sexta-feira, 16 de maio de 2014

Búzios: Saúde prorroga campanha de Vacinação Contra Influenza

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde, comunica que a Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. O objetivo da prorrogação é alcançar o maior número de pessoas do grupo prioritário para a imunização e, em todo o país, a campanha só acabará quando a meta nacional for atingida (80%).
O município de Búzios obteve, até o dia 26 de abril, a melhor meta alcançada da Baixada Litorânea (22,1%), tornando-se um dos cinco melhores índices do Estado. A vacinação está acontecendo desde o dia 22 de abril, das 7h às 18h, nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (antigos PSFs) e na Policlínica Municipal.
Até a quinta-feira, dia 8 de maio, data que seria o penúltimo dia de vacinação, 21,3 milhões de brasileiros se vacinaram contra a doença, o que representa 53,6% da meta estabelecida. A meta é que 49,6 milhões de pessoas sejam imunizadas contra a gripe.
Uma novidade para este ano foi a abrangência da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Durante a apresentação da campanha, o Ministro Arthur Chioro destacou a importância da ampliação da vacina ao público infantil. "A extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos. A vacinação desta faixa beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela", explicou ele.
Grupo prioritário- Fazem parte do público mais vulnerável a desenvolver a doença de forma grave: crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem se dirigir aos postos de saúde com o cartão de vacinação. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica no ato da vacinação. Aqueles pacientes que já fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a vacina.
​ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário