terça-feira, 27 de maio de 2014

Iguaba: Prefeitura divulga programação de aniversário da cidade

Para comemorar os 19 anos de emancipação, a Prefeitura de Iguaba Grande preparou uma série de atividades para a semana de 02 a 08 de junho. Na programação muitas inaugurações, eventos culturais, artísticos, esportivos e religiosos, além de exposição, concurso e o tradicional desfile cívico no domingo.

A programação terá início ás 08h30 da segunda, dia 02, com a visita à obra da Escola do Terral, que terá 14 salas para alunos do 1° ao 5° ano. As 15h será inaugurado o escritório local da Emater-Rio, na sede da Secretaria de Agricultura Abastecimento e Pesca. No mesmo dia, às 19h, será  lançado o Selo Comemorativo dos Correios “Iguaba 19 anos”, no Salão Nobre da Prefeitura.

Na terça, dia 03, às 10h, a prefeita Grasiella Magalhães e secretários inauguram o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Bairro Cidade Nova. Às 15h, a Secretaria de Saúde inaugura a Unidade Básica de Saúde do Centro, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento.  O dia de comemorações será encerrado com um culto de ação de graças na Igreja Assembléia de Deus do Bairro Estação.

Outro espaço que será inaugurado é o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), no Centro, na quarta, dia 04, às 10h. Na sede da prefeitura, às 19h, a programação continua com recital de aniversário do Coral do Centro de Convivência e Lazer da Melhor Idade (CELMI), seguido pelo lançamento do Concurso de Fotografias “Expressões de uma Iguaba Rural”, que será acompanhado pela abertura da Exposição de Objetos da Área Rural de Iguaba Grande, no Salão Nobre.

Desfile cívico, mais inaugurações e esportes
As ações alusivas à comemoração aos 19 anos de Iguaba continuam na quinta, dia 05, às 10h com a cerimônia de entrega do Tanque de Água de Reuso, pela Secretaria de Meio Ambiente, em frente à sede da prefeitura. Às 15h, será inaugurado o Centro de Referência do Idoso (CRI), no Bairro Jardim Solares, em frente ao Centro Multiuso.

A programação de sexta, dia 06, começa às 10h com a inauguração da Sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na Rodovia Amaral Peixoto, no Bairro Cidade Nova. Às 19h, na sede da Prefeitura acontecerá a sessão solene de Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município.

A comemoração do final de semana começa na noite do sábado, dia 7, às 18h, com muita informação e entretenimento. O projeto Culturarte traz à Praça Edila Pinheiro artistas da região que trabalharão o tema “Deu Samba na Casa”. No domingo, dia 8, quando a cidade comemora 19 anos, às 08h acontecerá a XIX Travessia de Natação, com largada na Praia da Ponta da Farinha e chegada na Praia do Popeye. Às 9, na Avenida Paulino Pinto Pinheiro acontece o tradicional hasteamento das Bandeiras e Desfile Cívico. A tarde continua a programação esportiva com a regata comemorativa, no Popeye, às 13h.

A celebração do aniversário de emancipação de Iguaba Grande será encerrada com uma missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, às 20h.



Búzios: III Semana de Artes e Culturas Internacionais emociona público

Muita animação e talento prevaleceram na III Semana de Artes e Culturas Internacionais - SACI, que aconteceu entre os dias 21 a 25 de maio, na Praça Santos Dumont, Centro de Búzios. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, e em parceria com a Academia de Letras e Artes Buziana – ALAB, o evento contou com a presença de grandes nomes da literatura, das artes plásticas, da dança e da música.

Durante a abertura solene, representando o Prefeito André Granado, o Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, enfatizou a presença e a união dos artistas que torna possível a realização do SACI:
"É muito importante termos eventos, em Búzios, com a peculiaridade cultural do SACI, que estimulam o turismo e fomentam a economia da nossa cidade, além de colocar a cultura ao alcance de todos e atrair um turismo de qualidade para Búzios", disse ele.

Foram cinco dias de muita elevação cultural, com mais de 80 artistas plásticos e 70 escritores, o centro do balneário virou ponto de encontro entre artistas e público, que além de exposições, o evento contou com apresentações de música e de dança.

Emocionada, a artista plástica Ivone R. enfatizou que Búzios também é arte. "Além de belas praias, o município possui muitos bons artistas, e juntar todos eles em um local aberto é formidável aproxima as pessoas", disse a artista.

De acordo com as moradoras de Barra de São João, a professora Helena Sardenberg e a turismóloga Joseane Machado, que vieram a Búzios para prestigiar o SACI, o evento eleva a cultura no município.

"Um evento como este em praça pública significa popularizar a arte para que todos possam ter acesso à cultura", disse Helena.​

UVA realiza vestibular para o segundo semestre

Provas serão aplicadas neste sábado, na Capital, e no domingo, 1º de julho, em Cabo Frio

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) realiza, neste fim de semana, mais um processo seletivo para o próximo semestre, com vagas para as modalidades presencial e de educação a distância (EaD). A prova será realizada no sábado, 31 de maio, nos campi da Capital e, em Cabo Frio, no domingo, 1º de julho, das 9h ao meio-dia. A inscrição pode ser feita pelo site www.uva.br e o valor da taxa – 2 latas de leite em pó ou dois quilos de alimentos não perecíveis ou um pacote de fraldas geriátricas – deve ser entregue no ato da prova.

A prova é a mesma para as duas modalidades. Com duração de três horas, é composta por uma redação, feita na primeira hora do certame, e 20 questões de conhecimentos gerais. Para ingresso na sala, o candidato deve apresentar um documento oficial com foto. O preenchimento das questões e a redação devem ser feitos com caneta esferográfica preta (preferencialmente) ou azul.

Expansão
Desde o início do ano, a Universidade passou a oferecer cursos de graduação e graduação tecnológica a distância nos campi da Tijuca e Cabo Frio, além do polo instalado na capital paulista. Os cursos, autorizados pelo Ministério da Educação, tem duração de dois a quatro anos.

A implantação da modalidade a distância dá início ao processo de expansão acadêmica, mantendo o mesmo nível de excelência do ensino presencial conquistado pela UVA. A Universidade destaca-se em âmbito nacional com relevantes resultados em todos os critérios de avaliação do MEC. A UVA é a sexta melhor universidade privada do Brasil, com nota 4 no IGC (Índice Geral de Cursos), e a segunda do Estado do Rio de Janeiro. As notas do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), um dos componentes do IGC, também colocam os cursos da UVA em posição de destaque.

Informações

Mais informações estão disponíveis pelo telefone 0800 0246 172 ou nas centrais de matrícula dos campi.

BZ em Búzios: Um sabor para ficar pra sempre na memória

Chefe Fabiano e sua equipe
Parceria entre os donos do Bar do Zé e o chefe Fabiano,  destaque na gastronomia  do balneário

O Chefe Fabiano nasceu aqui na Região dos Lagos, é do bairro rural de Botafogo, e vem desde a adolescência se formando em um showmam da cozinha, um artista! 

Hoje em seu mais novo, e não menos famoso, projeto, o Restaurante BZ, Fabiano cria e recria pratos. Ele brinca com os sabores, mistura doce a salgado, acrescenta frutas aos pratos de carnes ou frutos do mar, tudo de forma pessoal e muito sofisticada! O restaurante BZ fica na Orla Bardot - a vista é linda - e tem uma decoração aconchegante e romântica. 

Uma das atrações, além dos pratos saborosos, é a presença do chefe todo o tempo circulando pelo restaurante, sempre atento e pronto a ajudar a fazer do jantar no BZ uma verdadeira experiência de degustação. O cliente pode acompanhar o prato sendo feito na hora, quem passa pela Orla pode parar e pedir uma prova, porque a cozinha foi levada para a varanda do restaurante! 

Camila Raupp, apaixonada pelo local
Se os presentes em uma mesa estiverem na dúvida do que escolher há a opção de seis pessoas pedirem pratos diferentes em pequenas porções e todas poderão degustar! 

Um dos destaques é o camarão com mamão papaia e também o cordeiro ao molho de vinho tinto e licor de cassis. Outra ótima pedida é o  e peixe com risoto de limão siciliano  e a cavaquinha com arroz de gergelim, o Nhoque Mediterrâneo, com camarões e  o salmão ao vinho branco.

Endereço: Orla Bardot - Av. José Bento Ribeiro Dantas, 412
Tel: (22)2623-8433
Funcionamento: de quarta a segunda, das 18h à meia-noite; sábado e domingo, das 18h às 2h. 
O charme romântico do lugar

Muito lindo e aconchegante, ideal para um jantar romântico
no dia dos Namorados


Victor Viana e o chefe Fabiano

A cozinha do restaurante foi transferida para a varanda