segunda-feira, 12 de maio de 2014

Cabo Frio: Jovens organizam caminhada pela paz

No próximo dia 16, às 17 horas, o movimento “Jovens pela Paz”, de Cabo Frio, estará promovendo uma grande caminhada contra a violência que, há meses, vem amedrontando moradores e visitantes da cidade. Coordenada por João Paulo Trindade e Vinícius Figueira, a ideia ganhou ainda mais força esta semana por conta dos tiroteios e mortes no bairro Jacaré.
- Em apenas cinco dias tivemos mais de quatro mortes só no bairro Jacaré por conta da guerra entre facções rivais de dois bairros. O que estamos presenciando é uma onda crescente de violência, a cada dia com uma barbaridade diferente, com a população em pânico, pedindo socorro às autoridades – comentou João Paulo.
Vinícius lembra que além do Jacaré, nos últimos meses a violência também tem dominado bairros como Boca do Mato, Jardim Esperança, Jardim Peró e Reserva do Peró, entre outros.
- Cabo Frio é a capital da Região dos Lagos, e há meses vive momentos de terror e tensão que não acabam mais. Já estamos no meio do ano e não vemos a situação melhorar. Pelo contrário, a coisa tem ficado cada vez pior. Há muito tempo não se via uma situação assim. A guerra pelo tráfico está absurda. As facções estão querendo dominar tudo, e não se pode mais sair de casa, as crianças não podem ir à escola e por aí vai. Cabo Frio pede paz. A população não aguenta mais tanta violência - desabafou.
Além da população, os dois coordenadores da caminhada lembram que o comércio também vem sendo vítima da violência há muito tempo. Por isso, esta semana, procuraram o presidente da Acia Cabo Frio, Walmir Porto, para uma parceria.
- Tanto eu como o João Paulo somos de Cabo Frio, e acompanhamos o trabalho que a atual diretoria da Acia vem realizando na busca por mais segurança para o comércio. Esta semana, mesmo, vimos que os comerciantes do Centro procuraram a Acia para pedir ajuda. E como acreditamos que a união faz a força, decidimos procurar o Walmir, que se prontificou em nos apoiar não apenas pela Associação Comercial mas, também, através de uma de suas empresas – explicou Vinícius.
A ideia é que no dia 16 a população de Cabo Frio se reúna na Praça Porto Rocha para uma caminhada, de mãos dadas, em direção à Praia do Forte, principal cartão postal da cidade.
- Marcamos a concentração para às 17 horas, e escolhemos a Praia do Forte como destino para alertar às autoridades que Cabo Frio é uma cidade que vive dos turistas. Por mais que tenhamos belezas naturais como a Praia do Forte, que é nosso maior cartão postal, ninguém vai querer voltar aqui se a situação continuar piorando dessa forma. E sem o turista teremos muitas demissões na cidade – explicou João Paulo, pedindo para que todos compareçam vestidos de branco – “ou pelo menos com uma camisa branca”.

MOVIMENTO JOVENS PELA PAZ
CONTATOS:
João Paulo Trindade (22) 9 98505262


Vinícius Figueira (22) 9 9103-2146

Nenhum comentário:

Postar um comentário