segunda-feira, 5 de maio de 2014

Balada boa: Gesto Flamenco com Carmen La Talegona

No dia 08 de maio, quinta-feira, a partir das 22h, o Casarão Ameno Resedá será palco de noite flamenca em formato “tablado-espetáculo”. O Gesto Flamenco é um encontro de profissionais brasileiros com a bailarina Carmen La Talegona, promovido pelo Studio Gesto. O show conta com números coreografados por Carmen La Talegona  especialmente para este espetáculo, e  a participação de diversos bailarinos,entre eles, Candida Tinoco, Eliane Carvalho, Tatiana Bittencourt e Clara Kutner.
 Carmen La Talegona é uma bailarina reconhecida internacionalmente por seu baile vigoroso e cheio de personalidade. Já fez trabalhos solo e ao lado de outros grandes bailarinos, como Antonio Canales. 
O espetáculo é composto pelos músicos Roberto Monteiro (guitarra flamenca), Alejo Gonzales (percussao), Leticia Malvares (flauta transversa), Diego Zarcon (cante), Ana Bayer (cante) e convidados especiais. 

Onde: Casarão Ameno Resedá
Artista: Carmen La Talegona
Capacidade de público: 172 lugares
Classificação etária: 18 anos
Endereço: Rua Pedro Américo, 277 – Catete.
Telefones: (21) 2556-2427
Dia e hora do show: 08 de maio, quinta-feira, às 22h.
Abertura do Casarão: 21h
Ingresso: Na hora - R$ 50,00 (meia ou 1 kg de alimento não perecível ou cadastro no site) / Antecipado – R$ 40,00 (meia ou 1 kg de alimento não perecível ou cadastro no site)
Cartões de crédito: Diners, Mastercard e Visa
Cartões de débito: todos
Estacionamento? Sim
Venda de Ingresso por site? www.ingressorapido.com.br
Bilheteria (térreo) - de quinta a terça, das 14h às 22h

Búzios: Pauta da Sessão Ordinária da Câmara

Imagem inline 1


CÂMARA MUNICIPAL DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
PAUTA PARA SESSÃO ORDINÁRIA
DO DIA 06/05/2014 - ÀS 10:00 HORAS.
EXPEDIENTE

ATAS DAS SESSÕES ORDINÁRIAS DOS DIAS 3 DE DEZEMBRO DE 2013 E 20, 25 E 29 DE FEVEREIRO DE 2014.

PROJETO DE VETO DE Nº 02/2014. 
PROMOVENTE SENHOR PREFEITO.
EMENTA:Dispõe sobre VETAR TOTALMENTE o Projeto de Lei Complementar de nº. 1/2014, que dispõe sobre sobre “alterar o inciso I do Art. 39, da Lei Complementar nº. 21 de 23 de outubro de 2008”. 

PROJETO DE LEI DE Nº 13/2014. 
PROMOVENTE VEREADORA JOICE LÚCIA COSTA DOS SANTOS.
EMENTA: Dispõe sobre instituir o "Dia do Agricultor" no município de Armação dos Búzios e dá outras providências. 

REQUERIMENTO DE N° 19/2014.
PROMOVENTE:VEREADOR FELIPE DO NASCIMENTO LOPES.
EMENTA:Dispõe sobre solicitar ao Exmo. Sr. Prefeito, o envio de Cópia de Atas e Relatórios da CAE (Conselho e Alimentação Escolar) de janeiro de 2014 até a presente data do recebimento deste requerimento. 

DA ORDEM DO DIA

PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA AO PROJETO DE RESOLUÇÃO DE Nº
17/2013 – Promovente – Lorram Gomes da Silveira - Dispõe sobre alterar os artigos 21 e 22, acrescidos de item e parágrafo, do Regimento Interno desta Casa Legislativa.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS– TERÇA- FEIRA, 6 DE MAIO DE 2014.
LEANDRO PEREIRA DOS SANTOS
Presidente

Búzios: Calendário de Eventos 2014

A Prefeitura de Búzios lança oficialmente, no dia 7 de maio, o Calendário de Eventos 2014/2015. O lançamento acontecerá no Silk Beach Club – em frente à Praia Brava, às 20h, com o objetivo de divulgar para a população e para a imprensa os eventos agendados, oficialmente, para o município. A apresentação contará, ainda, com representantes de órgãos públicos, da sociedade civil organizada e convidados do setor turístico.
O calendário de eventos detalha, em forma de folder impresso e formato eletrônico, todos os eventos já consolidados no município, que acontecerão durante todo o ano – incluindo 2015 - em Búzios, mostrando que a população buziana receberá um trabalho de qualidade quanto à diversidade de atrações espalhadas por vários pontos da cidade.
                Entre eles estão a Festa da Copa, onde haverá uma programação especial durante os jogos de futebol, e o Búzios Love, que foi sucesso de público ano passado e promete trazer novidades para este ano, assim como o Festival Gastronômico, tradicional evento gastronômico do balneário.
            O Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, afirmou que a expectativa é repetir o sucesso de eventos de 2013. "Sempre procuramos melhorar o trabalho, objetivando um resultado ainda mais positivo, fomentando a economia da cidade e dando maior visibilidade ao balneário. Búzios tem uma plástica ímpar, por isso devemos aproveitar esta vocação, e a realização de eventos é uma das ações do governo municipal para combater a sazonalidade", disse José Márcio.
               O Calendário de Eventos 2014 estará disponível para download no site da Prefeitura de Búzios e no facebook.com/seturbuzios, ou nos Centros de Informações Turísticas (Rasa, Pórtico e Centro), logo após o lançamento.

Cabo Frio: Corrida da Padroeira em Tamoios

A competição será realizada no dia 18 de maio, às 9h30, e serão limitadas 500 inscrições para os participantes Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Corrida da Padroeira de Tamoios, organizada pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. 

A competição será realizada no dia 18 de maio (domingo), às 9h30, e serão limitadas 500 inscrições para os participantes. Os atletas que quiserem participar podem se inscrever no Centro Esportivo João Augusto (Tamoios), ou no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado (Portinho). Os locais de inscrição funcionam de 9h às 12h e de 14h às 17h. Circuito e premiação O circuito será de 6 km para corrida e 3 km para a corrida ou para a caminhada. Tanto a largada quanto a chegada acontecem em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Tamoios. 

A premiação será em troféus para os cinco primeiros colocados da categoria geral masculina e feminina dos 6 km e para o primeiro colocado de cada categoria de faixa etária. Todos os participantes ganharão medalha de participação. As academias com maior número de corredores inscritos e efetivamente participando no dia da prova ganharão troféus, assim como a equipe com maior número de inscritos e participantes. Troca dos kits O kit de participação será distribuído horas antes da corrida, no dia 18 de maio (domingo), das 7h às 9h no local da competição. 

No momento da troca, os participantes devem levar 1 kg de alimento não-perecível e 1kg de ração para cão ou gato, além do comprovante de inscrição. Os atletas menores de 18 anos deverão apresentar, junto à ficha de inscrição, autorização por escrito dos pais ou responsáveis. As inscrições acontecem até o dia 16 de maio.

Rio das Ostras:Aluno da Cidade ganha medalha de ouro na Obmep

Aluno da Rede Municipal de Rio das Ostras desde a Educação Infantil, Lucas Costa Pereira, de 12 anos, é um exemplo de que o estímulo à Educação rende bons frutos. O estudante é um dos medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2013, competição disputada por mais de 18 milhões de alunos de cerca de 47 mil unidades de ensino. Na próxima quarta-feira, 7 de maio, Lucas vai receber o prêmio em solenidade na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. 

Lucas, que estuda na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão, é um dos 22 medalhistas de ouro do Nível 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental) do Estado do Rio de Janeiro. Na opinião do adolescente, para ser um campeão de Matemática não basta ter apenas aptidão. 

“Não adianta entender a matéria. Precisa se exercitar muito”, afirma Lucas que, desde que passou para a segunda fase da Obmep, conta com aulas de Matemática no contraturno oferecidas pela escola. O aluno também estuda em casa uma hora por dia de segunda à quinta-feira. “Na sexta-feira são duas horas, para poder ter o fim de semana livre. Mas, no período de provas, a dedicação é maior”, explica o aluno do 7º ano do Ensino Fundamental. 

Toda essa aptidão e disciplina são estimuladas pelo professor de Matemática Bruno Souza. “Ele tem um talento acima da média e está alcançando resultados excelentes. Matemática é treinamento”, afirma Bruno, que leciona na Rede Municipal desde 2010 e lembra a importância do incentivo da família para o desenvolvimento dos alunos. 

INCENTIVO – Os pais do estudante dizem que contavam com um bom resultado na Obmep, mas não esperavam pela medalha de ouro. Segundo Luiz Pereira, que trabalha como permissionário de transporte público em Rio das Ostras, Lucas sempre foi um ótimo aluno. “Acreditamos que o estímulo da família é fundamental”, garante Luiz. 

“Organizamos um horário para Lucas, que é muito disciplinado. Mas, como todo adolescente, ela adora jogar no computador e precisamos lembrá-lo que está na hora de estudar”, conta a mãe, Nara Karina, professora de Inglês que atualmente se dedica integralmente à família. Nara faz questão de enfatizar a importante contribuição da Escola nos resultados do filho. “O professor Bruno tornou-se um amigo para ele e o estimula a ser ainda mais dedicado”, conta.


Cabo Frio: ADDP enfrenta o Flamengo

A ADDP Cabo Frio tem seu segundo desafio no Campeonato Carioca de Futsal da categoria sub20, promovido pela FFSERJ, nesta terça-feira (6). O time vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, no ginásio Togo Renan Soares, na Gávea. A partida está marcada para as 21h.

Depois da boa vitória diante do Vasco da Gama, por 7 a 3, na rodada de abertura, na terça-feira (29/4), o time tenta mais um resultado positivo para alcançar a liderança provisória da competição. No entanto, terá pela frente um adversário tradicional, e que também venceu na primeira rodada: o Flamengo jogou fora de casa e bateu o Grajaú Country por 5 a 2. 
No ano passado, Flamengo e ADDP Cabo Frio se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado. No Campeonato Carioca, o Flamengo venceu na Gávea (4 a 1) e a ADDP, em Cabo Frio (1 a 0). No Campeonato Estadual, cada clube venceu na casa do adversário: o Flamengo venceu em Cabo Frio, no turno (3 a 2), e a ADDP devolveu o placar no returno: 3 a 2.

Búzios: EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A AMOCA e AHB, entidades coordenadoras do FECAB, convocam todas as Entidades Civis da cidade de Armação dos Búzios para a reunião a se realizar no dia 06 de maio de 2014, terça-feira, às 18 horas, na sede da ACEB – Associação Comercial e Empresaria no Centro de Armação dos Búzios - RJ.
Pauta:
1. Em caso da presença da entidade Somunear, confirmaremos se ainda mantém a candidatura à coordenação do Fórum com a AMOCA e AHB, em atendimento ao Regimento Interno;
2. Referente a Lei Fazer da AMOCA em que todas as ruas do bairro e através de uma decisão judicial a entidade deseja seja estendida aos demais bairros e todo o município e que o custo desse processo de aproximadamente R$ 1.500,00 seja buscado através de doações online do tipo Crowdfunding o que será ótimo para o Município e todos os municipes.
3. Apresentação dos Oficios enviados Ao Gabinete do Prefeito e Secretaria de Planejamento de Armação dos Búzios;
4. Regularização Fundiária de Armação dos Búzios;
5. CPI dos B.O´s e entendimento do fórum sobre o assunto.
6. Assuntos Gerais.
Mônica Casarin Elsen
Representante da AMOCA entidade Coordenadora do FECAB

São Pedro da Aldeia: Reunião com Ministério da Pesca

por Renato Silveira

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, participou de um encontro no Ministério da Pesca, onde foram discutidos assuntos referentes à pesca na Lagoa de Araruama.
Imagem da Notícia
De acordo com a secretária das pastas, Adriana Saad, o representante da secretaria no encontro foi o assessor de pesca, Ricardo Souza.
 “A proposta de simplesmente acabar com as atuais regras, que regem a pesca na lagoa é inaceitável porque além dela ser interministerial, envolvendo os Ministérios da Pesca e Meio Ambiente, ela é fruto de uma discussão envolvendo as cinco colônias de pesca da lagoa, a Câmara Técnica do Consórcio Ambiental Lagos São João e o extinto Ibama. Embora houvesse quem tivesse ido até lá com essa proposta, ela não passou e as regras continuam valendo. Será feita uma análise para a reivindicação dos pescadores, que é legalizar a malha 10 para a pesca de camarão com rede de tróia” afirmou.

Arraial do Cabo: Capital do Mergulho

Conhecida internacionalmente por ter algumas das mais belas praias do país, de águas cristalinas e areia branca, Arraial do Cabo torna-se oficialmente a Capital do Mergulho. O projeto foi assinado pelo atual governador Luiz Fernando de Souza (Pezão) e publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 15, como lei n° 6754 que garante o título.

De acordo com o secretário municipal de turismo, Marco Simas, a cidade já era conhecida e admirada por muitos mergulhadores por ter condições propícias à prática do esporte. “Arraial é muito mais do que a Capital do Mergulho, pois tem muitos atrativos. Nós já divulgávamos a nossa cidade com esse título. Essa lei é só a confirmação do que nós e muitos mergulhadores já tínhamos constatado. Essa denominação faz com que Arraial do Cabo chegue a lugares distantes na divulgação. O mergulho atrai um turista diferenciado, que vem aproveitar as belezas naturais e usa os serviços de hotelaria e gastronomia,” disse o secretário.


Foto: Shirlei Garcia
A cidade possui uma vida marinha especialmente rica e diversificada, águas frias e cristalinas, com temperatura que variam de 12° a 26° C, provocado pelo fenômeno da ressurgência, correntes de águas vindas das Malvinas, que traz nutrientes que são a base da cadeia alimentar marinha do local. Estas correntes frias garantem um espetáculo de vida, dando um toque especial aos pontos de mergulho da região. Este ambiente tem cerca de 200 pontos de mergulho, dezenas de naufrágios catalogados e uma excelente visibilidade devido à transparência do mar, com condições mergulhar em qualquer época do ano. A cidade é um dos melhores points do Brasil para esta atividade. 

E, por causa das possibilidades que oferece para a prática do mergulho, o setor que cresce de forma mais concreta é o Turismo Subaquático, ou seja, o mergulho. Diariamente, centenas de turistas de várias cidades do país e do exterior mergulham nas águas cristalinas da cidade, que é servida por 13 operadoras que oferecem os mais variados cursos, entre eles o Batismo, que é um programa de iniciação no mundo subaquático, seguindo todas as regras de segurança, com instrutores experientes, embarcações e materiais próprios.

Cabo Frio: SEME promove CineAfro e Indígena

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, por meio do Departamento de Formação Continuada (DEFOC), está exibindo filmes com rodada de debates sobre temas voltados para a história e cultura afro-brasileira e indígena. Os filmes serão exibidos sempre às quartas-feiras, a partir das 18h10min, no Centro de Estudos Natália Caldonazzi, e serão ministrados pelo professor formador José Alexandre.

 De acordo com a professora Tarsiana Almeida, diretora do DEFOC, a rodada de debates vai permitir aos professores subsídios teórico-metodológicos para a aplicação da Lei 11.645/08 que institucionaliza o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas que ofereçam o Ensino Fundamental e Médio.

 O CineAfro e Indígena é parte dos cursos de Formação Continuada e os participantes receberão declaração de carga-horária. Jaqueline do Couto, coordenadora pedagógica do DEFOC, explica que a oferta dos cursos com formato diferenciado foi estratégia para apresentar, na prática, recursos diversificados para abordagens de temas afro-brasileiros e indígenas.

  – O objetivo é que o professor reflita sobre os estereótipos e preconceitos construídos ao longo da história do Brasil repensando  suas práticas pedagógicas. Tudo isso também faz parte do processo de reconstrução do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas. Afinal, a escola, quando bem articulada, é o espaço de construção, não só do conhecimento, mas, também, de formação da identidade, de valores, emoções e de interação social – complementa.

 Os interessados já podem se inscrever, pois o primeiro filme será "Populações Indígenas – Expedições", na na quarta-feira, dia 09 de abril. Basta se dirigir Centro de Estudos Natália Caldonazzi, que fica na Rua Coronel Ferreira, nº 221, no bairro Portinho, ou ligar para o telefone (22) 99287 8631.

Búzios: Serviços Públicos em ação

fonte: facebook Miguel Pererira

Trata-se de um poste de ferro em formato de lápis.
Devido estar encostado na fiação de telefone, muito próximo a rede elétrica. Visto ser um local com dois colégios e uma creche, o numero de pedestres é muito expressivo, principalmente de crianças, entendemos como risco a presença do mesmo.