quarta-feira, 3 de julho de 2013

Lembranças

Não vou acender a luz para que voce me veja...
Os teus olhos perderam o foco
Nada que eu faça mudará o cenário..
Nada que eu diga terá efeito
Voce confrontou um amor sem medidas..
Perdeu-se em emoções, absorveu a magoa...
Enquanto o amor chorava sua despedida.
Hoje podes não me ver passar..
Teu caminho é outro..
Podes achar bobagem tudo o que viveu..
Mas só sabemos que um amor é de verdade..
Quando a alma esfria..
A saudade aperta..
As lembranças batem como vento na porta..
E olhamos sem argumentos, nossa essência varrida, espalhada..
Perdemos no confronto...
Perdemos nas palavras...
E voce fez chorar quem te amava..
E voce abraçou o desconhecido
Não procure no futuro o que voce deixou no passado...
Leve com voce suas lembranças
Pois sem elas és uma pessoa inacabada...
Guardo o que fui na caixinha do tempo.
Agora  podes ir..
Deixarei em mim, o que é seu..
Vai estar aqui na sua chegada
Quando voce voltar para as coisas que deixou...



Marcilene De Oliveira ( Lembranças ) 19-01-2013

Curta a página de poesias de Marcilene - Escrito À LÁPIS

Araruama: Projeto Padaria Cidadã terá aula inaugural no CRAS de São Vicente de Paulo


A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Política Social, Trabalho e Habitação, realiza nesta terça-feira, dia 2, às 15h, a aula inaugural do projeto Padaria Cidadã, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do distrito São Vicente de Paulo, em Araruama.


Segundo o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, cerca de 50 pessoas estão inscritas no curso de capacitação em panificação e confeitaria, que terá duração de aproximadamente seis meses.



“Nossa meta é sempre qualificar e impulsionar a economia da cidade. Para isso, o governo municipal vem implementando diversas iniciativas nesse sentido, como a Padaria Cidadã, que consiste em um espaço permanente de capacitação na área de panificação”, disse.



Durante a solenidade serão homenageados o casal Estanislau Gomes Vieira e Rosa Rezende Gomes Vieira.

Pauta da Sessão Da Câmara do dia 04.07

 

CÂMARA MUNICIPAL DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS

PAUTA  PARA  SESSÃO ORDINÁRIA

DO DIA 04/07/2013 - ÀS 10h00min

EXPEDIENTE




PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº. 03/2013.
PROMOVENTE:    PREFEITO MUNICIPAL.
EMENTA:      Dispõe sobre alterar a Lei Complementar Nº.6, de 10 dezembro de 2002 (Código de Postura do Município de Armação dos Búzios), e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº.35/2013.
PROMOVENTE:    VEREADOR GELMIRES DA COSTA GOMES FILHO.
EMENTA:      Dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Executivo em mencionar todos os dados e informações possíveis nas publicações referentes ao orçamento público.


REQUERIMENTO DE Nº.47/2013.
PROMOVENTE:      VEREADOR MESSIAS CARVALHO DA SILVA.
EMENTA:     Dispõe sobre solicitar ao Senhor Prefeito, relatório contendo as seguintes informações sobre os PROCESSOS ADMINISTRATIVOS EM EXIGÊNCIA, relacionados em COMUNICADO da Secretaria de Planejamento publicado às páginas 16 e 17 do Boletim Oficial Nº. 567.
INDICAÇÃO DE Nº.126/2013.
PROMOVENTE:      VEREADOR URIEL DA COSTA PEREIRA.   
EMENTA:     Dispõe sobre solicitar ao Exmo. Sr. Prefeito, que viabilize a reforma completa da academia de Cem Braças, e aquisição  novos aparelhos.

INDICAÇÃO DE Nº.127/2013.
PROMOVENTE:      VEREADOR LORRAM GOMES DA SILVEIRA.   
EMENTA:     Dispõe sobre solicitar ao Exmo. Sr. Prefeito, enviar esforços para Criação do Conselho Municipal da Juventude.









LEANDRO PEREIRA DOS SANTOS.
Presidente







Departamento Técnico-Legislativo – Carlinhos / Fátima /Rejane/Marcos

Tel: (22) 26336300 - ramal 228

São Pedro da Aldeia: Aulas do Programa Jovem Aprendiz começam na Cidade.

A Prefeitura Municipal e o SENAI deram início as aulas do Programa Jovem Aprendiz nessa segunda-feira, em São Pedro da Aldeia. A aula inaugural, realizada no Teatro Municipal Dr. Átila Soares da Costa, apresentou os cursos  de construtor de edificações, armador de ferragens e carpinteiro de formas, que serão aplicados até 2014. As aulas serão realizadas ao lado da Casa do Educador, no Centro da cidade, das 8h às 12h, no turno da manhã e 13h às17h a tarde.

A mesa de honra da aula inaugural foi composta pelo vice-prefeito, Iédio Rosa; o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt, a Gerente Regional do Ministério do Trabalho, Tânia Oliveira e o Coordenador de Projetos do Senai, Washington Cruz.

Com mais de 160 inscritos nas provas de seleção, 80 alunos foram aprovados para os cursos em São Pedro da Aldeia. O curso de construtor de edificações será ministrado nos dois turnos e têm a previsão de formação para julho de 2014. As aulas de armadores de ferragens serão oferecidas somente pela manhã e as de carpinteiros de formas a tarde. 

Representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-prefeito Iédio Rosa aproveitou o momento para exaltar a grande parceria feita com o Senai, para trazer a qualificação para a cidade. 

“Ninguém é forte sozinho, com essas parcerias, como o Senai, vamos conseguir o sucesso esperado. Aos alunos que foram aprovados, gostaria de felicitar e dizer que vocês devem aproveitar. Quando começarem a trabalhar, saibam, que o primeiro emprego não será esquecido em toda a vida de vocês”, afirmou o vice-prefeito. 
De acordo com o Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, os alunos devem aproveitar a oportunidade de qualificação que está acontecendo nesse momento. 
“Os jovens que vão participar desses cursos do Programa Jovem Aprendiz estão entrando em uma nova fase na vida. É uma grande oportunidade de se qualificar e dar mais um passo rumo ao mercado de trabalho. O Prefeito Cláudio Chumbinho abraçou esse projeto imediatamente, pois sabia da importância para a cidade e para a vida desses jovens que vão se formar. Queremos o melhor para os nossos jovens, muitas ações investindo na formação e qualificação profissional ainda virão para São Pedro da Aldeia”, afirmou Dimas. 
O "Jovem Aprendiz" é um programa do Governo Federal, que tem como base a Lei Nacional de Aprendizagem e tem o objetivo de incluir o jovem no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que promove sua qualificação, através de cursos de alto nível, ministrados pelas entidades do Sistema "S". 
Representando o Ministério do Trabalho, a Gerente Regional, Tânia Oliveira, destacou o grande passo que o município aldeense está dando ao investir em qualificação profissional. 
“Em nome do Ministério do Trabalho gostaria de parabenizar ao governo por trazer esses cursos para São Pedro da Aldeia e também aos alunos que foram aprovados pelos próprios méritos. A cidade está dando um grande passo em um momento em que o país clama por educação. Aproveitem ao máximo a experiência, os cursos e os professores que vão passar todos os conhecimentos, pois a qualificação que está sendo oferecida é de qualidade. Pensem sempre, se existir uma vaga de trabalho essa vaga será de vocês”, enfatizou Tânia.
Após a abertura, a aula inaugural foi ministrada pela pedagoga do Senai, Marcelle Brito. O uniforme e as cargas horárias foram apresentadas aos alunos. 
Também compareceram ao evento o vereador Adalberto Amaral; os secretários de governo, Edmilson Bittencourt; de Fazenda, Marco Antônio dos Santos; de Gestão Estratégica, Paulo César de Souza; de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho, os diretores de Trabalho e Renda, Marcos Salaibe e Vanuza Arruda.


Maricá: Centro de odontologia do Boqueirão é reformado

Unidade já atende cerca de 150 pessoas por semana

Tratamentos de canal, cirurgias avançadas, restaurações, emergências e atendimento especial para crianças. A lista integra o rol de serviços gratuitos oferecidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Boqueirão, referência em odontologia no município e que acaba de ser completamente reformado.


Nesta quarta-feira (03/06), às 09h da manhã, a secretária municipal de Saúde, Janete Valadão, e a coordenadora municipal de Saúde Bucal, Márcia Serafim, reinauguram oficialmente o espaço – que já funciona a pleno vapor de segunda à sexta, das 08h às 16h.

A casa que abriga o centro especializado estava deteriorada pela ação do tempo e passou por uma reforma completa, com recuperação de paredes, correção de infiltrações, nova pintura e instalação de um novo telhado. As melhorias no CEO incluíram ainda o conserto de aparelhos de raios-X e das cadeiras onde os dentistas trabalham – ao todo são 11 profissionais especializados.

Segundo a coordenadora Márcia Serafim, o espaço é essencial no tratamento de casos mais complexos e acolhe, com frequência, pacientes indicados pelas unidades básicas de saúde (os postos espalhados pelos bairros da cidade). “Temos dentistas em mais de uma dezena de unidades, além do hospital municipal, e esses profissionais tratam as ocorrências mais comuns, como pequenas cáries, além de fazerem o trabalho de prevenção, orientando a população a escovar os dentes adequadamente”, explica.

Cirurgias de extração são frequentes
Ainda segundo a coordenadora, é comum também que os moradores da região central da cidade procurem diretamente o CEO. É o caso da pernambucana Helenn Caroliny Martins, de 25 anos, que mora no Boqueirão há poucos meses. “Minha mãe mora aqui há mais de 10 anos e eu vim do Rio de Janeiro pra cá. Comecei um tratamento de canal lá e não terminei”, declarou, acrescentando que ficou muito satisfeita com a primeira consulta no CEO. “Foi ótimo, a dentista é muito atenciosa. Meu filho, de 10 anos, também já foi muito bem atendido aqui”, afirmou.

A boa impressão causada em Helenn teve a assinatura da Drª Annelise Frossard, recém-formada em odontologia e que trabalha há apenas quatro meses na unidade. A profissional explicou que a primeira consulta geralmente é usada para uma limpeza geral, orientações ao paciente e diagnóstico do tratamento mais indicado. “O caso da Helenn a gente chama de ‘retratamento do canal’. Ela já fez o procedimento no mesmo dente, mas ficou com o curativo provisório muito tempo. O dente abriu novamente e a infecção voltou. Vamos ter que começar do zero”, revelou, acrescentando que a paciente continuará o tratamento com outra profissional do CEO, especializada em canais.

Outro trabalho desenvolvido no local é o diagnóstico de patologias graves, como o câncer de boca, e a correção da frenectomia (popularmente identificada em pessoas com a “língua presa”). Um dos profissionais que atua nessa área é o cirurgião Jader de Carvalho Rangel, de 50 anos. “Também fazemos muita extração de sisos”, completa.

Além dos profissionais especializados, a equipe é formada por quatro auxiliares de dentista, duas recepcionistas, uma digitadora de documentos, um segurança, uma auxiliar administrativa e uma gerente. O Centro de Especialidades Odontológicas fica na Rua Ivan Mundim, nº 737. Mais informações pelo telefone 3731-3476.

Casimiro de Abreu: Equipes da fiscalização ambiental recebem qualificação

Agentes da Guarda Ambiental e a equipe do departamento de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu participam até o dia 4 de julho do curso de capacitação na Reserva Biológica Poço das Antas. Eles estão aprendendo técnicas de abordagem e noções sobre a legislação, fiscalização e educação ambiental.

Durante a semana, eles estão tendo palestras sobre o código florestal e código municipal de meio ambiente, o que são unidades de conservação e suas diferentes categorias, a competência dos estados e municípios no processo de licenciamento, o ecossistema da Mata Atlântica, ética, cidadania e educação ambiental. O curso de qualificação é uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Prefeitura de Casimiro de Abreu, através das Secretarias Municipais de Segurança Pública e Defesa Civil e  Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Para a diretora do departamento de fiscalização, Adriana Sodré Couto, este curso vai aprimorar o conhecimento de toda a equipe que tem, entre outras atribuições, o dever de fiscalizar as áreas de proteção ambiental, conter ocupações irregulares, coibir a caça ilegal e o lançamento irregular de lixo e esgoto, além das queimadas e o desmatamento. “Casimiro de Abreu tem uma característica ímpar por estar entre duas Reservas Biológicas e ter quase todo o seu território inserido na APA do São João. Preservar este patrimônio é garantir uma qualidade de vida para as futuras gerações”, observou Adriana.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Shinkado, além da fiscalização, este curso vai dar noções de educação ambiental para atuação nas escolas do município. “A Guarda Municipal já realiza um trabalho de educação no trânsito nas escolas e vamos começar o de prevenção às drogas. Ainda este ano, temos a expectativa de inserir as ações de educação ambiental com as crianças e jovens casimirenses”.

O departamento da Guarda Municipal Ambiental foi criada pela Lei 1504 de maio de 2012 com objetivo de preservar o patrimônio natural do município. Hoje Casimiro de Abreu conta com nove guardas ambientais que atuam junto aos fiscais da Semmads.

Qualquer denúncia sobre crime ambiental pode ser feita pela Linha Verde da Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone 2778-1732. Informações sobre tráfico de animais silvestres e solicitações de apreensão ou operação de resgate também podem ser feitas na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, por meio do telefone 2778-1725.

Cabo Frio: Conferência sobre igualdade racial acontece nesta sexta e sábado

Vai acontecer nesta sexta feira e neste sábado (5 e 6/7) a II Conferência de Promoção da Igualdade Racial do Município de Cabo Frio. A abertura será na Universidade Estácio de Sá, na sexta, a partir das 18h; e as atividades do dia 6 serão realizadas na Escola Municipal Professor Edilson Duarte, a partir das 8h.

O tema nacional será “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo para um Brasil Afirmativo” e dentre as propostas da Conferência, está o encaminhamento para implantação do Plano Municipal de Igualdade Racial. 

Serão discutidos os seguintes subtemas:
I - Nacional: Estratégias para o enfrentamento do racismo através das políticas de desenvolvimento
Municipal: Visões, Implementações e Proposições das Instituições Civis para o combate ao racismo no nível municipal em conexão com o debate nacional;

II - Nacional: Políticas de igualdade racial  no Brasil: avanços e desafios
Municipal: Diretrizes e metas estratégicas para a construção do plano municipal de igualdade racial;

III - Nacional: Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial
Municipal: Criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Fortalecimento do órgão gestor SUPIR (Superintendência de Igualdade Racial);

IV - Nacional: Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil, no monitoramento das políticas de igualdade racial.
Municipal: Debater a construção de um instrumento intergovernamental com a participação da sociedade civil para o monitoramento das políticas de promoção da igualdade racial no Munícipio de Cabo Frio

Ao final da conferência será elaborado um relatório final com as propostas de cada eixo, para encaminhamento ao Poder Executivo Municipal e à Conferência Estadual, juntamente com os delegados participantes. No total, serão eleitos 11 delegados: sete da sociedade civil e quatro do Poder Público.

Cabo Frio: Secretaria de Saúde marca reunião para tranquilizar pais e funcionários da Escola Municipal Paulo Burle

Dúvidas e informações sobre meningite serão repassadas a pais e funcionários da unidade escolar. Luana da Silva Souza, ex-aluna da escola, faleceu na semana passada com suspeita da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio realiza nesta quinta-feira (4/7), às 10h, uma reunião com pais e funcionários da Escola Municipal Paulo Burle, onde estudava a menina Luana da Silva Souza, que faleceu na última quinta-feira com suspeita de meningite, para tirar dúvidas sobre a doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o departamento de Vigilância em Saúde, seguiu o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde para os casos de óbito com suspeita de meningite. De acordo com os técnicos que acompanham o caso, foi feita a quimioprofilaxia na família de Luana e na equipe médica que atendeu a menina na UPA do Parque Burle, que são as pessoas que tiveram contato íntimo com a criança (Os contatos íntimos são os moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, comunicantes de creches e pessoas diretamente expostas às secreções do paciente).

Ainda segundo os técnicos, não há necessidade de fazer vacinação nas crianças ou de interromper as atividades na escola onde Luana estudava porque a mesma não teve contato prolongado com outras crianças nem com funcionários quando surgiram os sintomas.

O departamento de Vigilância em Saúde agora aguarda o resultado do exame de hemocultura que está sendo realizado no LACEN, no Rio de Janeiro, que indicará a causa da morte. A previsão é de que fique pronto nesta quarta-feira, 03/07. Os exames preliminares, feitos a partir do líquor, utilizado para diagnóstico em casos suspeitos de meningite, realizados na sexta-feira, dia 28/06, descartaram a meningite como causa da morte da criança.

A escola está passando por uma limpeza geral nesta terça-feira (2/7) pelos auxiliares de serviços gerais que trabalham no colégio. A iniciativa partiu da direção da escola, sob orientação da Secretaria Municipal de Educação, como forma de tranquilizar os pais dos alunos sobre a limpeza do estabelecimento.

A Secretaria de Saúde esclarece ainda que em nenhum momento deixou de dar a atenção necessária ao caso, e continua de portas abertas, para esclarecer dúvidas da população através do departamento de Vigilância em Saúde. 

Macaé: Primeira fase de revitalização do Barracão é inaugurada

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (2) a primeira etapa de revitalização do Barracão da Prefeitura de Macaé, no bairro Miramar, que abriga as secretarias de Limpeza Pública e de Manutenção de Vias, Parques, Jardins e Cemitérios. Durante a cerimônia oficial foi oferecido um café da manhã aos 234 trabalhadores para comemorar, entre outras obras, a reforma da Cantina 1º de Maio, um dos símbolos da revitalização do espaço, que recebeu novas pinturas internas e externas, novos bancos, mesa e troca das instalações elétricas. 

O projeto de revitalização do Barracão iniciou em janeiro com uma ação simples: a pintura dos muros do local com a elaboração de desenhos em arte grafite representando os trabalhadores do setor. A iniciativa repercutiu positivamente entre os funcionários e a comunidade e foi o ponto de partida para as obras de revitalização.

Mudanças e melhorias

Esta primeira fase contou com a reformulação da estrutura da área administrativa, com pintura parcial da área externa ao pátio e com o plantio de mudas de flores por toda sua extensão. A parte elétrica foi totalmente reformulada, para evitar possíveis riscos e danos aos frequentadores, reforma de banheiros e instalação de seis novos bebedouros em toda a secretaria, além de alocação de extintores de incêndio em todas as alas para garantir a segurança dos trabalhadores. No piso superior, atualmente funciona a Secretaria Municipal de Manutenção, antes alocada no bairro da Barra de Macaé. Para receber a nova estrutura, oito salas foram reformadas, assim como os banheiros.

Também houve uma reorganização do patrimônio público, com a retirada de veículos que estavam parados na secretaria sem nenhuma utilidade e condições de reaproveitamento. Já os demais transportes receberam manutenção e a recuperação necessária para voltar à ativa no trabalho de limpeza e manutenção, entre eles: um caminhão Patrol, dois caminhões Ford Cargo, quatro automóveis, uma van e uma caminhonete F-250, além da troca de pneus de toda a frota.

Na área de Recursos Humanos, todos os servidores receberam uniformes padronizados e devidamente identificados. A saúde do trabalhador também recebe atenção especial, com a execução da primeira etapa de vacinação contra a H1N1 contemplando 73 funcionários. Sem funcionar há cerca de oito meses, em janeiro deste ano houve a reativação do consultório odontológico do Barracão, com a disponibilidade de três dentistas cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde, que funciona semanalmente. Já foram realizados quase 600 atendimentos a servidores e seus familiares neste primeiro semestre. Um novo sistema de protocolo também foi implementado visando a melhoria do atendimento ao público.

Valorização do trabalhador

Para o secretário de Limpeza Pública, Célio Chapeta, revitalizar o espaço do Barracão é oferecer um ambiente mais acolhedor para aqueles que convivem juntos diariamente em um trabalho árduo na limpeza pública.

“Chegamos aqui por volta das cinco e meia da manhã e convivemos juntos durante o dia todo. Somos praticamente uma família. Então nada mais justo do que oferecer um ambiente mais acolhedor para o trabalhador, com um local limpo, arejado e com uma farta mesa de café da manhã. Isso faz com que todos saiam ainda mais animados para trabalhar. Só tenho a agradecer a todos os trabalhadores por estarem nos ajudando a fazer uma Macaé melhor e ao Prefeito por ter nos dado esta oportunidade de fazer parte deste movimento, que é trabalhar pela Macaé que tanto amamos e que esperamos que seja querida por todos”, declarou.

O coordenador administrativo do Barracão, Adevalton Vieira dos Santos, o Hans, conta que a melhoria não é somente para a secretaria e para os trabalhadores, mas sim para toda a população.

“Quando chegamos aqui encontramos um espaço feio e sem cuidado nenhum, com muitos funcionários com baixa autoestima e se sentindo desvalorizados. Começamos a cuidar do espaço de forma simples. Colocamos chuveiros nos banheiros, o que possibilita os trabalhadores tomarem banho antes de voltarem para casa, o que pode parecer simples para alguns, mas para eles é fundamental já que trabalham diretamente nas ruas. Retornamos com o consultório dentário e pretendemos reativar o consultório médico também e oferecer um café reforçado, já que muitos saem de casa sem se alimentar”, contou o coordenador.

“Isso reflete diretamente na produtividade do trabalhador e na qualidade de vida deles. Queremos mostrar que nos importamos e nos preocupamos com o bem estar deles, pois são os principais responsáveis em cuidar da nossa Macaé e isso é o mínimo que poderíamos fazer por eles”, ressaltou Hans.

O Prefeito Dr. Aluízio anunciou para os trabalhadores que a equipe que realiza a limpeza pública é uma das mais bem avaliadas pela população, pela dedicação e qualidade dos serviços prestados para a cidade:

“Vocês são fundamentais para Macaé e gostaria de agradecer por tudo o que vêm fazendo pela nossa cidade. Em cada lugar que vamos, encontramos pelo menos um de vocês e isso mudou a cara de Macaé e o sentimento das pessoas que vivem aqui. Sabemos que há muito o que se fazer ainda em todo o município e em todos os setores, mas podemos afirmar que hoje temos uma cidade mais limpa e mais bem cuidada e isso tudo só está acontecendo graças a vocês, trabalhadores. O governo e a população agradecem a cada um de vocês, de coração, por tudo o que vêm fazendo por Macaé”, enfatizou.

Segundo Ataídio Braz da Vitória, trabalhador do Barracão há mais de 12 anos, esta é a primeira vez que ele presencia uma reforma deste tipo no local.

“Ficou um trabalho muito bom e isso nos dá um estímulo para o trabalho ainda maior, tanto que sempre recebemos elogios da população nas ruas e isso nos deixa muito satisfeitos. Chegar num ambiente limpo, mais bonito, nos dá mais ânimo e força para ir às ruas, nos sentimos valorizados, porque sabemos que isso não é uma obrigação da secretaria e sim um cuidado com a gente. E sermos prestigiados com a presença do prefeito tanto aqui no Barracão quanto nos mutirões de limpeza, estarmos em contato direto com o secretário, com o coordenador, é uma segurança a mais para nós trabalhadores”, declarou.

Também estiveram presentes na cerimônia o Subsecretário de Limpeza Pública, Jonas Siqueira, o Presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (FUMDEC), Vandré Guimarães, e o pai do Prefeito Dr. Aluízio, Aluízio dos Santos.

Búzios: Cidade recebe o espetáculo “Gala Bolshoi Brasil”

A Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil traz a arte da dança com o espetáculo “Gala Bolshoi” para a cidade de Búzios, no próximo dia 7 de julho, às 20h, no Campo da SEB, localizado à Estrada da Usina (Centro). Com entrada gratuita, a apresentação tem realização direta da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura do município.
Formado por um conjunto de coreografias diversificadas que fazem parte do repertório da instituição, o “Gala Bolshoi” é recheado de apresentações compostas por dança contemporânea, dança folclórica e trechos de renomados balés de repertório que proporcionam ao público diferentes tipos de emoções e uma mistura de ritmos contagiantes. As coreografias destacam o principal talento de cada um dos bailarinos, levando ao público o resultado do trabalho diário realizado pela instituição.
Neste espetáculo, os bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil também apresentam a coreografia “Jurei pro amor um dia te encontrar”, de Jomar Mesquita. Esse trabalho retrata as mudanças inesperadas que acontecem em nossas vidas. Com músicas de conceituados compositores brasileiros como Cartola, Otto, Milton Casquinha, Baden Powell e Vinícius de Moraes, os bailarinos desafiam a formação clássica ao se desvencilharem das características do balé dando mais fluidez aos movimentos. Trechos de balés renomados serão executados como “A Morte do Cisne”, a intensidade de “Águas Primaveris”, a virtuosidade da “Valsa Moszkovsky” e do adágio do Pas de Deux do Ballet “Don Quixote”, a energia de “Carmen” e “Gopak”.

Bolshoi Brasil

Única extensão estrangeira do Teatro Bolshoi de Moscou, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – instalada em Joinville (SC) - completou, em março desse ano, treze anos desenvolvendo arte e cultura com um sentido libertador com consistência de valores e tradição. No ano de 2013, a escola já conta com 350 alunos, de 19 estados brasileiros, sendo 100% bolsistas, e engloba as mais variadas classes sociais do país, tendo o objetivo de formar artistas cidadãos, promover e difundir a arte-educação.
Em 2008, a Escola Bolshoi sentiu a necessidade de criar uma Companhia Jovem, para colher os frutos dos talentos desenvolvidos na instituição. A consolidação da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil responde à demanda por crescimento e desenvolvimento da dança no país. O padrão de excelência que os bailarinos da Cia. Jovem adquiriram desde sua formação, faz com que eles sejam reconhecidos em todos os seus trabalhos. A proposta é manter a companhia ativa em apresentações públicas constantes, uma vez que seus artistas atuam como agentes formadores de plateia e incentivadores de novas gerações.

Serviço - Espetáculo “Gala Bolshoi”, com a Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Horário: 20h

Local: Campo da SEB – Estrada da Usina (em frente à Prefeitura Municipal de Búzios).

Ingressos: Entrada Franca.

Agenda do Senado - hoje 03/07

Quarta-feira (3)
Comissão/Infraestrutura – A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza audiência pública para discutir aeroportos e multimodalidade, dentro do ciclo de debates sobre investimento e gestão na logística no país. Foram convidados para participar do debate Bernardo Figueiredo, diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística do Ministério dos Transportes; Jean Mafra dos Reis, superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres; Rodrigo Vilaça, presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários e diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos. Antes da audiência, cerimônia de aposição do retrato da senadora Lúcia Vânia na Galeria dos Ex-presidentes da CI. Logo após, a CI faz reunião para analisar sete itens.
Horário: 7h30
Local: sala 13 da Ala Senador Alexandre Costa
Comissões/Ciência e Tecnologia – AComissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) debate, em audiência pública, a qualidade dos serviços de telecomunicações móvel, fixa e banda larga. Ainda em debate na audiência a implantação dos serviços de tecnologia 4G. Foram convidados o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende; o diretor da 3ª Divisão Técnica da Secretaria de Fiscalização de Desestatização e Regulação de Energia e Comunicações do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Barros da Cunha; o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, Eduardo Levy; e o coordenador-geral de Estudos e Monitoramento de Mercado do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor, Danilo Doneda.
Hora: 9h
Local: Sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho
Comissão/Desenvolvimento Regional - A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) analisa proposta que amplia o prazo de concessão dos benefícios fiscais do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) relativamente a empreendimentos na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
Horário: 9h
Local: sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa
Comissão/Assuntos Sociais – A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) analisa projeto que dispõe sobre o Imposto de Renda das Pessoas Físicas para permitir a dedução de despesas com pagamento de aluguel residencial. Também na pauta da comissão proposta que institui a Política Nacional de Tecnologia Social.
Horário: 9h
Local: sala 9 da Ala Senador Alexandre Costa
Comissão/Constituição - A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) examina as indicações de Rubens Curado Silveira, juiz do Trabalho, e de Flávio Sirângelo, desembargador do Trabalho, para comporem o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em seguida, a comissão analisa projeto que altera a lei sobre eleições (Lei 9.504/1997) para regulamentar a impugnação de pesquisas eleitorais. Também na pauta projeto apresentado pela CPI do Ecad que dispõe sobre a gestão coletiva de direitos autorais e condições para o exercício das prerrogativas do escritório central - Ecad - responsável pela arrecadação e distribuição de direitos relativos à execução pública de músicas e fonogramas.
Horário: 9h
Local: Sala 3 da Ala Senador Alexandre Costa
Comissão/Educação - Audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para debater o "Plano Orientador Institucional e Político Pedagógico da Universidade Federal do Sul da Bahia - Ufesba”. Foram convidados representante da Secretaria de Educação do Ministério da Educação e o presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar Monteiro de Almeida Filho.Horário: 10h30Local: sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa
Portal - Os presidentes do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), lançam a página eletrônica do Congresso Nacional na Internet, com a finalidade de promover a interação entre a sociedade e o Parlamento do país.
Horário: 11h
Local: sala de audiências da Presidência do Senado
Congresso - Sessão do Congresso Nacional para leitura de vetos presidenciais.
Horário: 12hLocal: Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário – Sessão deliberativa.
Horário: 14hLocal: Plenário do Senado

Os 5 Pontos do Plebiscito a serem discutidos








* Financiamento de campanhas: 
Questiona o financiamento das campanhas se deve ser pública, privada ou mista? 

Hoje o financiamento de campanhas é misto. Uma parte sai do fundo partidário (o fundo partidário é mantido com recursos da União -o meu e o seu dinheiro) e outra parte através de doações de pessoas físicas ou empresas.

Opções: 

- Financiamento público exclusivo: Com um limite de gastos, os partidos e candidatos não podem receber doações de pessoas físicas nem de empresas.

- Financiamento Público aliado ao fundo Nacional: As empresas ficam proibidas de doar dinheiro diretamente aos partidos e candidatos, antes podem contribuir com o fundo que passa a ser gerido pelo TSE.

- Financiamento com limite para pessoa física: As doações de pessoa física podem ocorrer, porém com um limite estipulado.


*Definição do Sistema Eleitoral:
 Questiona se o atual sistema proporcional com lista aberta deve ser mantido ou se muda para voto distrital, distrital misto, o chamado “distritão” ou em 2 turnos.

• Para presidente, senador, governador e prefeito, o sistema é o majoritário (em um ou dois turnos). Vence aquele que for o mais votado.

• Para deputado e vereador, o sistema é o proporcional com lista aberta. É possível votar tanto no candidato como na legenda, e um quociente eleitoral é formado, definindo quais partidos ou coligações têm direito de ocupar as vagas em disputa. Com base nessa conta, o mais bem colocado de cada partido entra.

Opções: 

• A discussão está centrada nos cargos de vereador e deputados e as possibilidades são:

• Majoritário (“distritão”): vencem os mais votados, independente do partido; acaba com o quociente eleitoral.

• Proporcional com lista fechada: o voto é no partido, que organiza uma listagem; o vencedor é definido pela ordem na relação. O eleitor não vota em nomes, mas na sigla.

• Proporcional com lista flexível: o partido monta uma lista com candidatos, mas o eleitor também pode escolher um nome; os votos da legenda vão para o político que encabeçar a lista.

• Distrital: os Estados e as cidades são divididos em distritos, que escolhem seu representante por maioria. Caberá ao TSE definir os critérios para definir os distritos.

• Distrital misto: é a combinação do distrital com o proporcional (podendo ser esta segunda parte eleita ou em lista aberta ou em lista fechada).

• Em dois turnos: primeiro o eleitor define quantas cadeiras cada partido terá e depois escolhe o nome.



*Suplência do Senado:

Pergunta se os eleitores querem ou não a continuidade da existência da suplência.

Hoje o eleitor vota em chapa com um titular e dois suplentes, que exercem o mandato em caso de afastamento do principal para assumir algum cargo ou no caso de renúncia, morte ou cassação.

Opções:


• Redução dos suplentes: cada titular teria apenas um substituto

• Fim dos suplentes

• Sem familiares: proibição da eleição de suplente que seja cônjuge, parente consanguíneo ou afim do titular, até o segundo grau ou por adoção


*Coligações Partidárias:

Discute a manutenção ou não de coligação entre partidos nas eleições proporcionais.

Como é hoje
• É permitido que os partidos façam coligações nas eleições proporcionais

Para o que pode mudar
• Proibição das coligações: os partidos ficam proibidos de fazer coligações nas eleições proporcionais (admitindo-se apenas na eleição majoritária).

• Federações partidárias com tempo definido: os partidos poderão se juntar nos Estados desde que cumprido um tempo mínimo (de quatro anos, por exemplo).


*Voto Secreto:

Avalia se os eleitores querem o fim do voto secreto ou não em decisões no Congresso.

Como é hoje
• Votações como perda de mandato e eleição de Mesa Diretora no Congresso são secretas

Para o que pode mudar
• Voto aberto: válido para todas as decisões dos parlamentares