quinta-feira, 6 de junho de 2013

Macaé: Prefeitura lança livro de Ulpiano com show de Paulinho Moska

Uma aula de filosofia. Foi assim o lançamento, pela Editora Funemac, do livro “Gilles Deleuze: A Grande Aventura do Pensamento”, do filósofo macaense Cláudio Ulpiano, no auditório que leva o seu nome, na Cidade Universitária. O evento, realizado na noite desta terça-feira (11), foi completo com show do cantor e compositor Paulinho Moska, ex-aluno e amigo de Ulpiano. 

A mesa foi composta pelos professores Mario Bruno e Elton Luiz Santos, ex-alunos do filósofo; a ex-esposa Sílvia Ulpiano e a filha Renata Duarte que leram, emocionadas, pequenos textos deixados por Claudio Ulpiano que vão constituir o livro “Escritos Íntimos”, e pela ex-vice-prefeita do município, Marilena Garcia, que falou sobre como começaram as aulas livres de Ulpiano em Macaé. O lançamento aconteceu em parceria da Editora Funemac com o Centro de Estudos Claudio Ulpiano, coordenado por Sílvia.

O vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Paulo de Tarso, também formou a mesa, apresentando uma pequena aula e sua música - ele no teclado, e sua esposa na flauta transversa -, inspirada em filósofos como o próprio Ulpiano.

Antes de cada canção, Paulinho Moska contava a história da letra e lembrou como começou a carreira a partir do primeiro encontro com Ulpiano. Moska disse que tem duas músicas cujas letras são de autoria do próprio filósofo.

O público, composto principalmente por alunos da Cidade Universitária, reagiu com sintonia e sincronicidade às apresentações sobre a vida e obra do filósofo. Os participantes riram, pensaram e cantaram juntos, unindo razão e sensibilidade na universidade

Rio das Ostras: Sábado é dia de vacinação contra a paralisia infantil

A partir do próximo sábado, dia 8 de junho, começa a Campanha Nacional da Vacinação contra a Paralisia Infantil. Em Rio das Ostras, serão 22 postos de vacinação disponíveis, abertos de 8h às 17h. Agora, a campanha é voltada para crianças de 6 meses até 5 anos. A meta é imunizar 8 mil crianças, que estão nessa faixa etária.

A Secretaria de Saúde explica que, a partir de 2012, a vacina injetável contra a paralisia infantil – com vírus inativo – entrou para o calendário vacinal regular. Todos os bebês devem receber a primeira dose aos 2 meses e outra, aos 4 meses de idade. Por isso, o grupo que recebe a vacina oral contra a doença, durante a campanha, passou a ter a idade mínima de 6 meses.

É importante lembrar que os pais ou responsáveis devem levar os filhos aos postos de vacinação, munidos da caderneta de vacinação. A Secretaria destaca também que os bebês que não tomaram a vacina injetável no prazo certo poderão receber essa vacina no sábado, dia D, mas somente nos postos de saúde. A campanha segue até 21 de junho nas unidades básicas de saúde.

Conheça os postos de vacinação no Dia D

· Centro de Saúde – Extensão do Bosque
· Centro de Saúde Nova Cidade
· P.S. Operário
· P.S. Nova Esperança
· P.S. Jardim Mariléa
· P.S.F. Rocha Leão
· P.S.F. Cantagalo
· P.S.F. Mar do Norte
· P.S. Recanto
· P.S. Boca da Barra
· P.S. Ancora
· P.S. Cidade Praiana
· Centro de Cidadania
· Escola Municipal Paulo Pinheiro
· Escola Municipal Cidade Praiana
· Colégio Municipal Professora América Abdalla
· Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira

Saquarema: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROJETO TCE ESCOLA ITINERANTE

Já estão abertas as inscrições, em Saquarema, para o Projeto TCE Escola Itinerante, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Escola de Contas e Gestão (ECG), cujo objetivo é capacitar os servidores municipais na área da gestão pública.

Serão oferecidos os seguintes cursos: Orçamento Público - Execução Orçamentária; Noções Básicas à Formação de Pregoeiros; Lei de Responsabilidade Fiscal com Ênfase em Orçamento Público; Economicidade em Licitações e Contratos Administrativos; Palestra: Prestação de Contas e Responsabilidade Fiscal; Introdução ao Novo Modelo de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Os cursos vão ser realizados no período de 17 de junho a 9 de agosto, na FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, que fica localizada na Rua Capitão Nunes, s/nº, Bairro Barreira.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site da ECG: http://migre.me/eRfer.
Para mais informações ligue para os seguintes números: (21) 2729-9531, (21) 2729-9532 e (21) 2729-9506. 

Araruama: Cultura promove a Primeira Feira do Livro na cidade

Fotos e Texto: Luigi do Valle


Contos infantis, romances, idiomas, conhecimentos gerais e diversos outros temas já fazem parte do cotidiano de quem passa pelo Corredor Cultural na rua Coronel Francisco Alves da Silva (rua do Itaú), no Centro de Araruama. A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Brasileira de Livros (ABL), está realizando a Primeira Feira do Livro até o dia 18 de junho, das 9 às 19h.

Seis stands funcionam diariamente, inclusive nos finais de semana, oferecendo aos apaixonados pela leitura, variedade de assuntos e preços diferenciados. Para o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, esse evento é uma ótima oportunidade para toda população araruamense adquirir livros de todos os tipos com preços promocionais.

“Essa feira de livros vem beneficiar nossos estudantes, pessoas que vão prestar um vestibular ou concurso público, trabalhadores que estão aprimorando outros idiomas, crianças na alfabetização, além de vender best-sellers com valores bem atrativos. Este evento é muito importante para incentivar o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos”, disse.

 

Maricá: Itaipuaçu recebe a 41ª Festa da Pesca neste sábado

A praia de Itaipuaçu, em Maricá, recebe no próximo sábado, dia 08/06, a 41ª edição da Festa da Pesca, uma das mais importantes competições do setor no Estado do Rio. Ao todo, são esperados mais de 180 competidores de diversas partes do país, como São Paulo e Espírito Santo.

Os preparativos já estão em fase final e o evento terá atrações para além dos anzóis, como uma divertida gincana ecológica para crianças, competições de vôlei e futevôlei, passeio ciclístico e shows musicais.
A Festa da Pesca é uma parceria entre a Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Esportes e Turismo e Lazer, a Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio (Fepelerj) e o “Gaivotas Clube de Pesca”, de Itaipuaçu.

Segundo o presidente da Fepelerj, Valério Soares Pedra, a praia será dividida em 60 boxes (baias) de competição, com uma média de cinco metros de faixa de areia cada uma delas. “A prova será realizada com base no regulamento da Federação de Pesca. Cada peça pescada vale dois pontos e para cada 100 gramas o competidor ganha mais um ponto", explica Valério. "Será uma festa bonita”, antecipa.

Ainda segundo o presidente da Federação, todos os participantes devem apresentar a ‘Licença de Pesca Amadora’ fornecida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e que pode ser obtida pelo sitewww.mpa.gov.br. As inscrições para a prova podem ser feitas pelo e-mail gaivotas_99@yahoo.com.br ou até às 10h do sábado (08/06), no Bar Canal (local da pesagem).  O custo é de R$ 60,00 por trio de atletas. Até o momento, estão inscritos 21 atletas do Espírito Santo e 30 de São Paulo.

Outras atividades
As demais atividades do evento são gratuitas. O torneio de vôlei e futevôlei será realizado no sábado (08), das 9h às 14h, próximo ao Quiosque do Bigode (Rua 72) e as premiações serão no dia seguinte, a partir de 13h. Os troféus serão entregues pelo secretário municipal de Esportes, Leonardo Souza, e demais organizadores do evento. Já o passeio ciclístico ocorre na manhã de domingo, às 8h, com saída na Praça dos Gaviões (Avenida 1). Duas bicicletas serão sorteadas entre os participantes.

Rainha da Pesca
Outra grande atração da festa será o concurso da 'Rainha da Pesca' - que será realizado a partir de 12h de domingo (09) por um júri composto por convidados pela organização. As classificadas (Rainha, 1ª e 2ª Princesas), receberão prêmios em produtos de beleza e roupas de moda praia.
As inscrições para o concurso Rainha da Pesca, para os torneios de vôlei e futevôlei e para a gincana podem ser feitas nos seguintes endereços: Lojas Abutre de Inoã e Itaipuaçu, Quiosque do Bigode, Bar Canal, Quiosque sobre as Ondas, secretaria de Turismo (3731-5094) e secretaria de Esportes (3731-1756).

Casimiro de Abreu: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil promovem curso “Repartição Segura”


    A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) da Secretaria de Segurança Pública de Casimiro de Abreu vai realizar um curso chamado “Repartição Segura”, de 18 a 20 de junho. O objetivo é capacitar os servidores municipais com treinamento e noções básicas de primeiros socorros, combate a incêndio e defesa civil nos prédios públicos onde trabalham. São 30 vagas e as inscrições estão abertas. 


    De acordo com a Comdec, o setor de trabalho deve estar em boas condições de segurança, mas que ninguém está livre de passar por incidentes. “Um treinamento específico auxilia em casos como princípio de incêndio, intervenção com primeiros socorros básicos e minimização de situações de risco. Isso pode ocorrer nas repartições públicas ou na própria casa do servidor”, cita o coordenador Cezar Magalhães.


    O curso terá duração de três dias, com oito horas de treinamento diárias. As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, situada à Rua Aristides Scarpine, 189, Centro (próximo à Casa de Cultura Estação), de 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2778-4917. “Trata-se de um curso contínuo. Realizaremos outras etapas até o fim do ano para abranger o maior número possível de servidores”, concluiu o coordenador

Menor apreendido com drogas na Favela do Lixo


Publicado originalmente no Jornal Noticiário dos Lagos - Cabo Frio

por Victor Viana


Ontem (5), por volta 16h30, na comunidade conhecida como “Favela do Lixo”, em Cabo Frio, um menor, em atitude considerada suspeita, tentou desfazer-se de um saco plástico e também fugir ao ver a guarnição da Polícia Militar, Patamo Bravo, comandada pelo cabo Américo. A guarnição, que também é composta pelos cabos Roberto e Cosmo, conseguiu deter o menor na Rua 7, bairro Manoel Corrêa, e com ele foram encontradas 15 cápsulas de cocaína e R$ 200,00 em dinheiro. Segundo os policiais o menor confessou que estava traficando drogas e que o dinheiro era dessa venda. O adolescente infrator e o material foram apreendidos e encaminhados á 126ª DP (Cabo Frio) onde foi autuado por crime análogo ao tráfico de drogas.  O adolescente é irmão do antigo chefe do tráfico da localidade, o Burgão, que foi morto dentro do presídio em que cumpria pena. 

Arraial do Cabo: C.E. ARRAIAL DO CABO /DRIBLE LEGAL TEM MAIS UMA GRANDE VITÓRIA NO CAMPEONATO CARIOCA

A garotada do C.E. Arraial do Cabo parceria Drible Legal, na categoria infantil, mesmo jogando fora de casa não se intimidou e mandou ver. Venceu mais um clube tradicional no Campeonato Carioca. Depois de Campo Grande (6 x 0), Bonsucesso (2 x 1) e Portuguesa (nos pênaltis após o empate de 2 x 2 ), dessa vez a vitória foi sobre a equipe do São Cristóvão por 3 x 1. O jogo aconteceu no Estádio Nielsen Louzada, em Mesquita (RJ), no domingo, 2. 

Os gols foram marcados pelo meia Gustavo, que fez um gol com a perna esquerda, e é o artilheiro do campeonato com 7 gols. O outro foi marcado pelo lateral Luciano, com um chute forte de fora da área. O terceiro gol veio de uma jogada pela direita, em que o meia Gustavo cruzou rasteiro, para o atacante Marcelinho finalizar com categoria. 

E na categoria Juvenil, Arraial do Cabo empatou em 1 x 1, abrindo o placar logo no começo do jogo, com um golaço do meia Emanuel, driblando a zaga adversária. No final da partida, a equipe do São Cristóvão conseguiu empatar.

O próximo jogo de Arraial do Cabo será no sábado, 8, contra o ArtSul, no Rio de Janeiro. E, no domingo, 16, joga no Barcellão contra o União de Marechal F.C. A entrada é franca. 

Pescadores de Búzios já podem se inscrever em curso de Capacitação ministrado pela Fiperj

As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas em frente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Já estão abertas as inscrições para o curso de Capacitação em Boas Práticas e Processamento Artesanal de Derivados de Pescado, ministrado pelaextensionista da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Maria Dalva Ribas, nos próximos dias 25,26 e 27 em unidade móvel equipada com computadores, no município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
 A unidade móvel está instalada na Estrada da Usina, s/nº, em frente à secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca. Para o pescador se inscrever basta apenas ir à unidade, das 9h às 17h, levando apenas o documento de identidade. Com 12 metros de comprimento a carreta é equipada com computadores, kit multimídia e tem capacidade para até 25 alunos por turma.
 O projeto é uma parceria da Fiperj, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (Sedrap), com a Repsol - Instituto Atlantis Preservação Ambiental, que tem como finalidade promover cursos de capacitação e ações de apoio ao cotidiano dos pescadores na busca da valorização de seus produtos, através de uma carreta itinerante que circula pelo Estado, se posicionando sempre o mais próximo possível, da comunidade de pescadores local.


São Pedro da Aldeia: Transposição de efluentes vai beneficiar Zona Rural de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande


por Renato Silveira 


O projeto de transposição dos efluentes das Estações de Tratamento de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande para a Zona Rural desses municípios, que foi anunciado durante a visita do secretário estadual do Ambiente Carlos Minc, visa, além de evitar o lançamento de água doce na Lagoa de Araruama, beneficiar o agricultor rural que durante boa parte do ano, principalmente nos meses de inverno, sofre com os baixos índices de chuvas.



O Prefeito de São Pedro da Aldeia e Presidente do Consórcio Ambiental Lagos São João, Cláudio Chumbinho, disse que foram anos de estudos para a conclusão do projeto.

“Estamos falando de esgoto tratado de forma até terciária, com 95% de pureza e que será lançado nos rios Flexeira e Papicu e não no Rio Una. A maior parte desses efluentes será usada para irrigar a agricultura. Foram anos de estudos para que o Consórcio Ambiental Lagos São João chegasse a um projeto que evitasse o lançamento de água doce tratada na lagoa hipersalina de Araruama, sem prejudicar qualquer outro ambiente, muito menos o Rio Una e Armação de Búzios,” explicou.

De acordo com a secretária do Ambiente, Lagoa e Pesca de São Pedro da Aldeia, Adriana Saad, o projeto só traz benefícios para o meio ambiente e não irá poluir, de forma alguma, nenhum outro município vizinho.


Tráfico em Búzios e Maria Joaquina

imagem meramente ilustrativa
Sargento Torres e a equipe da Patamo 5ª CIA após averiguar denúncia na Rua Justiniano de Souza, em Maria Joaquina, abordou um rapaz de 23 anos, Rodrigo Conceição Monteiro. Com ele foi encontrada uma mochila com 231 sacolés de cocaína e uma balança de precisão. Na delegacia foi autuado por tráfico de drogas.

No Bairro de Cem Braças, em Búzios à rua Brasil, um menor foi pego com 35 papelotes de cocaína e R$50,00 em dinheiro. O menor foi levado à 127ª DP onde ficou apreendido por tráfico de drogas.



No Beco do Rato em Cabo Frio, durante patrulha a Patamo Alfa comandada pelo subtenente Bernardo, o cabo Meirelles e o soldado Bernardo abordou um usuário e em seu poder foi encontrada uma cápsula de cocaína. Outro rapaz, quando avistou a guarnição correu deixando para trás uma sacola com 90 trouxinhas de maconha, 10 pedras de crack e 10 cápsulas de cocaína. Levado à DP o primeiro homem assinou como usuário e foi liberado.