terça-feira, 16 de julho de 2013

Macaé: Prefeitura inaugura Casa dos Conselhos

Com o objetivo de fomentar a integração das diversas políticas públicas em defesa dos direitos humanos, integrar e melhor atender a população, a prefeitura inaugurou, nesta segunda-feira (15), a Casa dos Conselhos. No local vão funcionar os Conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Assistência Social, Direitos da Mulher e Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência. O Conselho dos Direitos do Idoso também deve se instalar no local futuramente.


A inauguração contou com a presença do vice-prefeito, Danilo Funke; da secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro; do gestor do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDDCA), Francisco Afonso Figueiredo; do presidente do Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência, Paulo Sérgio Barcelos; da presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Zoraya Braz; da presidente do Conselho de Assistência Social, Altina Dantas; da presidente do Conselho Municipal Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zuíta Carvalho da Silva Gomes; da coordenadora da Casa dos Conselhos, Anete Souto Maior, entre outros. O Núcleo de Dança Portadores da Alegria participou da inauguração com duas apresentações.

- Estamos participando hoje aqui da inauguração de um espaço que por sua excelência é democrático. Sempre sonhamos com o fortalecimento dos conselhos. É fundamental que continuemos nesta linha. Todo conselheiro é mais do que um entusiasta que acredita na democracia e que as decisões do povo sejam sempre respeitadas – ressaltou o vice-prefeito de Macaé.

A secretária de Desenvolvimento Social ressaltou a importância dos Conselhos se instalarem no mesmo local.

- A ideia é que os conselhos se enriqueçam nesta caminhada conjunta, ocupando o mesmo espaço físico, respeitando as diferenças. Eles têm que ter autonomia, porque são mais a sociedade do que o governo – pontuou Ivânia Ribeiro.

Já a presidente do Conselho de Assistência Social lembrou a importância da participação dos conselheiros. “Estou há 17 anos na luta. Sem conselheiro não existe conselho. Através dos conselheiros é que a gente chega a algum lugar”, ressaltou Altina Dantas.

- Esse é um momento único de comemorarmos o fortalecimento do Conselho com a implantação desse espaço – disse o presidente do Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência, Paulo Sérgio Barcelos.

A Casa dos Conselhos funciona na Rua Ari Schuler Pimentel, 25, no Centro, esquina com Rua Alfredo Backer, das 9h às 17h.

Publicidade Blogão dos Lagos - ANUNCIE VOCÊ TAMBÉM!



Espaço Movement


Em Búzios em frente ao estacionamento do Princesa.
2623-6732



Curta a nossa página e fique por dentro dos nossos preços e promoções.

Mauro Santayana: hitlernautas devem ser punidos

Fonte: Pragmatismo Político

Os hitlernautas não devem ser subestimados. Cabe ao Ministério Público, com a ajuda da Polícia Federal, identificá-los e denunciá-los à Justiça, para que sejam julgados e punidos, em defesa da democracia

Mauro Santayana*
Os hitlernautas não devem ser subestimados. É melhor que a sociedade os conheça. A apologia da quebra do estado de direito é crime e deve ser combatida com os rigores da lei. Cabe ao Ministério Público, com a ajuda da Polícia Federal, identificá-los e denunciá-los à Justiça, para que sejam julgados e punidos, em defesa da democracia.
Para quem acha que Dani Shcwery, Thismir Maia e Carla Dauden são o máximo que a direita “espontânea” conseguiu preparar para mobilizar seus simpatizantes – no contexto do quadro reivindicatório das manifestações de junho – podemos dizer que entre os servidores do Google e da Microsoft e os mouses dos internautas comuns há muito mais coisas que a nossa vã filosofia possa imaginar.
Uma delas, ficou comprovado, é a espionagem norte-americana na rede, denunciada pelo agora foragidoEdward Snowden.
O súbito aparecimento do fenômeno dos hitlernautas é outra – e esse é um fato que merece ser analisado. O hitlernauta, não é, na verdade, uma nova espécie no ciberespaço brasileiro. Ele sempre existiu, embora não fosse conhecido por esse nome. A questão é que, antes, os hitlernautas só podiam ser encontrados no seu habitat natural, em reservas quase sempre protegidas, e normalmente produzidas e consultadas apenas por eles mesmos.
Encontravam-se, assim, ao abrigo do navegante comum, como nos sites neonazistas, integralistas, da extrema-direita católica, ou que correspondem, no Brasil, a “espelhos” de certas “organizações” fascistas internacionais.
Nesses espaços, eles ficaram, por anos, alimentando suas frustrações, preparando-se para sair à luz do dia tão logo houvesse uma ocasião mais segura para se apresentarem ao mundo. A oportunidade surgiu no âmbito das passeatas de junho. Afinal, nessas manifestações, cada um podia carregar a mensagem que desejasse – desde que não fosse símbolo de partidos políticos.
Os hitlernautas, além de aparentemente apartidários, são, principalmente, anti-partidários. Assim, resolveram engrossar, a seu modo, a procissão mesmo sem conseguir indicar, com clareza, rumo ou andor que lhes valesse.
hitlernauta manifestante morde bandeira
Hitlernautas, da internet às ruas (Foto: ABr)
É fácil reconhecer o hitlernauta. Nas ruas, é o “careca”; o de cara coberta por um lenço; pela máscara do movimento anarquista; o que leva coquetel molotov de casa; joga pedra na polícia; agride violentamente o militante do PSDB, do PT, ou do PSTU que estiver carregando uma bandeira; quebra prédios públicos; arranca semáforos; saqueia lojas; põe fogo em carros da imprensa ou invade o Itamaraty.
Na internet, o hitlernauta é ainda mais fácil de ser identificado. É aquele sujeito que acredita (piamente?) que estamos vivendo a penúltima etapa da execução de um Golpe Comunista no Brasil. E que o Foro de São Paulo é uma espécie de conclave secreto, destinado a dominar o mundo via implantação, no continente, de uma União das Repúblicas Socialistas da América do Sul.
O hitlernauta é o “anônimo” que, atuando no Exterior ou em nosso território, nos comentários, na internet, tenta convencer os interlocutores, de que as urnas eletrônicas são manipuladas; de que não existe oposição no Brasil, porque o PSDB é uma linha auxiliar do PT na implantação do stalinismo por aqui; que FHC é fabianista, logo, uma espécie de socialista a serviço da entrega do Brasil aos vermelhos; que a ONU é parte de uma conspiração mundial, e o único jeito de consertar o país é acabar com o voto universal, fechar o Congresso, dissolver os partidos, prender, matar, arrebentar e torturar, no contexto de novo golpe militar, sob orientação norte-americana.
No dia 10 de julho, os hitlernautas saíram às ruas, sozinhos, pela primeira vez. Segundo o portal Terra, fecharam a rua Pamplona, até a esquina com a Consolação, com a Marcha das Famílias contra o Comunismo, convocada nas últimas duas semanas pela internet.
Leia também
O portal IG calculou, em cerca de 100 pessoas, o grupo que se reuniu no vão do MASP e marchou, com bandeiras, pedindo intervenção militar, até as imediações do Comando Militar do Sudeste.
No Rio, a convocação conseguiu juntar, frente à Candelária, trinta e poucos manifestantes, em cena em que se viam mais bandeiras e cartazes sobre as escadas do que pessoas para empunhá-los. Ao ver a foto da “manifestação”, muita gente os ridicularizou na internet.
Os primeiros desfiles das SA na República de Weimar também não reuniam mais que 30 pessoas, que carregavam as mesmas suásticas hoje tatuadas na pele dos skinheads presentes à Marcha das famílias contra o Comunismo, em São Paulo, no dia 10. As pessoas normais, ao vê-los desfilando nos parques, com os seus ridículos uniformes, acharam, na década de 30, que os nazistas eram um bando de palhaços. Eles eram palhaços, mas palhaços que provocaram a maior carnificina da História. Sob seus olhos frios, seus gritos carregados de ódio, milhões de inocentes foram torturados, levados às câmaras de gás, e incinerados, em Auschwitz, Maidanek, Birkenau, Dachau, Sachsenhausen – e em dezenas de outros campos de extermínio montados por ordem de Hitler.
Os hitlernautas não devem ser subestimados. É melhor que a sociedade os conheça. A apologia da quebra do estado de direito é crime e deve ser combatida com os rigores da lei. Cabe ao Ministério Público, com a ajuda da Polícia Federal, identificá-los e denunciá-los à Justiça, para que sejam julgados e punidos, em defesa da democracia.
*Mauro Santayana é colunista político do Jornal do Brasil, diário de que foi correspondente na Europa (1968 a 1973). Foi redator-secretário da Ultima Hora (1959), e trabalhou nos principais jornais brasileiros, entre eles, a Folha de S. Paulo (1976-82), de que foi colunista político e correspondente na Península Ibérica e na África do Norte. (Carta Maior)

Cabo frio: “Sorriso Nota 10” chega às creches da Cidade

O projeto “Sorriso Nota 10”, da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, deu tão certo que agora será ampliado também para as Creches. Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Educando (DEPAE), o projeto que inicialmente atenderia apenas às turmas do 1º ao 5º Ano de escolaridade passará a atender as turmas de Creche e Educação Infantil já no próximo semestre.
O “Sorriso Nota 10” é um programa de Saúde Escolar Oral de abrangência nacional, que visa, através da parceria entre Educação e Saúde, utilizar métodos simples e de baixo custo para promover ações educativas e preventivas. Para isso, é feito um levantamento epidemiológico nas escolas para diagnosticar a situação da saúde bucal dos alunos e, assim, orientar o trabalho na Rede Municipal.
Dentre as diversas ações do projeto estão palestras para toda a comunidade escolar, campanhas de aplicação de flúor para os alunos, campanhas educativas de qualidade nutricional da alimentação escolar e incentivo de hábitos nutricionais saudáveis. Além disso, cada aluno recebe um kit de prevenção, contendo um tubo de creme dental, uma escova de dente e ainda um rolo de fio dental. Na entrega os alunos recebem orientações de como utilizar todo o material de forma correta.
De acordo com a Diretora do DEPAE, professora Patrícia Freitas, a ampliação do projeto foi, principalmente, para atender às solicitações dos gestores escolares e também dos familiares.
  É muito interessante como o trabalho com os pequenos surte efeito. Eles ficam espertos e levam os aprendizados para os lares. Muitas de nossas crianças conhecem o fio dental no “Sorriso Nota 10” e a partir daí passam a cobrar o material dos pais. Atentos a essas questões, gestores e pais começaram a sugerir a ampliação do projeto – explica a professora.
Ela conta ainda que a equipe precisou fazer alguns ajustes para agradar a esse público tão exigente.
 A equipe de dentistas agora usará fantoches para teatrinho sobre o tema saúde oral. Além disso, algumas brincadeiras foram elaboradas de acordo com a faixa etária. Tudo a fim de despertar a atenção da criançada para hábitos saudáveis e diminuir a incidência de cáries na população infantil – reforça.
Vale ressaltar que o projeto “Sorriso Nota 10” também está de acordo com a proposta pedagógica do atual Governo – Todos pela Educação, que visa unir forças entre todas as Secretarias em favor do Ensino. Para a secretária de Educação, professora Elenice Martins, a Educação não pode ser vista como um desafio de uma secretaria, mas sim como um compromisso de todos.
Algumas creches receberam a turma do “Sorriso Nota 10” ainda em julho e a resposta foi bastante positiva. Os pequenos saíram com as dicas dos dentistas na ponta da língua e se comprometeram a cuidar corretamente dos dentinhos e da alimentação. A agenda de visitas da galera do “Sorriso Nota 10” para agosto já está pronta. Confira:
Dias – Escolas Municipais
01 – Escola Municipal de Ed. Infantil do Pomar
06 – Escola Municipal José Bonifácio Ferreira Novellino
07 – Escola Municipal do Peró
08 – Creche Escola Municipal Prof.ª Elenice Martins
13 – Escola Municipal José Bonifácio Ferreira Novellino
14 – Escola Municipal Robinson Carvalho de Azevedo
20 – Escola Municipal Themira Palmer
21 – Escola Municipal Robinson Carvalho de Azevedo
22 – Escola Municipal Prof.ª Iara Coutinho Gomes
27 – Escola Municipal Paulo Burle
28 – Escola Municipal Maestro Rui Capdeville
29 – Escola Municipal Prof.ª Lair Dias Gago Pereira

Búzios: Cidade realiza festa em homenagem à padroeira Sant’Anna

A partir do próximo dia 1º de agosto, o município de Búzios dá início aos tradicionais festejos em homenagem à padroeira da cidade, Sant’Anna. A programação, que vai até o dia 10 de agosto, inclui atividades religiosas, como reza do terço e procissão, shows de MPB, recreação infantil e queima de fogos. A festa acontece com realização da Prefeitura de Búzios e da Igreja de Sant’Anna.
            O calendário católico reserva o dia 26 de julho para celebrar a memória de Sant’Anna e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Contudo, este ano, devido à visita oficial do Papa Francisco ao Brasil para a realização da Jornada Mundial da Juventude, a celebração em Búzios foi adiada.
            A programação começa no dia 1º de agosto, quando acontecerá reza do terço, às 17h, na Praça Santos Dumont, e procissão. No mesmo dia, a Secretaria de Saúde estará com uma tenda no local, oferecendo serviços para a população, tais como aferição da pressão arterial, glicose e testes para detectar hepatite C. Na sexta-feira, dia 2 de agosto, haverá visita da Folia de Reis, às 21h30; apresentação de documentários do projeto “Búzios Antigo”, às 21h45; retreta com a Banda Sociedade Santa Helena, às 22h; e show de MPB, às 23h.
            A festa continua no dia 3 de agosto, com tarde infantil a partir de meio-dia. As atividades incluem apresentação da Cia Cultural Bola de Meia e CircoLo da Criação, e distribuição de lanche para as crianças, com oferecimento de cachorro-quente, algodão doce, pipoca e brincadeiras com pula pula. A partir das 17h, será realizada retreta com a Banda Sociedade Musical Santa Helena, saindo da Rua Brava. Já às 19h30, acontece visita da Bandeira do Divino, seguida por apresentação do Grupo Folclórico de Sant’Anna e Santo Antônio, às 21h. A programação do dia 3 termina com show de MPB, a partir das 21h30.
            No dia 4 de agosto, domingo, às 6h, haverá alvorada saindo do Centro da cidade, com Banda Musical Santa Helena e fogos. Às 7h, café comunitário no morro da igreja; às 10h30, santa missa solene; às 11h30, solenidade das bandeiras, e, às 18h, procissão solene. À noite, a partir das 20h30, a população será brindada com show de música católica, seguida por apresentação dos Novos Festeiros às 23h30, e tradicional queima de fogos, à meia-noite. A homenagem à Sant’Anna se encerra no dia 10 de agosto com a tradicional Arrancada do Mastro.
            273 anos de celebração – Segundo a tradição católica, Santa Ana ou Sant'Ana (do latim Anna, por sua vez do hebraico transliterado Hannah, "Graça") foi genitora de Maria, mãe de Jesus Cristo. A festa em homenagem à santa acontece desde 1740, sendo considerada a maior e mais importante manifestação de fé e cultura da cidade de Búzios.
Ao longo destes 273 anos de celebração, a festa em homenagem à padroeira vem sendo considerada um encontro das famílias buzianas.  Diz uma lenda que a imagem de Santa Ana foi encontrada no mar por pescadores e que, a partir desse dia, não faltou mais pesca para a população. Também diz-se que, durante a construção da capela (em 1743), a imagem da santa mudava milagrosamente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite, o que fez com que a capela fosse definitivamente construída voltada para o mar.
Entre 1728 e 1768, o povoado de Armação dos Búzios foi um importante entreposto ("armação") de caça às baleias no Brasil colonial. A praia da Armação era o local onde se localizava a armação baleeira propriamente dita (com reservatórios de óleo de baleia, administração, senzala, etc), enquanto que a praia dos Ossos era o local onde o processamento das baleias era iniciado, separando-se a carne dos ossos dos animais.
O desenvolvimento da armação foi particularmente impulsionado pelo contratador português Brás de Pina, que teria levantado a Capela (ou Igreja) de Santana com pedra, cal e argamassa de óleo de baleia, objetivando homenagear a santa, que teria salvado do naufrágio um barco com escravos. A Igreja é, atualmente, a única edificação da época dos tempos da pesca da baleia ainda de pé.

Casimiro de Abreu: Festival de Crustáceos e Frutos do Mar de Barra de São João registra o maior movimento de visitantes dos últimos anos

Com sucesso e grande público, chegou ao fim no domingo (14), o 21º Festival de Crustáceos e Frutos do Mar de Barra de São João. Foram três dias de muita música, artesanato, comida e contemplação da natureza no distrito de Casimiro de Abreu. De acordo com a Secretaria de Turismo e Eventos, o número de visitantes que compareceu ao acontecimento gastronômico foi considerado o maior dos últimos anos.  

O prefeito Antônio Marcos e a primeira-dama Rosana Lélia Machado, além do vice-prefeito Zedequias da Costa e outras autoridades prestigiaram o evento. “Agradeço a participação de todos os restaurantes envolvidos e dos organizadores. O festival é um sucesso e temos melhorado sua logística, pois o evento tem crescido. Vamos acompanhar esse ritmo acelerado e torná-lo ainda melhor”, disse o prefeito.  
Por tradição, o festival é realizado às margens do rio São João, na famosa Beira Rio. A Prefeitura de Casimiro de Abreu primou por modificar a estrutura aumentando o espaço físico dos restaurantes, e colocando um piso totalmente nivelado para que todos os frequentadores pudessem transitar com comodidade. Isto facilitou o acesso dos portadores de necessidades especiais e pais com carrinho de bebê.
Foram montados dez grandes estandes para os restaurantes participantes. Várias apresentações musicais se destacaram, como o Russo Jazz Band que tocou um repertório sólido e contagiante durante os três dias. Aproximadamente 30 mil pessoas passaram pelo local. O público assistiu também aos shows de Luiz Melodia, Sambô e o Baile do Sapuca no palco principal.

— O visitante que veio ao festival saiu satisfeito com o que viu. Foi montada uma bela estrutura, sofisticados pratos foram servidos pelos restaurantes e grandes shows musicais animaram a todos. Sem dúvida nenhuma, este foi um dos melhores festivais dos últimos anos — disse o secretário de Turismo e Eventos, Oscar Pires Júnior.

ACESSIBILIDADE - A estrutura montada para o Festival agradou o público. O diferencial desta edição foram as rampas que garantiram o acesso de deficientes físicos aos restaurantes, além de espaço para circulação entre as mesas, o que também permitiu a movimentação de pais com carrinhos de bebês.

De acordo com o secretário de Turismo, Oscar Pires Júnior, o objetivo da Prefeitura de Casimiro de Abreu foi dar mais conforto e oportunidade para que todos os visitantes pudessem desfrutar da festa. “Com acessibilidade todas as pessoas podem visitar o local. Pensamos principalmente nos cadeirantes, que neste ano puderam circular com comodidade”, disse. 

Morador de Macaé, Alexandre Pelodan aprovou a nova estrutura que contou com um amplo corredor entre os 10 restaurantes. Ele aproveitou a festa com a irmã, portadora de necessidades especiais. “Conheço o festival há muito tempo e esta é a primeira vez que vemos este tipo de organização, com acesso para todos os públicos, além da limpeza. A Prefeitura está de parabéns”, elogiou. 

Casimiro de Abreu: Prefeitura amplia projeto de iluminação dos condomínios do Minha Casa Minha Vida

A Prefeitura de Maricá decidiu ampliar o projeto de iluminação previsto nos dois condomínios do programa Minha Casa Minha Vida em construção na cidade, para reforçar a segurança dos futuros moradores. Estão sendo erguidos, em Inoã e Itaipuaçu, cerca de três mil unidades habitacionais, que serão destinadas à população de baixa renda e famílias desabrigadas ou em áreas de risco.

Representantes da coordenação do programa na cidade e equipes das secretarias municipais de Energia e Iluminação Pública e de Assuntos Federativos (responsável pelos projetos que envolvem convênios com o governo federal) estiveram nesta quarta-feira (11/07) em visita técnica ao canteiro de obras do empreendimento de Itaipuaçu. A administração municipal decidiu instalar postes e refletores em todas as ruas internas do condomínio, que abrangem os 184 blocos com 1.472 apartamentos, além das áreas de convivência e lazer. Pelo projeto básico apresentado pela construtora, as obras seriam entregues somente com a iluminação da via principal, de 1,5 km de extensão e que contorna todos os blocos de apartamentos. O novo projeto, assim como a execução das novas obras, será realizado com recursos municipais.

A secretaria municipal de Assuntos Federativos vai se dedicar, a partir da visita de inspeção realizada, no detalhamento do sistema de iluminação externa entre as vias do condomínio, para preparar a licitação dos equipamentos (postes, cabos e refletores). “Fizemos esta visita para avaliar e verificar quais equipamentos são necessários para garantir a iluminação mais adequada em todo o condomínio”, disse o subsecretário Francisco Lameira, acrescentando que a mesma visita será realizada no canteiro de obras de Inoã, provavelmente na próxima semana.

Segundo a coordenadora do programa Minha Casa Minha Vida em Maricá, Lene Oliveira, o pedido de reforço na iluminação surgiu de uma avaliação detalhada de sua equipe sobre a futura ocupação dos condomínios. “Vimos que apesar de haver garantia de iluminação na área externa, pela via principal, alguns blocos de apartamentos mais afastados e as áreas comuns poderiam ser mais bem iluminados”, declarou. "Além de trazer conforto, a iluminação é uma estratégia preventiva de segurança", ressaltou.   

Ainda segundo Lene, o objetivo da prefeitura é entregar o condomínio com total infraestrutura aos moradores. “Vamos construir uma escola, um Posto de Saúde da Família (PSF) e uma creche em cada um dos condomínios”, reforçou, acrescentando que estão em discussão ainda as instalações de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e de um posto da guarda municipal nos dois locais, também para garantir a ordem e a segurança dos beneficiados pelas moradias populares.

Já a secretária municipal de Energia e Iluminação Pública, Shirlene de Barros Diniz, explicou que os postes e refletores serão interligados à rede elétrica que a concessionária de energia instalar na via principal do empreendimento. “O número exato de postes e outros elementos só serão definidos quando a Ampla instalar toda a rede dessa via central”, disse. Segundo o engenheiro da construtora responsável pelas obras, Guilherme Luz, a Ampla tem até dezembro para finalizar o serviço.

Três mil apartamentos de dois quartos
Os quase três mil apartamentos do Minha Casa Minha Vida em Maricá terão 46 metros quadrados cada, com sala, banheiro, dois quartos e cozinha agregada com área de serviço, além de adaptação para portadores de necessidades físicas, como por exemplo, portas de 80 centímetros.

O engenheiro Guilherme Luz destaca que todos os apartamentos possuem o mesmo tamanho. A diferença, segundo ele, é a tipologia da construção. “Em Itaipuaçu, o terreno de 126 mil metros quadrados permite a construção de 1.472 unidades divididas em 184 módulos de oito blocos de apartamentos, com dois andares cada. Já em Inoã, a obra é mais verticalizada, com prédios de cinco andares, considerando o térreo, e 20 apartamentos em cada prédio, com 1.460 unidades ao todo”, explicou o engenheiro.

Os empreendimentos no município terão área social que compreende a construção de cinco centros comunitários, com salão de festas, sanitários, minicozinha, churrasqueira, quiosque e parque infantil. Os projetos também preveem a implantação de estação de tratamento de esgoto e de um centro de distribuição de água canalizada com cisterna coletiva de 14 mil litros para emergências e caixas de 500 litros de capacidade, por apartamento. Ainda está prevista a implantação de linhas de ônibus e transporte alternativo para os moradores, além da pavimentação das vias de acesso aos condomínios.

Saquarema: 2º seminário local do Plano Municipal de Saneamento Básico

Na quinta-feira (18/07), as 14h, acontecerá na Faetec, o “2º Seminário Local do Plano Municipal de Saneamento Básico” (PMSB), para apresentação das propostas e metas do Sistema de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas e do Sistema de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos (lixo).

Entenda o PMSB:
O que é: O setor de saneamento básico no Brasil possui um marco regulatório, através da lei nº 11.445/2007, a Lei Nacional do Saneamento Básico, as quais devem ser implementadas em todas as cidades do país.
O que é o saneamento básico: O abastecimento de água potável, a coleta e o tratamento dos esgotos sanitários, a drenagem e o manejo das águas pluviais urbanas (chuva) e a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (lixo).
O que é o projeto de comunicação e mobilização social: Todos os trabalhos deverão ser desenvolvidos através de um modelo de planejamento participativo e de caráter permanente, isto é, a participação e o envolvimento da sociedade deve ocorrer ao longo de todo o período de elaboração doa Planos.
Saiba mais sobre o plano: www.pmsblsj.wordpress.com

A participação da sociedade não se limita à obtenção de informações, mas sim ao posicionamento sobre as políticas públicas, a socialização de experiências e o debate público de ideias.
Compareça, a sua participação é muito importante!

Rio das Ostras: Curso capacita a atender mulher vítima de violência


Cerca de 50 pessoas, entre servidores das secretarias de Saúde e Bem-Estar Social e integrantes da equipe da 128ª Delegacia de Polícia, participam nesta segunda-feira, dia 15, do curso de capacitação para atendimento às mulheres vítimas de violência. O curso, que aconteceu no auditório do Parque dos Pássaros, é mais uma parceria da Prefeitura e da Polícia Civil em prol da segurança das mulheres da cidade. O prefeito Sabino participou da abertura da solenidade ao lado do diretor do Departamento Geral da Polícia do Interior, José Renato Chernicharo, que representou a chefe da de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Martha Rocha. 

“O curso que está sendo realizado hoje é muito importante, mas precisamos avançar ainda mais. Estamos cumprindo uma série de compromissos assumidos junto à sociedade, entre esses a criação de uma estrutura para atender à mulher vítima da violência, que vai funcionar na Secretaria de Bem-Estar Social. Também conseguimos, junto ao Governo do Estado, a ampliação do espaço físico da 128ª DP, mas precisamos também de mais policiais. Por isso faço aqui um apelo ao diretor da Polícia do Interior para levar a nossa reivindicação de aumentar o número do efetivo da nossa delegacia”, afirmou Sabino. 

Segundo José Renato Chernicharo, diretor do Departamento Geral da Polícia do Interior, a Prefeitura de Rio das Ostras vem se destacando no desenvolvimento de ações voltadas para a segurança. “Tenho viajado por várias cidades e é difícil encontrar administradores preocupados com essa questão, com tanta vontade de colaborar e melhorar o atendimento às mulheres, reduzindo os índices de violência, como o prefeito Sabino”, afirmou Chernicharo. 

AÇÕES PERMANENTES – Desde o início da atual Administração Municipal, ações de combate à violência contra a mulher vêm sendo desenvolvidas, em parceria com o Governo do Estado e diferentes setores da sociedade. Representantes da Prefeitura participam de reuniões com grupos de discussão e trabalho, que possibilitaram a criação do Comitê Intersetorial de Articulação da Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência. Os gestores municipais também estiveram presentes na audiência pública sobre violência contra a mulher realizada na Câmara Municipal, no dia 20 de maio, com a presença da chefe da Polícia Civil, Martha Rocha. 

Durante o curso foi definida a próxima ação em prol da segurança feminina, desta vez em parceria com a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio. A iniciativa será um novo curso de capacitação, desse vez para atendimento às adolescentes vítimas de violência. A qualificação será ministrada por intermédio da Rama – Rede de Apoio à Mulher Adolescente e do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Uerj – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 

CURSO – Também estiveram presentes à solenidade de abertura do evento a coordenadora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher do Estado do Rio de Janeiro, Marcia Noeli; a delegada titular da 128ª DP, Carla Tavares; a superintendente da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio, Adriana Valle Mota; a secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri e diretora da Casa da Mulher, Andréa Morata Montouro, representando a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos. 

O curso de capacitação tem entre seus instrutores Sânia Burlandi, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de São João de Meriti, abordando as legislações de proteção às vítimas de violência doméstica. A capacitação prossegue com o psicólogo Dario Córdova, falando das características da vítima depois de sofrer violência e o porquê da denúncia muitas vezes demorar a acontecer. Já a socióloga Adriana Valle Mota apresenta os centros de referência no atendimento às mulheres vítimas de violência.

São Pedro da Aldeia: Governador Sérgio Cabral lança programas do “Rio Sem Miséria”na cidade nesta quarta

O Governador do Estado, Sérgio Cabral, estará em São Pedro da Aldeia, nesta quarta-feira (17), para o lançamento oficial dos Programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, que compõem o Plano Rio Sem Miséria. A solenidade acontecerá às 14h no Teatro Municipal Doutor Átila Costa e vai contar com a participação do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, do Prefeito Cláudio Chumbinho, do Vice-Prefeito Iédio Rosa, do Secretário de Estado de Assistência Social, Zaqueu Teixeira, dentre outras autoridades municipais, estaduais e vereadores.


Os programas serão implantados no município em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação e irão beneficiar 3.968 famílias aldeenses atendidas pelo Programa Bolsa Família. Com o Renda Melhor, essas famílias poderão ter um complemento na renda de até R$ 300, de acordo com a condição de vida de cada beneficiado. Já o Renda Melhor Jovem oferecerá incentivo financeiro para que o jovem, de família beneficiada pelo Renda Melhor, se mantenha no fluxo regular de ensino e conclua o Ensino Médio.


De acordo com a Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho, a complementação de renda para as famílias representa não só a melhoria da qualidade de vida, mas também da Educação de milhares de jovens aldeenses beneficiários. “É uma grande honra receber o Governador e o vice-governador do Estado para a cerimônia do anúncio oficial desses programas, que vão beneficiar quase quatro mil famílias aldeenses. Mais do que contribuir para a melhoria das condições de vida, os programas vão permitir aos jovens contemplados a permanência e conclusão dos estudos e o futuro aperfeiçoamento profissional. É muito bom saber que São Pedro da Aldeia está no caminho certo pelo enfrentamento à pobreza extrema”, disse.

Segundo o Prefeito Cláudio Chumbinho, a implantação dos programas no município também vai contribuir para o desenvolvimento econômico de São Pedro da Aldeia. “Além de beneficiar milhares de famílias e seus jovens, a complementação de renda também contribui para fortalecer e movimentar a economia da nossa cidade. É mais um ganho para o município, fruto da parceria com o Governo do Estado”, comemorou. Vale lembrar que São Pedro da Aldeia é o segundo município do Estado com maior número de beneficiários, atrás de Volta Redonda.

Para a visita do Governador, todas as medidas de seguranças foram tomadas, de acordo com a equipe de cerimonial do Governo do Estado que, na última sexta-feira (12), esteve no município fazendo o planejamento logístico do evento. De acordo com o coordenador municipal de Segurança Pública, coronel João Bosco, é essencial que todos os detalhes referentes à segurança estejam definidos. “Nossa maior preocupação não é somente com a vinda do Governador Sérgio Cabral, mas também com todas as famílias participantes do evento. Por isso, estamos sendo meticulosos com relação a toda estrutura, segurança e deslocamento, para garantir a tranqüilidade ao público e autoridades que estarão presentes”, disse.

A visita técnica contou com o acompanhamento do Secretário de Governo, Edmilson Bittencourt, das equipes da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Defesa Civil, entre outros representantes estaduais e municipais.

Araruama: Ana D’Souza faz recital de piano dia 22 de julho


A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Cultura, realiza no próximo dia 22, às 20 horas, concerto de piano com Ana D’Souza. O evento, que acontece na Casa de Cultura, terá no repertório nove peças compostas por Ernesto Nazareth, como os clássicos “Odeon” e “Apanhei-te cavaquinho”, entre outros.

Tendo iniciado seus estudos de música aos oito anos de idade, com a professora Neyda Montorroyos, Ana D’Souza concluiu o bacharelado em piano na Escola de Música da UFRJ, sob a coordenação de Sônia Goulart. Como concertista tem se apresentado em duos, trios e recitais solo em diversas salas de concerto, entre as quais o Conservatório Brasileiro de Música, o Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU), Teatro Municipal de Niterói e Casa de Cultura Laurinda Santos Lobo, entre outras.

A Casa de Cultura de Araruama fica na Praça São Sebastião, no Centro. A entrada é franca.

Cabo Frio: Processo seletivo para “Talentos da Terra” começa hoje

Nesta terça-feira (16/7) começa a peneira para o projeto de futebol de campo “Talentos da Terra”, através do projeto socioesportivo “Crescendo com o Esporte”, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O projeto consta em formar os jovens da cidade, nas categorias sub-13, sub-14, sub-15, sub-16 e sub-17, em futuros atletas profissionais de futebol.
Inscrições e peneira
Quem quiser se inscrever, basta comparecer no prédio anexo ao campo de futebol do Aracy Machado, ao lado do Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, munido de duas fotos 3x4, cópia da certidão de nascimento ou identidade, comprovante de residência, atestado médico e declaração escolar.
32 jovens já se inscreveram, mas as inscrições continuam até as vagas serem preenchidas (30 para cada categoria). A peneira acontece às 14h do dia 16 de julho (terça-feira) no campo do Complexo Esportivo Aracy Machado.

Arraial do Cabo: Peregrinos da JMJ chegam à cidade

De 16 a 22 de julho, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Arraial do Cabo, vai receber 56 jovens de 18 a 25 anos de idade para a Semana Missionária. Os jovens virão do Paraguai e ficarão hospedados nas casas dos paroquianos, que voluntariamente se prontificaram para recebê-los. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo.
De acordo com a Coordenadora da Pastoral da Juventude, Valéria Aparecida Martins, a Semana Missionária visa ser um período de preparação e adaptação para a Jornada Mundial da Juventude. 
“Estamos de braços abertos para receber esses jovens. A Semana Missionária será um grande sucesso, pois Deus está à frente de tudo. A Pastoral da Juventude está muito feliz com todo trabalho desenvolvido, pois nos entregamos de coração em cada detalhe e se Deus quiser, a Semana Missionária vai ser apenas o começo de todas as realizações que a Jornada irá proporcionar na vida de todos que irão participar,” disse a coordenadora. 
Para o jovem Antônio Cardoso, que faz parte dos movimentos da igreja, as expectativas com a chegada dos jovens peregrinos são as melhores, e a igreja quer passar para eles um pouco da tradição cabista e fazer com que sintam- acolhidos.
“Vai ser maravilhoso; um momento único para nossa Paróquia, aonde os jovens virão de fora para vivenciar a Semana Missionária, aqui na nossa cidade. Nossa Paróquia graças a Deus conseguiu acolher todos os jovens em casas de famílias da própria Paróquia” explicou o jovem.
Os 56 peregrinos irão se hospedar nas casas dos moradores de Arraial Do Cabo, todos voluntários, que ficarão responsáveis por sua estadia, mas a igreja ainda pede que mais pessoas sejam voluntárias, se cadastrando na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Em contrapartida, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus vai enviar 42 jovens para participar dos três dias de Jornada, além de cinco jovens que irão vivenciar todos os dias do evento
A programação conta com o apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo através da Secretaria Municipal de Turismo que levará os fiéis para fazer um tour pela cidade. Os cerca de 210 espanhóis peregrinos que terão a oportunidade de conhecer as belezas naturais e pontos turísticos do município.
Segue a programação completa
Dia: 16/07/2013 (Terça – feira)
13h - Chegada dos peregrinos estrangeiros 
19h – Santa Missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus
17/07/2013(Quarta – feira)
09h - Santa Missa
10h - Formação
10h20m – Trabalho de Grupo
11h - Lanche
11h15m – Formação
11h30m – Trabalho de Grupo
12h – Hora Média, Oração do ângelus
12h15m – Almoço
14h - Retorno a Paróquia
14h30m - Visita aos Monumentos Históricos de Arraial. ( Museu Oceanográfico da Marinha, Casa da poesia, a Cruz de 500 anos de Evangelização, etc.)
16h30m – Lanche no salão da igreja Nossa Senhora dos Remédios.
17h30m – Oração do Ângelus e Santo Terço (Igreja Nossa Senhora dos Remédios)
20h - Deslocamento para o Cinema Municipal
20h30m - Apresentações Culturais de Arraial do Cabo.
22h – Encerramento
18/07/2013 (Quinta – feira)
09h – Santa Missa
10h - Formação
10h20m - Trabalho de grupo
11h - Lanche
11h15m - formação
11h30m - Trabalho de grupo
12h00m - Hora Média e Oração do Ângelus
12h15m – Almoço 
14h – Retorno a Paróquia
14h30m – Visita social com os peregrinos estrangeiros: Visita aos enfermos, as famílias carentes assistidas pela Pastoral da Caridade e APAE.
16h30m – Lanche na Paróquia Sagrado Coração de Jesus
17h30m – Santo Terço e a Oração do Ângelus.
20h30m – Apresentação Cultural dos peregrinos estrangeiros na Paróquia Sagrado Coração de Jesus
22h00m – Encerramento.
19/07/2013 (Sexta – feira)
09h – Santa Missa
10h - Lanche
10h30m – Saída para o local Porto do Forno
11h30m – Passeio de barco turístico
15h30m – Momento livre com as famílias
20h – Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Sagrado Coração de Jesus
22h - Encerramento 
20/07/2013 (Sábado)
09h – Santa Missa na Paróquia S. C. de Jesus.
10h – Reflexão sobre a Vida e Caminhada Familiar.
11h15m – Lanche
12h – Hora Média ângelus.
12h15m - Almoço
TARDE LIVRE COM AS FAMÍLIAS
19h – Concentração na paróquia S. C. de Jesus e Caminhada em Rumo a Capela de São José na Vila Industrial, para o acontecimento da Festa Junina.
00h – Encerramento.
21/07/2013 (Domingo)
07h30m – Concentração na praça Victorino Carriço (praça do Sindicato) e Deslocamento para Araruama (Concentração Vicarial)
10h – Missa de envio em Araruama e permanência para a participação do evento. 
22/07/2013 (Segunda feira) 
9h – Santa Missa 
10h – Lanche Festivo
Momento Livre
18h – Praça Victorino Carriço (Praça do Sindicato) Deslocamento para o Rio de Janeiro

Agenda do Senado hoje

Terça-feira (16)


Comissão/Assuntos Econômicos - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa projeto que eleva a idade dos dependentes para fins de Imposto de Renda da Pessoa Física e proposta determinando que a taxa de juros cobrada sobre empréstimos consignados em folha não excedam em cinco pontos percentuais ao ano a taxa básica da economia (taxa Selic). A CAE vota ainda a criação da Comissão de Indenização aos Descendentes de Negros Africanos Escravizados no Brasil. Também na pauta projeto que torna automática a inclusão na "malha fina" das declarações do imposto de renda dos contribuintes detentores de mandato eletivo.
Horário: 10h
Local: sala de Reuniões 19 da Ala Senador Alexandre Costa

Comissão/Cultura - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participa de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para falar sobre o Arquivo Histórico Nacional.
Horário: 10h
Local: sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa

Comissão/Assuntos Econômicos - O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinícius Marques de Carvalho, participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), quando faz um balanço das atividades do órgão.
Horário: 11h30
Local: sala 19 da Ala Alexandre Costa

Plenário – Sessão deliberativa.
Horário: 14h
Local: Plenário do Senado

Comissão/Relações Exteriores e Defesa Nacional - A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza audiência pública para ouvir o jornalista Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian sobre as denúncias de espionagem no Brasil por parte dos Estados Unidos, país que teria monitorado emails e telefonemas de brasileiros.
Horário: 14h
Local: sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa

Comissão/Portos secos - Análise do relatório da comissão mista destinada a examinar e emitir parecer sobre a MP 612/2013, que, entre outras ações, reestrutura o modelo jurídico de organização dos chamados portos secos.
Horário: 15h
Local: sala 2 da Ala Senador Alexandre Costa

Comissão/Orçamento - Reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) para analisar o relatório preliminar sobre o Projeto de Lei 2/2013, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2014.
Horário: 15h e 18h30
Local: Plenário 2 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados

Búzios: Festival Gastronômico supera expectativa de público

A cidade de Búzios teve uma movimentação intensa nos últimos dias do 12º Festival Gastronômico, realizado entre 5 e 13 de julho. O último final de semana superou as expectativas dos organizadores. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, o evento aconteceu, pela primeira vez, em dois fins de semanas. As edições anteriores aconteceram em apenas um fim de semana.
Com uma média de 50 restaurantes participando, o festival reuniu milhares de pessoas na Rua das Pedras, Orla Bardot e Rua Manuel Turíbio de Freitas, no Centro, Porto da Barra e Espaço Domme, em Manguinhos. Durante o evento, foram apresentados pratos feitos por chefs nacionais e internacionais, a preços acessíveis.
Mais de 30 mil pessoas tiveram a oportunidade de experimentar iguarias da alta gastronomia, especialmente elaboradas para o evento. As entradas e sobremesas custaram R$ 10 e os pratos principais R$ 15.
Para o empresário Marco Aurélio, do Rio de Janeiro, que já participou de edições passadas, a cada ano o festival fica melhor: “É muito bom saber que o festival sempre nos surpreende”, afirmou ele.
Além da degustação dos pratos, chefs locais e convidados, de diferentes partes do Brasil, deram aulas na ‘Tenda Gourmet’, diariamente. “O resultado do festival confirmou a importância do setor gastronômico na atividade turística do município”, destacou o Secretário de Turismo, José Márcio dos Santos.