terça-feira, 2 de setembro de 2014

Araruama: Vacinação contra HPV

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 1º, a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), nas Unidades Básicas de Saúde. 
Segundo a secretária de Saúde, Rejane Silva, a ação é destinada às meninas com idades entre 11 e 13 anos que tomaram a primeira dose em março deste ano. As adolescentes devem apresentar o cartão de vacina ou documento de identificação para ter acesso às três doses que completam o esquema de vacinação e garantem a proteção contra o vírus. A segunda dose acontece após seis meses da primeira e, a terceira, cinco anos após a primeira.
"A medida reforça a política de prevenção instituída na rede municipal de saúde pelo prefeito Miguel Jeovani. Lembramos que todas as adolescentes, ao completarem 11 anos, devem começar a tomar vacina para se proteger contra o Papiloma Vírus Humano, um dos causadores do câncer de colo de útero", disse.
A vacina contra HPV é direcionada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual, portanto, não tiveram nenhum contato com o vírus, reduzindo o surgimento do câncer de colo de útero que é a segunda causa de morte de maior incidência entre as mulheres após o câncer de mama.
Como a vacina foi incorporada ao calendário nacional de imunização, está disponível de forma permanente nas unidades de saúde da rede municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário