quinta-feira, 22 de maio de 2014

Notícias da Veiga de Almeida: Empresas dinamizam Workshop de Turismo

O artesanato marcará presença durante o Workshop de Turismo, que a Universidade Veiga de Almeida (UVA), em parceria com a ExpoHotel Búzios e o grupo ABC do Sol, realiza, nesta quinta-feira, 22, no campus Cabo Frio, das 9h às 21h, com entrada franca. Durante todo o dia, empresas que atuam na Região dos Lagos darão pequenas mostras, por meio de fotos, vídeos e até vivências, das atividades que podem ser exploradas.
A Casa Artesanal, que reúne cerca de 30 artesãos de Cabo Frio, apresentará a variedade de produtos desenvolvidos, entre eles, peças produzidas com a casca de coco. O projeto Flor&ser Cultural, que visa o desenvolvimento de produtos artísticos sustentáveis, feitos pela comunidade buziana, e o Grupo Coletivo, de Cabo Frio, também já reservaram espaço.
E toda a beleza da Capital Nacional do Mergulho, Arraial do Cabo, será apresentada ao público pela empresa Mr. Diver, que realiza batismos, cursos de mergulho e outras atividades subaquáticas. A empresa destaca a segurança da atividade, que ganha como aliados na região de Arraial uma variedade de pontos de mergulho próximos da costa, a existência de locais abrigados (com pouca corrente) e a baixa quantidade de embarcações na água. Visibilidade e diversidade da vida marinha são outras características ímpares do local. Outras empresas de turismo de aventura também foram convidadas.
E para encerrar a programação, o ABC do Sol fará o lançamento do projeto Copa na Praia, com apresentação do site oficial do grupo e sorteio de brindes. O ABC do Sol é um movimento da iniciativa privada em prol do desenvolvimento sustentável do turismo dos municípios de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio (daí o ABC). O projeto Copa na Praia é a primeira ação promocional deste grupo e visa promover, durante todo o período do mundial, uma série de atividades que envolvem todas as empresas parceiras. Haverá sorteio de brindes e camisetas.
Experiência
Dentro da proposta do evento, está a troca de experiências do mercado local, com a presença de empresárias que atuam na região. A partir das 19h, uma mesa redonda reunirá Janice Kunrath, da Expo Búzios, Maria Inés Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention Bureau, Márcia Augusta, hoteleira em Arraial, e Fabricia da Costa, da Associação Comercial da Rua dos Biquínis.

Capacitação
O Workshop de Turismo também visa a capacitação da mão-de-obra, por meio de uma série de palestras, minicursos, oficinas e vivências. Os minicursos, que serão realizados simultaneamente, das 10h30 às 12h, abordarão a qualificação do profissional para o turismo receptivo, marketing em turismo e alimentação. A partir das 14h, serão realizadas palestras e vivências sobre as possibilidades locais para o turismo de aventura, agroturismo e turismo cultural. O secretário de Cultura de Cabo Frio, José Facury, é um dos convidados. A partir das 15h30, as oficinas contemplarão os seguintes temas: Mercado de Trabalho; Case de Sucesso: Inovação; e Tecnologia Aliada à Infraestrutura Hoteleira. Como as vivências serão realizadas no mesmo horário, o público poderá optar por um dos três temas oferecidos. O mesmo vale para as oficinas.

Visitas
As escolas conveniadas ao projeto Vivenciando, que promove a integração da Universidade com alunos do Ensino Médio, também podem participar. Já confirmaram presença alunos do Colégio Rui Barbosa, da Escola Professor Fonseca (Araruama) e, de São Pedro da Aldeia, virão as escolas Feliciano Sodré, José Rascão e CIEP 146.

Nenhum comentário:

Postar um comentário