quarta-feira, 11 de junho de 2014

São Pedro: Ponto Facultativo

O prefeito Cláudio Chumbinho decretou ponto facultativo, em virtude da abertura da Copa do Mundo, em todas as repartições municipais, nesta quinta-feira (12), a partir das 14h.


Fica mantido o pleno funcionamento das atividades essenciais, que obedecerão às escalas de serviços baixadas pelas respectivas chefias imediatas.

Búzios: Mobilização na praça Santos Dumont


A Prefeitura de Búzios por meio das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, fará uma grande mobilização dos idosos na Praça Santos Dumont.

Casimiro de Abreu: Jogador do Flamengo visita escolinhas de remo e de futebol

Aproveitando a pausa do Campeonato Brasileiro em virtude do início da Copa do Mundo, o jogador do Flamengo Amaral visitou na manhã desta terça-feira, dia 10, as escolinhas de remo e de futebol do projeto Prodesporte para Todos, desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Casimiro de Abreu, no distrito de Barra de São João. O atleta rubro-negro aproveitou os dias de folga para rever o seu antigo treinador dos tempos em que atuava na categoria sub-15, Jobelson Salgado, que hoje é instrutor da escolinha de remo, na beira-rio.

"Fui treinador do Amaral quando dava aula em Rio das Ostras há 10 anos. Ele atuava na zaga e já despontava entre os demais jogadores como possível atleta profissional. É muito gratificante ver o sucesso que ele alcançou hoje em dia atuando num dos maiores clubes do Brasil", disse o treinador.   

Amaral ainda fez a festa da garotada ao visitar, de surpresa, a escolinha de futebol no Estádio Canutão. A criançada logo reconheceu o jogador e o cercou para tirar foto e pedir autografo. "Eu fui igual a estas crianças um dia. Construí meu sonho atuando em uma escolinha de futebol. Quem sabe no meio destes meninos não surja um jogador profissional. É bom dar uma palavra de incentivo a eles e dizer para nunca desistir do seu sonho", contou o atleta.

O jovem Gustavo Marchiori, de 8 anos, fez questão de pegar um autografo do ídolo. "Eu me lembro dele na final da Copa do Brasil quando ele fez o gol. Foi bem legal ver de perto o jogador do Flamengo. A gente só vê eles pela televisão", disse o flamenguista entusiasmado.  

O subsecretário de Esporte e Lazer, Leandro Ramos, ficou lisonjeado com a visita e prometeu buscar apoio para promover no final do ano o jogo beneficente que o atleta rubro-negro organiza, desta vez, em Barra de São João. "Vamos tentar trazer este jogo beneficente para o Estádio Canutão. Vamos voltar a conversar e colocar o projeto em prática. Tenho certeza que será uma grande festa na cidade com a visita de demais atletas consagrados do futebol brasileiro", frisou.

Amaral é oriundo de Rio das Ostras. O volante foi um dos destaques do Flamengo na conquista da Copa do Brasil, no ano passado, fazendo, inclusive um gol no primeiro jogo da decisão contra o Atlético/PR, em partida realizada no Paraná.

Macaé: Malvinas ganha escola de educação infantil

A comunidade das Malvinas conta, a partir desta terça-feira (10), com a nova Escola Municipal de Educação Infantil das Malvinas. Esta é a 11ª escola inaugurada pela Prefeitura de Macaé em 18 meses. A unidade, que tem capacidade para atender 110 estudantes, terá as aulas iniciadas na quarta-feira (11).

O novo espaço, que conta com seis salas de aula, além de espaço multiuso, sala de professores, cozinha, refeitório e área coberta para atividades coletivas já é alvo de elogios dos moradores. A auxiliar, Maria Aparecida Rocha, é uma delas. Feliz, ela disse que a matrícula da filha, Laísa Rocha Pereira, de dois anos e sete meses vai facilitar sua vida. “Só tenho que comemorar. Agora, não precisarei mais pagar uma pessoa para cuidar da minha filha enquanto estiver trabalhando. Estou muito satisfeita”, contou.

Presente, o prefeito de Macaé, Dr Aluízio, afirmou que a inauguração representa a boa vontade de todo município.“Quero agradecer o apoio dos moradores, professoras e a secretária Lúcia Thomaz e sua equipe, além do vereador Manoel Francisco da Silva (Malvinas). Estamos atendendo a um anseio da população. Como prefeito e cidadão estou feliz por enxergar que os sonhos estão se transformando em realidade. Com certeza temos que continuar trabalhando para o melhor de nossas crianças e jovens. Vamos seguir com o trabalho e a vontade de ver o desenvolvimento de todo município”, disse.

A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, lembrou que esta é mais uma conquista para a cidade. “A escola das Malvinas segue a meta de atendermos aos estudantes em uma unidade próxima à residência. Macaé atingiu, com dois anos de antecedência, a meta estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de que, até 2016, todas as crianças de 4 a 17 anos estejam na escola”, pontuou. 

A subsecretária de Educação Infantil, Cristina Burle, ressaltou que o espaço foi adaptado para atender a comunidade e receber os pequenos alunos do município. “Os estudantes na faixa de dois e três anos serão contemplados. Esta é a prova da preocupação com a ampliação do número de vagas”, contou.

A escola das Malvinas está situada na rua principal do bairros, nº 1256, e funcionará até o dia 27 deste mês em tempo parcial, devido ao período de adaptação dos alunos de maternal I e II. Posteriormente, a escola funcionará em tempo integral.

Jennifer Lopez no Brasil

A FIFA chegou a anunciar que a estrela não viria ao país durante o Mundial, alegando problemas na produção. No entanto, Jennifer Lopez mudou de ideia. De acordo com a revista "People", o agente da cantora revela que estão organizando sua agenda e confirmou a participação da artista na cerimônia. "Jennifer sempre quis participar da cerimônia de abertura da Copa do Mundo", revelou o relações públicas da americana. "Nós estivemos trabalhando em relação a sua agenda e logística. Qualquer afirmação contrária é prematura. Jennifer não quer desapontar seus fãs e os fãs do futebol. Ela estará aí", completou.

Búzios: Ação Policial

por Camila Raupp

Os cães que farejaram as drogas.
Cerca de 100 policiais entre civis e militares realizaram ação nos bairros Maria Joaquina, Alto da Rasa e Capão. As ações visaram o cumprimento de mandatos de prisão e busca e apreensão. Dois homens e um menor, de 16 anos foram presos. 

 Foram encontrados dois mil pinos para endolação de cocaína, 14 tabletes de maconha, um revólver calibre 38 com numeração raspada, munições de calibre 12 e 38, e um carregador de pistola. A operação durou cerca de 5 horas e contou com o apoio do Batalhão de Ações com Cães (BAC) do Rio de Janeiro.
Os policias que participaram da ação.





Arraial do Cabo: Copa do Mundo


Em 2014, a E.M. Profª Emília Correa de Macedo está desenvolvendo o projeto "No ano da Copa, o mundo canta e o Emília encanta", realizando diversas atividades relacionadas ao tema.

Vestindo camisa do Brasil, levando bandeiras e enfeites, os alunos realizaram na manhã de hoje uma passeata com muita música e alegria.Após a caminhada em comemoração ao início da copa do mundo no Brasil, os alunos seguiram para a quadra do C.M. Francisco Porto de Aguiar, onde está acontecendo a "Copa do Emília". 

Com várias competições, torcida animada e apresentação musical o mesmo evento também vai acontecer na parte da tarde. 

Maricá: Sistema binário no Centro da cidade

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Leandro Costa, acompanhou a implantação, nesta terça-feira (10/06), ​do primeiro dia de funcionamento do sistema binário do Centro de Maricá. A partir de agora, a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa tem sentido único em direção ao Centro, da rotatória em frente à ponte da Mumbuca até a Rua Senador Macedo Soares. Já o sentido da Rua Abreu Sodré é único em direção à RJ-106. Essas modificações integram um programa de mobilidade urbana da secretaria iniciado em 2013.

O secretário circulou pelas vias que foram modificadas, conversou com motoristas e anunciou algumas intervenções para melhorar o fluxo de veículos na região. "Hoje vamos instalar uma placa de proibido dobrar à direita na Rua Abreu Sodré, em frente ao estacionamento do Supermercado Princesa, para os condutores não seguirem pela contramão. Outra placa indicativa será colocada na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa esquina com Rua Athayde Parreira, informando os novos acessos", antecipou Leandro, acrescentando que solicitará à Secretaria de Segurança a cessão de um guarda municipal para controlar o trânsito no cruzamento entre as ruas Athayde Parreira (via da delegacia) e Barão de Inoã. "O tempo de passagem dos veículos na Athayde Parreira tem que ser maior para evitar congestionamento na avenida principal", pontuou Leandro.

Na Rua Abreu Sodré, a secretaria instalou um ponto de ônibus em frente a uma peixaria e retirou o ponto de mototáxi, que foi transferido para o outro lado da via. "Vamos instalar uma placa de 40 km/h para informar os condutores do limite de velocidade permitido na rua,  atendendo uma solicitação dos taxistas", disse Leandro, que adiantou outras medidas para o Centro, como a proibição de estacionamento na Rua Athayde Parreira, no trecho entre a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa e a Praça Conselheiro Macedo Soares. "Se for necessário, vamos retirar essas vagas para abrir mais uma pista e melhorar o fluxo de veículos", acrescentou.

O secretário, acompanhado do subsecretário Operacional Caio Felipe Ferreira, entregou informativos com as alterações no trânsito aos motoristas e informou que aumentará o tempo de passagem no semáforo da Rua Senador Macedo Soares para desafogar o trânsito da região. "A avaliação neste primeiro dia é positiva. Temos alguns ajustes para fazer, mas a implantação do binário já mostra uma melhor fluidez na região", concluiu Leandro.

Taxistas aprovam sistema binário
O taxista Fernando Lopes, de 57 anos, que trabalha num ponto da Rua Abreu Sodré, aprovou o sistema binário da Prefeitura. "Está funcionando muito bem e diminuiu o tempo dos trajetos no Centro", declarou. "Estas medidas facilitaram os acessos e também reduzirão os acidentes na Rua Abreu Sodré. A Prefeitura está de parabéns", comemorou o taxista Danilo Cesar Gomes, de 54 anos.

Agora os condutores poderão seguir pela Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa em direção ao Centro ou retornar pela Rua Athayde Parreira, contornar a Praça Conselheiro Macedo Soares e seguir pela Avenida Roberto Silveira ou pela Rua Abreu Sodré em direção a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Aqueles que trafegarem pela Rua Abreu Rangel sentido RJ-106 terão, obrigatoriamente, que acessar a Rua Senador Macedo Soares. Também serão criadas 44 vagas (8 de mototáxi, 16 de motos e 20 de bicicletas) ao lado da Praça Conselheiro Macedo Soares e na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, entre as ruas Athayde Parreira e Senador Macedo Soares. 

Na parte da manhã, equipes da Secretaria Municipal de Obras concluíram o alargamento – para passagens de veículos pesados – do retorno da Rua Abreu Sodré para a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa. Mais cedo, uma colisão envolvendo dois veículos no cruzamento entre as ruas Athayde Parreira e Barão de Inoã congestionou o trânsito na região, que foi liberado totalmente – somente veículos leves podiam trafegar na via - por volta das 12h após a retirada de um carro que estava bloqueando o cruzamento.

Rio das Ostras: Alunos surdos fazem curso de ciência experimental

Pelo segundo ano consecutivo, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, Rio das Ostras está realizando o Curso Bilíngue de Ciência Experimental para Alunos Surdos. Ao longo de cinco dias, entre 9 e 13 de junho, o laboratório da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula vai sediar as aulas que contam com a participação de cerca de 30 pessoas, entre estudantes surdos e professores de Ciências da Rede Municipal. 

Durante a aula inaugural nesta segunda-feira, 9, com a presença da secretária de Educação Andrea Machado, foram apresentadas as propostas do curso, uma realização do Projeto Surdos da IBqM. As aulas acontecem sob a orientação de monitores, que são alunos de pós-graduação de Bioquímica, e de cientistas surdos. O grupo utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar. 

A aula inaugural foi ministrada pela professora Vivian Rumjanek, do IBqM, que criou em 2005 o Curso Experimental de Curta Duração para Alunos Surdos, do qual é coordenadora geral. “Vivemos em uma sociedade científico-tecnológica e todos nós, também os alunos surdos, temos a obrigação de opinar sobre esses assuntos. Aqui esses estudantes aprendem a perguntar, o que é algo fundamental no processo de aprendizagem”, afirmou a titular da Academia Brasileira de Ciência. 

METODOLOGIA - Durante o curso, os alunos são estimulados a enxergar a Ciência a partir de uma nova perspectiva, sem formalidades ou decorebas. Este ano o tema será células e os alunos vão fazer as suas perguntas sobre o assunto que serão respondidas ao longo das aulas por meio de experimentos científicos, guiados por monitores. 

Esta iniciativa também possibilita a elaboração de uma série de glossários científicos em Libras. Os novos sinais são criados e coletados durante o curso. Os alunos de maior destaque são convidados para participar de um estágio no Instituto Bioquímica Médica (IBqM), onde podem conhecer a Ciência ainda mais de perto.


Búzios: ​Autonomia Econômica é tema do I Fórum de Políticas Públicas da Mulher

A autonomia econômica e a importância das associações para estimular a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão foram os temas do I Fórum Intersetorial de Políticas Públicas para Mulheres, realizado nesta terça-feira, dia 10, no Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM), em Búzios. A iniciativa da Prefeitura Municipal reuniu representantes de diferentes segmentos da sociedade que discutiram os assuntos no Espaço da Mulher, que fica na sede do Centro Municipal, em Manguinhos.

"O município não tinha nenhuma política específica voltada para a mulher antes da administração do Prefeito Drº André. O primeiro passo foi inaugurar a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres de Armação dos Búzios, no ano passado, e agora precisamos ouvir a real necessidade da moradora do balneário", disse a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres do município, Viviane

Neo.

A coordenadora explica, ainda, que o próximo fórum acontecerá no intervalo de dois meses e o resultado das discussões estará no Plano de Políticas Públicas Municipal 2015. O objetivo é ter as diretrizes para a política pública de atendimento à mulher na cidade. Durante o evento, a assistente social Karen Coutinho, a psicóloga Lais Tavares e a advogada Rebeca Amorim ministraram palestras para o público feminino. 

"A realização do fórum é de suma importância porque, ao falar de política pública para a mulher, não podemos somente lembrar da violência física e psicológica, mas também de outras necessidades básicas, como o mercado de trabalho, saúde e outros setores. Hoje estamos aqui para discutir o que podemos fazer para acabar com a discriminação de gêneros"', contou a psicóloga do CEAM, Lais Tavares.


Até dezembro devem ser realizadas novas edições, com intervalo de dois meses, dos fóruns para que as demandas estejam no Plano de Políticas Públicas Municipal 2015 que será entregue ao Prefeito Drº André Granado e reencaminhado a Câmara de Vereadores para a aprovação no fim do ano. O CEAM fica na Rua São Paulo, 17, em Manguinhos. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

Mega Sena pode pagar 3 milhões hoje

O concurso 1.606 da Mega-Sena que acontece nesta quarta-feira  promete pagar um prêmio de até R$ 3 milhões para o apostador que acertar as seis dezenas que serão sorteadas a partir das 20h, horário de Brasília. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2,50 e pode ser efetuada até as 19h do dia do sorteio em qualquer uma das mais de 13.000 lotéricas do País.


PMDB e PDT com Dilma

Sem os votos da maioria do Rio, o PMDB aprovou ontem a aliança com o PT para reeleger Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer. Foram 398 votos pela coligação (59%) e 275 (41%) contra. Houve 64 votos brancos ou nulos ou abstenções. 

Também ontem, o PDT aprovou em convenção o apoio à candidatura da presidenta. Com PMDB e PDT, Dilma ganha cerca de três minutos, em cada bloco de 25 minutos, na propaganda eleitoral de TV. As dissidências no PMDB foram justificadas pela falta de apoio PT a peemedebistas nos estados. O PMDB do Rio foi o mais crítico. No estado, o PMDB, que tenta reeleger o governador Luiz Fernando Pezão, terá o PT como adversário. “O Pezão fez um apelo para que votássemos a favor do Temer.

Derrotado ontem na convenção nacional do PMDB, o presidente regional do partido no Rio de Janeiro, ex-deputado Jorge Picciani, afirmou que a aprovação da aliança pela reeleição de Dilma Rousseff é uma “vitória de Pirro”. Há uma semana, Picciani reuniu 1.600 políticos, a maioria do PMDB fluminense, para apoiar a candidatura do tucano Aécio Neves e a reeleição do governador Luiz Fernando Pezão.


Em entrevista ao DIA , Picciani disse que o partido saiu da convenção de ontem dividido e que vai pedir voto para o “Aezão”. “Foi uma vitória de Pirro. Mostra que o partido está dividido e que metade do PMDB é contra essa aliança. Usaram a máquina federal e a do partido desavergonhadamente. Os que eram do lado deles ou puderam ser comprados, eles trouxeram a fórceps aqui”, disse Jorge Picciani. Segundo o ex-deputado, uma parte do PMDB “é agarrada a cargos e, por isso, acompanhou a posição oficial do partido”.

fonte: O Dia

Araruama: Estrada para Cidadania 2014

O prefeito de Araruama em exercício, Anderson Moura, assinou nesta terça-feira, dia 10, o termo de adesão ao programa Estrada para a Cidadania 2014, que é desenvolvido pelo Grupo CCR ViaLagos. A assinatura foi realizada no gabinete do prefeito e contou com a participação do diretor da CCR ViaLagos, João Daniel Marques Silva, e da assessora de comunicação da CCR ViaLagos, Luciana Sampaio.
O programa Estrada Para a Cidadania está orientando neste ano aproximadamente 16.500 mil estudantes e capacitando 680 professores do quarto e quinto anos do ensino fundamental dos seis municípios. No município de Araruama, estão participando do programa 3744 alunos de 40 escolas públicas e 159 professores.
O programa fornece gratuitamente para as secretarias de educação dos municípios parceiros os livros dos alunos, os livros dos professores e as oficinas de capacitação de conteúdo, além de promover ações públicas de cidadania para os estudantes, como peças de teatro e blitz de educação no trânsito. Visando a inclusão de professores e alunos com deficiência visual, todo o material também é produzido em Braille.
“Estamos sempre abertos às parcerias que possam beneficiar a nossa população, como esse programa desenvolvido de forma brilhante pela CCR ViaLagos, que vem trazendo bons frutos. Esta é uma ótima oportunidade para capacitar nossos professores e, mais ainda, para as crianças que serão beneficiadas com aulas de educação ambiental e educação para o trânsito”, disse o prefeito Anderson Moura.