segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Búzios:Prefeitura inscreve para curso gratuito de Guia de Turismo

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Turismo, e em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, está com as inscrições abertas para o curso técnico de Guia de Turismo. Os interessados devem estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio e apresentar, no ato da inscrição, CPF, RG, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.

As aulas acontecerão a partir do dia 5, sempre de segunda a sexta-feira, no Colégio Estadual João de Oliveira Botas e à noite. Com duração de um ano, o curso será composto por aulas práticas e teóricas, com entrega de certificado para quem cumprir todos os requisitos. Os formandos serão cadastrados no Ministério de Turismo, através do Cadastur, e serão encaminhados para vagas de emprego.

O técnico em Guia Turismo é o profissional que acompanha turistas em excursões locais, nacionais ou internacionais, prestando assistência e fornecendo informações sobre os lugares a serem visitados. Ele atua em diferentes segmentos do mercado (roteiros ecológicos, culturais, excursões a locais místicos, turismo de aventura, grupos de terceira idade e outros) posicionando-se como articulador de projetos, operador de roteiros turísticos e agente de viagem.

Búzios: Prefeitura e Prolagos se reúnem para traçar metas de saneamento para o município

A curto prazo, objetivo é implementar projeto de limpeza nas praias

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 31, uma reunião entre representantes da Prefeitura de Búzios e da Concessionária Prolagos, com o objetivo de traçar metas para a solução de problemas de esgoto e falta de saneamento no município. O encontro, que aconteceu no Gabinete do Prefeito, resultou na consolidação de uma parceria que visa, a curto prazo e com foco na alta temporada, elaborar um plano para conter o avanço de esgoto nas praias e o mau cheiro na cidade.


Participaram da reunião o Prefeito de Búzios, André Granado; o Vice e Secretário de Meio Ambiente e Pesca, Carlos Alberto Muniz; o Presidente da Concessionária Prolagos, Carlos Roma; o Secretário Municipal de Turismo, José Márcio dos Santos; o Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Paulo Abranches; o Gerente de Saneamento do município, Renato Tavares, e o vereador Uriel Costa. O diálogo foi marcado pela preocupação do Prefeito em solucionar, com urgência, problemas de tratamento de esgoto em todas as localidades de Búzios, principalmente nos bairros mais afastados do Centro que sofrem mais intensamente as conseqüências da falta de saneamento.

“Tivemos, hoje, um momento positivo e histórico para Búzios, no que se refere ao problema do saneamento. A Prolagos se comprometeu em resolver nosso problema de esgoto, fazendo o máximo de esforço para isso. Hoje, iniciamos uma força tarefa com a concessionária com o objetivo de atender a demanda da nossa cidade que sofre há anos com o descaso. Como está, não pode mais ficar. O próximo passo será concretizar as estratégias e tirá-las do papel”, afirmou o Prefeito.

Além da meta de elaborar um plano para preparação da cidade para o verão, com foco na contenção do lançamento de esgoto nas praias e solução do mau cheiro no município, foi discutida a necessidade de mudança da coleta de esgoto em sistema de “tomada a tempo seco” para coleta em rede separativa. De acordo com informações da concessionária, o primeiro procedimento consiste na interceptação do esgoto presente nas galerias de rede pluvial, com construção de Estações Elevatórias, que transportam o esgoto às Estações de Tratamento (ETE) da concessionária. Neste caso, quando chove, ocorre o escoamento da água da chuva junto com o esgoto para o meio ambiente.

Já a rede separativa é uma rede exclusiva para captação de esgoto de forma individual, ou seja, casa a casa, transportando o material coletado para as Estações de Tratamento.

“Existe esta necessidade de migração do sistema de tempo seco para rede separativa. O tempo seco não dá mais, nós reconhecemos isso. Contudo, a mudança que prevemos e desejamos precisa de investimentos do município. Estamos à disposição para que Búzios acabe com os problemas de saneamento, sem que o morador tenha que arcar com os custos destas mudanças”, disse ele.

Para o Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, o mais importante é que a parceria gere resultados concretos:


“A Prolagos se colocou à disposição para resolver todos os problemas de esgoto sanitário que preocupam a Prefeitura. Em contrapartida, vamos captar os recursos necessários, junto ao Governo Federal, para realizarmos as mudanças. Temos a urgência em cobrir um grande território e, por isso, é fundamental que a concessionária disponha os recursos técnicos para transpormos este desafio”, explicou o ele.  

Búzios: Cidade amplia o Programa de Atenção Domiciliar

Equipe Multidisciplinar do PAD
Atendimento residencial é feito por equipe multidisciplinar e já possui 112 pacientes cadastrados

Proporcionar tranqüilidade e bem-estar ao paciente, gerando mais conforto e cuidados próximos à família, é o principal objetivo de um projeto que vem despertando a gratidão de muitos moradores impossibilitados de sair de casa para realizar tratamento médicos. Denominado Programa de Atenção Domiciliar (PAD), da Secretaria Municipal de Saúde, o procedimento vem demonstrando resultados positivos e crescente interesse da população: com uma média de 18 atendimentos por semana, o programa já possui 112 pessoas cadastradas, sendo a maioria composta por idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais.

Existente desde 2012, o PAD foi totalmente reformulado desde o início deste ano. Agora, os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeira, técnico de enfermagem, médico e fisioterapeuta. Em casos complexos, é feito, ainda, o acompanhamento com nutricionistas e psicólogos, que, muitas vezes, orientam os cuidadores e familiares que ficam grande parte do tempo com os pacientes.

Outra inovação implantada este ano foi a conquista de um veículo exclusivo para o programa que, além de levar a equipe de saúde aos domicílios, também busca em casa o paciente que necessita ir às unidades de saúde realizar exames e consultas. No momento, estão sendo atendidas localidades onde ainda não há Programas de Saúde da Família (PSFs), tais como Manguinhos, Geribá, Marina, Ferradura e Tartaruga.

Voltado, especialmente, para pessoas com necessidade de reabilitação motora, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, o PAD também ajuda a reduzir filas em hospitais de emergência, já que a assistência – que pode ser por indicação médica ou solicitada pelo próprio paciente na Secretaria Municipal de Saúde – passa a ser feita na residência do paciente, desde que haja o consentimento da família do assistido.

Liderados pela responsável pelo PAD de Búzios, a enfermeira Manuela Rodrigues, os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Segundo a chefe do setor, enquanto há pacientes que recebem visitas mensais ou semanais, há aqueles que necessitam de atendimentos diários, dependendo da gravidade do caso.

“É um trabalho maravilhoso, que traz um resultado físico e emocional muito positivo não só para o paciente, mas também para nós, profissionais, que vemos a melhora da pessoa e recebemos o seu carinho. Sentimos a felicidade estampada quando chegamos e cuidamos destas pessoas. É um desafio diário que enriquece toda a equipe”, afirmou ela.

Impossibilitado de sair de casa devido a uma úlcera e amputação, ambos no pé esquerdo, Vanderlei de Souza Ramos, de 48 anos, que sofre de diabetes, não conteve as lágrimas ao ver a equipe chegando para mais um dia de atendimento. Emocionado, o paciente, que recebe a visita dos profissionais de saúde, todos os dias, anunciou que, além dos curativos, passará a ser tratado (também em casa) com fisioterapia:

“Estou recém-operado e se não fosse este serviço, não sei o que seria de mim. Fui operado aqui no nosso hospital e, logo depois, já começaram os atendimentos. Hoje, não vejo mais esta equipe como enfermeiros, são meus amigos, minha família. Não sei nem que nota dou para a saúde de Búzios, porque dez é muito pouco”, disse o motorista que, assim como todos os outros pacientes, recebe todo o material hospitalar (remédios e kit para curativos) necessário para o tratamento diretamente da Secretaria de Saúde.

Com dificuldades de locomoção devido a uma ferida também na perna esquerda, ocasionada por má circulação do sangue, o alfaiate Gonçalo Cavalcanti, de 67 anos, também vem recebendo com bons olhos o PAD em sua residência. Com a ferida quase cicatrizada, ele tem feito consultas regulares na Policlínica, graças ao serviço de transporte do programa. Para o paciente, “a mudança no programa mudou tudo, e para muito melhor”:

“Este é um serviço importantíssimo e sem este programa, não sei como eu iria fazer para ir às consultas. Todo dia, quando eles vêm aqui, fico feliz por cuidarem de mim”, afirmou ele.