sábado, 30 de agosto de 2014

São Pedro : Prefeitura inicia vacinação para segunda dose contra HPV nesta segunda (01)

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará nessa segunda-feira (01), a aplicação da segunda dose da vacina contra Papiloma Vírus Humano (HPV). A imunização será realizada em todas as unidades de saúde do município, de 8h às 16h. A vacina fará parte do calendário de imunização e ficará disponível na rede municipal.   O público alvo da vacina é meninas de 11 anos a 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Meninas que receberam a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 anos  devem receber a segunda dose. Dentro da faixa etária estabelecida, quem não foi vacinada pode iniciar o ciclo. As menores imunizadas pela primeira dose devem apresentar o comprovante de vacinação, as demais precisam de documento de identificação e autorização dos responsáveis.

No município aldeense a meta inicial é que cerca de 1300 meninas sejam vacinadas. A vacina contra HPV foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação, com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo de útero.

Secretária Municipal de Saúde, Isaura Oliveira destacou o trabalho preventivo realizado em São Pedro da Aldeia.

“O HPV é um vírus que pode acarretar doenças sérias como o câncer do colo do útero, com essa imunização, vamos prevenir nossas meninas. A partir de agora essa vacina estará nas Unidades de Saúde de São Pedro da Aldeia, compondo o grupo de rotina”, afirmou Isaura.

O vírus do papiloma humano é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer do colo de útero, o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres. Ele é transmitido por meio do contato sexual. Estima-se que mais de 290 milhões de mulheres no mundo sejam portadoras do HPV. No Brasil, cerca de 685 mil pessoas são infectadas pelo vírus a cada ano e 4.800 mulheres morrem em decorrência da doença.