sexta-feira, 6 de junho de 2014

Iguaba: Noite de grandes eventos

A música, o ambiente rural e a arte fotográfica tomaram conta da sede da Prefeitura na noite desta quarta, dia 4. As 20h a população, os servidores públicos, as autoridades e os vereadores apreciaram a apresentação do Coral do Centro de Convivência e Lazer da Melhor Idade (Celmi), ligado à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. Conduzidos pelo regente Claudio Santana, cerca de 25 idosos cantaram mais de dez músicas encantando o público. O repertório foi uma viagem pelo tempo. O coral cantou desde o hino de Iguaba Grande à Garota de Ipanema.
“Nossa intenção é oficializar este coral como o coral do município de Iguaba Grande. Eu me sinto muito feliz e honrado porque vocês fazem este trabalho com brilhantismo. Parabéns ao Celmi”, declarou o secretário de Turismo, Marco Aurélio Gama.
Após a apresentação do coral foi aberta a exposição “Os sentidos da Roça”. O salão nobre da Prefeitura, com o apoio do Departamento de Cerimonial, foi ornamentado ao estilo rural. Cerca de 30 utensílios rústicos tradicionais como a bigorna, a lamparina e a rolhadeira, além de diversas frutas e grãos típicos do município compõem a exposição. Todos os itens foram cedidos pelos produtores rurais de Iguaba Grande.
O coordenador do Departamento de Apoio à Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Douglas Barbosa, foi o idealizador da exposição. “Buscamos trazer para a sede da Prefeitura, o máximo possível de características, sentimentos, sensações, aromas e possibilidades táteis para que os visitantes tenham uma aproximação maior com o homem do campo”, ressaltou Douglas Barbosa.
Mesclado à exposição também está acontecendo a Mostra Fotográfica “A vida no campo em preto e branco” do fotógrafo carioca Renato Leal. Três seções na zona rural de Iguaba Grande renderam mais de 120 fotos. Destas, 50 foram selecionadas para a mostra. As fotografias trazem o cenário rural da cidade através de construções antigas, animais e o cotidiano do povo da roça.
“É a primeira vez que fiz fotos de animais e paisagens. Hoje me sinto realizado e valorizado. Para um artista é muito bom expor, aproximar as pessoas do seu trabalho e assim ouvir conselhos, críticas e elogios. É muito prazeroso ouvir as histórias das pessoas retratadas em minhas fotos. Agradeço a todos por esta oportunidade”, agradeceu o fotógrafo Renato Leal.
“Este é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Estas são algumas das ações propostas por nossa secretaria à comemoração da data. A mostra fotográfica tem o objetivo de  proporcionar este ambiente inspirador para o fotógrafo que vai participar do concurso. Além disso, queremos trazer muitos visitantes aqui, inclusive os alunos das escolas da região”, afirmou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Everton Lessa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário