terça-feira, 10 de junho de 2014

Arraial do Cabo: Audiência Pública debate saúde

Há quase quatro anos, municípios da Região dos Lagos discutem a implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde, que agora está prestes a se tornar uma realidade. Na próxima terça-feira (10), representantes do Conselho Municipal de Saúde de Arraial do Cabo vão se reunir em audiência pública, às 18h no auditório da Primeira Igreja Batista (PIBAC), na Rua Afonso Pena, 2, no Centro.

O evento, aberto aos moradores, profissionais da saúde, autoridades e entidades, tem por objetivo apresentar à sociedade todas as questões referentes ao consórcio, além de deixar um espaço para manifestações populares a respeito do assunto. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Arraial do Cabo, Sandra Brandão, o debate é importante para o conhecimento das diretrizes do consórcio que, se aprovado, vai funcionar entre nove municípios da Baixada Litorânea.

“Com o consórcio as pessoas dos municípios abrangentes poderão receber atendimento não só nas cidades de origem, como em qualquer outra. Por exemplo, algumas cidades têm centros de referência em tal especialidade, e que talvez não tenha em outra, dessa forma, os moradores serão beneficiados com atendimento de qualidade e gratuito, por meio do Sistema único de Saúde (SUS)”, explica Brandão.

O Conselho Municipal de Saúde de Arraial do Cabo convida a população para integrar a equipe de conselheiros. O Conselho realiza um trabalho voluntário de fiscalizar e planejar as ações de saúde no município cabista.

“Temos reuniões mensais e sempre estamos prontos para ouvir e orientar os moradores sobre os problemas de saúde. É bom para o município e para o próprio cidadão, que os moradores façam parte do Conselho Municipal de Saúde, assim, podemos propor e verificar mais de perto a real situação da saúde em nossa cidade”, afirma Sandra Brandão.

Um dos reflexos positivos do trabalho conjunto, por exemplo, é o funcionamento do Programa de Saúde da Família (PSF). Em Arraial do Cabo, há mais de um ano pelo menos 663 famílias do distrito de Sabiá recebem atendimento de segunda a sexta-feira, dos médicos do posto de saúde. Recentemente o posto contratou um fisioterapeuta e um cardiologista, que fazem todo o acompanhamento médico dos moradores. O PSF de Sabiá atende também as áreas de Pernambuca, Caiçara e Novo Arraial.
Outras informações pelo telefone: (22) 9882-3248 – Sandra Brandão, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Arraial do Cabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário