terça-feira, 4 de junho de 2013

Macaé: Governo reforça aliança com Legislativo

Para reforçar a aliança entre os poderes Executivo e Legislativo, o secretário de Governo e Comunicação, Leonardo Gomes, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (3) com os líderes dos partidos que apoiam a gestão municipal: PPS, PSL, PT, PMDB, PPL e PR. O encontro, que aconteceu na Câmara de Macaé, foi uma proposição do líder do governo na Casa, o vereador Júlio César de Barros (PPL). 



De acordo com Leonardo Gomes, a reunião buscou consolidar a boa relação com o Legislativo, visando à melhoria da qualidade de vida da população. “Os parlamentares sugeriram um encontro mensal com o prefeito Dr. Aluizio. A ideia é discutir ações que irão contribuir com o desenvolvimento do município nos próximos anos. A gestão municipal está cada vez mais propondo uma relação madura e responsável, pois valoriza essa integração”, explicou o secretário. 



Para o líder do governo na Câmara, a iniciativa fortalece as propostas da prefeitura. “A união da bancada com o governo é fundamental para aprovação dos projetos apresentados pelo Executivo. O apoio favorece toda sociedade, e já obtivemos bons resultados com essa parceria”, frisou Júlio César. 



O presidente da Câmara, Eduardo Cardoso, afirmou que este é um momento de maior aproximação entre os dois poderes. Também participaram da reunião, os lideres dos partidos PPS (Welberth Rezende), PSL (Amaro Luiz), PT (Marcel Silvano), PMDB (Chico Machado) e PR (Manoel das Malvinas). 



No encontro, os vereadores destacaram a importância de manter o diálogo entre a base do governo na casa legislativa e gestão municipal. 

Saquarema: Campanha Nacional de Multivacinação e Contra a Poliomielite

Campanha Nacional de Multivacinação e Contra a Poliomielite começará no dia 08/06 e irá até o dia 21/06.
Neste dia, os pais devem levar as crianças com idade a partir de seis meses e menores de cinco anos até às unidades de saúde localizadas em cada bairro para receberem a vacinação.
Procure o posto de saúde mais próximo de sua residência até o dia 21 de junho, das 8h às 17h, e proteja-se.
Dia "D" da campanha de vacinação será realizado neste sábado (08/06).
Fique atento ao período de vacinação.

Rio das Ostras: Jazz & Blues Festival é sucesso de público

Após cinco dias de muita música, Rio das Ostras se despede do melhor Festival de Jazz e Blues da América Latina. Estrutura impecável, grandes artistas, shows inesquecíveis e plateias em êxtase compuseram o cenário da 11ª edição do Festival, que teve recorde de público. Cerca de 30 mil pessoas passaram pelos palcos da Cidade do Jazz, em Costazul, Praça São Pedro, Lagoa de Iriry e Praia da Tartaruga. Na edição mais multimídia da sua história, o festival pode ser acompanhado via Internet, em tempo real, pelo Portal da Prefeitura. Pela web, mais 22 mil pessoas acompanharam o evento, de 39 países – o maior número de acessos veio dos Estados Unidos, seguido de Argentina, Japão, França e Portugal. 

O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival dá um breve adeus para voltar com mais novidades em 2014. O evento acontecerá de 18 a 22 de junho. “Vamos manter a qualidade da estrutura, que foi muito elogiada e trazer algumas novidades. Para isso, realizamos uma pesquisa com o público a fim de ouvir sugestões e saber quais foram os pontos positivos e o que precisamos melhorar para o próximo ano”, explica a secretária de Turismo, Carla Ennes. Tanto o público quanto os profissionais que trabalharam no evento destacaram o novo piso instalado na Cidade do Jazz, que deu mais conforto e acessibilidade, os cenários e a organização geral. 

JOHN PRIMER AGITA O 1º DIA – Na quarta-feira, a novidade ficou por conta da abertura, que pela primeira vez ocorreu na Praça José Pereira Câmara, no Centro, com a apresentação da big band BYU Synthesis. Atração mais esperada da primeira noite, John Primer & The Real Deal Blues Band empolgou o público com uma apresentação cheia de energia. O primeiro dia contou ainda com a tradicional apresentação de abertura da Orquestra Kuarup, Big Band 190 e do guitarrista brasileiro Lancaster. 

CELSO BLUES BOY – O maior nome do blues rock brasileiro de todos os tempos, o guitarrista Celso Blues Boy, foi o homenageado da segunda noite do Festival. Emocionado, o público curtiu grandes sucessos do mestre, morto em agosto do ano passado, tocados por integrantes da banda que acompanhava o artista. O show teve a participação de diversos nomes do blues nacional como Jefferson Gonçalves, Ivo Pessoa e Big Joe Manfra. O segundo dia contou ainda com as apresentações de Leo Gandelman e Charlie Hunter, Diego Figueiredo, Byu Synthesis, no Palco de Costazul; Stanley Clark Band, no Palco da Praia da Tartaruga; John Primer & The Real Deal Blues Band, na Lagoa de Iriry e Gean Pierre, na Praça São Pedro. 

SEM MEDO DO FRIO – Mesmo com a temperatura baixa, o clima esquentou na terceira noite do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. O consagrado baixista Arthur Maia apresentou seu repertório. A noite ainda teve o suingue do trompetista Christian Scott e a guitarra alucinante de Vernon Reid e banda, com a companhia da cantora Maya Azucena. O encerramento ficou com o som contagiante do contrabaixista Stanley Clarke e sua banda, que se apresentava pela primeira vez no Brasil. O guitarrista Mauro Hector, na Praça São Pedro; Lucky Peterson, Lagoa de Iriry e de Victor Wooten, Praia da Tartaruga foram as outras apresentações de sexta. 

PETERSON EM AÇÃO – A última noite do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival foi inesquecível para as mais de 35 mil pessoas que lotaram a Cidade do Jazz, no sábado. O público vibrou com shows devastadores, como o do guitarrista showman Lucky Peterson, que incendiou a Cidade do Jazz. Antes, a plateia curtiu o som do multipremiado baixista Victor Wooten; o som pesado do Scott Henderson Trio; e o talento do Will Calhoun Ensemble, com a participação do saxofonista Donald Harrisson. Vagner Faria, na Praça São Pedro; Léo Gandelman e Charlie Hunter na Lagoa do Iriry e Christian Scott, na Praia da Tartaruga foram as outras atrações de sábado. 

DESPEDIDA – No domingo, último dia do Festival, um ar de saudade já tomava conta do público, que lotou todos os locais de show. Na Praça São Pedro, o público encarou o calor e lotou a Concha Acústica para prestigiar a apresentação do Fernando Vidal Trio. No palco da Lagoa de Iriry, o encerramento ficou por conta do Scott Henderson Trio. Para fechar o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2013 em grande estilo, o palco mais charmoso do evento, na Praia da Tartaruga, recebeu o contagiante Vernon Reid & Masque e a carismática Maya Azucena. O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival com certeza ficará na memória.


Perseguição policial em Búzios - Publicado originalmente no Jornal Noticiário dos lagos

Um dos assaltantes conseguiu fugir. Ambos eram da Favela do Lixo, em Cabo Frio

por Victor Viana


No último domingo (2), por volta das 16h, em Búzios, duas senhoras, uma de 68 e outra de 70 anos, fizeram contato com a guarnição da “Patamo 5ª Cia de Búzios” informando que haviam acabado de ter seu carro e pertences roubados por dois jovens armados no bairro de Manguinhos. Um dos assaltantes teria fugido em um carro (Fiat Delta Prata) e o outro no veículo roubado, um Vectra preto.  Munidos das informações a guarnição, que é composta pelo sargento Gomes e os cabos Costa e Campanhão, localizaram o carro roubado e iniciaram uma perseguição. O assaltante que conduzia o Vectra roubado não obedeceu à voz de prisão dada pelos policiais e quase dois quilômetros à frente, próximo ao DETRAN da cidade, perdeu o controle do carro e bateu no meio fio, danificando o veiculo. Os policiais prenderam em flagrante o assaltante que se chama Vanilson Rangel Claudio, 22 anos, e com ele ainda foi apreendida uma pistola Ruger calibre 45, com numeração raspada e sete munições intactas. O assaltante  informou ser morador da comunidade conhecida como “Favela do Lixo”, em Cabo Frio. O comparsa de Vanilson foi identificado como “Nem”, que é procurado pela polícia, e conseguiu fugir. O caso foi registrado na delegacia de área do último final de semana, a 126ª DP (Cabo Frio), e os objetos da vítima e o carro ( danificado)  foram recuperados e devolvidos.


Manchete de O Noticiário dos Lagos- 04-06-13 ( Fragmento) 



Arraial do Cabo: AMBIENTE DE ARRAIAL DO CABO PARTICIPA DO 23º ENCONTRO NACIONAL DA ANAMMA

Ambiente de Arraial do Cabo participa do 23º Encontro Nacional da ANAMMA

Secretário de Ambiente, David Aguiar, pode ser indicado para ocupar uma cadeira do Conselho Nacional de Meio Ambiente 

ARRAIAL DO CABO (RJ) - A Secretaria do Ambiente de Arraial do Cabo marcou presença no 23º Encontro Nacional da Associação dos Órgãos Nacionais de Meio Ambiente (ANAMMA), em Aracajú. O evento aconteceu entre os dias 27 e 29 de maio e contou com a participação do secretário do Ambiente, David Barreto, e de várias autoridades ambientais dos Estados e do Governo Federal, incluindo a Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira.
De acordo com David, vários assuntos da pauta municipalista foram discutidos, sempre envolvendo as questões ambientais, dentre elas o licenciamento ambiental e a Lei Complementar 140/11, o financiamento da gestão ambiental municipal através da TCFA, a questão do cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Elaboração dos Planos Municipais de Mata Atlântica.
“Eu tive a oportunidade de interagir com vários secretários, incluindo os de capitais brasileiras que se interessaram em aplicar o modelo semelhante ao de Arraial do Cabo para a implantação dos sistemas municipais de meio ambiente”, explicou o secretário.
David participa da Diretoria da ANAMMA desde a eleição de sua chapa ocorrida em Sorocaba em 2010, sendo eleito para mais dois anos (2013-2014) no 23º Encontro em Aracajú, podendo ser indicado nas próximas reuniões da Diretoria para ocupar uma cadeira no Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).
“Participar, efetivamente, da ANAMMA trás um grande diferencial de atualização das políticas municipalistas na área de meio ambiente, nos programando assim para os novos desafios frente à gestão municipal”, disse o David.
Fundada em 1988, a Associação dos Órgãos Nacionais de Meio Ambiente tem por missão fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para a implementação de políticas ambientais com vistas a proteger os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Registro Policial - Noticiário dos Lagos 04/06


por Victor Viana
Noticiário dos Lagos/ 04-06-13 ( Fragmento) 

Mandato de prisão no Morro do Limão

Polícia Militar prendeu, cumprindo mandato de prisão preventiva, Israel de Souza, 18 anos, na comunidade do Morro do Limão, bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio. Israel é acusado de homicídio.

Jovens tentam fugir da Polícia e são detidos com drogas na Vila do Ar

Policiais militares, durante patrulha de rotina, na Rua São Jorge, na Vila do Ar, em Cabo Frio, detiveram dois jovens que correram ao ver a viatura. Na fuga tentaram se desfazer de 20cápsulas de cocaína, mas foram alcançados pelos policiais, um menor de idade e José Carlos Souza dos Santos, 18 anos.  O caso registrado na 126ª DP (Cabo Frio) o menor ouvido como testemunha e liberado. José Carlos autuado e preso por tráfico de drogas.

Uma espingarda é apreendida em Iguaba Grande

A Polícia Militar apreendeu em Iguaba Grande, após denuncia via 190, uma espingarda calibre 36. A arma estava em posse de um homem conhecido como Zequinha, acusado de ter ameaçado um homem de 55 anos. O caso foi registrado na 129ª DP (Iguaba) e os envolvidos prestaram esclarecimentos.

Drogas apreendidas no Monte Alegre, em Cabo Frio

Policiais militares, em incursão a pé, avistaram cinco suspeitos na Rua Márcio Cardoso da Fonseca, bairro Monte Alegre, em Cabo Frio.  Alguns deles conseguiram fugir deixando para trás 54 cápsulas e um sacolé de cocaína. 44 trouxinhas e dois tabletes de maconha, além de 30 pedras de crack e 18 comprimidos de ecstasy. O único suspeito preso foi Wilton Batista, conhecido como Kiko, de 30 anos. Caso registrado na 126ª DP (Cabo Frio).

Dois adolescentes apreendidos por tráfico em São Pedro da Aldeia

No bairro Morro dos Milagres, em São Pedro da Aldeia, a Polícia Militar aprendeu três cápsulas de cocaína, cinco pedras de crack, 10 trouxinhas de maconha e R$310,00 em dinheiro que estavam em posse de três menores, todos com 17 anos. O caso registrado na 125ª DP (São Pedro da Aldeia) onde todos foram apreendidos.

Jovem bate com sua BMW. No carro foram encontrados ecstasy

Um jovem, após discussão de transito, saiu em alta velocidade em uma BMW ( DSW 3565)  pelo bairro Portinho, em Cabo Frio, onde bateu com o carro no muro de uma casa na Rua Alice Torres. Os Policiais militares chegaram ao local e encontraram no interior do carro dois comprimidos de ecstasy. O motorista foi encaminhado á 126ª DP ( cabo Frio ) e autuado como usuário e em seguida liberado.


São Pedro da Aldeia: Semana do Meio Ambiente tem reunião para criação de Parque Natural

Por Renato Silveira e


As comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente continuam nesta terça-feira (04), às 17h, na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia com a realização da Consulta Pública para a criação do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica , numa  área que abrange os Morros do Milagre e do Frade.

De acordo com a secretária do Ambiente, Adriana Saad, a criação do Parque Municipal será um importante passo, para a manutenção do pouco que restou de área de Mata Atlântica  no município, apenas 10% do território original.

“Vamos fazer um corredor ecológico na área que liga os morros do Frade e o Milagre. com visitações, atividades esportivas e outros” afirmou a secretária.



Na quarta-feira, será montada uma tenda do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na Praça Hermógenes Freire da Costa (Praça das Águas), de 9h às 17h e no sábado, haverá uma grande caminhada ecológica no entorno da Serra de Sapiatiba.

UVA promove X Semana de Enfermagem

Imunização da comunidade acadêmica e cursos de aperfeiçoamento fazem parte das atividades

Promover a saúde e prevenir a doença. Esta é a proposta da X Semana de Enfermagem realizada no campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida (UVA). As atividades começaram nesta terça-feira, 4 de junho, com a imunização de toda a comunidade acadêmica. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram oferecidas doses da vacina dupla (contra tétano e difteria) e contra a influenza (H1N1). A meta, até o fim do dia, é atingir 500 pessoas, entre alunos, professores e colaboradores.

“Troxemos esta ação para dentro da Universidade por dois motivos: para despertar as pessoas a criarem o hábito da prevenção e também para estimular a promoção da saúde”, ressalta o coordenador dos cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva, professor Cristiano Bertolossi. Na sua opinião, o universitário, por ter uma vida tão corrida, assim como a maioria dos adultos, não se atenta para a importância de manter a imunização em dia. “É uma oportunidade para a pessoa repensar sobre sua própria saúde e os cuidados que deve ter”, destaca.

A partir de amanhã, dia 5, até sexta-feira, mais de 20 cursos de aprimoramento profissional serão oferecidos para estudantes da UVA, de cursos técnicos de Enfermagem e profissionais que atuam na Região dos Lagos. Temas como suporte básico de vida, amamentação, dengue, fármacos e atualização no tratamento de doenças como tuberculose e hanseníase serão abordados. As vagas se esgotaram rapidamente e cada oficina terá até 60 participantes.

A Semana de Enfermagem geralmente é realizada em maio, por ocasião do Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio. “Este ano, temos um motivo a mais para comemorar. O curso comemora seu décimo aniversário em Cabo Frio”, diz Cristiano, que contabiliza mais de mil profissionais, de Araruama a Macaé, formados pela Universidade. No mês passado, o curso recebeu homenagens da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), do Conselho Regional (Coren) e do Sindicato da categoria.

Revista
Os cursos de Enfermagem da UVA acabam de lançar mais uma importante ferramenta de estímulo e divulgação de pesquisas realizadas por estudantes e profissionais da área. A RESCAC (Revista Eletrônica Saúde, Corpo, Ambiente e Cuidado) já pode ser acessada pela internet, no endereço http://www.rescac.com.br/rescac/index.php/ojs. “É uma revista interdisciplinar, que vai auxiliar alunos e professores na divulgação de artigos acadêmicos”, informa Cristiano, acrescentando que profissionais do mundo inteiro terão a oportunidade de participar do veículo.
Cursos
Dia 05 de junho
- Suporte Básico de Vida, com Sérgio Porto;
- Dengue: como o enfermeiro deve atuar, com Hélio Seabra;
- A coleta do exame preventivo feita pelo enfermeiro, com Leila Tomazinho;
- Shantala – massagem do amor para o bebê, com Leila Tomazinho;
- O papel do enfermeiro no centro cirúrgico e central de material, com Castorina Duque;
- Fármacos utilizados para a redução do colesterol e suas contribuições para a redução de outras doenças, com Carlos Sampaio;
- Diagnóstico de enfermagem – aplicação da taxonomia Nanda, NIC e NOC à prática assistencial de enfermagem;

Dia 06 de junho
- Conhecendo o planejamento familiar e métodos contraceptivos – indicações e contraindicações, com Claudia Borges;
- Aleitamento materno e sua importância para a mãe e para o bebê, com Glória Coroa;
- Sistematização da assistência de enfermagem como ferramenta essencial para o cuidar, com Geandra Quirino;
- Atualização na prevenção e tratamento da tuberculose e hanseníase: importância das ações de enfermagem, com Enfermeiro Paulo (Saúde Coletiva de Cabo Frio);

Dia 07 de junho
- Fundamentos da Enfermagem voltados à adminstração de fármacos, com Paulo Sérgio de Jesus Santos;
- Preparo e administração de medicamentos, com Hélio Seabra;
- Construindo um currículo lattes, com Waldemiro Romanha.

Cabo Frio: Turismo conquista resultados positivos para a cidade na BNT Mercosul

Relacionamento mais estreito trará um “Famtour” de Campinas para a Cidade

Dando prosseguimento ao trabalho de divulgação de Cabo Frio em feiras e workshops, os coordenadores Executivos Aldenir Soares, Gilson Peres e Milton Roberto, as turismólogas Luane Ferreira e Vanina Navega e o diretor do segmento ecoturismo e esportes radicais, Fábio Rodrigues estiveram participando da 19ª edição da BNT Mercosul - Bolsa de Negócios Turísticos, realizada nos últimos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Eventos do Beto Carrero World, que recebeu este ano 5,7 mil pessoas nos dois dias do evento, entre agentes de viagem e operadores de turismo do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Bolívia, além de uma delegação de 176 jornalistas.
Do Brasil, a feira de negócios foi representada por 257 cidades. Mais de 467 empresas expositoras divididas em 142 estandes apresentaram suas atrações e novidades, o que resultou em negócios e contatos comerciais comprovando seu sucesso absoluto no mercado do turismo.
A presença e participação dos estandes de Cabo Frio e Búzios foram fundamentais para o fortalecimento do Turismo na Região Costa do Sol. Marcaram presença também, os expositores da RioTur e o "O Rio é de Vocês".
Destaque para Cabo Frio na Feira de Negócios com estande de 12 m² apresentando as novidades em atrativos, roteiros e infraestrutura aos turistas. Através de seus coordenadores e turismólogos, fizeram cerca de 600 contatos, o que proporcionará a Cidade, relacionamentos mais estreitos com os agentes de viagens e operadores do Mercosul.
Dentre os contatos, ênfase para o atendimento do coordenador Executivo, Aldenir Soares com uma das maiores operadoras de Turismo do interior do estado de São Paulo, que propôs a Sectur a realização de um “Famtour” com a presença de agentes de viagens de Campinas para Cabo Frio, através de vôo fretado pela empresa Azul Linhas Aéreas, a qual foi utilizada para viagem de volta da equipe da Sectur e opera com vôos diretos para Cabo Frio, no Aeroporto Internacional da Cidade.
O “famtour”, do inglês “Familiarization Tours”, é uma forma de promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. É um projeto turístico que consiste em convidar agentes de viagem para uma visita turística, a fim de que conheçam o local e saibam o que estão oferecendo ao cliente.
- Trata-se de um intercâmbio de extrema importância no mercado e no trade turístico para Cabo Frio. Vamos estar nos próximos dias articulando a “famtour” com a operadora paulistana – informou Aldenir Soares.
Em relação ao volume de negócios, segundo os diretores do evento, não há como quantificar com precisão valores resultantes de contatos comerciais mantidos durante a Feira de Negócios já que o turismo movimenta uma série de segmentos econômicos.
– Nosso principal foco é garantir um público qualificado para bons contatos comerciais o que pode gerar uma série de negócios já que a vinda de um turista ou de um grupo a um destino movimenta vários setores, ou seja, quando um viajante chega a um destino ele pode usufruir desde a atração em si, do transporte e da hospedagem, como também de uma farmácia, de um posto de combustível, restaurante, do comércio em geral e outros serviços – explicam.
A 20ª BNT Mercosul está agendada para os dias 9 e 10 de maio de 2014.


A hora é de união, Buzios livre de esgoto é o que queremos


CÂMARA MUNICIPAL DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
CIDADE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO



A Câmara de Vereadores, em conjunto com as Entidades Civis Organizadas de Armação dos Búzios, consciente das consequências irreversíveis para a nossa cidade com o despejo de efluentes das Cidades de Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, no Rio Una; a partir da aprovação da Lei Estadual de nº 2158/2013, o que se constitui num dos maiores crimes ambientais a ser praticado contra Búzios, que vive basicamente do turismo, proporcionado pela beleza de suas praias, unem-se neste verdadeiro ato cívico nesta quarta-feira; a partir de 15 horas no pórtico, como forma de dizer não a esta calamidade que irá se abater sobre a nossa Cidade.

Não podemos, não devemos e não vamos permitir que nossa cidade seja destruída pela incompetência técnica da PROLAGOS, que mal consegue dar conta do esgoto de nosso município, quanto mais de três munícipios, que somam juntos mais de 400 mil habitantes, isso apenas na baixa temporada, pois no verão, este quantitativo, no mínimo, ultrapassa mais de 1 milhão e meio de pessoas a produzir esgoto ininterruptamente. A poluição do Canal da Marina está ai para quem quiser ver.

Se a situação do saneamento hoje aqui em Búzios está uma verdadeira calamidade, com esgoto sendo lançado diretamente em nossas praias e lagoas e sem coleta nos bairros fora da península, imagine se permitirmos que este projeto se concretize.
Soluções técnicas alternativas existem e são perfeitamente viáveis, com cada cidade tratando seu esgoto e confinando-o em bacias a serem construídas em seu próprio território.
Só depende de nós revertermos esta situação, Câmara e população unidas para dizer não a destruição de nosso maior patrimônio Ambiental.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente,
Diga não ao despejo de esgotos no Rio UNA.
Compareça nesta quarta-feira dia 5 de junho a partir das 15 horas no Pórtico.
Búzios sem esgoto é o que queremos!!!

Casimiro de Abreu: Cidade se prepara para a II Conferência Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu realiza na próxima quarta-feira, dia 05, a II Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento começa às 9h no Pavilhão de Esportes, na Praça Feliciano Sodré, no Centro da cidade. 
A abertura da conferência será marcada pela entrega da medalha de mérito ambiental, concedida todos os anos a dois cidadãos que se destacaram com ações ou projetos socioambientais. A medalha, que chega a sua sétima edição, foi criada em 2006, a partir da indicação do prefeito Antônio Marcos, na época vereador do município. 

Às 9h40, será a posse da nova gestão do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema). Em seguida, acontece a leitura e votação do regimento interno. Às 10h30, o técnico da Agenda 21 de Nova Friburgo, João Mendes, apresenta um panorama da gestão dos resíduos sólidos vinculado às diretrizes apontadas pela Agenda 21 local. 

Em seguida, o secretário de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu, Maurício Porto, fala sobre o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, que está em fase de elaboração e prevê, entre outras ações, discussões sobre coleta seletiva e reciclagem do lixo e ações de educação ambiental, que trarão perspectivas de mudança na concepção, hábitos e costumes da população, a fim de consolidar a gestão sustentável dos resíduos gerados diariamente na cidade. 

O período da tarde será dedicado às discussões de grupo para deliberação e aprovação das propostas. Às 13h30 acontece a leitura e avaliação das resoluções da I Conferência, ocorrida em 2009. Entre algumas ações sugeridas na época, algumas foram realizadas e outras estão em andamento, como os investimentos em saneamento básico, onde a Prefeitura está construindo a rede e as estações de tratamento de esgoto na sede do município; recuperação de áreas de proteção permanente, com foco nas matas ciliares em áreas urbanas; implantação da ronda e patrulhamento ambiental, conquistada com a criação da guarda ambiental; o plano municipal de resíduos, que está em fase de elaboração; além da recategorização das unidades de conservação do município. A Secretaria de Meio Ambiente já conseguiu enquadrar o Parque Natural Municipal Córrego da Luz na lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pois é o SNUC que vai normatizar a UC e dizer o que pode ou não em cada tipo de unidade. 

Depois dos debates de grupos, às 16h20 será a plenária para apresentação e validação das propostas e encerramento da II Conferência Municipal de Meio Ambiente. 

Cabo frio: Prefeito Alair Corrêa comemora aniversário e apresenta campanha publicitária municipal‏

Encontro com secretários e convidados teve orações e apresentação de filme institucional da prefeitura

A manhã desta terça-feira (4/6) na Prefeitura de Cabo Frio foi de comemoração, reflexão e muito trabalho. Desde às 7h45, o prefeito Alair Corrêa recebeu secretários, coordenadores, convidados e familiares para comemorar o 71° aniversário. A data especial foi celebrada com momento de oração ministrada pelos padres Valdir Mesquita, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e João Luiz, antigo titular da paróquia. O auditório ficou pequeno e parte dos convidados acompanhou a cerimônia no corredor.
– É bom ver todos os amigos e colaboradores reunidos quando, além de marcar a data de meu aniversário, agradecer a Deus por toda a força que nos tem dado para trabalhar por nossa Cabo Frio – disse o prefeito.   
Com todos os secretários, coordenadores e assessores reunidos, o prefeito Alair Corrêa aproveitou para apresentar a primeira campanha publicitária sobre os primeiros meses de gestão.  
Com a bandeira “Dignidade” o filme tem a proposta de divulgar ações do governo de Cabo Frio como, por exemplo, o “Cartão Dignidade Unificado”, onde o morador paga apenas R$ 0,50 na passagem de ônibus; e o “Lanche do Operário” que atende cerca de 1,5 mil pessoas diariamente com lanche reforçado com café com leite, pão com manteiga, queijo e suco de frutas.
O prefeito Alair Corrêa também foi homenageado no gabinete com café da manhã.



Búzios: Apresentações musicais surpreendem turistas no feriado de Corpus Christi

 Grupo de Choro, Quarteto de Cordas e Solo de Sax animaram o público presente no Centro da cidade

Quem passou pelo Centro de Búzios neste fim de semana teve a oportunidade de presenciar diversas intervenções musicais inesperadas que animaram turistas e moradores, no feriado de Corpus Christi. As apresentações, realizadas de forma seqüencial em locais distintos, tiveram participação de professores da Escola de Música Villa Lobos, que encantaram o público presente com Grupo de Choro, Quarteto de Cordas e Solo de Sax. Toda a ação foi promovida pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.
“Tivemos uma recepção muito positiva. Com a cidade lotada, as pessoas ficaram encantadas com música de qualidade ao ar livre e de forma inesperada. Este tipo de apresentação, chamada também de flash mob, trouxe alegria ao Centro e já mostra que Búzios começa a respirar uma nova cultura”, afirmou o Secretário Adjunto de Cultura, Antônio Jorge.
            As intervenções musicais aconteceram em três pontos: na sexta-feira e sábado, das 20h às 21h, o grupo de Choro se apresentou na Praça Santos Dumont; a partir das 21h, o Quarteto de Cordas tocou na Rua das Pedras, dando sequencia, logo após, à apresentação, na mesma rua, do Solo de Sax.
           
 “Os elogios ao projeto nos estimularam a realizar a atividade em outras oportunidades. Além de contemplar os visitantes com arte de alto nível, queremos despertar nos moradores o desejo de aprender mais sobre instrumentos e gêneros musicais distintos”, concluiu o secretário.
           

Justiça reconhece fraude na privatização da Vale





Por Maíra Kubík Mano

Se você tivesse um cacho de bananas que valesse R$9,00, você o colocaria à venda por R$0,30? Óbvio que não. Mas foi isso que o governo federal fez na venda de 41% das ações da Companhia Vale do Rio Doce para investidores do setor privado, em 1997. Eles pagaram 3,3 bilhões de reais por uma empresa que vale quase 100 bilhões de reais. Quase dez anos depois, a privatização da maior exportadora e produtora de ferro do mundo pode ser revertida.

Em 16 de dezembro do ano passado, a juíza Selene Maria de Almeida, do Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília, anulou a decisão judicial anterior e reabriu o caso, possibilitando a revisão do processo. “A verdade histórica é que as privatizações ocorreram, em regra, a preços baixos e os compradores foram financiados com dinheiro público”, afirma Selene. Sua posição foi referendada pelos juízes Vallisney de Souza Oliveira e Marcelo Albernaz, que compõem com ela a 5ª turma do TRF.

Entre os réus estão a União, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Eles são acusados de sub-valorizar a companhia na época de sua venda. Segundo as denúncias, em maio de 1995 a Vale informou à Securities and Exchange Comission, entidade que fiscaliza o mercado acionário dos Estados Unidos, que suas reversas de minério de ferro em Minas Gerais eram de 7.918 bilhões de toneladas. No edital de privatização, apenas dois anos depois, a companhia disse ter somente 1,4 bilhão de toneladas. O mesmo ocorre com as minas de ferro no Pará, que em 1995 somavam 4,97 bilhões de toneladas e foram apresentadas no edital como sendo apenas 1,8 bilhão de toneladas.

Outro ponto polêmico é o envolvimento da corretora Merril Lynch, contratada para avaliar o patrimônio da empresa e calcular o preço de venda. Acusada de repassar informações estratégicas aos compradores meses antes do leilão, ela também participou indiretamente da concorrência através do grupo Anglo American. De acordo com o TRF, isso comprometeu a imparcialidade da venda.
A mesma Merrill Lynch, na privatização da Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) da Argentina, reduziu as reservas declaradas de petróleo de 2,2 bilhões de barris para 1,7 bilhão.

Nova perícia
Depois da venda da Vale, muitas ações populares foram abertas para questionar o processo. Reunidas em Belém do Pará, local onde a empresa está situada, as ações foram julgadas por Francisco de Assis Castro Júnior em 2002. “O juiz extinguiu todas as ações sem apreciação do mérito. Sem olhar para tudo aquilo que nós tínhamos dito e alegado. Disse que o fato já estava consumado e que agora analisar todos aqueles argumentos poderiam significar um prejuízo à nação”, afirma a deputada federal Dra. Clair da Flora Martins (PT-PR).
O Ministério Público entrou com um recurso junto ao TRF de Brasília, que foi julgado no ano passado. A sentença determinou a realização de uma perícia para reavaliar a venda da Vale. No próximo passo do processo, as ações voltam para o Pará e serão novamente julgadas. Novas provas poderão ser apresentadas e os réus terão que se defender.
Para dar visibilidade à decisão judicial, será criada na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Público. A primeira ação é mobilizar a sociedade para discutir a privatização da Vale. “Já temos comitês populares em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso”, relata a deputada, uma das articuladoras da frente.
“Precisamos construir um processo de compreensão em cima da anulação da venda da Vale, conhecer os marcos gerais dessas idéias a partir do que se tem, que é uma ação judicial, e compreendê-la dentro de um aspecto mais geral, que é o tema da soberania nacional”, acredita Charles Trocate, integrante da direção nacional do MST. Ele participa do Comitê Popular do Pará, região que tem forte presença da Vale.
Entre os marcos da privatização, que serão estudados e debatidos nos próximos meses nos comitês, está o Plano Nacional de Desestatização, de julho de 1995. A venda do patrimônio da Vale fez parte de uma estratégia econômica para diminuir o déficit público e ampliar o investimento em saúde, educação e outras áreas sociais. Cerca de 70% do patrimônio estatal foi comercializado por 60 milhões de reais, segundo o governo. “Vendendo a Vale, nosso povo vai ser mais feliz, vai haver mais comida no prato do trabalhador”, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 1996. A dívida interna, entretanto, não diminuiu: entre 1995 e 2002 ela cresceu de 108 bilhões de reais para 654 bilhões de reais.

Na época, a União declarou que a companhia não custava um centavo ao Tesouro Nacional, mas também não rendia nada. “A empresa é medíocre no contexto internacional. É uma péssima aplicação financeira. Sua privatização é um teste de firmeza e determinação do governo na modernização do Estado”, afirmou o deputado Roberto Campos (PPB-SP) em 1997. No entanto, segundo os dados do processo, o governo investiu 2,71 bilhões de reais durante toda a história da Vale e retirou 3,8 bilhões de reais, o que comprova o lucro.
“O governo que concordou com essa iniciativa não tinha compromisso com os interesses nacionais”, diz a deputada Dra. Clair.

Poder de Estado
A Vale se tornou uma poderosa força privada. Hoje ela é a companhia que mais contribui para o superávit da balança comercial brasileira (veja box ao lado), com 54 empresas próprias nas áreas de indústria, transporte e agricultura.
“Aqui na região de Eldorado dos Carajás (PA), a Vale seqüestra todo mundo: governos municipais e governo estadual. Como o seu Produto Interno Bruto é quatro vezes o PIB do estado Pará, ela se tornou o estado econômico que colonizou o estado da política. Tudo está em função dos seus interesses”, coloca Charles Trocate.
O integrante do MST vivência diariamente as atividades da empresa no Pará e a acusa de gerar bolsões de pobreza, causados pelo desemprego em massa, desrespeitar o meio-ambiente e expulsar sem-terra e indígenas de suas áreas originais.
“Antes da privatização, a Vale já construía suas contradições. Nós temos clareza de que a luta agora é muito mais ampla. Nesse processo de reestatização vamos tentar deixar mais claro quais são as mudanças que a empresa precisa fazer para ter uma convivência mais sadia com a sociedade na região”, diz Trocate. De acordo com um levantamento do Instituto Ipsos Public Affairs, realizado em junho de 2006, a perspectiva é boa: mais de 60% dos brasileiros defendem a nacionalização dos recursos naturais e 74% querem o controle das multinacionais.

Patrimônio da Vale 1996
- maior produtora de alumínio e ouro da América Latina;
- maior frota de navios graneleiros do mundo
- 1.800 quilômetros de ferrovias brasileiras
- 41 bilhões de toneladas de minério de ferro
- 994 milhões de toneladas de minério de cobre
- 678 milhões de toneladas de bauxita
- 67 milhões de toneladas de caulim
- 72 milhões de toneladas de manganês
- 70 milhões de toneladas de níquel
- 122 milhões de toneladas de potássio
- 9 milhões de toneladas de zinco
- 1,8 milhão de toneladas de urânio
- 1 milhão de toneladas de titânio
- 510 mil toneladas de tungstênio
- 60 mil toneladas de nióbio
- 563 toneladas de ouro.
- 580 mil hectares de florestas replantadas, com matéria-prima para a produção de 400 mil toneladas/ano de celulose

Fonte: Revista Dossiê Atenção – “Porque a venda da Vale é um mau negócio para o país”, fls. 282/292, da Ação Popular nº 1997.39.00.011542-7/PA).

Quanto vale hoje
- 33 mil empregados próprios
- participação de 11% do mercado transoceânico de manganês e ferro liga
- suas reservas de minério de ferro são suficientes para manter os níveis atuais de produção pelos próximos 30 anos
- possui 11% das reservas mundiais estimadas de bauxita
- é o mais importante investidor do setor de logística no Brasil, sendo responsável por 16% da movimentação de cargas do Brasil, 65% da movimentação portuária de granéis sólidos e cerca de 39% da movimentação do comércio exterior nacional
- possui a maior malha ferroviária do país
- maior consumidora de energia elétrica do país
- possui atividades na América, Europa, África, Ásia e Oceania
- concessões, por tempo ilimitado, para realizar pesquisas e explorar o subsolo em 23 milhões de hectares do território brasileiro (área correspondente aos territórios dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte)
Fonte: 5ª Turma do TRF da 1ª Região