sábado, 5 de abril de 2014

Búzios: Cidade estará na Rhapsody

Kevin e a Condessa Emanuelle
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Turisrio, está acompanhando, desde segunda-feira, dia 31, o jornalista americano Kevin Raub, e a fotógrafa Lianne Milton, que chegará no dia 7de abril. Os profissionais da imprensa estarão desenvolvendo uma matéria sobre o balneário, que ganhará destaque nas páginas da revista de bordo da primeira classe da United Airlines – Rhapsody.
A cidade será contada através das histórias de personalidades que vivem aqui, como a artista Cristina Mota, o historiador José Wilson Barbosa, o arquiteto Octavio Raja Gabaglia e a condessa Emmanuelle Meeus de Clermont Tonnerre. Dará destaque à gastronomia e rede hoteleira, selecionados por Kevin, além dos passeios, atrativos e encantos de Búzios.
Kevin e Octavio
De acordo com Kevin, Búzios está cada vez mais sofisticado: “Venho a Búzios pelo menos uma vez a cada dois anos a trabalho, as praias são belíssimas, a gastronomia e a rede hoteleira são incríveis”, afirmou o jornalista.

Para o Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, divulgar o balneário através da mídia espontânea é uma das melhores ferramentas para atingir o turista.
Kevin e José Márcio
“Sempre trabalhamos para promover o destino e apoiamos os veículos de comunicação para que realizam seu trabalho aqui, com esta divulgação fomentamos o turismo em Búzios” disse José Márcio.
Kevin Raub é americano e escreve para a Lonely Planet Magazine, Travel + Leisure e outras mídias. Lianne Milton, que contribui para NYT, CNN, Newsweek, Time, entre outros, após o trabalho de conhecimento dos locais feito pelo jornalista, irá fotografar o que for indicado.

Búzios: Governo do estado disponibiliza verba para construção de creche em Cem Braças

O município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, vai receber verba do Governo Federal para a construção de uma creche no bairro Cem Braças. A unidade terá capacidade para 120 crianças até quatro anos que serão atendidas em tempo integral. O início da construção está programado para a primeira quinzena deste mês. O dinheiro foi destinado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) do Governo Federal.
O programa visa o aprimoramento da infraestrutura escolar no ensino infantil, tanto na construção das escolas, como na implantação de equipamentos e mobiliários adequados na melhoria da qualidade da educação. O programa, além de prestar assistência financeira aos municípios, padroniza e qualifica as unidades escolares de educação infantil da rede pública.
Todos os procedimentos necessários por parte da Prefeitura de Búzios em relação às características do terreno escolhido já foram concluídos: adequação da edificação aos parâmetros ambientais e ao clima regional; avaliação de características do solo; localização da infraestrutura; realização da terraplanagem e topografia; inserção das ordens de sondagem e ligações de água, esgoto e luz. Com isso, nos próximos dias, será realizada a entrega do terreno à construtora que ganhou a licitação na área sudeste, já realizada pelo Governo Federal, através da ata de registro de preço nacional, com tabela de adequação de valores, para o início da instalação da creche.
Para a elaboração e definição do projeto arquitetônico existem alguns parâmetros condicionantes relacionados à orientação da edificação. As escolas de ensino infantil do Tipo B são térreas e possuem cinco blocos distintos, são eles: bloco administrativo; bloco de serviços; bloco multiuso e dois blocos pedagógicos. Os cinco blocos juntamente com o pátio coberto são interligados por circulação coberta e possuem material acústico e térmico e completa acessibilidade para portadores de deficiência. Na área externa estão o playground, o castelo d’água e a área de estacionamento.
O bloco administrativo funcionará a entrada principal da escola, com hall, recepção, secretaria, circulação interna, diretoria, sala de professores, almoxarifado e sanitário masculino e feminino para adultos. No bloco de serviços, a creche terá o espaço para: circulação interna, rouparia, lavanderia, copa para funcionários, depósito de material de limpeza, vestiário masculino e feminino, despensa, cozinha, buffet, lactário, área de serviço externa.
Os blocos pedagógicos possuirão fraldário, sanitário, atividades, repouso, alimentação, solário, área de atividades. No bloco multiuso, a creche terá sala, dois sanitários infantis, feminino e masculino, dois sanitários para adultos e portadores de necessidades especiais feminino e masculino, sala de apoio à informática, de energia elétrica e de telefonia.
Já no pátio coberto, espaço de integração entre as diversas atividades e faixas etárias, fica localizado o refeitório. Há ainda a área para o playground, espaço não coberto destinado à instalação dos brinquedos infantis, e o castelo d’água, elemento cilíndrico metálico, característico do projeto padrão, que abriga os reservatórios de água.

Cabo Frio: Casa Artesanal vai expor o melhor da arte reciclável em manifestação turística

Trabalhos feitos com coco, semente, osso, alumínio e muito mais. 
É o que promete a secretaria de Turismo, através da Casa Artesanal, em parceria com a COMSERCAF para o desfile com foco na arte dos recicláveis e inclusão social – a Ecoart Fashion Show – evento que será realizado no próximodia 20 de abril, domingo de Páscoa, às 21h, na Praça Verde do Guta, na Praia do Forte, fechando assim as festividades pelo dia do Artesão, comemorado no dia 19 de março.
A intenção do projeto, segundo a coordenadora do segmento Artesanato, da Sectur e idealizadora do desfile, Vânia Carvalho é mostrar ao público como os artesãos podem transformar peças que vão para o lixo, em verdadeiras obras de arte.
- Queremos com isso conscientizar as pessoas sobre a importância de não jogar lixo na rua e na praia, porque elas mesmas podem transformar aquilo que não tem mais uso em trabalhos maravilhosos. Além disso, pessoas com problemas de inclusão social, podem se tornar capacitadas para esse mercado de trabalho, através do artesanato reciclável.
Vânia defende que a Prefeitura, através da secretaria de Turismo é a grande incentivadora desta nova maneira de fazer artesanato em Cabo Frio, onde o segmento se completa com a questão ambiental no momento que fomenta a economia sustentável.
- Afinal, os turistas ficam encantados quando encontram peças feitas de material reaproveitado e resíduos naturais, agora com parceria com aComsercaf, que vai render muitos frutos depois dessa maravilhosa experiência proporcionada pelo governo Alair Corrêa.
O produtor e agenciador de modelos Soró Luiz e as Amigas da Mama de Cabo Frio estarão apoiando o evento que fecha a comemoração pelo dia do Artesão com chave de  ouro.
No desfile serão uns sete artesãos que irão confeccionar as peças, mas na produção teremos a participação de uns 15 artistas. Teremos muitas surpresas. Vale a pena conferir e participar deste grande evento, convida a coordenadora, destacando que “o artesanato é um dos instrumentos de apelo turístico para fomentarmos nosso mercado consumidor”.
O governo Alair Corrêa se preocupa com o futuro pós petróleo e, por isso se antecipa no fortalecimento de segmentos que vão estar diretamente linkados com essa perspectiva econômica de sobrevivência após a perda dos royalties. Com a beleza de tantos trabalhos que valorizam nossa cultura, nossa arte e nossa cidade a partir do momento que agregamos originalidade, criatividade e tradição em cada peça, fortalecemos nosso turismo e consequentemente nossa economia com esse gesto de reconhecimento e desse potencial que está nas mãos de cada artesão.
Depois do sucesso do Dia do Artesão, agora é pensar em trabalhar a próxima novidade. E ela vem cheia de irreverência, modernidade e conscientização, garante a coordenadora.
Trazer a importância da preservação do nosso meio ambiente através de uma economia sustentável gerada pelo artesanato é agora nossa intenção. Nossa arte se mostra peça importante dentro de vários contextos sociais, turísticos, ambientais e econômicos. Sendo assim, trabalharemos este segmento sempre pensando no futuro pós petróleo, concluiu Vânia Carvalho.
 

Prolagos: Sistema de abastecimento volta a operar após interrupção no fornecimento de energia pela Ampla

Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto – informa que, às 13h48 desta sexta-feira (04/04), o sistema de abastecimento de água voltou a operar e o fornecimento de água para as cidades da área de concessão (Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande) está sendo retomado de forma gradativa. A Prolagos esclarece que o fornecimento de água ficou paralisado por cerca de 15 horas consecutivas devido à falta de energia elétrica na Estação de Tratamento (ETA) Juturnaíba e na principal Casa de Bomba, localizados em São Vicente de Paulo (Araruama). 

A Prolagos solicita a compreensão da população durante a retomada do abastecimento, que está sendo realizado gradativamente, e pede para que os usuários façam uso racional da água. Caso necessite de contato com a Prolagos, o cliente pode acessar o SAC pelos telefones 0800 7020 195 ou (22) 2621-5095.

Búzios: Gran Cine Bardot apresenta o Festival Varilux de cinema francês.


Acompanhe as novidades do Gran Cine Bardot no facebook:
https://www.facebook.com/grancinebardot.buzios?fref=ts

Pragmatismo político: Sheherezade tira férias após início de investigação criminal da PGR

A apresentadora do SBT Rachel Sheherazade (Reprodução)
Rachel Sheherazade entra de férias após se envolver em polêmicas. O SBT divulgou um comunicado oficial informando que a jornalista vai se afastar do comando do “SBT Brasil” até o dia 14 de abril.
A jornalista se envolveu em polêmicas após mostrar a sua opinião no telejornal “SBT Brasil”. A Procuradoria Geral da República (PGR) aceitou a representação feita pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) contra Rachel. A parlamentar quer a investigação da âncora por acreditar que ela cometeu o crime de apologia e incitou à tortura e o linchamento, caracterizado no artigo 287 do Código Penal.
Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a opinião de Rachel Sheherazade sobre o caso envolvendo um grupo que puniu um menor infrator no Rio de Janeiro serão avaliados. “Não se pode pregar contra o Estado democrático. Isso é muito sério”, opina Janot. “Se você faz um discurso de ódio para a sociedade, não há como controlar o que ocorre depois por aí”, disse.
Jandira Feghali justifica seu pedido de investigação. “As pessoas não podem se sentir legitimadas por um discurso neofascista e sair por aí julgando e executando outros cidadãos”, disse.
Em entrevista ao Purepeople, Rachel se defendeu afirmando que tem o direito de se expressar. “Esse desabafo não é só meu. É também o desabafo de uma parcela grande da sociedade que se vê esquecida pelo Estado, vulnerável, a mercê da violência, vítima de bandidos de toda sorte, de toda idade. As pessoas de bem não querem mais viver acoadas, encarceradas, vitimadas… O povo está se levantando contra a violência”, explicou.
Agências