sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Macaé - Ações de infraestrutura urbana na Nova Holanda

Quem visita hoje a comunidade da Nova Holanda já pode constatar as mudanças que as obras vêm trazendo. O local se transforma a cada dia, pronto a oferecer uma vida melhor aos que vivem no local, com ruas mais largas, pavimentadas, com redes de escoamento e calçadas. Um dos grandes benefícios é impedir os alagamentos das ruas, quando chove mais forte na cidade. Os alagamentos no bairro eram constantes, prejudicando e trazendo transtornos aos moradores.


A Nova Holanda, situada no Setor Administrativo 06, na zona norte da cidade, distante menos de três quilômetros do Centro e com cerca de 28 mil moradores, continua recebendo obras da Prefeitura de Macaé e é mais uma localidade de periferia a receber obras de infraestrutura urbana, visando oferecer melhor qualidade de vida aos moradores. Essas melhorias acontecem no Lagomar, no Barramares, na Nova Esperança, na Ajuda, entre outras.

A fonte de recursos das obras na Nova Holanda são os royalties e as obras estão sob a responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, que fiscaliza as ações. As intervenções compreendem serviços de drenagem de águas pluviais (água de chuva), rede de distribuição de água potável, rede de coleta de esgoto sanitário, pavimentação das ruas com construção de calçadas. As obras estão atendendo a todas as ruas da Nova Holanda.

De acordo com a Prefeitura, está sendo feita a instalação da rede de água potável até o ponto de ligação nas residências e pontos comerciais, mas a ligação da água será feita pela Cedae, órgão do governo do Estado responsável pelo abastecimento de água em Macaé.

Nas principais ruas, Rua Aurélio Cristiano, ruas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 até a 13, as redes já foram instaladas. A maioria já recebeu a pavimentação e calçadas. Está sendo concluída a pavimentação da Rua 5 e de trecho da Rua Medeiros. Essa rua, com grande fluxo de veículos e que começa na ponte nova, próxima ao Estádio Claudio Moacyr de Azevedo e dá acesso à Linha Azul, está pronta no trecho da Rua 7 à Rua 11, sendo inclusive alargada. O restante da Medeiros recebe agora as redes de drenagem e será pavimentada com paralelos.

Em relação à pavimentação das ruas da Nova Holanda, a engenheira Ana Paula Paiva, da Secretaria de Obras e que fiscaliza as ações na localidade, informou que os paralelos só serão instalados na Medeiros. A rua 1, que margeia o canal, será asfaltada e as demais ruas recebem pavimentação com intertravado.

O prazo de conclusão das obras é de um ano e os números das ações da Prefeitura na localidade, onde são investidos mais de 35 milhões de reais, são:


  • Rede de Drenagem de águas Pluviais: 3.700m de tubulação, 80 poços de visita, 230 caixas de ralo, 6.900m de meio fio sarjeta;

  • Rede de Esgoto sanitário: 6.550m de tubulação, 190 poços de visita, 1.500 ligações;

  • Rede de Água Potável: 5.750m de tubulação, 1.150 ligações com seus respectivos abrigos;

  • Pavimentação de ruas e travessas: 25.000m²;

  • Calçadas: 15.700m².


Além da rede coletora de esgotamento, o contrato de obras que acontecem na Nova Holanda também contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em terreno localizado depois do Estádio. Segundo informes da Secretaria de Obras, está em estudos empregar nesta ETE a mesma tecnologia da ETE do Mutum. Será uma estação com tratamento terciário, com capacidade para atender a mais de 40 mil pessoas, sendo 28 mil residentes na Nova Holanda. Esta ETE vai atender também ao esgotamento sanitário da Nova Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário