terça-feira, 30 de julho de 2013

Publicidade Blogão dos Lagos - ANUNCIE VOCÊ TAMBÉM!



Espaço Movement


Em Búzios em frente ao estacionamento do Princesa.
2623-6732



Curta a nossa página e fique por dentro dos nossos preços e promoções.





Visite a nossa Loja. 

Charme Búzios - Centro Comercial Celso Terra.
Faça uma visita - 2623-2007

Beleza e Estilo em um só lugar.

Curta a nossa página!
https://www.facebook.com/pages/Charme-Búzios-bolsas-calçados-e-acessórios/398837436890041











Planos de Saúde e Corretagem de Seguros - Glória Lopes.
Preços Especiais para funcionários públicos, estudantes e empresas.

(22) 9221-1529/8817-0085
(21) 8501-4169

Curta a página e conheça mais promoções.


Já Conhece a Pizzaria Sabor do Dane? 

A melhor de Búzios, na Rua Dourado nº12. 
Cem Braças.

Faça seu pedido. 2623-6775

Curta a fanpage e fique por dentro das promoções.
https://www.facebook.com/pages/Pizzaria-do-Dane/156772794498581






Cabo Frio: Bailarina Cabo Friense premiada em Nova York aplaudida no Charitas

Em uma apresentação relâmpago realizada semana passada no Charitas, a bailarina cabo friense Carolina Bastos mostrou, para quem quisesse ver, as razões pelas quais conquistou a cobiçada medalha de ouro no concurso realizado anualmente pelo prestigiado corpo de ballet Valentina Koslova, o “Valentina Koslova International Ballet Competition”.
Tal foi o destaque de Carolina em terras norte americanas que, após a competição, recebeu o convite para se apresentar em uma turnê que alcança o Canadá e Coréia, no mês de agosto.

No momento, a família da bailarina está mobilizada para conseguir o apoio necessário para que a jovem siga a sua carreira vitoriosa no exterior. Primeiros entendimentos foram feitos com a Prefeitura de Cabo Frio, mas ainda assim é necessária a mobilização de empresários que estejam interessados em levar seu nome e o de Cabo Frio aos mais distantes e prestigiados centros mundiais de cultura e turismo.

Búzios: Cidade entra na luta contra as Hepatites Virais

A partir do dia 7 de agosto, a Prefeitura de Búzios realizará, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, a Campanha de Detecção de Hepatites Virais, em consonância com as ações realizadas pelo Ministério da Saúde para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado no último domingo, dia 28. A campanha acontece até o dia 9 e objetiva prevenir a doença, além de proporcionar tratamento precoce às pessoas infectadas.

Este ano, o tema da campanha é “Hepatites Virais: sem perceber, você pode ter”. Iniciada em todo o país no dia 22 de julho, a mobilização consiste, principalmente, na testagem rápida para detectar as hepatites B e C, doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes para o funcionamento do corpo humano. Em Búzios, os exames serão feitos em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs) e na Policlínica Municipal, com a previsão de o resultado ser entregue entre 15 a 30 minutos após a realização. Para realizar o teste, basta procurar uma Unidade de Saúde munido do cartão do SUS.

São consideradas público-alvo pessoas que receberam transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 (antes desta data, o sangue das transfusões não era testado nem se conhecia o vírus); usuários de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) ou pipadas (crack) que compartilham ou compartilharam agulhas, seringas e cachimbos; pessoas que fizeram tatuagens, piercings e que frequentam manicures, podólogos, dentistas e cirurgiões que não obedecem as normas de segurança e não usam materiais esterilizados corretamente, além de pessoas com múltiplos parceiros e que já tiveram relações sexuais sem uso de preservativo.

Diagnóstico precoce - O Brasil é o único país em desenvolvimento no mundo que oferece diagnóstico e o tratamento universal para as hepatites virais, no Sistema Único de Saúde. Foi o país também que defendeu recomendações importantes, como a criação do Dia Mundial de Hepatites Virais como estratégia de visibilidade para o impacto dessas doenças negligenciadas, a ampliação do acesso a vacina para hepatite B para até 49 anos e a incorporação de novos medicamentos, como os inibidores de protease, para os portadores de hepatites C.

Cerca de 495 milhões de pessoas em todo o globo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), são atingidas por essas doenças e suas complicações. Desde que foram implantados em 2011, os testes rápidos para hepatites B e C passaram de 30 mil testes naquele ano para uma expectativa, este ano, de 2,5 milhões de testes distribuídos, o que significa um aumento superior a 8.000% da oferta de testes rápidos no país.
Hepatite é um termo genérico que significa inflamação do fígado. Pode ser causada por medicamentos, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, álcool, substâncias tóxicas e vírus. As hepatites virais são causadas por vírus diferentes designados por letras do alfabeto (vírus A, B, C, D e E). Quando a pessoa já teve um tipo de hepatite, ela pode pegar outro tipo. Mas quando a pessoa tem um tipo de hepatite, esta não passa para outro tipo de hepatite.

A maioria das hepatites virais não têm sintomas, independe do tipo, contudo, quando apresentam sintomas são caracterizados por sintomas como cansaço, mal-estar, dor abdominal, falta de apetite e icterícia (amarelão). Em estágio crônico, a doença apresenta sintomas como cansaço, fígado aumentado, cirrose e câncer.

O diagnóstico inclui a realização de exames laboratoriais, a fim de caracterizar a doença e sua gravidade.

Hepatite A – A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato interhumano ou por meio de água e alimentos contaminados. É muito comum onde não tem higiene, não há rede de esgoto e em épocas de enchentes.

Hepatite B – É considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), ou seja, a pessoa pode pegar por meio de relação sexual sem preservativo, pois são a secreção vaginal e o sêmen que contêm o vírus. Esta hepatite também pode ser transmitida por compartilhamento de seringas e agulhas, ao se fazer tatuagens, piercings, procedimentos odontológicos, através do leite materno e de mãe para filho durante a gestação. Os postos de saúde têm vacina para este tipo de hepatite.



Hepatite C – A infecção por este vírus já é a maior responsável por cirrose e transplante hepático. Ainda não existe vacina para este tipo de hepatite, cuja principal via de transmissão é a parenteral (venosa).

Casimiro de Abreu: Trabalhadores do Hospital Municipal recebem cuidados especiais

Projeto da Secretaria de Saúde incentiva motivação e bem-estar no ambiente de trabalho

A rotina dos profissionais do Hospital Municipal de Casimiro de Abreu mudou desde que foi implantado o projeto “Cuidando de quem Cuida”. Há três anos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador, oferece uma gama de atividades para funcionários públicos acometidos por distúrbios osteomusculares referentes ao trabalho – DORT e problemas que interferem na produtividade e no afastamento dos compromissos laborais. Oferece ainda atividades preventivas e minimizadoras de doenças funcionais.

Além desses objetivos, o projeto visa incentivar a proatividade e, em alguns casos, a reinserção no ambiente de trabalho.  

O “Cuidando de quem Cuida” é formado por uma equipe de fisioterapeuta, massoterapeuta e estagiário que, duas vezes por semana, vai ao Hospital Municipal oferecer aos trabalhadores, desde os administrativos aos médicos, técnicas de relaxamento, shiatsu laboral, massagens a quatro mãos, dinâmicas de grupo, informações sobre ergonomia, atividades que estimulam o autoconhecimento, além da fisioterapia, propriamente.

Rosana Eleutério, coordenadora de Internação do Hospital Municipal, participa assiduamente das atividades, desde que foi criado. “Acho esse projeto maravilhoso porque nos passa a sensação, como o próprio nome sugere, do cuidado com a gente. Apenas 20 minutos que paramos para participar das atividades já faz a diferença para termos mais disposição para o trabalho”, declarou Rosana. 

A coordenadora do “Cuidando de quem Cuida”, Rogéria Machado, explica que paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu oferece o projeto Viva Independente, também direcionado aos trabalhadores do Hospital Municipal. O objetivo é orientar sobre os riscos do consumo indevido de medicamentos que causam efeitos psicotrópicos, além dos malefícios advindos do consumo de bebidas alcoólicas e drogas. 

Ao longo da programação de atividades do “Cuidando de quem Cuida” acontecem também confraternizações em grupo e estudos sobre conceitos de saúde, alimentação saudável e qualidade de vida.
As próximas etapas são a implantação definitiva da ginástica laboral, a reinserção dos profissionais que se afastaram do trabalho, o fortalecimento da educação permanente e a criação do programa de saúde alternativa. 

A Secretaria Municipal de Saúde também pretende reestruturar o projeto Viva Independente e estendê-lo a todos os profissionais da rede pública de saúde.

Maricá: Prefeitura divulga calendário de recadastramento do Bilhete Único Universitário

A secretaria de Assistência Social de Maricá divulgou nesta segunda-feira (29/07) o calendário de recadastramento do programa municipal “Bilhete Único Universitário” para estudantes de cursos técnicos e de faculdades privadas. De 12 a 30 de agosto, estes usuários precisam comparecer à sede da secretaria para atualização dos dados cadastrais. O programa, criado pela prefeitura, facilita o deslocamento dos alunos para instituições de fora da cidade por meio da distribuição de cartões Riocard, que são recarregados mensalmente com créditos de até R$ 217,80 para cada estudante. Atualmente, o programa beneficia pouco mais de mil alunos.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da secretaria (Rua Domício da Gama, 386, Centro). São exigidos os seguintes documentos: cópias do comprovante de residência atual (conta de água, luz ou telefone fixo no nome do aluno ou do responsável), grade curricular atualizada com os dias da semana no papel timbrado da instituição e a declaração de frequência do primeiro semestre de 2013 (também em papel timbrado da instituição). Mais informações pelo telefone 2637-2617.

“Os créditos são exclusivamente destinados ao transporte universitário e por isso é obrigatório que cada beneficiário informe a sua grade de aulas. É com base nessas informações que nós vamos recarregar os cartões", reforça a secretária Laura Maria Vieira da Costa.

Com o programa "Bilhete Único Universitário" de Maricá, duas passagens no intervalo de até duas horas e trinta minutos custam apenas R$ 4,95 – desde que uma delas seja em transporte municipal.

Veiga de Almeida: Curso oferece qualificação em parasitologia clínica

Doenças tropicais mais comuns serão trabalhadas. Aulas acontecerão toda sexta-feira, entre agosto e dezembro

Alunos e profissionais de Enfermagem da Região dos Lagos que pretendem aprofundar seus conhecimentos na área de parasitologia clínica e medicina tropical já podem se programar para participar do curso de extensão oferecido pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) neste semestre. O curso Parasitologia Clínica será realizado de agosto a dezembro, com aulas às sextas-feiras, das 10h30 às 12h30. O primeiro encontro está marcado para o dia 9 de agosto.

O coordenador do curso, professor Hélio Seabra Júnior, ressalta que as aulas abordarão conhecimentos específicos da área, com o enfoque nas manifestações clínicas, ciclos de vida dos parasitos, diagnóstico médico, tratamento e prevenção. Doenças como malária, leishmaniose, chagas, toxoplasmose e várias verminoses serão apresentadas. As inscrições podem ser feitas na Central de Matrícula e Admissão e o investimento é de cinco parcelas de R$ 50,00. Para fazer a inscrição é necessário apresentar identidade e CPF.Informações: http://www.uva.br/eventos/parasitologia-clinica

Sobre a Universidade Veiga de Almeida:
Com 40 anos de existência, a UVA tem cerca de 24 mil alunos distribuídos em cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Extensão, Mestrado e Doutorado. Além de Cabo Frio, a Universidade tem três campi na Capital, a sede na Tijuca, Barra, Centro.

Sobre a Ilumno:
Em 2011, a UVA iniciou seu processo de internacionalização da educação ao ingressar na Rede Ilumno. A Rede consiste em nove instituições inovadoras que oferecem programas de educação superior presencial e a distância na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai e Peru. No Brasil, além da UVA, a Rede está representada pelo Centro Universitário Jorge Amado, na Bahia. Mais de 1/3 dos estudantes da Rede Ilumno estão matriculados nos 500 cursos de aprendizagem a distância, que contam com o suporte presencial de 33 sedes com mais de 400 centros de aprendizagem – uma abrangência inédita na América Latina. A Rede conta ainda com o suporte de 8 mil docentes e colaboradores. Para mais informações sobre a Rede Ilumno acesse o site da rede: www.redeilumno.com.br.

Rio das Ostras: Empresas são incentivadas a participar de licitações

Atrair micro e pequenos empresários de Rio das Ostras a participar das licitações públicas, como forma de ampliar a circulação financeira dentro do município, gerando emprego e renda. Esse foi o objetivo da reunião desta segunda, 29, entre o prefeito Sabino, secretários municipais e representantes do Sebrae. 

O encontro debateu formas de divulgar, de modo claro e objetivo, os termos da Lei Complementar no 034, de 2011, que estabelece tratamento diferenciado e favorecido a microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e microempreendedores individuais (MEI) de Rio das Ostras. A legislação abre a possibilidade dessas empresas de participar de processos licitatórios no Município. 

Durante a reunião, foi formalizado um Comitê de Gestão Pública, reunindo representantes do governo municipal, que com apoio do Sebrae, vai confeccionar uma cartilha básica, orientando de forma direta, como os pequenos empresários poderão fornecer seus produtos para a Prefeitura e quais as vantagens que eles podem obter. 

INFORMAÇÃO - O prefeito Sabino ponderou que o empresariado de Rio das Ostras precisa se profissionalizar e se informar sobre como participar das licitações públicas, entendendo sobre participação em pregões eletrônicos e fornecimento de produtos para a Prefeitura. “Atualmente, quem detém este mercado são as empresas de outras cidades e precisamos mudar esse quadro”, destacou Sabino. 

Para fortalecer essa parceria, Sabino solicitou apoio do Sebrae, que foi representando na reunião pela consultora de Política Pública, Adriana Barreto e pelo analista de Desenvolvimento de Rio das Ostras, Mário Max. Foi solicitado ainda a retomada dos serviços do Sebrae no município, suspensos desde 2007, o que ficou confirmado por Adriana Barreto. 

Em contrapartida, a Administração Pública vai oferecer todo o apoio necessário para a retomada dessa parceria, cedendo se necessário um espaço físico para a instalação da unidade do Sebrae. 

“Precisamos oferecer condições aos micros e pequenos empresários locais a terem um atendimento diferenciado e centralizado, desburocratizando os procedimentos para formalização da empresa. Para isso, vamos realizar em parceria com o Sebrae, um curso para servidores de algumas secretarias interligadas, visando qualificá-los para esse atendimento”, concluiu prefeito. 

SEBRAE - A consultora de Políticas Públicas do Sebrae, Andreia Barreto, destacou que o órgão está empenhado nessa proposta e na reabertura da unidade local. A entidade vai assessorar o governo municipal na elaboração da cartilha sobre a Lei Complementar nº 034, informando como esta pode ser aplicada ao cotiando do empresariado.

Cabo Frio: Nova Orla da Praia do Forte será inaugurada em 13 de novembro

Quem passa pela Praia do Forte neste momento não pode imaginar o resultado final das obras que estão mudando definitivamente o cenário de um dos mais belos cartões portais da Região dos Lagos. A Praia do Forte, conhecida internacionalmente pela fina areia branca, também será destaque com um novo cenário que incluiu a revitalização das calçadas em frente ao corredor gastronômico, uma nova Praça das Águas e os novos 15 quiosques que farão parte do novo projeto arquitetônico desenvolvido por técnicos da prefeitura com orientação do Iphan e do Ministério Público Federal. A inauguração foi anunciada pelo prefeito Alair Corrêa para o dia 13 de novembro, data de comemoração do aniversário da cidade que chega aos 398 anos de fundação.

-Teremos uma Orla da Praia do Forte com projeto fantástico que não existe similar em toda extensão do litoral do país. Pode procurar um espaço muito bonito e depois comparar com a nova Praia do Forte que será mais bela ainda-, disse o prefeito Alair Corrêa durante encontro com secretários, convidados e imprensa no auditório da prefeitura na quarta-feira.

Para o prefeito, que cuida pessoalmente do projeto, todo investimento na revitalização da Orla da Praia do Forte, além de atrair turistas vai beneficiar também moradores de todo o município e da própria região que vão ter orgulho de frequentar o novo espaço.

-As pessoas que ainda falam mal dos pesados investimentos em obras estão enganadas. Uma obra como a da nova Orla da Praia do Forte vai servir ao turismo, mas também a todos moradores da região que vão ter orgulho em frequentar um lugar tão bonito-, disse o prefeito.

O projeto prevê a construção de 15 quiosques com aplicação de materiais dentro de normas internacionais de sustentabilidade como aplicação do telhado verde e de rampas e elevadores para idosos e portadores de necessidades especiais. A cozinha de cada quiosque será subterrânea com 38 metros quadrados com área para produção de alimentos e despensa para produtos de limpeza.

Na antiga Praça das Águas, os arquitetos aumentaram a área da antiga praça que vai receber um projeto de iluminação especial com equipamentos similares aos utilizados nos melhores shows e estádios esportivos do mundo. 

-É uma coisa de louco o impacto que vai causar nas pessoas que moram aqui e muito mais nos turistas-, disse Alair que tem visitado diariamente o local das obras.


O prefeito Alair Corrêa ressaltou que a retirada dos quiosques da faixa de areia atende uma determinação do Ministério Público Federal e do Iphan. O novo projeto da Orla foi acompanhado por órgãos ambientais e atende todas as exigências de replantio de espécies nativas e no projeto paisagístico da imensa praça que surgirá com a derrubada dos tapumes.

Cabo Frio: Campeonato de Kung Fu em Tamoios


Veiga de Almeida: UVA realiza vestibular e prepara recepção aos calouros

Prova será realizada neste domingo, dia 4. O segundo semestre de 2013 inicia na segunda-feira, para calouros e veteranos

Ainda é possível garantir uma vaga na melhor Universidade da Região dos Lagos neste semestre. A Veiga de Almeida realiza, no domingo, 4 de agosto, vestibular para o preenchimento das vagas remanescentes para os cursos superiores de graduação e tecnológicos. A prova, com duração de duas horas, tem início às 9h, composta de uma redação e 20 questões de conhecimentos gerais. Na Capital, as provas da UVA serão realizadas no sábado (3/8).

As inscrições para o vestibular podem ser feitas pela internet, no site www.uva.br/vestibular, ou pelo Facebook (www.facebook.com/veigadealmeida). A taxa, de R$ 25,00, pode ser substituída por um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó. As doações serão repassadas a instituições que realizam trabalhos sociais na cidade de Cabo Frio.

No dia da prova, o candidato deve apresentar um documento de identificação com foto. A redação vale 30% da nota final e o vestibulando não pode zerar nas questões objetivas. Como forma de reconhecimento, a Universidade oferece bolsas por mérito acadêmico, cujo percentual varia de acordo com a nota, podendo chegar a 100% do valor da mensalidade.

Outras formas de ingresso
A UVA também oferece a modalidade de prova agendada, que possibilita que o candidato escolha o melhor horário, de acordo com sua rotina. As provas agendadas podem ser feitas no campus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. As pessoas que já possuem Histórico Escolar do Ensino Médio fazem apenas uma redação. Aqueles que ainda não possuem o documento, além da redação respondem a 10 questões de conhecimentos gerais e atualidades. Para os alunos com pontuação superior a 400 pontos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a UVA disponibiliza 15% das vagas e a Instituição também participa do Prouni. A UVA oferece condições especiais para portadores de diploma de nível superior e alunos que iniciaram seus estudos em outras instituições (transferências). Mais informações estão disponíveis pelos telefones (21) 2574-8888 (Rio de Janeiro) e 0800 0246 172 (Cabo Frio).

Volta às aulas
Os calouros serão recepcionados pela direção do campus nesta quinta-feira, dia 1°, no auditório principal, para uma mensagem de boas-vindas. Os alunos da manhã serão rececpcionados às 8h e os do turno da noite a partir das 18h30. Em seguida, eles seguem com os coordenadores dos respectivos cursos para o primeiro encontro, onde poderão conhecer melhor as rotinas dos próximos anos de estudo, tirar dúvidas e se familiarizar com o ambiente acadêmico. O início do semestre letivo está marcado para a próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, quando calouros e veteranos terão aulas normalmente.

Sobre a Universidade Veiga de Almeida:
Com 40 anos de existência, a UVA tem cerca de 24 mil alunos distribuídos em cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Extensão, Mestrado e Doutorado. Além de Cabo Frio, a Universidade tem três campi na Capital, a sede na Tijuca, Barra, Centro.

Sobre a Ilumno:


Em 2011, a UVA iniciou seu processo de internacionalização da educação ao ingressar na Rede Ilumno. A Rede consiste em nove instituições inovadoras que oferecem programas de educação superior presencial e a distância na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai e Peru. No Brasil, além da UVA, a Rede está representada pelo Centro Universitário Jorge Amado, na Bahia. Mais de 1/3 dos estudantes da Rede Ilumno estão matriculados nos 500 cursos de aprendizagem a distância, que contam com o suporte presencial de 33 sedes com mais de 400 centros de aprendizagem – uma abrangência inédita na América Latina. A Rede conta ainda com o suporte de 8 mil docentes e colaboradores. Para mais informações sobre a Rede Ilumno acesse o site da rede: www.redeilumno.com.br.

Búzios:Surf music da banda Seu Cuca animou Geribá

A música tomou conta da praia de Geribá no projeto “Búzios Canta”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, no último sábado, dia 27. Depois de dias frios, o sol apareceu para receber Seu Cuca e a banda local Faces do Abstrato.

Os shows, de primeira, animaram o público em diferentes tons, passando pelo velho e bom rock 'n' roll, além de pop-rock nacional, reggae e surf music.

Para os integrantes do Seu Cuca, foi um grande prazer ver a praia de Geribá voltar a ser palco de shows. Segundo eles, a satisfação é maior ao tocar em um projeto que incentiva a música e o trabalho dos músicos.

As amigas Barbara, Fernanda e Camila, que estavam passando o fim de semana em Búzios, ficaram encantadas quando souberam da apresentação do Seu Cuca. “Sou fã deles há muito tempo, é incrível vê-los se apresentando aqui na praia, tão pertinho da gente”, afirmou Fernanda Barbosa.

Já o casal Fabrício Fernandes e Marcia Cunha foram embalados ao som das bandas e afirmaram que só iam sair dali depois que a banda Faces do Abstrato se apresentasse.

“O show do Seu Cuca foi muito bom, e agora esperamos a banda local. Já conhecemos o trabalho deles, e sempre que possível a gente acompanha”, disse Fabrício.




O dia ensolarado, com a praia cheia, ainda contou com uma tenda com parte do Museu do Surf, onde foi possível o público apreciar pranchas de diversas épocas e tamanhos.

Capas dos principais jornais de hoje (30)

Clique na imagem e leia todas as reportagens nos sites dos respectivos jornais.