sexta-feira, 6 de junho de 2014

Petrobras realiza exercício simulado na costa de Macaé‏

A Petrobras realizou nesta quinta-feira (5/6) um exercício simulado envolvendo vazamento de óleo diesel no mar. O objetivo foi atender às exigências dos órgãos ambientais referentes ao processo de licenciamento do projeto Gasoduto Rota Cabiúnas. Para a simulação, as equipes atuaram nos arredores do Arquipélago de Santana e em uma área do Parque Nacional de Jurubatiba, em Macaé.
No cenário previsto, as equipes da Petrobras atuaram na contenção de vazamento de 200 metros cúbicos de óleo diesel, proveniente da colisão de uma embarcação de apoio com uma embarcação de lançamento de dutos.  No exercício, foram realizadas atividades de limpeza da praia em Jurubatiba, além de ações no mar, com apoio de embarcações e de aeronaves.  Também foi simulado o socorro a animais em risco. Ao todo, foram utilizadas 25 embarcações e uma aeronave e cerca de 250 pessoas participaram do exercício.
O simulado foi acompanhado por órgãos externos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza (ICM-Bio) e Marinha do Brasil. A ação teve o apoio da prefeitura de Macaé.

Macaé: Centro de Especialidades Odontológicas

Começou nesta quinta-feira (5) o atendimento de endodontia, periodontia, estomatologia e próteses no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), inaugurado no dia 28 de maio. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para ter acesso aos serviços especializados, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser encaminhado por um dentista clínico dos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou das unidades de urgência. Depois, é preciso fazer o agendamento da consulta no próprio CEO ou pelos números 2762-0539 ou 2796-1364. A marcação da consulta, este mês, será realizada somente no dia 18, a partir das 9h, devido à grande procura.

No dia da consulta deve ser apresentado o encaminhamento, um documento de identidade e o cartão do SUS. Caso o usuário falte, sua vaga pode ser preenchida por outro da lista de espera.

- Nessa nova estrutura conseguiremos atender toda a demanda do município. Mas é preciso esclarecer que os tratamentos oferecidos no CEO acontecem exclusivamente por meio de encaminhamentos de dentistas da rede municipal de Saúde - , ressalta o diretor, Pierre Gentil.

O CEO, instalado na rua Velho Campos, 566, Centro, é credenciado ao Programa Brasil Sorridente, do governo Federal. A estimativa é que aproximadamente 600 pacientes sejam assistidos este mês.

- O serviço é excelente. É de primeiro mundo. O atendimento é ótimo desde o recepcionista ao dentista, diz a aposentada, moradora do bairro Jardim Vitória, Ivone Julieta Omizzolo, 68 anos.

O Pronto Socorro 24 horas, que realiza os atendimentos de emergência, permanece funcionando na rua Antero Perlingeiro, 76, no Centro. Telefone: 2762-0539.

Casimiro de abreu: Avaliações do Saerjinho

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta terça-feira, dia 03, a aplicação das avaliações do 2º bimestre do Saerjinho para os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No comparativo feito após a aplicação das provas, do 1º bimestre de 2014, o desempenho dos estudantes cresceu 12%. 

A avaliação, que é a etapa do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos nas disciplinas de português e matemática. Ao todo, foram quatro modelos de provas diferentes. 

Segundo a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Fabiana Jorge, as provas são bem elaboradas e exigem a aplicação dos conhecimentos adquiridos.  “Depois que começamos a realizar estas avaliações, os professores estão trabalhando de forma mais intensa nos simulados preparatórios”.   

Para a secretária municipal de Educação, Sônia Coelho, o Saerj é uma avaliação que possibilita o diagnóstico imediato das necessidades dos alunos. “Por meio dos resultados podemos oferecer reforço nas disciplinas necessárias. Ressalto que através desta parceria podemos ver o crescimento dos nossos estudantes”.    

A PROVA - O Saerj é realizado em Casimiro de Abreu desde o ano passado, quando o município aderiu ao convênio com o Governo do Estado. Até o terceiro bimestre, os alunos fazem prova de português e matemática, já no quarto bimestre é inserida também a disciplinas de ciências.

Cine Prolagos é sucesso

Um encontro para promover a cultura e o entretenimento além de difundir mensagens ambientais. Esse foi o resultado do Cine Prolagos, iniciativa socioambiental da concessionária realizada nesta quarta-feira (04/06), no estacionamento do Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Com exibição gratuita do filme “Os Croods”, o local foi transformado em uma grande sessão de cinema ao ar livre e o público, de aproximadamente 400 pessoas, entre eles alunos da rede municipal de São Pedro da Aldeia, da APAE de Cabo Frio e da EJA (Educação dos Jovens e Adultos) de Arraial do Cabo, pôde assistir confortavelmente à animação voltada para crianças, mas repleta de importantes lições sobre preservação do meio ambiente, trabalho em equipe, inovação e criatividade. A sessão ainda foi regada com pipoca e guaraná, tudo de graça.
O evento foi aberto pelo personagem mascote da concessionária, o polvo “Prolaguito”, que convidou todos os participantes para assistir o curta-metragem “A Invasão dos Zumbolhas”, exibido antes do filme, em comemoração a um ano de existência do Instituto Equipav.
 Em seu discurso de lançamento do filme, o Presidente da Prolagos e do Instituto Equipav, Carlos Roma Júnior, ressaltou a importância do incentivo aos projetos socioambientais. “O Instituto Equipav, que é o braço social do Grupo controlador da Prolagos, vem contemplando áreas como meio ambiente, saúde, esporte e educação na região e no país. Hoje, mais de 20 projetos e entidades são apoiados pelo instituto. A previsão de investimento é de R$1,5 milhão para este ano,” afirma.
 Ao final do filme, o Prolaguito anunciou a distribuição de mudas de plantas nativas da Região dos Lagos e ainda tirou várias fotos com a criançada. Com essa apresentação, o Cine Prolagos soma cerca de 4 mil pessoas que assistiram as sessões gratuitas ao ar livre desde que foi criado, em 2009.

Arraial do Cabo: Obras na Marina dos Pescadores

O prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, anunciou nesta semana o prazo de 60 dias para o início da obra da Marinha dos Pescadores. Orçado em R$ 10,5 milhões, o projeto será financiado pelo Prodetur, do Governo do Estado. A Marina dos Pescadores, localizada na Praia dos Anjos, será reurbanizada visando beneficiar os pescadores e os turistas que optam pelos passeios de barco nas praias cabistas.

De acordo com o prefeito Andinho, a Prefeitura batalhou a licença ambiental de liberação da obra durante dois anos.


“Arraial do Cabo vai receber nos próximos 60 dias, talvez o maior pacote de obras dentro de uma proporcionalidade da região. Hoje, nós conseguimos a licença ambiental da Marina dos Pescadores. Mas, foram quase dois anos trabalhando para esta licença. Isso é para Arraial do Cabo, não é para Andinho não, por que a gente está aqui de passagem”, declarou o prefeito.


Ainda segundo Andinho, o processo burocrático foi demorado porque a licença teve que passar por três órgãos: IBAMA, INEA e ICMbio.


A nova Marina dos Pescadores terá uma estrutura composta da recuperação dos piers com ampliação na largura de dois deles, assim como a separação dos barcos de turismo e pesca. Também serão reservadas áreas de embarque e desembarque de pescado e uma destinada à recuperação de rede que comportará um estaleiro para a restauração de barcos de pequeno e médio porte. Ainda vão compor a Marina um quiosque, banheiros, um toten de turismo e um posto de combustível para o abastecimento de embarcações.

Rio das Ostras: Jazz & Blues Festival tem grandes nomes confirmados

Al Jerreau
Amantes do Jazz e do Blues estão contando as horas para um dos maiores eventos do gênero, que acontece em Rio das Ostras. Este ano, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival acontece em agosto, em dois finais de semana, dias 8, 9, 10 e 15, 16 e 17. 

Grandes nomes já estão confirmados, como o ícone do jazz contemporâneo Al Jarreau, vencedor de sete Grammy´s, além de Randy Brecker, trompetista que há mais de 40 anos é referência do jazz, Rhythm and Blues e do rock internacional, e Marcus Miller, um dos mais importantes baixistas do mundo. Serão duas semanas de shows gratuitos, somando mais de 60 horas de boa música, com apresentações em diferentes pontos da cidade. 

Ao todo, quatro palcos recebem os artistas com apresentações às 11h15 na Concha Acústica da Praça de São Pedro, às 14h15, na Lagoa do Iriry, às 17h15 na Praia da Tartaruga e às 19h30, na Cidade do Jazz, em Costazul. 
 
Marcus Miller
Do estilo clássico ao contemporâneo, o “casting” inclui o consagrado guitarrista brasileiro Pepeu Gomes. Nomes como Henderson, Berlin & Chambers - HBC, Rock Estrin and The Nightcats, Randy Brecker, Popa Chubby, Raul Midón, Larry McCray, Afro Jazz, Orleans Street Jazz Band e Larry McCray também confirmaram presença. 

Mantendo a tradição, a Orquestra Quarup, de Rio das Ostras vai abrir as atrações da Cidade do Jazz, montada na Área de Eventos de Costazul. 

ABERTURA - Quem abre a 12ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, no dia 8 de agosto, é o grupo holandês The Jip. 

O show, às 20h, acontece num palco instalado na Praça José Pereira Câmara, especialmente para a abertura do evento. 
Pepeu Gomes

Todas as informações podem ser encontradas pelo site http://www.riodasostrasjazzeblues.com.


Maricá: Saúde e Segurança divulgam balanço do aniversário da cidade

Durante dez dias, entre 23/05 a 01/06, a população maricaense festejou o aniversário de 200 anos do município. A Prefeitura promoveu diversas atividades, que foram realizadas em pontos estratégicos. A Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, por exemplo, serviu de cenário para os shows principais, com grandes nomes da música brasileira. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, que reforçou o efetivo especialmente para a época, cerca de 140 mil pessoas passaram pelo local para assistir as apresentações dos artistas gospel, de rock, pop, pagode ou samba.

Ainda de acordo com a secretaria, os shows dos dias 30/05 e 01/06 foram os mais concorridos. Na apresentação da banda mineira Jota Quest, atração principal da última sexta-feira, cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes. Já no encerramento da festa, que contou com Sorriso Maroto e Mumuzinho, uma média de 25 mil pessoas compareceram à praça.

Para atender o grande público, a Secretária de Saúde de Maricá também se preparou para a data. Foi montado um posto médico, no Centro, próximo ao palco, com quatro leitos, sendo um leito intensivo com respirador e monitor cardíaco. Nos dez dias de festejo, cerca de 90 atendimentos foram realizados no local. Para prestar o socorro, a secretaria disponibilizou uma equipe médica completa, com quatro médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem e seis apoios, além da equipe administrativa e de limpeza. O Hospital Municipal Conde Modesto Leal, localizado no Centro da cidade, também serviu de base ao evento. No local, foram realizados aproximadamente 2900 atendimentos, em diferentes especialidades. Para atender as demandas, foram disponibilizados dois cirurgiões, três clínicos, um anestesista, dois pediatras e um obstetra.

Para a secretaria Fernanda Sptiz, a Saúde cumpriu com qualidade o seu papel e o balanço foi positivo. "Foi um trabalho que contou com o apoio e parceria de todos os profissionais da rede, que se dispuseram a trabalhar neste evento tão grandioso. O mais satisfatório foi verificar a qualidade do atendimento, constatada pela supervisão diária do Corpo de Bombeiros, que verbalizou ser um dos melhores postos médicos de evento já supervisionados", contou. "Não posso deixar de agradecer o empenho das equipes escaladas", concluiu.

Saquarema: Festa de Corpus Christi

A Prefeitura de Saquarema, em parceria com as Paróquias de Nossa Senhora de Nazareth e de Santo Antônio, convidam a todos para participar dos tradicionais “TAPETES DE SAL”, que são confeccionados anualmente pela comunidade para a passagem da Procissão de Corpus Christi.
Tendo como tema deste ano “Eucaristia, Liberdade e Paz”, os tapetes serão confeccionados nas ruas Dr. Luiz Januário, Cel. Madureira e Segisfredo de Oliveira Bravo, das 19 horas do dia 18 de junho (quarta-feira) às 13 horas do dia 19 (quinta-feira).
Ressaltamos que as inscrições já estão abertas das 09 às 17 horas, até o dia 18 de junho, na Secretaria Municipal de Turismo – Avenida Saquarema, s/nº, Praça dos Pescadores, Centro, e na Subsecretaria de Cultura – Rua Cel. Madureira, nº 88, em frente à Prefeitura.
Acrescentamos, ainda, que este ano o evento traz novidades. Serão premiados os três melhores tapetes, que serão julgados pelo conjunto da obra (beleza, criatividade e interação com o tema proposto). O resultado da avaliação e a entrega das premiações acontecerão no palco do evento, ao término da Missa que se iniciará às 16 horas, logo após a passagem da Procissão, e a premiação obedecerá a seguinte ordem:
  • 1º Lugar – 1 Notebook
  • 2º Lugar – 1 Impressora
  • 3º Lugar – 1 Tablet

Búzios: Secretário de educação é exonerado

Claudio Mendonça
O secretário de educação de Búzios Cláudio Mendonça, foi exonerado. O desgaste do secretário era visível e a decisão se tornou inevitável!
Muitos nomes estão sendo cogitados mas quem está dirigindo a pasta até segunda ordem é a sub secretária Denise.
A sub secretária Denise

Iguaba: Noite de grandes eventos

A música, o ambiente rural e a arte fotográfica tomaram conta da sede da Prefeitura na noite desta quarta, dia 4. As 20h a população, os servidores públicos, as autoridades e os vereadores apreciaram a apresentação do Coral do Centro de Convivência e Lazer da Melhor Idade (Celmi), ligado à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. Conduzidos pelo regente Claudio Santana, cerca de 25 idosos cantaram mais de dez músicas encantando o público. O repertório foi uma viagem pelo tempo. O coral cantou desde o hino de Iguaba Grande à Garota de Ipanema.
“Nossa intenção é oficializar este coral como o coral do município de Iguaba Grande. Eu me sinto muito feliz e honrado porque vocês fazem este trabalho com brilhantismo. Parabéns ao Celmi”, declarou o secretário de Turismo, Marco Aurélio Gama.
Após a apresentação do coral foi aberta a exposição “Os sentidos da Roça”. O salão nobre da Prefeitura, com o apoio do Departamento de Cerimonial, foi ornamentado ao estilo rural. Cerca de 30 utensílios rústicos tradicionais como a bigorna, a lamparina e a rolhadeira, além de diversas frutas e grãos típicos do município compõem a exposição. Todos os itens foram cedidos pelos produtores rurais de Iguaba Grande.
O coordenador do Departamento de Apoio à Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Douglas Barbosa, foi o idealizador da exposição. “Buscamos trazer para a sede da Prefeitura, o máximo possível de características, sentimentos, sensações, aromas e possibilidades táteis para que os visitantes tenham uma aproximação maior com o homem do campo”, ressaltou Douglas Barbosa.
Mesclado à exposição também está acontecendo a Mostra Fotográfica “A vida no campo em preto e branco” do fotógrafo carioca Renato Leal. Três seções na zona rural de Iguaba Grande renderam mais de 120 fotos. Destas, 50 foram selecionadas para a mostra. As fotografias trazem o cenário rural da cidade através de construções antigas, animais e o cotidiano do povo da roça.
“É a primeira vez que fiz fotos de animais e paisagens. Hoje me sinto realizado e valorizado. Para um artista é muito bom expor, aproximar as pessoas do seu trabalho e assim ouvir conselhos, críticas e elogios. É muito prazeroso ouvir as histórias das pessoas retratadas em minhas fotos. Agradeço a todos por esta oportunidade”, agradeceu o fotógrafo Renato Leal.
“Este é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Estas são algumas das ações propostas por nossa secretaria à comemoração da data. A mostra fotográfica tem o objetivo de  proporcionar este ambiente inspirador para o fotógrafo que vai participar do concurso. Além disso, queremos trazer muitos visitantes aqui, inclusive os alunos das escolas da região”, afirmou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Everton Lessa .