terça-feira, 8 de abril de 2014

Búzios: Prefeitura assina convênios com a FGV

Na tarde da última quinta-feira, dia 3 de abril, o Prefeito de Búzios, Dr. André Granado, assinou junto à diretoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, propostas para a elaboração de projetos que visam solucionar diversas questões urbanísticas da cidade: o Plano de Mobilidade Urbana, e o Plano Estratégico 2013/2016, que faz parte do Plano de Desenvolvimento Turístico.
O primeiro iniciará sua aplicação já no próximo dia 13 de abril, estendendo-se até a mesma data de 2015, e estará dentro dos parâmetros da Lei Nº 12.587/12 - Política Nacional de Mobilidade Urbana, anterior à obrigatoriedade da lei para obtenção de recursos públicos.
Segundo o último CENSO de 2010, Búzios possui 27.500 habitantes, densidade demográfica de cerca de 390 habitantes/km², e 7.391 automóveis, 936 caminhonetes e mais de 2.400 motocicletas, em um total de 13.077 veículos em circulação. Destes, apenas 49 correspondem a ônibus, ou seja, a transporte público. Com isso, se faz necessário um estudo do uso de automóveis na cidade, através da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, e ainda do projeto de elaboração do Plano Estratégico 2013-2016 do Plano de Desenvolvimento Turístico, com Soluções Smart City para Búzios.
A metodologia do Plano de Mobilidade Urbana considera a Lei Complementar Nº 13/06 – Plano Diretor de Búzios e ocorrerá em cinco módulos: Elaboração do Plano de Comunicação Estratégica; Diagnóstico da Situação da Mobilidade na Cidade; Construção de Cenários, Objetivos e Definição da Estratégica; Concepção de Propostas e Minuta do Projeto de Lei.
Já a metodologia do Plano de Desenvolvimento Turístico se desenvolverá em sete módulos: Elaboração de Diagnóstico Estratégico; Realização de Oficina de Planejamento Estratégico; Definição do Portfólio de Projetos; Implantação do Escritório de Gestão de Projetos; Proposta de Reestruturação Organizacional; Elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico e ainda Preposição de Soluções Smart City para Búzios, também tendo o mesmo prazo de 12 meses para realização de todo o projeto.

Búzios: Abertas as inscrições para o curso ConheSer Búzios

Com o sucesso das duas primeiras edições, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Turismo, abre as inscrições para a terceira edição do curso ConheSer Búzios. As vagas são limitadas e as matrículas podem ser feitas até o dia 30, no Pórtico de Búzios.
As aulas começam no dia 7 de maio e serão realizadas em dois encontros semanais sempre às quartas e quintas-feiras, das 18h às 20h30, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação (Cepede).
Por meio de aulas práticas e teóricas, serão abordados diversos temas que vão mostrar um pouco sobre a história da cidade, o aspecto geográfico e ambiental, além de abordar a excelência no atendimento ao turista. O cronograma das aulas inclui, ainda, visitações ao Poço da Bomba, à Igreja de Sant’Anna, ao Mangue de Pedra e às diversas praias do balneário. 
Mais informações sobre o curso pelo telefone: (22) 2633-6200.

Feira Forte 2014: Incentivo às ações sociais

Acontece entre 18 e 22 de junho a 11ª edição da Feira Forte, considerada a maior feira de varejo do interior do Estado do Rio de Janeiro. Realizada pela Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), o evento, todo ano, reserva uma novidade tanto para os expositores quanto para os visitantes, e a desta edição será o espaço “Acia Solidária”, onde o presidente Walmir Porto pretende incentivar a participação das empresas de Cabo Frio em campanhas sociais dos mais diversos segmentos.

- Ano passado, quando assumi a presidência da Acia, tive o apoio dos nossos diretores para que a entidade abraçasse várias causas sociais como o Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama), Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata) e ainda a campanha de prevenção ao câncer de pele. Acho que as atribuições da Acia vão muito além do incentivo às vendas: tem haver, também, com promoção do bem estar dos clientes. Quando o comércio foca em campanhas que chamam a atenção dos clientes para o cuidado com a saúde, por exemplo, isso passa um ar mais acolhedor, demonstra que o cliente é mais do que um alvo financeiro, e essa relação acaba ficando muito mais próxima – comentou Walmir, que participa de ações sociais desde criança, incentivado pelo exemplo da avó paterna, Helena Porto. Em 2004, por exemplo, ele participou da criação do grupo Amigas da Mama junto com Lélia Paranhos e Joelma Fidalgo, através da criação do estatuto da entidade e do empréstimo da sala que serviu como primeira sede da ONG, e em 2007 passou a apoiar o projeto Visão, do Lions Clube, que detecta problemas visuais em alunos da rede municipal de ensino, promove o tratamento junto a um oftalmologista e fornece óculos gratuitamente.


Além das três campanhas já existentes, o presidente da Acia lembra que outras estão em fase de elaboração e serão oficialmente lançadas durante a Feira Forte, que este ano acontece no Espaço de Eventos de Cabo Frio (atrás do antigo mercado Sendas), na entrada da cidade. Ao todo serão 220 estandes na área do varejo e 14 na Praça de Alimentação, numa área de cerca de 10 mil m², onde também terão banheiros, fraldários, posto médico, área de recreação infantil entre outras atrações.


- Os estandes do varejo estão praticamente esgotados. Temos alguns disponíveis porque estamos tentando ampliar a variedade de produtos oferecidos. Em alguns segmentos e corredores já temos fila de espera – explicou Walmir Porto, lembrando que para reservar o espaço empresário associado deve comparecer à sede da Associação Comercial, na Rua Bento José Ribeiro, nº 18, 3º andar, no Centro de Cabo Frio. O atendimento acontece de segunda à sexta, das 9 às 18 horas. Outras informações pelo telefone (22) 2647-6333.

UVA: Universidade oferece minicursos na área de turismo

Com a proposta de contribuir com a qualificação dos trabalhadores da Região dos Lagos, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) promove, no dia 12 de abril, mais uma edição de minicursos. O evento, que tem como foco os profissionais que atuam no trade turístico, é oferecido gratuitamente, das 10h às 15h.
As atividades começam com a palestra "Gestão de Negócios em Turismo", ministrada pelo professor Ivan Pereira Fernandes. A partir das 13h, a turismóloga e empresária Janice Kunrath, organizadora da Expo Hotel Búzios, falará sobre "Capacitação Profissional em Turismo". Entre as palestras, será servido um coffee break. As inscrições serão realizadas meia hora antes de cada palestra e os participantes receberão certificado.
A Universidade Veiga de Almeida (UVA) fica na Estrada das Perynas, s/nº. Para facilitar o acesso, haverá transporte a partir do ponto de ônibus da antiga Sendas.