quinta-feira, 5 de junho de 2014

Rio das Ostras: 1º Salão de Humor da Cidade começa nesta sexta

Em iniciativa inédita na Região, a cidade de Rio das Ostras, por meio da Fundação de Cultura, promove seu 1º Salão de Humor, a partir de 6 de junho, na Casa da Cultura Bento Costa Junior, no Centro. O evento reunirá artistas de diversos municípios do Brasil, com destaque para o renomado chargista e cartunista Chico Caruso, que participa de mesa redonda no dia 9. A Mostra segue até 13 de julho, de terça a domingo, de 9h às 18h, com entrada franca. 

A abertura acontece nesta sexta, dia 6, com o lançamento do livro “A História da Caricatura no Brasil”, de Luciano Magno, e o show do pianista Michelangelo, também curador do Salão. Na segunda, 9, às 19h30, também na Casa de Cultura local, o renomado Chico Caruso participa da mesa redonda com o tema “De Manoel Araújo a Chico Caruso – Momentos Especiais”. 

Nesta primeira edição, haverá um tema opcional para os trabalhos: a Copa do Mundo de Futebol 2014, aproveitando o momento esportivo sediado pelo Brasil. Dividido em quatro categorias, caricatura, charge, cartum e história em quadrinhos, os concorrentes estarão disputando um prêmio de R$ 1 mil para o vencedor de cada modalidade. 

Seguindo a tradição dos grandes salões nacionais de humor, Rio das Ostras quer abrir espaço para a divulgação e premiação de grandes chargistas brasileiros deste gênero que, muitas vezes, não conseguem espaço na grande mídia. 

“A ideia é realmente multiplicar os espaços que divulguem o humor gráfico em todas as suas mais usuais vertentes. Em um país onde todos precisam de bom humor para ‘tocar’ a vida, uma oportunidade de conhecer os talentos espalhados pelo Brasil e ainda poder rir. Realmente vale a pena incentivar”, disse o curador do Salão, o chargista Michelângelo, que, entre outros veículos trabalhou no lendário “O Pasquim”. 

CHICO CARUSO – Além dos artistas que irão expor seus trabalhos neste salão, entre 6 e 13 de julho, o público poderá conhecer de perto um dos principais chargistas do Brasil. Convidado especial do evento, Caruso ficou famoso por seu trabalho no jornal "O Globo", além de produzir as vinhetas animadas do Jornal da Globo. 

LIVRO – No livro “A Histórica da Caricatura no Brasil”, de Luciano Magno, o público é convidado a saber um pouco mais sobre a primeira caricatura brasileira publicada no País. O autor, por meio de pesquisas, revela ao leitor que o primeiro desenho divulgado não foi em 1837, mas sim 1822, pelo periódico pernambucano “O Marimbondo”. A revelação inédita é um convite inicial para enveredar neste primeiro livro da série que nos próximos três anos formará com os demais volumes a mais completa pesquisa histórica.

1º SALÃO DE HUMOR DE RIO DAS OSTRAS

6 de junho de 2014 (sexta-feira)
18h30 - Abertura oficial
19h - Apresentação do Salão
19h30 - Palestra- tema: História da Caricatura no Brasil, com o escritor Luciano Magno
20h30 - Lançamento do livro “HISTÓRIA DA CARICATURA NO BRASIL” de Luciano Magno
21h - Divulgação dos trabalhos premiados
21h30 - Show “NEM SÓ DE HUMOR VIVE O HUMORISTA”, com Michelângelo (Piano e voz)

9 de junho de 2014 (segunda-feira)
19h30 - Mesa Redonda

Nenhum comentário:

Postar um comentário