quinta-feira, 8 de maio de 2014

Acia se reúne com empresários do Centro para discutir melhorias

Empresários do Centro de Cabo Frio se reuniram, no fim da tarde de ontem, com o presidente de Associação Comercial, Industrial e Turística (Acia), Walmir Porto. O encontro aconteceu num restaurante do Centro da cidade, e teve como objetivo discutir ações que possam melhorar o movimento no comércio. Entre as reivindicações os empresários pedem que a Acia interceda na solução de problemas como segurança, estacionamento e horário de atendimento bancário, entre outras coisas.
- Temos um problema sério na questão da segurança, principalmente nos dois horários que são os mais críticos, quando estamos mais vulneráveis, que é às 9h, quando o comércio abre as portas, e às 19h, quando fecha – relatou João Carlos Alberto, da JC Imóveis, recebendo apoio dos demais empresários presentes.
Outro ponto levantado foi a falta de vagas de estacionamento nas ruas do Centro da cidade, problema que, segundo os empresários, reflete diretamente no movimento das empresas, assim como o horário de funcionamento dos bancos e a localização do píer que recebe turistas vindos de transatlânticos.
- Muitas vezes o cliente deixa de comprar porque não consegue vaga no Centro da cidade. Além disso, o horário de atendimento bancário também reflete de forma negativa no comércio porque as pessoas deixam para vir ao Centro somente durante o expediente bancário. E para piorar, quando a cidade recebe turistas de transatlânticos, eles desembarcam na Passagem e nem passam pelo Centro: seguem de transfer direto para outros pontos da cidade. Ou seja, é um somatório de coisas que acabam prejudicando o movimento – explicou José Márcio Corrêa, da Papelaria Canal.
Após ouvir as reivindicações, o presidente da Acia, Walmir Porto, lembrou que desde que assumiu a entidade, em abril do ano passado, vem buscando soluções para o problema da segurança pública. Em junho de 2013, por exemplo, durante uma das edições do projeto “Café com Ideias”, a Associação Comercial convidou empresários e representantes da 126ª Delegacia, 25º Batalhão e Guarda Municipal para discutir a questão da segurança por conta do grande número assaltos ao comércio de Cabo Frio.
- O então comandante do 25º, coronel Samir, sempre dizia que não tinha assaltos coisa nenhuma, que era invenção dos empresários para prejudicá-lo, porque as ocorrências não apareciam nas estatísticas. Mas não apareciam porque o empresário não conseguia fazer o registro. Ele chegava na delegacia de manhã e tinha que esperar terminar o flagrante do marginal preso e uma série de outras ocorrências consideradas mais importantes do que o assalto ao comércio. Com isso muitos empresários acabavam desistindo do registro, e os assaltos não apareciam nas estatísticas. Então conseguimos com o ex-delegado criar um canal direto do empresário com a delegacia através da Acia, e as ocorrências passaram a ser feitas com hora marcada: em 10 minutos o empresário passou a ser atendido. Isso não resolveu o problema dos assaltos, mas criou uma estatística mais real, que podemos usar para cobrar ações mais efetivas da PM a partir de agora – explicou Walmir.
O presidente da Acia também lembrou que em fevereiro deste ano participou, na Câmara de Cabo Frio, de uma audiência sobre segurança pública onde sugeriu que fosse feito um monitoramento da cidade através de câmeras espalhadas pela cidade.
- Todo mundo que estava ali estava pedindo mais efetivo, um novo batalhão, mas sabemos que nada disso vai acontecer. Eu mesmo já estive com o secretário estadual de Segurança e ele me afirmou com todas as letras: não vai haver aumento de efetivo nem a construção de um novo Batalhão. Então a discussão tem que ser outra: a prevenção. Tem que ser implantado, em Cabo Frio, um Centro de Monitoramento comandado pela Polícia Militar. Na época me propus, como presidente da Acia, a ajudar no que for preciso – comentou Walmir, que recebeu como sugestão dos empresários a criação de uma parceria com uma operadora de TV a cabo da cidade para facilitar esse monitoramento. O presidente da Acia também se comprometeu com os empresários a verificar as outras reivindicações e tentar buscar soluções e alternativas para cada caso apresentado.
“Feira Forte no Centro”
Outro assunto levantado pelos empresários foi a possibilidade de realização de uma campanha da Acia, nos moldes da Feira Forte, envolvendo o comércio do Centro da cidade. Walmir lembrou que o projeto já existe e que seria implantado em novembro do ano passado.
- A ideia era utilizarmos o gancho dos protestos com o apelo de “Vem pra Rua” e convocar os consumidores para uma mega liquidação no comércio de rua de Cabo Frio. Infelizmente, não tivemos apoio para levar o projeto adiante, e ele acabou não acontecendo. Mas podemos criar um novo encontro de empresários, fazer uma nova edição do “Café com Ideias”, e colocar todos esses assuntos em pauta, novamente – explicou Walmir, que recebeu apoio de todos os empresários presentes.
Além de João Carlos Alberto e José Márcio Corrêa, também participaram da reunião Alessandra de Carvalho Mureb (Lagoa Café), Mariel Dantas Júnior (Parada Obrigatória), Renato Aguiar Gonçalves (Cyber Tel), Sérgio Tadeu Siqueira (Brasinha Restaurante), Carlos Antônio (VAGL Roupas), Luiz Felipe Silva (Óticas Visual, Madri e Colonial) e Diego Abrahão Salgado Paredes (San Diego Moda Íntima).

Rio das Ostras: Cidade é a melhor do País em Desenvolvimento Social

Rio das Ostras ganhou destaque especial no Brasil neste mês. Logo após o Município receber o Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, por seus projetos de fomento ao emprego e geração de renda, uma pesquisa nacional apontou a cidade como a melhor em Desenvolvimento Social, entre aquelas com mais de 100 mil habitantes. O estudo foi publicado pela Revista Exame, na última edição, no 1064. 

A pesquisa, realizada por uma consultoria independente, também classificou Rio das Ostras como a 2ª colocada em Desenvolvimento Econômico e a 16ª melhor cidade para se investir, à frente de capitais como São Paulo (18º) e Fortaleza (24º). 

O estudo da consultoria Urban Systems analisou 293 cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes, com base em 27 indicadores de áreas como Educação, Saúde, Economia, Sociodemografia, entre outras. Rio das Ostras conquistou o primeiro lugar em desenvolvimento social por investimentos importantes como a criação da Zona Especial de Negócios (Zen), do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) e pelo planejamento da cidade, iniciado com a criação do Plano Diretor do Município, em 1999. 

A cidade hoje se beneficia das medidas que foram iniciadas no final da década de 90, pensando no crescimento sustentável e na independência da receita dos royalties do petróleo. 

Segundo a Revista Exame, graças a esses e outros investimentos públicos, a qualidade de vida, que de acordo com a publicação, “teria tudo para piorar” com o grande aumento populacional, melhorou. “Rio das Ostras deixou de ser a prima pobre de Macaé e de Búzios para se transformar numa das cidades brasileiras que mais avançaram em indicadores sociais e econômicos”, descreve a reportagem. 

EDUCAÇÃO - O estudo utiliza os números da Firjan para mostrar que o salário dos trabalhadores locais aumentou em 81%. Com destaque na Educação, a pesquisa aponta que hoje o abandono escolar é quase zero e a maioria dos professores da Rede Municipal têm nível superior. A nota dos alunos também está acima da média brasileira. 

A revista ouviu o especialista Guilherme Mercês, da Firjan, que confirma que a cidade faz bom uso da sua receita de royalties. “Esse dinheiro só se transforma em melhores serviços públicos se for bem aplicado”, descreve Mercês, que ainda diz que a cidade tem “muito boa saúde financeira” e que vem buscando reduzir a dependência dos repasses da exploração de petróleo. 

Mas o grande destaque da cidade se deu por seu planejamento. 

“Quando propusemos nosso Plano Diretor, buscamos equilibrar nossa vocação turística com a atração de novos negócios, criação de empregos, aumento dos salários e qualificação dos nossos moradores. Estamos no momento de resgatar esse desenvolvimento, priorizando a Educação, Saúde e os projetos sociais. Ainda há muito trabalho pela frente”, diz o prefeito Sabino. 

A Revista Exame identifica a retomada do desenvolvimento ordenado do Município, com a rediscussão pública do seu Plano Diretor. “A cidade está refazendo o plano diretor com vistas a 2030. É sinal de que novos saltos de qualidade podem vir pela frente”, encerra o texto. 

PRÊMIO – O estudo nacional confirma o reconhecimento recebido pela cidade por seus projetos de geração de renda e oferta de oportunidades aos pequenos e médios empreendedores. O Sebrae concedeu, no último dia 14, o prêmio de Prefeito Empreendedor a Rio das Ostras, na categoria Novos Projetos, disputado entre todos os municípios do Rio de Janeiro.

Tamoios: Festa de Nossa Senhora de Fátima

Entre sábado (10) e terça-feira (13)- o Distrito de Tamoios celebra a tradicional festa de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do Distrito. As festividades contam com uma extensa programação, onde renomados artistas católicos se apresentam no distrito.
 Além da apresentação das atrações musicais, haverá uma praça de alimentação e será realizado um leilão de animais, um bingo com 5 bicicletas como prêmios e sorteios de brindes. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para a obra de ampliação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. 
 O evento é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da secretaria municipal de Eventos e da COMSERCAF.
 PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 
 Dia 10 de Maio (Sábado) 
7h - Oração das Mil Ave-Marias.
17h - Procissão Motorizada saindo da Paróquia São Pedro e São Paulo.
19h- Santa Missa campal - Celebrada por Pe Fausto e Pe Antonio.
20h - Apresentação de Ballet do grupo de dança do Espaço Dani Costa 
21h - Leilão de animais.
22h - Evangeliza Show Com a Banda Católica Orasamba.
 Dia 11 de Maio (Domingo) 
8h - Santa missa Celebrada por Pe Fausto.
16h - Bingo e Sorteio de Prêmios. 
19h - Santa missa Celebrada por Pe Fausto.
20h - Apresentação do coral Nossa Senhora de Fátima.
21h - Apresentação do grupo de dança da superintendência do idoso de Tamoios.
22h - Show Com o cantor Católico Bruno Malaquias.
 Dia 12 de Maio (Segunda-feira) 
19h - Santa missa Celebrada por Pe Fausto.
20h - Apresentação do grupo de dança da superintendência de cultura de Tamoios.
21h - Show Com a Banda Católica Rosa de Saron.
 Dia 13 de Maio (Terça-feira) 
10h - Santa missa Celebrada por Pe Fausto.
19h - Santa missa Celebrada por Pe Fausto e procissão luminosa.
21h - Show Com a cantora Católica Katiane Silva.

Búzios: Câmara Municipal


Imagem inline 1


Alteração Que Aumenta Prazo Para Uso de Vans é Vetado por Prefeito

Tramita na Câmara de Búzios o Projeto de Veto Total à Lei Complementar de nº. 1/2014, que dispõe sobre “alterar o inciso I do Art. 39, da Lei Complementar nº. 21 de 23 de outubro de 2008”. O projeto vetado estabelece prazo maior para o uso de vans que prestam serviços de transporte alternativo na cidade. São no máximo oito anos, contados a partir de sua data de fabricação. 

A justificativa do veto do prefeito André Granado é vício de iniciativa. Além disso, segundo a justificativa do chefe do Executivo, o aumento do prazo para as vans operar o serviço não atende ao interesse da população, uma vez que permite a circulação de frotas com "veículos mais desgastados" na cidade.


A alteração do prazo do uso das vans, entretanto, foi uma reivindicação das cooperativas de transporte alternativo, que considera prazo de cinco anos um período curto.

O Projeto de Veto 02/2014 foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça. 


PL de “Dia do Agricultor” tramita na Câmara de Búzios

Tramita na Câmara Municipal de Armação dos Búzios o Projeto de Lei 13/2014, que dispõe sobre instituir o "Dia do Agricultor" em Búzios. O PL é de autoria da vereadora Joice Costa e determina que a data seja comemorada no dia 28 de junho, passando a integrar no calendário oficial do município. 

"Embora nosso Plano Diretor diz que nós não temos área rural, nós temos. São

O vereador Felipe Lopes comentou o projeto, quando defendeu o fomento da produção agrícola local e falou da necessidade de dados sobre a produção. Para ele, há muitos restaurantes na cidade que poderiam ser supridos com os produtos locais, caso houvesse incentivo ao pequeno agricultor. "Quando se pede um dia do agricultor, tem que ter função de incentivo, dando apoio de ferramentas e maquinários.", completou Felipe. 
Na Sessão Ordinária de ontem, (6), o Projeto de Lei 13/2014 foi encaminhado Comissão de Constituição e Justiça.
 

Requerimento Solicita Documentos do Conselho de Alimentação Escolar

Foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Búzios, o Requerimento 19/2014, de autoria do vereador Felipe Lopes, que solicita ao prefeito, o envio de Cópia de Atas e Relatórios do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), referente a janeiro de 2014 até a data do recebimento do requerimento.

Ultimamente, os jornais têm repercutido notícias, questionando a qualidade das merendas escolares do município. Falta de alimentos e produtos com prazo de validade vencida são problemas apontados pela imprensa.

Durante a apresentação do Requerimento, na terça-feira(6),  o vereador Felipe Lopes disse que são fragmentadas as informações sobre o caso da Escola Municipal Professora Eulina de Assis Marques, no bairro São José, onde foram encontrados ovos com larvas.


A justificativa da proposição é obter mais informações sobre a merenda escolar, por meio dos documentos solicitados.


Câmara de Búzios terá Comissão Permanente de Cultura

A Câmara Municipal de Armação dos Búzios aprovou na Sessão Ordinária de terça-feira (6), o Projeto de Resolução 17/2013, de autoria do vereador Lorram Silveira. O projeto trata de inserir a Comissão de Cultura no Regimento Interno da Casa.

Atualmente, a Casa Legislativa possui 11 comissões permanentes. São elas: Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Finanças e Licitação, Comissão Mista de Orçamento, Comissão de Obras, Serviços Públicos e Saneamento, Comissão de Meio Ambiente, Comissão de Direito Humano e Defesa do Consumidor, Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, Comissão dos Direitos da Mulher, Comissão de Ética, Comissão de Redação Final e Comissão de Educação.

São Pedro da Aldeia: Loja do grupo Carrefour oferece 200 vagas de emprego

O hipermercado Atacadão, que está sendo construído em São Pedro da Aldeia com total apoio da Prefeitura da cidade, oferece 200 vagas de emprego para os trabalhadores da região. O processo seletivo está sendo realizado pela agência do Sistema Nacional de Empregos, na própria sede do SINE em Cabo Frio, localizado na Avenida Teixeira e Souza, n° 1870. O Sistema Nacional de Empregos é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As vagas oferecidas por meio do SINE priorizam a Região dos Lagos, gerando oportunidades aos trabalhadores de todas as cidades da região.
O Prefeito Cláudio Chumbinho destaca a geração de empregos no município. “Eu sempre disse que São Pedro da Aldeia iria ser o pólo de emprego da Região dos Lagos e estamos trabalhando para isso. Com o desenvolvimento do município ganha toda a região. Agradeço o apoio de todos os prefeitos da região. Temos muitos problemas para serem resolvidos, mas tenho certeza que em 4 anos vamos trabalhar muito para resolvê-los”, declarou.
A loja do Grupo Carrefour, que está localizada no Campo Redondo numa área de 16 milm², está recebendo cobertura e piso. A previsão é que essa etapa termine até o final desse mês para, em seguida, darem início à fase de acabamento e pavimentação externa. O cronograma de construção prevê a finalização das obras em junho e a inauguração do Atacadão em julho.
Coordenador da Obra, Antenor Neta ressalta o apoio dado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia ao empreendimento. “O empenho e apoio da Prefeitura, da Secretaria de Urbanismo e Habitação e da equipe de Serviços Públicos, em trazer para a cidade um empreendimento que atenderá a população em geral, além de gerar empregos diretos e indiretos, é de grande valia para todos. Isso mostra a visão da Prefeitura em trazer desenvolvimento para São Pedro da Aldeia. A população vai perceber quantos novos investimentos vão surgir na cidade com essa iniciativa”, disse. 

Confira a relação de vagas disponíveis no SINE:

Auxiliar Administrativo de Recursos Humanos
Líder Perecíveis
Líder Loja
Líder Hort Frutti
Líder Depósito
Líder Frente Caixa
Líder P e Perdas (Segurança)
Operador de Empilhadeira
Técnico de Manutenção (refrigeração)
Auxiliar Manutenção Predial
Auxiliar Administrativo (recebimento de mercadorias)
Estoquista (analista de balanço e inventários)
Cartazista (cartazes e faixas)
Auxiliar CPD (informática)
Assistente administrativo
Auxiliar Almoxarifado
Auxiliar de Cozinha Industrial
Conferente Depósito
Auxiliar de Depósito
Auxiliar de Cadastro
Operador Caixa
Repositor Loja

Arraial do Cabo: Cidade comemora 29 anos de emancipação

No próximo dia 13 de maio, uma das mais charmosas cidades da Região dos Lagos, Arraial do Cabo, a Capital do Mergulho, destino turístico oficial da Fifa para a Copa do Mundo, estará completando 29 anos de emancipação político-administrativa. E a festa de comemoração começa neste sábado, 10, com show da Banda Jota Quest, na Praia dos Anjos, e termina na terça-feira, 13, com uma extensa programação: Alvorada, Hasteamento de Bandeira, missa, culto, shows das bandas Sambô e Bom Gosto e Desfile Cívico.

A festa de aniversário de Arraial do Cabo foi preparada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Governo, Comunicação e Eventos. E de acordo com o secretário Walter Lúcio Pinheiro Cardoso, a programação foi elaborada com a finalidade de agradar a todos.

“Tudo foi preparado com muito carinho. Nós colocamos na programação shows com grandes nomes da MPB, na Praia dos Anjos, onde será montada uma mega estrutura, com esquema de segurança. Afinal, Arraial do Cabo merece uma festa bonita e bem organizada. E, para isso, não medimos esforços”, disse o secretário.

Segundo com o secretário, a estrutura que será montada na Praia dos Anjos conta com um palco 18 x 14, dois telões de led, 30 banheiros químicos, 3 geradores e 42 barracas, sendo 22 para a venda de alimentos e 20 para artesanato. Todas as apresentações musicais contarão com show pirotécnico na abertura.

Abrindo as festividades, quem sobe ao palco no sábado, 10, às 21h, é a banda Jota Quest. No domingo será a vez da banda Sambô agitar a todos com o seu samba diferente, que interpreta vários clássicos até mesmo do rock internacional. Na segunda-feira, 12, encerrando os shows, o grupo Bom Gosto promete uma noite com muita alegria e o melhor do pagode.

E para fechar com chave de ouro a festa dos 29 anos de Arraial do Cabo, na terça-feira, 13, às 16h, será realizado o tradicional Desfile Cívico, que volta a acontecer na Avenida Leonel de Moura Brizola, no Centro, onde serão colocados 80 metros de arquibancadas, um camarote, 400 metros de grade de proteção e 10 banheiros químicos.

A programação do evento é a seguinte:
10/05:
21h – Show com Jota Quest
11/05:
9h30min – Missa em Ação de Graças na paróquia Sagrado Coração de Jesus
20h – Culto de Ação de Graças na Missão Evangélica da Paz.
21h – Show com Sambô
12/05:
21h – Show com Bom Gosto
13/05:
6h- Alvorada
7h – Hasteamento da bandeira, na sede da Prefeitura.
16h – Desfile Cívico.






Cabo Frio: Skate Park será inaugurado com campeonato para amadores e iniciantes

Agora é oficial. A inauguração do Skate Park de Cabo Frio está marcada para os dias 17 e 18 de maio, com campeonato para mirins, iniciantes e amadores na categoria Street. O parque será aberto a partir das 10h da manhã com todo espaço liberado para os amantes do esporte radical. DJs e shows com bandas locais estão programados para os dois dias do evento. As bandas Sick Diary e Valga já confirmaram presença. Equipes profissionais da Qix e da Devotion vão se apresentar nos espaços Bowl, Snake e Street. A pista de Cabo Frio é considerada uma das maiores do país construída numa área de aproximadamente 1.668m² rodeada de área verde com vegetação nativa em plena Praia do Forte, um dos cartões postais do estado.
– Essa obra devolve a alegria a todos que praticam o skate, mas também é um ponto turístico frequentado por famílias inteiras que visitam nossa cidade – disse o prefeito Alair Corrêa durante encontro com o skatista cabofriense Allan Mesquita, que é referência internacional no esporte.
Allan disse que Cabo Frio se destaca em construir um espaço que atenda tanto a profissionais como amadores em área nobre da cidade e mostra o potencial do esporte como lazer e ponto turístico.
– O prefeito Alair está de parabéns e toda a equipe de arquitetos e engenheiros que buscaram profissionais do skate para idealizar o Skate Park. Estou honrado em ver meu nome nessa pista internacional – disse Allan, que presenteou o prefeito com um par do tênis da grife Qix, que é do skatista.

– O Skate Park Allan Mesquita de Cabo Frio já é considerada uma das maiores e melhores pistas do país e pode abrigar competições em nível internacional – destaca o skatista Junior Genro, coordenador de esportes radicais do município.

Inauguração Oficial – Dias 17 (Sab) e 18 (dom)
Hora – A partir das 10h – Abertura das pistas
Campeonatos para Iniciantes e Amadores
Inscrição no local com 2Kg de alimento não perecível 

Búzios: Meio Ambiente apresenta PRAD do TAC da Ferradura

O Prefeito de Búzios, Dr. André Granado, recebeu na noite de ontem, dia 6 de maio, o Secretário de Meio Ambiente, Fábio Dantas, e sua equipe técnica, para apresentar o PRAD, referente ao TAC da Ferradura, que será entregue ao Ministério Público Federal no dia de hoje, nomeado de "Plano de Recuperação Ambiental e Paisagística em uma área pública localizada no canto esquerdo da Praia da Ferradura no município de Armação dos Búzios".

O Secretário apresentou, ainda, o relatório de um mês de trabalho. Desde que assumiu a pasta, Dantas já realizou diversas ações como a reestruturação da secretaria; elaboração de projetos de educação ambiental através de coleta seletiva, óleo vegetal, pilhas e lâmpadas; o trabalho em conjunto com outras pastas; e o fortalecimento das relações entre o município e o governo federal para atuação do cumprimento da legislação ambiental, utilizando as medidas compensatórias para saneamento e revegetação.

O relatório inclui também o diálogo com os movimentos populares, como pescadores, ONGs, sindicatos e entidades representativas; o fortalecimento da fiscalização ambiental, com valorização dos funcionários de carreira; a desburocratização do licenciamento, com padronização das melhores técnicas, o foco na fiscalização e licenciamento; a elaboração dos projetos de reflorestamento e recuperação de lagoas; o diálogo com a iniciativa privada para a resolução das exigências do INEA para instalação de boias para atracar transatlânticos, e o monitoramento das praias e lagoas com emissão de relatórios quinzenais.

O Prefeito de Búzios, Dr. André Granado, afirmou que é necessário o empenho de todos da Secretaria, e da Prefeitura, para resolução dos problemas da população:


             ​"Fui eleito pela população de Búzios para melhorar essa cidade e conto com o apoio de todas as secretarias, principalmente a de Meio Ambiente, que é estratégica para Búzios", avaliou o Prefeito de Búzios.