sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cinco perguntas ajudam a entender rejeição dos poderosos ao Plebiscito

Fonte: Pragmatismo Político

Basta ler as 5 para compreender por que a mídia e os conservadores rejeitam a Reforma Política, a Constituinte e mesmo a consulta aos eleitores

Antonio Martins, OutrasPalavras
O sociólogo Manuel Castells costuma dizer que o principal instrumento de manipulação usado pelas mídias de massa não é a distorção, mas o ocultamento dos fatos. Ele se deliciaria com as primeiras páginas de hoje dos três jornais brasileiros mais vendidos.
plebiscito congresso reforma política
Congresso, mídia e empresários ignoraram clamor popular por Reforma Política. Primeira etapa da reforma, que seria o Plebiscito, foi rejeitada pelos parlamentares com o aval da grande imprensa e de setores financeiros.
Reforma PolíticaPlebiscito e Constituinte são, obviamente, as três principais novidades na agenda nacional. Dialogam diretamente com algo que se sente todos os dias, e que as ruas expressaram com clareza, nas últimas semanas: o descrédito do sistema político. Pois bem: nas capas das últimas semanas da Folha, do Estado e do Globo, estas três palavras perigosas estão literalmente banidas. Desapareceram não só da manchete e demais títulos, mas também dos textos. Comparecem, é claro, nas páginas internas, muito menos lidas. Aí são tratados como “descabelada proposta” (editorial do Estado), “proposta impraticável” (artigo de José Serra no mesmo jornal), “cheque em branco” (opinião do ministro da STF Ayres Britto, destacada pelo Globo) ou “populismo danoso” (texto do diretor da sucursal de Brasília da Folha). Exceção que confirma a regra: este último jornal publicou importante artigo de Tarso Genro a favor da Constituinte.
Leia também
Para compreender ainda melhor por que os poderosos temem o plebiscito, vale um exercício. Vamos examinar algumas das perguntas que poderiam ser apresentadas aos eleitores. Eis, apenas para alimentar o instrutivo debate, algumas sugestões:
Cinco perguntas perigosas ao povo:
1. Você concorda que as empresas devem ser proibidas de financiar políticos e partidos?
2. Você considera que a Lei 9.709 deve ser alterada, de modo a facilitar a convocação de Plebiscitos e Referendos (inclusive por iniciativa dos cidadãos), e a ampliar os mecanismos de democracia direta, inclusive por meio da Internet?
3. Você é a favor de limitar as reeleições, para todos os postos dos poderes Executivo e Legislativo a dois mandatos?
4. Você considera que as eleições brasileiras, para os poderes Executivo e Legislativo, devem admitir candidaturas de pessoas não ligadas a partidos políticos?
5. Você concorda com a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte voltada para a reforma do sistema político?

Cabo Frio: Tarde de muita animação no CRAS Manoel Corrêa

A tarde quarta-feira (10/07) foi marcada por muita alegria e descontração no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – Manoel Corrêa. Usuários e funcionários se divertiram durante a festa julina que animou toda a unidade.

As brincadeiras garantiram a diversão da garotada que curtiram a corrida do saco, dança do chapéu, ovo na colher, entre outras. Também não poderiam faltar as comidas típicas: caldo verde, arroz doce, canjica, cachorro quente e muitas outras delícias preparadas pela equipe do CRAs Manoel Corrêa, sob a orientação da coordenadora Giovana Valentim.

E como em toda festa junina ou julina, as quadrilhas foram muito animadas também. Com muita energia, funcionários e usuários dançaram ao som de música nordestina, esbanjando alegria e bom humor.

Búzios: Prefeitura implantação de Hotel-Escola

Atenta ao crescimento econômico e atual demanda do mercado de trabalho de Búzios, a Prefeitura realizou uma reunião, no último dia 8 de julho, com o objetivo de planejar a instalação de um Hotel-Escola no município. O encontro aconteceu entre membros das Secretarias de Turismo e Educação e teve como foco principal debater a importância da capacitação da população local, para melhor servir nos setores gastronômico e hoteleiro.
Estiveram presentes à reunião o Secretário de Turismo, José Marcio dos Santos; Secretário adjunto de Turismo, Anderson Akel; Secretária adjunta de Educação, Deisemar Gonçalves dos Santos; o Coordenador de Desenvolvimento Científico, Carlos Eduardo Roballo; e a Gerente de Atendimento da Secretaria de Turismo, Soraya Coelho.
A meta do Governo Municipal é oferecer, no Hotel-Escola, cursos de recepcionista, camareira, cozinheiro e garçom, dentre outros, em que os alunos poderão unir experiências e teoria com atividades práticas. Por meio do desenvolvimento de atividades reais em postos de trabalhos, a iniciativa servirá como uma empresa pedagógica, onde será possível aos participantes detectar problemas reais e buscar soluções adequadas e originais à realidade na qual são empregadas.
Outras informações pelo telefone da Secretaria de Turismo: (22) 2633-6200.

Cabo Frio: Centro de Artes Visuais CAV abre nova exposição de arte nesta 5ª feira

Artistas, equipes de apoio, amigos e amantes das artes trabalham em ritmo acelerado para abrir nesta quinta-feira, dia 11, a nova exposição de artes do Centro de Artes de Cabo Fio CAV, na Praia do Forte.
A nova mostra inédita apresenta as diversas vertentes da arte num dos espaços mais cobiçados e elegantes dedicados às artes plásticas em toda a região.
-O espaço está consagrado como referência em arte pura, de todas as técnicas. São criações plásticas com nova perspectiva, novos conceitos e estou muito feliz pela procura dos artistas querendo espaço para mostrar trabalhos incríveis-, comemora o artista plástico Ivan Cruz, superintendente do CAV.
Nesta edição, que terá vernissage às 20h de quinta-feira, o público vai conhecer o trabalho de David Ramos, com imenso Espelho D`água, Jorge Cerqueira com uma enorme instalação e Paulo Luiz com obras de Figurativo Moderno.
“Minha proposta para o CAV são trabalhos produzidos com os adesivos-fractais, compondo linhas, formas e ângulos, brincando com a idéia de criar novas possibilidades a partir do uso de um único elemento (o cubo), permitindo ao fruidor olhar a arte através de outros ângulos-, explica o artista Ilcio Lopes que optou em expor em grandes imagens em papel branco.
Já o artista Roberto Pessôa adianta que o objetivo e registrar novos valores no âmbito da arte.
-Esculturas e objetos tubulares consistem em experimentos realizados em um dos mais recentes trabalhos, nos quais estão incluídos conceitos de positivo, negativo e espaços vazios, o que move essa arte para fora dos planos tradicionais da pintura, remetendo-a às características neoconcretas-, diz Pessôa.  Completam o time o artista Paulo Luiz com obras de figurativo moderno.
HUMOR – A diversão está garantida com a primeira exposição de trabalhos gráficos focados no bom humor. Coordenado pelo artista e cartunista Zel, a exposição tem trabalhos de artistas regionais e até de convidado de Natal , Rio Grande do Norte, com José Brito e Silva.
-Esse é o primeiro salão do Humor e cartuns, mas já temos outros artistas querendo participar-, disse Zel enquanto trabalhava para organizar as obras no CAV.  Participam os artistas  Luciano Hilario,Plácido,Mateus Azevedo, Michelangelo, Viviane Pinheiro , Zel Humor e Marcos Brito.

SERVIÇO:
O que - Exposição Múltiplo Olhar sobre arte
Onde – Centro de Artes Visuais CAV Cabo Frio  (022 – 2643-5301
Praia do Forte próximo ao Teatro Municipal
Hora – 20h  Vernissage
Dia – Quinta-feira 11 de julho 2013

Búzios: Prefeitura inicia diversas obras pelo município

Prefeito visitou a obra da quadra do
Colégio Municipal Paulo Freire.
A Prefeitura de Búzios está realizando diversas obras pela cidade que prometem revitalizar grande parte dos bairros até a próxima alta temporada. Com um cronograma de projetos pela frente, a Secretaria Municipal de Obras dará início, até a próxima semana, à remodelação da Estrada da Usina e pavimentação de diversas ruas em Manguinhos, Rasa e José Gonçalves.      
No dia 1º de julho, foi reiniciada a construção do mercado do artesão, no terreno ao lado da Prefeitura. Depois de um longo período interrompida, a obra foi retomada pela atual gestão e segue a todo vapor. Com 500 m² de área construída, o antigo mercado Zanini será transformado em um local para a realização de diversos projetos como exposições, mostras, vernissages. A meta é que o empreendimento seja usado para que todos os artistas da cidade exponham seus trabalhos. A conclusão das obras deve acontecer no prazo máximo de seis meses.
Na Estrada da Usina, o objetivo é entregar, até o final de novembro, a via totalmente remodelada com calçadas, sinalização padronizada e ciclovia, além de pista dupla para desobstruir o tráfego da cidade. A revitalização acontecerá no trecho compreendido entre a entrada da Praia da Foca e da Ferradura:
“O objetivo principal é dar um novo visual e facilitar a passagem para pedestres, ciclistas e os motoristas em geral, já que a estrada será ampliada. Esta ação está inserida no projeto de Mobilidade Urbana do município. Íamos iniciar as obras antes mas, devido às chuvas, acabamos tendo que adiar este prazo. O Prefeito está acelerando as obras em toda a cidade pois seu compromisso para o próximo verão é oferecer uma nova cidade aos visitantes e moradores de Búzios”, afirmou o Secretário de Obras, Genilson Drumond.
As intervenções que seguem no município são resultado de um diagnóstico realizado em janeiro, com o intuito de identificar as necessidades em cada localidade e elaborar um cronograma de ações eficiente. A Prefeitura realiza ainda, neste momento, a drenagem e pavimentação de vias na Rasa, em José Gonçalves e Manguinhos, dentre as quais as ruas Clara Nunes, do Rancho, da Paz e Vinicius de Moraes. Também já foi iniciada a reforma das quadras das escolas municipais e a construção destes espaços de lazer nas unidades que não possuíam, como no Colégio Municipal Paulo Freire, no Centro.
O cronograma contemplará, ainda, nos próximos meses, a urbanização do bairro Boa Vista e do arpoador da Rasa, ambos projetos a serem executados com recursos estaduais, e a revitalização da Orla Bardot, que incluirá nivelamento das pedras e reforma dos decks. A meta é que a rua passe a ser fechada sempre a partir das 18h, para uso exclusivo dos pedestres, assim como acontece em outras cidades cariocas litorâneas. Outro projeto que já se encontra em fase de elaboração, e será executado com recursos municipais, diz respeito à Estrada da Tartaruga, que será totalmente reestruturada. Ali, serão feitos trabalhos como pavimentação, drenagem, esgoto e iluminação.
“Estamos atendendo, gradualmente, a todos os compromissos estabelecidos pelo Prefeito quando ele ainda estava em campanha. Muitas obras acontecem com recursos próprios, mas temos muitos projetos somente aguardando a liberação de verba estadual ou federal. Na área de saúde, a população também verá muitas novidades. Serão construídos Módulos de Família em Cem Braças e José Gonçalves, com a ampliação de equipes, para melhor atender a população, já que este modelo de unidade tem a finalidade de atender os pacientes também em seus domicílios. Desta forma, todas as localidades terão cobertura médica”, afirmou o secretário.


AGENDA DO SENADO HOJE

Sexta-feira (12)


Plenário – Sessão deliberativa.
Horário: 9h
Local: Plenário do Senado

Comissão/Mudança Climática - Audiência pública para debater as mudanças climáticas e os ecossistemas marinhos e costeiros. Situação dos manguezais brasileiros.
Horário: 9h
Local: Assembleia Legislativa de Pernanbuco

Setor da pesca quer garantir continuidade do Defeso da Laguna de Araruama

Secretário de Estado participou do segundo dia do encontro em Arraial do Cabo

Nesta última terça (09/07), o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, esteve presente em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, para participar do segundo dia da Oficina de planejamento de ações para o período de Defeso da Laguna Araruama.

O objetivo do debate, que teve iniciativa de entidades ligadas ao setor durante os dias 08 e 09 de julho, foi definir ações que irão contribuir para o sucesso do período do defeso integral da Lagoa de Araruama, em inicia em agosto e tem duração de três meses.

O secretário demonstrou satisfação por ver o setor se organizando para garantir que o trabalho da Estatística Pesqueira, desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro - Fiperj tenha continuidade. “Não temos mais desculpas de falta de estrutura. Depois de toda transformação que conseguimos com a construção da nova sede, implantação do concurso público, instalação de escritórios regionais e parceria com o consórcio Intermunicipal Lagos São João, para implantação da estatística pesqueira, não podemos nos acomodar. Temos que continuar lutando em busca de melhorias no setor” – explicou Felipe Peixoto.

A Fiperj é um órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, que tem como responsável do Escritório Regional Baixadas Litorâneas, o biólogo marinho, Paulo Sérgio Lacerda. Ele já apresentou um projeto para ser apreciado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João, que está previsto a continuidade da Estatística Pesqueira por mais dois anos.

“Precisamos assegurar que esses dados possam continuar contribuindo com a avaliação da produção após o período de defeso e continue a fornecer dados para subsidiar gestão do setor” concluiu Paulo Sérgio.

Para o presidente da União das Entidades de Pesca e Aquicultura – UEPA, Chico Guimarães, a integração dos cinco municípios nessa oficina foram fundamentais para o grupo assegurar o bom andamento do defeso.

Os coletores da estatística pesqueira serão capacitados e estarão atuando durante esses três meses de defeso como agentes ambientais com o objetivo de conscientizar a população da importância da laguna e da pesca para a comunidade.

Participaram da oficina, o assessor especial da Sedrap, Mirinho Braga; as secretarias municipais do Meio Ambiente e Guardas Ambientais, representantes das associações e colônias de pescadores entre outras entidades interessadas. 

Sobre o Defeso:
Durante este período os pescadores recebem um benefício do Governo Federal, de um salário mínimo por mês, que é um auxílio na renda até que a pesca seja liberada. Para ter o direito, os pescadores precisam se cadastrar no Ministério da Pesca.