrade, o primeiro teste da rede foi positivo. “Foi identificado apenas um vazamento, em frente à Câmara Municipal, que já está sendo reparado”, disse.
Acompanharam a operação técnica os vereadores Misaias Machado e Robson Gomes, e os secretários municipais de Obras, Wayner Fajardo, de Serviços Públicos, Magno da Mata, e de Esporte e Lazer, Alberto Jorge.
OBRAS – A Prefeitura de Rio das Ostras, visando agilizar o andamento das obras de ampliação do sistema, fez uma parceria com o Governo do Estado. O Município mobilizou operários e maquinário para a instalação de 5,5 mil metros de tubulação (da entrada de Costazul até o Praiamar). Além de ampliar o atendimento, as obras também devem melhorar a qualidade do abastecimento em todo o sistema.
A Cedae está responsável pelo aumento da capacidade de produção e pelo abastecimento dos imóveis. A companhia investiu R$ 8 milhões nas melhorias, que vão ampliar a capacidade de produção de 180 litros por segundo para 450 litros por segundo. As obras fazem parte do Programa Água para Todos, do Governo do Estado.
MAIS LOCALIDADES – As equipes vão continuar trabalhando para concluir a segunda etapa das obras, que levará água para Enseada das Gaivotas, Colinas e outras localidades. Dos 2.500 metros de tubos que serão instalados para conclusão da próxima etapa, 2 mil metros já foram assentados pela Prefeitura.
LIMPEZA – A Cedae chama a atenção dos moradores do Âncora e do Village, atendidos pelo novo trecho, para que, nos primeiros dias após o início do teste de abastecimento, não utilizem a água para consumo. Isso porque esse primeiro volume de água serve para limpar a tubulação.

II Desfile Comemorativo de Tamoios acontece na próxima sexta-feira

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio do Núcleo de Gerência Educacional de Tamoios, realiza o II Desfile Comemorativo de Tamoios, na próxima sexta-feira, dia 24, a partir das 9h. Neste ano, o desfile terá como tema o projeto Esporte sem Limites, que envolveu todas as escolas de Tamoios durante dois meses.

Todas as escolas municipais de Tamoios participarão do Desfile, além dos grupos do Segundo Distrito de Ballet, escolinha de futebol do Fluminense, os Veteranos Esportistas, APAE, Casa do Aluno - C. I. Educacional Maria Aparecida Galvão, a Superintendência de Idosos, a COMSERCAF, a Marinha, as monitoras do Transporte Escolar e o Núcleo de Gerência Educacional, além de três bandas marciais convidadas, sendo uma do Primeiro Distrito de Cabo Frio e duas de escolas de Tamoios. Espera-se um total de aproximadamente 1,5 mil participantes.

As escolas municipais desfilarão representando as seguintes modalidades esportivas: vôlei, futsal, ballet, dança, ciclismo, atletismo, judô, capoeira, canoagem, natação, hipismo, entre outras. O objetivo principal é estimular e desenvolver a prática de esportes e atividade física que auxiliem na qualidade de vida e na formação integral dos alunos.

Esporte sem Limites é um projeto que estimula a integração entre os alunos e ainda resgata algumas brincadeiras que rapidamente deixaram de fazer parte do cotidiano da garotada para dar espaço aos smartphones e tabletes. Além disso, o estímulo às práticas de esporte é uma forma de oportunizar novas escolhas aos jovens e crianças, propondo um caminho diferente das drogas. 
Com a realização do Desfile Comemorativo de Tamoios a SEME busca incentivar a cultura local. Para a secretária de Educação, Elenice Martins, o desfile é mais um importante instrumento de valorização dos alunos de Tamoios, que agora podem apresentar para toda a comunidade o trabalho que é realizado nas escolas durante todo o ano, e aos moradores, que hoje participam em massa desse valioso momento cívico.