quarta-feira, 25 de junho de 2014

Semana da Alimentação escolar em São Pedro

Alunos de cinco escolas municipais de São Pedro da Aldeia visitaram na manhã desta terça-feira, (24), o assentamento Ademar Moreira, na localidade de São Matheus, na Zona Rural do município para conhecerem de perto a produção de frutas e legumes. Em seguida eles foram para uma fábrica de suco, em Araruama. O passeio faz parte das atividades da Semana da Alimentação Escolar (SAE), comemorado em todo o estado.
De acordo com a nutricionista da secretaria de Educação Sheila Cunha, o tema escolhido para ser trabalho este ano na Semana de Educação Alimentar foi “A regulação da publicidade de alimentos”. Ela explica: “A publicidade de alimentos dirigida ao público infantil tem sido encarada como um dos fatores determinantes para o aumento da obesidade infantil, e por consequência um problema de saúde pública, por isto decidimos levar os alunos para um passeio na zona rural onde pudessem conhecer como são produzidos os alimentos que vão para a mesa”, disse.
Para participar das atividades externas foram selecionados cinco alunos de cinco escolas do 1º segmento. Foram escolhidos alunos com idade entre cinco e 12 anos cujos pais autorizaram. As escolas participantes do passeio foram: E.M. Rubem arruda Câmara, E.M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, E.M. Menino Jesus, E.M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro e E.Mz. Manoel Moraes da Silva.
No Assentamento Ademar Moreira as crianças foram recebidas pelo presidente Edmar Oliveira Pinto e pelo agricultor José Francisco Mendonça. Os estudantes ficaram encantados com tudo o que viram: plantações de abóbora, aipim, banana, abacaxi, quiabo, batata doce, milho e laranja. Durante o passeio o seu José mostrou aos alunos como se colhe o aipim e como se planta a bananeira. As crianças quiseram tocar nos legumes e também fizeram muitas perguntas.
A aluna Kariny Brandão, do 2º ano do Ensino Fundamental da E.Mz. Manoel Moraes da Silva disse que “o passeio foi legal porque ensinou de onde vem o alimento”. Já o aluno Jonatas Feliciano, da mesma escola, disse que gosta muito de comer frutas, legumes e principalmente saladas, por isso achou o passeio interessante: “Queria que tivesse mais vezes”.
Após a visita à roça os alunos lancharam. No lanche eles comeram milho cozido, aipim, bolo de aipim doce, bolo de milho e beberam suco de limão. Ninguém reclamou, pelo contrário, aprovaram tudo o que foi servido.
Depois de conhecerem a roça os estudantes tiveram a oportunidade de ver de perto uma fábrica de sucos e polpas de frutas.  O dono da fábrica, senhor Kato Hazine fez questão de recebê-los pessoalmente e mostrou como tudo funciona. Segundo ele, antes de ser processada a fruta passa por uma máquina onde é escovada; depois em outra máquina ela é enxaguada e em seguida é colocada no processador onde se separa a semente, a casca e o suco. Quando o objetivo é extrair a polpa da fruta ela é pasteurizada e empacotada; mas quando o produto final é o suco após passar no processador ele é engarrafado.
Após ouvirem atentos às explicações eles foram presenteados com polpas de frutas e garrafas de sucos. Alguns chagaram a afirmar que a partir de agora trocarão o refrigerante pelo suco em todas as refeições.
Para a diretora de nutrição da secretaria de Educação, Noêmia Amorin, o dia foi proveitoso porque o principal objetivo foi alcançado: “A semente foi plantada, agora vamos esperar que ela cresça, se transforme em uma bela árvore e dê muitos frutos. O nosso objetivo é incentivar os estudantes a  adotar atitudes voltadas para uma vida saudável e contribuir para que eles possam também  influenciar os seus pais”, Afirmou.
As atividades continuarão nessa quarta-feira (25), quando os alunos participarão de oficinas de culinária no Horto Escola Artesanal.
A secretária adjunta de Educação, Edlúcia Marques, acompanhou a caravana durante o passeio. Além dela, professoras, diretoras, um pai de aluno e três nutricionistas fizeram parte da excursão

Nenhum comentário:

Postar um comentário