quinta-feira, 11 de julho de 2013

Búzios: Prefeitura e Capitania dos Portos estudam viabilizar a retirada da escuna naufragada na Praia dos Ossos

Estiveram reunidos nesta terça (10), na praia dos Ossos, o Secretário de Meio Ambiente e Pesca, Carlos Alberto Muniz, técnicos ambientais e o Capitão Mendes(Capitania dos Portos), com o intuito de viabilizar a retirada de uma escuna naufragada naquele local. Segundo relatou o Secretário, a ideia principal é atender as questões de segurança e proteção do meio ambiente em Búzios. “Da forma como está, a situação é um risco iminente de acidentes para a navegação e para os banhistas, além de um potencial risco de contaminação, provavelmente, com resíduos de combustível e óleo que ainda se encontram no interior desta embarcação e por ser uma solicitação antiga dos pescadores locais a retirada desta escuna naufragada, que eles consideram quase que um desafio”.


Este é mais um trabalho a ser executado pela Prefeitura em parceria com a Capitania dos Portos, visando o ordenamento das praias em nossa região. Um estudo já vem sendo executado e a ideia é que, cada vez mais, SPU e Capitania dos Portos (Órgãos Federais), juntos com o INEA (Órgão Estadual) e Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios trabalharem em conjunto pelo Plano Municipal de reestabelecimento Costeiro.

“Prefeitura de Búzios, CUIDANDO DA NOSSA GENTE.”

Casimiro de Abreu: Fundação Cultural promove exposição “O Brasil de Portinari”

Nesta sexta-feira (12), a partir das 19 horas, será lançada na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, na Beira Rio, a exposição “O Brasil de Portinari”.  Com foco na democratização da acessibilidade à obra do artista Candido Portinari, a exposição itinerante propõe a apresentação de uma série de réplicas de obras do artista como forma de promover ações que integrem educação e cultura na valorização da identidade brasileira.

    A mostra traz 29 réplicas de obras de Portinari e seu roteiro foi construído a partir do universo das cinco mil obras realizadas pelo artista. De acordo com a diretora da Biblioteca, Maraney Freire, esta exposição mostra um amplo leque de temas que retratam a alma brasileira e a saga de uma nação. “É uma oportunidade ímpar de conhecer os diferentes aspectos da vida e obra de Portinari”, disse.

   Guiados por monitores, os visitantes percorrem um caminho formado por oito núcleos que enfocam a história do país, a cultura brasileira, os ofícios e a religião, dentre outros. É importante destacar que os monitores locais participaram de um Seminário de formação, que aconteceu nos dias 9 e 10 deste mês, para a mediação da visita à exposição e na realização de atividades de arte-educação, que acontecerão no espaço.

   A exposição de réplicas "O Brasil de Portinari", fica no distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, a partir do dia 12 de julho até o dia 11 de agosto, e é uma parceria com a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e com patrocínio da empresa Queiróz Galvão.

Maricá: Prefeitura amplia parceria com o Senai e oferece 90 vagas gratuitas de qualificação profissionalPrefeitura de Maricá amplia parceria com o Senai e oferece 90 vagas gratuitas de qualificação profissional

“Gestão de Pequenos Negócios” e “Auxiliar de Operações em Logística” são os novos cursos oferecidos
A Prefeitura de Maricá acaba de firmar uma nova parceria com o Senai e vai oferecer, a partir da próxima semana, novos cursos gratuitos voltados para a qualificação profissional da população, especialmente de jovens. Ao todo, são 90 vagas – 60 para aulas de gestão de pequenos negócios e 30 para formação de auxiliares de operações em logística. O aprendizado é importante no momento em que o município passa por um acelerado processo de desenvolvimento, com a expectativa de implantação de empresas de médio porte, de vários segmentos. A qualificação oferecida pelo curso abre uma possibilidade de aproveitamento em melhores condições para esse público-alvo.

Os novos cursos são de curta duração, possuem, respectivamente, 45 e 160 horas e preparam o aluno para desenvolver funções básicas no mercado de trabalho. As aulas são focadas em conhecimentos específicos para garantir que o aluno desenvolva as competências iniciais de uma determinada área de atuação.

No curso de Gestão de Pequenos Negócios, o aluno aprende a elaborar planos de negócios, incluindo aspectos financeiros e de marketing, adquire conhecimentos sobre a cultura empreendedora e o desenvolvimento local e entende o comportamento do mercado. O objetivo é que o público saia do curso com as habilidades básicas para abrir o próprio negócio ou gerenciar qualquer empreendimento de pequeno porte. Para se inscrever, os candidatos devem ter concluído o 8º ano do Ensino Fundamental e ter mais de 16 anos, além de apresentar a documentação exigida (CPF, comprovante de residência e escolaridade). As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 15/07, e vão até o dia 09/08.

No curso de Auxiliar de Operações em Logística, os estudantes vão aprender a realizar atividades relacionadas ao controle de recebimento, armazenagem e distribuição de materiais, de modo manual ou informatizado, seguindo normas técnicas de segurança e meio ambiente. A logística é uma área em franco crescimento e está presente, em menor ou maior complexidade, em quase toda empresa, principalmente no setor industrial. Para este curso, são exigidas a conclusão do 6º ano do Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos. No momento da inscrição, os interessados devem apresentar: certidão de nascimento e casamento (se houver); comprovante escolar, duas fotos 3x4; carteira de identidade; CPF, comprovante de residência e certificado de reservista. As aulas terão início no dia 05/08 e seguem até o dia 30/09. Em Maricá, por sinal, o projeto de implantação de um condomínio industrial, com a participação pesada da logística dedicada ao offshore, abre uma perspectiva concreta de aproveitamento para esses futuros profissionais.
As inscrições são realizadas na secretaria municipal de Educação (Rua Barcelar da Silva Bezerra nº 105, no Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os cursos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h no CEM Joana Benedicta Rangel (Avenida Nossa Senhora do Amparo, 57 – Centro). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2637-8817.
Desde o início da parceira, em 2011, entre o Senai e a Prefeitura de Maricá, já foram formados 474 alunos em cursos de iniciação profissional, nas áreas de Instalação Hidráulica Residencial, Instalação Elétrica Residencial, Técnicas de Execução em Revestimento com Placas Cerâmicas (Ladrilheiro), Técnicas de Execução em Alvenaria com Blocos Cerâmicos (Pedreiro), dentre outros. Além disso, 100 alunos concluíram o Curso Técnico de Construtor de Obras de Edificações, com duração de dois anos

Saquarema: VIII Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, convidam a Sociedade Civil Organizada, Órgãos Governamentais e Cidadãos para participarem da VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Saquarema. O evento será realizado no dia 19/07 (sexta-feira), das 8h às 18h, no CIEP 258-Astrogildo Pereira em Bacaxá. O tema será: “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS (Sistema Único da Assistência Social)”. As inscrições para Delegados da Conferência deverão ser feitas até o dia 16/07 (terça-feira), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Avenida Saquarema, nº 5123 – Bacaxá), ou no dia 19/07 (sexta-feira), no local do evento.

Cabo Frio: Presidente anuncia nova subsede para a Associação Comercial de Cabo Frio‏

Com o objetivo de facilitar a vida dos associados e das pessoas que precisam dos serviços prestados pela Associação Comercial de Cabo Frio (Acia), a atual diretoria acaba dar mais um importante passo: a aquisição de uma nova subsede, já que a antiga foi extinta pela presidência anterior que a transformou em outra entidade. O novo espaço, fica na Rua Raul Veiga, 409, loja 02, no mesmo centro comercial do Sebrae, no Centro de Cabo Frio. Segundo o presidente Walmir Leal Porto, a subsede passará a oferecer diversos serviços, além de atendimento a pessoas físicas (consultas ao SCPC e Serasa) e certificação digital para os empresários.
- Há muito tempo a Acia merecia ter uma subsede, principalmente num espaço térreo, já que a sede histórica fica no terceiro andar de um prédio que não tem elevador e, portanto, não oferece acessibilidade. E essa necessidade aumentou ainda mais em março deste ano, quando a antiga presidência fechou, de uma hora para outra, a subsede que tínhamos na Rua Major Bellegard, transformando-a em outra entidade e suspendendo diversos serviços aos empresários de Cabo Frio. Felizmente, três meses após assumirmos a presidência da Acia, a nova subsede já é praticamente uma realidade. Estamos iniciando uma rápida reforma no espaço, e acredito que até o final deste mês estaremos de portas abertas – comentou Walmir.


A nova subsede é apenas mais uma das várias conquistas que a nova diretoria da Acia vem acumulando desde que foi empossada, no último dia 3 de abril. Mesmo tendo encontrado uma sede completamente vazia, sem equipamentos, sem funcionários ou qualquer documento, ela conseguiu, em tempo recorde (pouco mais de um mês), organizar a maior de todas as Feiras Fortes dos últimos 10 anos; retomou os serviços de consulta ao SCPC e Serasa (suspensos pela antiga presidência); reativou um dos projetos mais tradicionais da Acia, o “Café com Ideias” (também abandonado pela antiga presidência) e ainda conseguiu firmar uma parceria com a Polícia Civil para agilizar o registro de assaltos, furtos e roubos ao comércio de Cabo Frio, criando um canal direto entre a Acia e a Polícia: desde o último dia 30 os empresários, vítimas desses delitos, podem ligar para (22) 2647-6333 para agendar um horário de atendimento na delegacia, acabando com a fila de espera e as dificuldades para se fazer o registro de ocorrência, problemas que eram tão comuns.

Niterói: Inauguração de nova casa de Eventos

Niterói se prepara para ganhar mais uma nova casa de eventos. O Vale do Luar tem como cerimonialista responsável, o promoter Rodrigo Santiago e será inaugurado nos próximos dias
20 e 21 de julho, com uma feira para noivas e debutantes. Nos dois dias de evento, são esperadas cerca de 300 pessoas.
“A casa, por se localizar entre Niterói e São Gonçalo, está de portas abertas para receber clientes dos mais diversos estilos. É um espaço cercado pela natureza com capacidade para até 600 pessoas, perfeito para aqueles que esperam uma celebração única”, diz o promoter.
O espaço reunirá os serviços dos melhores fornecedores da região, que estão há anos no mercado fazendo de tudo para realizar sonhos em grandes festas. Dentre as empresas parceiras estão o Atelier Thaissa Vieira, a banqueteira-decoradora Janaina Andrade e a boleira Sonia Lira. O evento será das 14 às 20 horas, na Alameda Vênus 01, no Baldeador, Niteroi.

Araruama: Lagoa de Araruama será palco de eventos náuticos em julho

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Esporte e Lazer, apoiará no mês de julho dois grandes eventos esportivos na Lagoa de Araruama: Campeonato Estadual de Windsurf e Race de Kitesurf.
Nos dias 19, 20 e 21 de julho, acontece no distrito de Praia Seca o Campeonato estadual Classe RS: X, Bic Techno 293 e Raceboard. O evento é uma organização da Escola Upwind e conta com o apoio da Prefeitura de Araruama e da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro.
Uma semana depois, abrindo a temporada 2013 de ventos, será realizado nos dias 27 e 28 de julho, o Circuito Race de Kitesurf AKS, na Praia da Pontinha, em Araruama.
De acordo o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, a realização desses eventos tem objetivo de divulgar para os competidores de todo país, que a Lagoa de Araruama está limpa novamente e com ótimas condições para realizar campeonatos náuticos.
“A Lagoa de Araruama é considerada uma das melhores raias para prática de esportes náuticos no Brasil. Vamos intensificar a realização desses tipos de competições. No mês de novembro iremos sediar o Mundial de Windsurf”, disse. 

Cabo Frio: Secretaria de Educação assina convênio com o IFF

 A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME) acaba de assinar convênio com o Instituto Federal Fluminense (IFF). Com a parceria, o IFF vai passar a oferecer cursos gratuitos de extensão para alunos e professores. Para os alunos, uma oportunidade a mais de ingressar no Ensino Médio Técnico e para os professores outra opção de cursos de extensão, além dos vários outros oferecidos pela SEME, por meio do Departamento de Formação Continuada (DEFOC).
            De acordo com Anderson Cortines, diretor geral do IFF, estabelecer as parcerias entre os diferentes órgãos federativos é fundamental para estreitar os laços.
 Os Institutos Federais vieram com o objetivo de ampliar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica para os municípios do interior e, através das parcerias entre os municípios, é que vamos legitimar esse objetivo – explica Anderson que aproveita para acrescentar ainda que vem muita novidade pela frente. “Ainda vamos oferecer cursos preparatórios para o ENEM aos alunos e de LIBRAS para professores”, completa.
            Para a secretária de Educação, professora Elenice Martins, as parcerias dão também legitimidade ao projeto do Governo em transformar Cabo Frio em uma cidade referência em Ensino e, assim, ser conhecida como Cidade Educadora.
 Queremos convocar a todos para abraçar esse propósito e juntos assegurarmos às crianças e jovens de nossa Terra Amada uma educação de qualidade e um ensino comprometido. Afinal, a Educação é um compromisso de todos e as parcerias dão ainda mais veracidade ao nosso papel social.
            O IFF oferece os cursos de extensão de Formação Inicial e Continuada (FIC) para professores da rede municipal em Alfabetização Científica e Utilização de Recursos Computacionais. No momento, os alunos das escolas municipais participam do Projeto Integrar para Avançar, que é um curso preparatório para ingressar no próprio IFF. 

Coluna do Nando Braga: Mudar para "mudar"...


Tomar decisões é fundamental para evoluir, para mudar.
Decidir nos assusta. Todas as escolhas implicam em riscos, ganhos e perdas. Nada
nos garante que não cometeremos outros erros, que iremos acertar sempre. É
importante fortalecer nossa autoestima, continuar dando-nos valor, apoio,
incentivo. Se estamos num processo honesto de mudança, encontraremos o melhor
momento e a melhor forma de decidir e de agir.

Decidiremos mudar, ao estar convencidos de que uma das opções é melhor que as
outras e procuraremos fortalecer-nos nessa decisão, levando-a adiante, se não
houver graves sinalizações em contrário no caminho. Quem não decide, não percebe
o valor da nova escolha, porque fica de olho também no que vai perder e se apega
a roteiros já conhecidos. Alguns querem mudar, sabem que têm que mudar, mas não
sabem o que pôr no lugar. Sentem-se tão machucados com perdas passadas, que
permanecem paralisados com o receio apavorante de acumular mais uma derrota.

Quando somos gestores de pessoas sabemos que cada um precisa de tempos diferentes para decidir, para perceber claramente. É um processo que não se deve apressar ou forçar de fora, mesmo que pareça evidente a solução. Podemos informá-lo, dar-lhe nossos parâmetros, nosso apoio, mas não induzi-lo a decidir. Ele saberá quando é o momento dele. E se não souber, continuaremos apoiando-o, até onde nos for possível e ele precisar. E também querer... Aliás, querer, é chave-mestre fundamental para pelo menos iniciar qualquer processo de mudança. Sem isso fica totalmente impossível.

AGENDA DO SENADO HOJE

Quinta-feira (11)


Comissão/Agricultura - Audiência pública para debater a cadeia produtiva do pescado, com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivela.
Horário: 8h30
Local: sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa

Comissão/Direitos Humanos - A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promove audiência pública com interatividade pelo portal e-Cidadania, para debater as recentes manifestações públicas na ótica da juventude brasileira.
Horário: 9h
Local: sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho

Comissão/Constituição e Justiça - Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para análise das indicações, realizadas pelos líderes partidários, de Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho para o Conselho Nacional do Ministério Público e de Fabiano Augusto Martins Silveira para o Conselho Nacional de Justiça.
Horário: 10h
Local: sala 3 da Ala Senador Alexandre Costa

Comissão/Ciência e Tecnologia - A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) promove audiência pública conjunta com a Subcomissão Temporária para Elaboração do Marco Regulatório da Mineração e da Exploração de Terras Raras, para debater ações que possibilitem o desenvolvimento de uma cadeia produtiva para o setor.
Horário: 9h
Local: sala 3 da Ala Senador Alexandre Costa

Comissão/Relações Exteriores e Comunicação - Audiência pública para discutir as denúncias veiculadas pela imprensa nacional sobre a rede de espionagem montada em Brasília pelo governo dos Estados Unidos, que teria monitorado milhões de e-mails e telefonemas de brasileiros.
Horário: 10h
Local: sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa

Comissão/Relações Exteriores - Audiência Pública com o objetivo de tratar do Projeto do Sistema de
Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). Foram convidados, entre outros, o general da Divisão Luiz Felipe Linhares Gomes, chefe do Escritório de Projetos do Exército; e o general de Divisão Roberto de Oliveira, gerente do Projeto Sisfron do Exército.
Horário: 11h
Local: sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa
ligações de brasileiros,s Estados Unidos, que monitoraram milhões de e-mails eligações de brasileiros,

Plenário - Sessão deliberativa
Horário: 14h
Local: Plenário do Senado

Comissão/Regulamentação Constitucional - Reunião da Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal e de Regulamentação de Dispositivos da Constituição para discussão da minuta  de projeto de lei que regulamenta a regionalização da produção cultural, artística e jornalística.
Horário: 14h30
Local: sala 3 da Ala Senador Alexandre Costa

Universidade Veiga de Almeida: Projeto une sustentabilidade e iniciação científica

Alguns litros de óleo comestível saturado, que foram poupados de ser despejados no ralo de muitas residências, reuniram, durante o semestre, um grupo de alunos do primeiro período dos cursos de Engenharia, com a curiosidade característica dos jovens que dão os primeiros passos no mundo acadêmico, e a experiente professora Carmen Silveira, que acumula no seu curículo mais de 30 anos de magistério. O objetivo do grupo, no Laboratório Multidisciplinar, era fazer sabão e detergente reaproveitando o óleo de cozinha usado. A fórmula está na fase de ajustes finais do nível de acidez e, em breve, será disponibilizada para a comunidade local.
As ações do “Projeto Sabão”, como é carinhosamente chamado no campus de Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida (UVA), começaram a ser desenvolvidas em 2010, pela professora Carmen Silveira, com o apoio da professora Eulalia Farias. Desde o início, os alunos de Engenharia Ambiental, Andreia Heringer, Eduarda Lischt e Pedro Aguiar, se envolveram no grupo de pesquisa e, hoje, são monitores dos novos colegas que entram no projeto.
A professora Carmen explica que o projeto vai muito além de ensinar futuros engenheiros a fazer sabão. “O que temos aqui é uma pesquisa básica, logo, aprendemos que com poucas coisas podemos fazer muito. É necessário desmistificar que fazer pesquisa é algo difícil e caro. É necessário, antes de tudo, determinação e força de vontade”, ressalta a professora.
 Com a autoridade de quem possui dois títulos de PhD, Carmen diz que os projetos de iniciação científica são fundamentais para uma formação profissional mais abrangente. “O trabalho de pesquisa dá resultados que a sala de aula não consegue atingir, como o senso de responsabilidade, a organização e a autonomia para aprofundar os conhecimentos. “Além do que, todos serão excelentes donos de casa”, brinca a professora, explicando que deixar o laboratório limpo e arrumado depois de cada etapa é uma das obrigações.
A professora lembra que todas as disciplinas vem antes do diploma. Bruno Santana já aprendeu a lição. Disse que não era fã de Química durante o Ensino Médio e que o desafio da prática o motivou a aprender mais, por isso entrou na pesquisa. Rafael Gonçalves também considera a prática fundamental. “Aqui (no laboratório), a gente vê a aula acontecer, as coisas funcionando, o que gera maior interesse”, destaca. Andreia conta que está no projeto há mais de um ano e as experiências tem sido muitas. “A gente acaba ajudando os colegas. Ganhamos o respeito e a admiração dos demais”, diz.
 Reaproveitamento
A princípio, o óleo usado na experiência foi trazido pelos próprios alunos, além de ser fornecido pelas duas lanchonetes que ficam na Universidade. A professora Carmen ressalta que, a partir do próximo semestre, será necessário aumentar a quantidade de matéria-prima e a ideia é instalar um ponto de coleta na UVA para que os demais estudantes e funcionários possam colaborar. “Como estamos em região litôranea, o principal objetivo é evitar que este óleo chegue ao mar, poluindo a água e alterando a vida marinha, além de entupir os esgotos da nossa cidade”, explica.

Como o processo é simples, pode ser feito por adolescentes, desde que sob a supervisão de adultos e com os cuidados necessários, uma vez que utiliza soda cáustica. Não é necessário usar fogo e o maior esforço é mexer a mistura por cerca de 40 minutos, aumentando sua consistência – que passará de líquida a pastosa.

Na comunidade
A ideia da UVA é levar o Projeto Sabão para os colégios de En


sino Médio de toda a Região dos Lagos, como mais uma atividade oferecida pelo projeto Vivenciando, que promove a integração entre a Universidade e as escolas. “Nosso objetivo é despertar a consciência ambiental, ensinando os alunos a fazer o reaproveitamento dos materiais, afinal, a sustentabilidade é uma das questões fundamentais para a nossa sobrevivência”, diz a responsável pelo Vivenciando, professora Eulalia. Assim, além da educação ambiental e do reaproveitamento de materiais, as escolas poderão fazer economia, ao produzir os próprios produtos de limpeza. Se o projeto for difundido na comunidade do entorno da escola, pode proporcionar economia doméstica e, ainda, gerar renda para as famílias que se dedicarem à confecção do produto.

As escolas de Ensino Médio que desejarem conhecer melhor o Projeto Vivenciando ou obter informações sobre o Projeto Sabão podem enviar e-mail para vivenciandocf@uva.br.