sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Macaé: Maternidade do HPM ganha novos equipamentos

O Hospital Público Municipal (HPM) acaba de ganhar novos equipamentos. Após 10 anos de fundação, o hospital que atende toda a região, está se renovando para atender os pacientes com mais qualidade e humanização. A maternidade é um dos setores em que os novos equipamentos já auxiliam os funcionários no atendimento que, no mês de outubro, foi de 1.093 pacientes.


O atendimento na maternidade inclui não só os nascimentos que chegaram a 190 no mês passado, mas também o pronto-atendimento e as consultas. Em outubro, foram 285 internações no setor. Durante esse ano, não houve nenhum registro de mortalidade materna.

Com os novos equipamentos e mobiliários, explica o diretor-superintendente do HPM, Márcio Bittencourt, os funcionários poderão realizar um atendimento ainda mais qualificado. 

- O HPM durante os seus 10/11 anos de inauguração, sofreu desgastes dos seus equipamentos e das estruturas.Estamos fazendo uma revolução, comprando móveis, utensílios, equipamentos e máquinas de ponta que promoverão um atendimento mais moderno. Além disso, a pintura interna e externa da unidade também dá mais conforto e humanização para o paciente se sentir acolhido -, completa Márcio Bittencourt.

Para atender a maternidade com melhores condições de trabalho, foram adquiridos mais dois aparelhos de cardiotocografia importantes para a boa avaliação da vitalidade fetal. O centro cirúrgico próprio ganhou mesas cirúrgicas novas, foco cirúrgico, respirador, módulos para anestesia, entre outros. O setor da maternidade conta com equipe multidisciplinar, composta por neonatologistas, anestesiologistas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas (orientam os métodos mais adequados do aleitamento materno). São quatro médicos obstetras plantonistas diariamente, além de todo suporte de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e especialistas médicos do próprio HPM para eventuais emergências.

As enfermarias contam com ar condicionado e tv, sendo opcional aos pacientes a presença de acompanhantes. São disponibilizados também leitos destinados ao "método canguru". A maternidade oferece também UTI neonatal e unidade intermediária. Os bebês também realizam os testes do pezinho (quatro dias por semana, os outros dias são encaminhados à Casa da Vacina) e da orelhinha no próprio HPM e, quando deixam o hospital, já saem, além de vacinadas, com a Certidão de Nascimento, pois a maternidade dispõe de Cartório no setor.

- Estamos trabalhando para que a maternidade do HPM seja cada vez mais um local de acolhimento humanizado, aliado a um serviço de ponta, moderno e de qualidade. É isso que buscamos para levar um melhor atendimento para a população - pontua o coordenador da maternidade do HPM, Nilo de Siqueira Almeida.

Outra novidade da maternidade é o serviço paralelo de Planejamento Familiar. As grávidas, encaminhadas pela rede de saúde e que obedecem ao protocolo de planejamento familiar, podem ser submetidas à laqueadura tubária na maternidade do HPM.

Este setor também realiza sistematicamente a primeira consulta do período puerperal.

Outro importante trabalho realizado nesta unidade é o pronto atendimento, incluindo o devido acolhimento, medidas profiláticas e terapêuticas com suas respectivas notificações, das pacientes vítimas de violência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário