terça-feira, 8 de abril de 2014

Búzios: Prefeitura assina convênios com a FGV

Na tarde da última quinta-feira, dia 3 de abril, o Prefeito de Búzios, Dr. André Granado, assinou junto à diretoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, propostas para a elaboração de projetos que visam solucionar diversas questões urbanísticas da cidade: o Plano de Mobilidade Urbana, e o Plano Estratégico 2013/2016, que faz parte do Plano de Desenvolvimento Turístico.
O primeiro iniciará sua aplicação já no próximo dia 13 de abril, estendendo-se até a mesma data de 2015, e estará dentro dos parâmetros da Lei Nº 12.587/12 - Política Nacional de Mobilidade Urbana, anterior à obrigatoriedade da lei para obtenção de recursos públicos.
Segundo o último CENSO de 2010, Búzios possui 27.500 habitantes, densidade demográfica de cerca de 390 habitantes/km², e 7.391 automóveis, 936 caminhonetes e mais de 2.400 motocicletas, em um total de 13.077 veículos em circulação. Destes, apenas 49 correspondem a ônibus, ou seja, a transporte público. Com isso, se faz necessário um estudo do uso de automóveis na cidade, através da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, e ainda do projeto de elaboração do Plano Estratégico 2013-2016 do Plano de Desenvolvimento Turístico, com Soluções Smart City para Búzios.
A metodologia do Plano de Mobilidade Urbana considera a Lei Complementar Nº 13/06 – Plano Diretor de Búzios e ocorrerá em cinco módulos: Elaboração do Plano de Comunicação Estratégica; Diagnóstico da Situação da Mobilidade na Cidade; Construção de Cenários, Objetivos e Definição da Estratégica; Concepção de Propostas e Minuta do Projeto de Lei.
Já a metodologia do Plano de Desenvolvimento Turístico se desenvolverá em sete módulos: Elaboração de Diagnóstico Estratégico; Realização de Oficina de Planejamento Estratégico; Definição do Portfólio de Projetos; Implantação do Escritório de Gestão de Projetos; Proposta de Reestruturação Organizacional; Elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico e ainda Preposição de Soluções Smart City para Búzios, também tendo o mesmo prazo de 12 meses para realização de todo o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário