segunda-feira, 10 de março de 2014

Búzios: Vacinação gratuita contra o HPV

Imunização será aplicada gratuitamente entre 17 e 21 de março

            A Prefeitura de Búzios realizará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, uma Campanha de Vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano), direcionada para adolescentes entre 11 e 13 anos de idade, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. A imunização, que previne contra o câncer de colo de útero, será gratuita e oferecida, nos dias 17, 18, 20 e 21 de março, em todas as escolas municipais e privadas que possuírem o público-alvo. Haverá aplicação da dose, ainda, nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e na Policlínica.
A vacina contra o HPV que será utilizada na campanha é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero (terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres), responsável, atualmente, por 95% dos casos de câncer no país. O Ministério da Saúde orienta ainda que as mulheres dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo para verificar se há indício da doença.
Os pais que não quiserem que suas filhas sejam vacinadas nas unidades escolares deverão assinar um Termo de Recusa. Cada menina deverá receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses e, a terceira, 60 meses (cinco anos) depois da primeira dose. A vacinação tem a eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
“Para que possamos ter sucesso na campanha, foi criada a estratégia de orientação sobre a vacina, onde todas as escolas do município, com agendamento prévio junto à coordenação do núcleo de programas, estão recebendo a palestra educativa pela enfermeira Rita Aragão para esclarecimento de dúvidas aos pais, diretores, professores e alunas”, afirmou a Coordenadora do Núcleo de Programas, Renata Souza de Oliveira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário