quarta-feira, 9 de abril de 2014

Direto do G1: Alunos fazem carta para prefeito exigindo melhorias em Búzios

Durante uma solenidade de entrega de tablets aos alunos aprovados de 2013, os estudantes do Colégio Municipal Paulo Freire, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, entregaram uma carta ao prefeito da cidade, André Granado, exigindo melhorias referentes à educação. A solenidade aconteceu na última segunda-feira (7).
De acordo com um dos diretores da União Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios, Caio Lisboa, os estudantes aproveitaram a presença do prefeito para pedir mais atenção para a unidade escolar e educação da cidade. 
“Achei muito importante, pois assim eles começam a ocupar os espaços na construção da educação. Só assim eles entendem a força que têm, e o poder público passa a responder”, disse Caio. 
A carta ainda determinou que o prefeito André Granado resolva os problemas em 30 dias. Foram 14 pedidos feitos pelos alunos: melhora no salário dos professores; ar condicionado; carteiras; transporte escolar; laboratório de Artes, Química e Informática; banheiros com descarga; eleição para diretor; direito de fotocópia aos alunos; estágio remunerado; fim de suco artificial com biscoito; data show; material para educação física; material para trabalhos e acesso à biblioteca. As turmas envolvidas na produção da carta foram as 1106, 1205 e 1108, que assinaram o 'documento'.


Prefeito já atendeu algumas reividicações 
foto: caio Lisboa
A assessoria da Prefeitura de Búzios disse que o prefeito André Granado ouviu as demandas e conversou com os alunos do colégio. Algumas das reivindicações que estão na lista já foram atendidas, como carteiras novas, ar condicionado e banheiros funcionando, que são constantemente depredados e precisam ser consertados por diversas vezes, segundo a assessoria. 

Em relação ao transporte escolar para esse colégio, a empresa de transporte público disponibiliza até cinco viagens por dia para cada estudante. Ainda assim, a Prefeitura de Búzios conseguiu, através de recursos federais, quatro ônibus escolares adaptados para cadeirantes, sendo que um deles já foi entregue à Prefeitura. Já a merenda escolar é elaborada por uma equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação, que se empenha em oferecer aos alunos um cardápio correspondente às orientações nutricionais diárias. Já em relação aos salários e à maneira como é realizada atualmente a eleição para diretor nas unidades, existe um sindicato específico para essa categoria, que iniciou um diálogo com a prefeitura nesse sentido e é aguardado para dar continuidade a esse processo.
As outras demandas no que diz respeito aos investimentos em material, estão sendo avaliadas pelo prefeito, que vem investindo em termos de obras estruturais. Essa é uma das prioridades de investimento para esse ano, visto o estado físico que as unidades escolares foram encontradas em janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário