quarta-feira, 11 de junho de 2014

Maricá: Sistema binário no Centro da cidade

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Leandro Costa, acompanhou a implantação, nesta terça-feira (10/06), ​do primeiro dia de funcionamento do sistema binário do Centro de Maricá. A partir de agora, a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa tem sentido único em direção ao Centro, da rotatória em frente à ponte da Mumbuca até a Rua Senador Macedo Soares. Já o sentido da Rua Abreu Sodré é único em direção à RJ-106. Essas modificações integram um programa de mobilidade urbana da secretaria iniciado em 2013.

O secretário circulou pelas vias que foram modificadas, conversou com motoristas e anunciou algumas intervenções para melhorar o fluxo de veículos na região. "Hoje vamos instalar uma placa de proibido dobrar à direita na Rua Abreu Sodré, em frente ao estacionamento do Supermercado Princesa, para os condutores não seguirem pela contramão. Outra placa indicativa será colocada na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa esquina com Rua Athayde Parreira, informando os novos acessos", antecipou Leandro, acrescentando que solicitará à Secretaria de Segurança a cessão de um guarda municipal para controlar o trânsito no cruzamento entre as ruas Athayde Parreira (via da delegacia) e Barão de Inoã. "O tempo de passagem dos veículos na Athayde Parreira tem que ser maior para evitar congestionamento na avenida principal", pontuou Leandro.

Na Rua Abreu Sodré, a secretaria instalou um ponto de ônibus em frente a uma peixaria e retirou o ponto de mototáxi, que foi transferido para o outro lado da via. "Vamos instalar uma placa de 40 km/h para informar os condutores do limite de velocidade permitido na rua,  atendendo uma solicitação dos taxistas", disse Leandro, que adiantou outras medidas para o Centro, como a proibição de estacionamento na Rua Athayde Parreira, no trecho entre a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa e a Praça Conselheiro Macedo Soares. "Se for necessário, vamos retirar essas vagas para abrir mais uma pista e melhorar o fluxo de veículos", acrescentou.

O secretário, acompanhado do subsecretário Operacional Caio Felipe Ferreira, entregou informativos com as alterações no trânsito aos motoristas e informou que aumentará o tempo de passagem no semáforo da Rua Senador Macedo Soares para desafogar o trânsito da região. "A avaliação neste primeiro dia é positiva. Temos alguns ajustes para fazer, mas a implantação do binário já mostra uma melhor fluidez na região", concluiu Leandro.

Taxistas aprovam sistema binário
O taxista Fernando Lopes, de 57 anos, que trabalha num ponto da Rua Abreu Sodré, aprovou o sistema binário da Prefeitura. "Está funcionando muito bem e diminuiu o tempo dos trajetos no Centro", declarou. "Estas medidas facilitaram os acessos e também reduzirão os acidentes na Rua Abreu Sodré. A Prefeitura está de parabéns", comemorou o taxista Danilo Cesar Gomes, de 54 anos.

Agora os condutores poderão seguir pela Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa em direção ao Centro ou retornar pela Rua Athayde Parreira, contornar a Praça Conselheiro Macedo Soares e seguir pela Avenida Roberto Silveira ou pela Rua Abreu Sodré em direção a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Aqueles que trafegarem pela Rua Abreu Rangel sentido RJ-106 terão, obrigatoriamente, que acessar a Rua Senador Macedo Soares. Também serão criadas 44 vagas (8 de mototáxi, 16 de motos e 20 de bicicletas) ao lado da Praça Conselheiro Macedo Soares e na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, entre as ruas Athayde Parreira e Senador Macedo Soares. 

Na parte da manhã, equipes da Secretaria Municipal de Obras concluíram o alargamento – para passagens de veículos pesados – do retorno da Rua Abreu Sodré para a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa. Mais cedo, uma colisão envolvendo dois veículos no cruzamento entre as ruas Athayde Parreira e Barão de Inoã congestionou o trânsito na região, que foi liberado totalmente – somente veículos leves podiam trafegar na via - por volta das 12h após a retirada de um carro que estava bloqueando o cruzamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário