quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cabo Frio: Secretaria de Educação promove Conferência Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE), promove a Conferência Municipal de Meio Ambiente com o tema “Experiências e desafios na prática da Educação Ambiental”. O evento acontece na terça-feira (3/6), de 8h às 18h, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.

O evento faz parte das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e será voltado para os profissionais da rede municipal cabofriense: professores, supervisores escolares e membros da equipe diretiva das escolas.

O principal objetivo da Conferência Municipal de Meio Ambiente é estimular a mobilização político-pedagógica e o fortalecimento da consciência socioambiental no espaço escolar e nas comunidades. De acordo com o coordenador de Educação Socioambiental, professor Luiz Felipe Oliveira, a proposta é que seja um dia de muita reflexão, debate e troca de experiências sobre a temática socioambiental.

– A conferência busca fomentar uma proposta pedagógica integrada às Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Ambiental e ainda fornecer subsídios aos profissionais para cumprimento da Lei 9.795/99, que norteia o trabalho educativo socioambiental nas escolas e também institui a Política Nacional de Educação Ambiental – ressalta Luiz Felipe.

A programação contará com exibição de filmes sobre a Jornada Pedagógica do Meio Ambiente e retrospectiva da Mostra de Ciência 2013, palestras, debates e apresentação musical com os profissionais da SEME: professor Márcio Augusto, coordenador de Arte e Música, e com a professora Mariângela Ribeiro dos Santos, do Serviço de Educação Infantil.

A Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio (SEMA) também participará do evento. A equipe trará um stand com materiais de divulgação do trabalho realizado pela SEMA no município e fará distribuição de kits informativos sobre a temática ambiental. Além disso, eles estarão disponibilizando 100 mudas de árvores de porte médio para os diretores que estiverem interessados em arborizar o espaço escolar com seus alunos.  No evento, os participantes terão acesso a uma livraria com diversos títulos disponíveis para aquisição.