quarta-feira, 9 de abril de 2014

Arraial do Cabo: Novidades para a encenação da Paixão de Cristo

Faltando poucos dias para a Semana Santa, os atores da comunidade católica de Arraial do Cabo se preparam para a encenação de uma das histórias mais antigas da humanidade - a Paixão de Cristo. A apresentação acontece no próximo dia 18, às 20h, em seis palcos montados próximos a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos.
Neste ano, 70 pessoas da Pastoral do Sagrado Coração de Jesus vão contar a história de fé numa estrutura maior e com mais tecnologia. Os áudios foram gravados em estúdio profissional para ter uma qualidade melhor do som e a encenação terá efeitos especiais. O número de palcos também aumentou e passarão a ser seis. 
De acordo com o coordenador da Pastoral de Artes Sacras, Anderson Carvalho, a encenação da Paixão de Cristo deste ano, além de um novo elenco e efeitos especiais, os expectadores terão uma surpresa durante a apresentação.
“Depois de 17 anos resolvemos inovar e trocamos o elenco. Desta vez, eu que sempre interpretei Jesus, vou subir ao palco como Pôncio Pilatos. Teremos também uma grande surpresa durante a Ressurreição de Jesus, algo que nunca foi feito na cidade”, garante Anderson.
Os ensaios acontecem em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, todas as quintas-feiras, às 19h, aos sábados, às 18h e aos domingos, às 17h. 

Direto do G1: Alunos fazem carta para prefeito exigindo melhorias em Búzios

Durante uma solenidade de entrega de tablets aos alunos aprovados de 2013, os estudantes do Colégio Municipal Paulo Freire, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, entregaram uma carta ao prefeito da cidade, André Granado, exigindo melhorias referentes à educação. A solenidade aconteceu na última segunda-feira (7).
De acordo com um dos diretores da União Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios, Caio Lisboa, os estudantes aproveitaram a presença do prefeito para pedir mais atenção para a unidade escolar e educação da cidade. 
“Achei muito importante, pois assim eles começam a ocupar os espaços na construção da educação. Só assim eles entendem a força que têm, e o poder público passa a responder”, disse Caio. 
A carta ainda determinou que o prefeito André Granado resolva os problemas em 30 dias. Foram 14 pedidos feitos pelos alunos: melhora no salário dos professores; ar condicionado; carteiras; transporte escolar; laboratório de Artes, Química e Informática; banheiros com descarga; eleição para diretor; direito de fotocópia aos alunos; estágio remunerado; fim de suco artificial com biscoito; data show; material para educação física; material para trabalhos e acesso à biblioteca. As turmas envolvidas na produção da carta foram as 1106, 1205 e 1108, que assinaram o 'documento'.


Prefeito já atendeu algumas reividicações 
foto: caio Lisboa
A assessoria da Prefeitura de Búzios disse que o prefeito André Granado ouviu as demandas e conversou com os alunos do colégio. Algumas das reivindicações que estão na lista já foram atendidas, como carteiras novas, ar condicionado e banheiros funcionando, que são constantemente depredados e precisam ser consertados por diversas vezes, segundo a assessoria. 

Em relação ao transporte escolar para esse colégio, a empresa de transporte público disponibiliza até cinco viagens por dia para cada estudante. Ainda assim, a Prefeitura de Búzios conseguiu, através de recursos federais, quatro ônibus escolares adaptados para cadeirantes, sendo que um deles já foi entregue à Prefeitura. Já a merenda escolar é elaborada por uma equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação, que se empenha em oferecer aos alunos um cardápio correspondente às orientações nutricionais diárias. Já em relação aos salários e à maneira como é realizada atualmente a eleição para diretor nas unidades, existe um sindicato específico para essa categoria, que iniciou um diálogo com a prefeitura nesse sentido e é aguardado para dar continuidade a esse processo.
As outras demandas no que diz respeito aos investimentos em material, estão sendo avaliadas pelo prefeito, que vem investindo em termos de obras estruturais. Essa é uma das prioridades de investimento para esse ano, visto o estado físico que as unidades escolares foram encontradas em janeiro de 2013.

Cabo Frio: Renovado, sub20 da ADDP Cabo Frio se prepara para a Copa Regional

Atual campeã municipal nas categorias sub17, sub20 e adulta, a ADDP Cabo Frio está se preparando para a disputa da Copa Regional de Futsal, promovida pela Liga Cabofriense de Futsal, que começa neste sábado (12). A competição terá oito clubes de três municípios na categoria sub17 e sete clubes de dois municípios na categoria adulta.
A ADDP Cabo Frio está no grupo B nas duas categorias, e terá como adversários Arraial do Cabo, Búzios (esse, somente no sub17) e Tamoyo. A estreia está marcada para o dia 17, diante do Arraial do Cabo, no ginásio Alfredo Barreto.
No adulto, a ADDP Cabo Frio vai disputar a competição com um elenco formando exclusivamente por atletas da categoria sub20. A Copa Regional servirá, ainda, como um laboratório para o Campeonato Carioca sub20, que começa no final de abril.
A equipe sub20 da ADDP Cabo Frio sofreu uma grande reformulação em relação ao time que, além do Municipal, se sagrou campeão estadual da categoria: com vários atletas que estouraram o limite de idade de 20 anos e outros que deixaram o clube, apenas noeve jogadores da temporada passada permanecem no clube: os alas Lucas Tardelli e João Tardelli e o pivô Caio, que estão integrados ao elenco da categoria principal; o goleiro João Pedro Rodrigues, o fixo/ala Matheus Quintanilha, os alas Matheus Leão (que operou recentemente o joelho e só retorna à equipe no meio do ano), Matheus Duarte e Kaká; e o pivô Jônatas.
A equipe será completada com jogadores que subiram da equipe sub17 da ADDP, como o fixo/ala Eliézio e os alas Marcelo e Naor; e jogadores vindos de outros clubes, aprovados num período de seleção feito em janeiro. Além disso, jogadores que ainda têm idade para atuar pelo sub17 também devem jogar no time "adulto" da Copa Regional.
– O trabalho de integração entre o adulto e o sub20 foi intensificado desde que o Cupim chegou ao clube. A integração entre o sub20 e o sub17 sempre aconteceu, e está só aumentando. Como o objetivo, neste primeiro semestre, é o de remontar a equipe e fazer boa campanha no Campeonato Carioca, devemos utilizar os jogos da Copa Regional como observação dos meninos – explicou Anderson Mangueira Lopes, que inicia sua nona temporada como treinador do sub20 da ADDP Cabo Frio.

"Grupo da morte" não preocupa
O fato de o sorteio ter colocado no mesmo grupo três dos quatro semifinalistas da edição de 2013 do Campeonato Municipal não é motivo de preocupação para a comissão técnica da ADDP – que incorporou aos seus quadros o preparador físico Elias Silva, que chegou bem recomendado por seus trabalhos anteriores nas categorias de base do futebol do Botafogo e do Bonsucesso.
– É claro que ficou um grupo "pesado", onde pelo menos um dos semifinalistas do Municipal do ano passado ficará de fora. Mas vamos tentar fazer o nosso melhor enfrentando Arraial e Tamoyo. O nosso peso é o de fazer da melhor maneira o que estamos treinando. A classificação ou não será reflexo do que apresentarmos. O foco principal nesse semestre é o Carioca, mas vamos coordenar bem os dois campeonatos – afirmou o treinador.
Campeonato carioca sub20 terá tiro curto
Com o calendário apertado por conta da Copa do Mundo, a Federação de Futsal do Rio (FFSERJ) montou o Campeonato Carioca sub20 com uma fórmula diferente, mais curta: a primeira fase, com seis clubes, será disputada em turno único, com apenas cinco rodadas. Os quatro primeiros colocados passam para as semifinais.
A ADDP Cabo Frio enfrenta, pela ordem, Vasco da Gama (em casa, dia 29/4), Flamengo (fora, 6/5), Grajaú Country (em casa, 9/5), Casa de España/BFR (fora, 13/5) e Mendes (fora, 16/5).
O clube tentará chegar à semifinal do Carioca sub20 pela segunda vez em sua história. Em 2011, a ADDP Cabo Frio surpreendeu favoritos e fez uma das semifinais contra o Vasco da Gama.
– É um campeonato bem curto, com cerca de 40 dias de duração. Para muitos dos meninos que estão jogando com a gente, será a primeira competição de Federação. Mas temos como surpreender, basta acreditar no nosso trabalho – analisou Mangueira.
Sub17 joga torneio em São Pedro

Antes da Copa Regional, o sub17 da ADDP Cabo Frio disputa, neste domingo (13), a 2ª Copa CSS de Futsal, promovida pelo Colégio Silva Serpa, de São Pedro da Aldeia. Os jogos são eliminatórios, disputados no ginásio do CSS.
Ao contrário com o que acontece com o sub20, o time sub17, comandado por Carlos Henrique, tem sua base mantida desde o ano passado, com muitos dos jogadores campeões municipais ainda na equipe. Vale ressaltar que, no ano passado, ADDP Cabo Frio e Tamoyo, que se encontram na última rodada da Copa Regional – e podem se encontrar na semifinal da Copa CSS - foram finalistas do Campeonato Municipal.

Veiga de Almeida: Lagoa de Araruama recebe novo mutirão de limpeza

Campus UVA Cabo Frio
A Lagoa de Araruama, que margeia o campus da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, recebe atenção especial na manhã deste sábado, 12 de abril. Organizada pelo Centro Acadêmico dos cursos de Engenharia e Gestão Ambiental, uma caminhada ecológica pretende envolver toda a comunidade acadêmica e convidados para recolher o micro lixo retido nas margens da Lagoa. A ação tem início às 9h, aberta a toda sociedade.
Camila Martins, do sétimo período de Engenharia Civil, explica que a iniciativa tem como objetivo promover o melhoramento ambiental, além de sensibilizar as pessoas para a responsabilidade individual com as áreas de uso coletivo.   
Na ocasião, o micro lixo será pesado e classificado, reunindo subsídios para uma pesquisa de iniciação científica que pretende levantar a situação do entorno do campus e realizar atividades de educação ambiental para conscientizar as pessoas sobre a necessidade da conservação.

São Pedro da Aldeia: Cidade recebe o maior ICMS Verde da Região dos Lagos

Imagem da Notícia
A secretária de meio ambiente Adriana Saad
São Pedro da Aldeia é o município que vai receber o mais alto valor do ICMS Verde entre todos da Região dos Lagos. Com o valor de R$ 3.435.785,00, a cidade também está em 20º lugar em todo o Estado do Rio de Janeiro, mostrando a força do trabalho ambiental que vem sendo realizado.
Criado em 2007, o repasse tem como principal objetivo ressarcir os municípios pela restrição ao uso de seu território, como no caso de unidades de conservação da natureza e mananciais de abastecimento. Além disso, o repasse visa recompensar pelos investimentos ambientais realizados, uma vez que os benefícios são compartilhados por todos os vizinhos, como no caso do tratamento do esgoto e na correta destinação de seus resíduos.

Os repasses são proporcionais às metas alcançadas nessas áreas: quanto melhores os indicadores, mais recursos as prefeituras recebem. A cada ano, os índices são recalculados, dando uma oportunidade para que os municípios que investiram em conservação ambiental aumentem sua participação no repasse de ICMS.

São Pedro da Aldeia vem se destacando anualmente como um dos municípios que recebem maiores valores do ICMS Verde. Segundo a secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, Adriana Saad, isso ocorre principalmente pela destinação final dos resíduos sólidos, em aterro sanitário e pela Estação de Tratamento de Esgoto.

“Os valores desse repasse serão ainda maiores quando estivermos com o Parque Municipal da Mata Atlântica totalmente regulamentado” afirmou

A regulamentação do Parque Municipal será um dos itens em que o repasse estadual será utilizado. Além disso, segundo Adriana, haverá investimento em saneamento, coleta seletiva, fundo do meio ambiente e destino final dos resíduos sólidos.