quarta-feira, 4 de junho de 2014

Maricá: Cineclube Henfil exibe filmes sobre o meio ambiente em junho

Nesse mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação voltada ao tema para o Cineclube Henfil de Maricá. Em todas as quartas-feiras de junho, serão exibidos filmes sobre reciclagem, pesca, consumos de alimentos e descartes na natureza, além de um documentário sobre as belezas naturais do município. As sessões são gratuitas, mas os interessados precisam chegar 30 minutos antes para garantir uma senha de acesso. O evento acontece sempre às 19h, na Casa de Cultura (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro).

Na abertura da programação, nesta quarta-feira (04/06), o projeto exibe o documentário “Ilha das Flores” (1989 – Brasil), do diretor Jorge Furtado e que foi eleito um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século. Com uma linguagem ácida e didática, o documentário mostra a trajetória de um tomate desde sua plantação, passando pela venda e seu descarte no lixo, quando é disputado por homens e porcos.
O filme ganhou diversos prêmios como o de melhor curta-metragem no 17° Festival de Gramado, de 1989; o Urso de Prata para curta metragem no 40° Festival de Berlim, de 1990, e o  Prêmio Air France, como melhor curta brasileiro do ano, em 1990.

Filmes de junho
A programação do Cineclube Henfil de junho ainda contará com o documentário “Z-13” (11/06), que aborda o trabalho, sonhos e pesadelos da colônia de pescadores do Posto 6 na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio; “Tai Chi Chuan – Arte Marcial Mística” (18/06), curta-metragem sobre as belezas naturais de Maricá que servem de pano de fundo para os movimentos da arte milenar chinesa; e “Efeito Reciclagem” (25/06), filme sobre uma família pobre de São Paulo que vive do reaproveitamento de materiais reciclados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário